Quem usa e se declara é porque considera importante mostrar que é normal receber o diagnóstico e poder se cuidar melhor. Têm a intenção de que mais pessoas possam, se necessário, procurar especialistas para analisarem seus casos e que não vejam isso como motivo para vergonha.
Isso, e ele fala também que ajuda as pessoas a não questionarem quando ele usa o assento preferencial no metrô lotado pra se distanciar das pessoas por ex., o que ajuda muito ele na questão da hipersensibilidade sensorial etc.
O que existe é diagnóstico tardio, pois na época de minha infância, há 40 anos atrás, não existia a popularização dos profissionais em minha cidade do interior. Se na capital, na época, já era complicado, imagina no interior. Hoje, por eu ter boa estabilidade financeira, consegui pagar profissional para me analisar e realizar o diagnóstico. Graças à medicação hoje eu vivo uma vida social melhor. Infelizmente existem muitas pessoas pobres que não sabem que profissional procurar, que não tem dinheiro para pagar um, e que vivem sem o diagnóstico, sendo vítimas de preconceito por serem diferentes.
Já passou a onda do diagnóstico tardio. Agora tá igual gente com “problema na coluna” pra pegar carro PCD kkkkk
Jovem, tenho 6+ anos em clínicas acompanhando só TEA. Vi o boom inteiro, ABA, Denver, diagnósticos errados e certos… hoje tá uma bagunça.
Mas com criança eu concordo, os prejuízos são óbvios e tem que laudar pra ter tratamento. Mas com adulto, a maioria só quer surfar a onda de quem eh autista mesmo
Na sua infância os profissionais vinham de universidade federais, uma paulera pra entrar e outra pra sair formado. Hoje em dia o dinheiro resolveu essa dificuldade.
Ganho R$ 10 mil/mês e só aos 40 anos descobri que sou autista. Tenho casa e carro próprio, mas pagando em várias parcelas. E para que serve o laudo que disponho? Para me cuidar melhor: tomo remédio risperidona e vivo uma vida melhor agora. Eu poderia ter evitado muitas coisas ruins na infância e adolescência se eu tivesse tido o diagnóstico antes. Felizmente meu filho tem o diagnóstico e posso cuidar dele com terapias para que tenha uma vida melhor que a que tive.
"grau leve" significa necessidade baixa de acompanhamento ao longo do dia. Mas é o grau com maior taxa de mortalidade. O correto seria dizer Nível 1, e não grau leve.
sim, pois é assim que é conhecido. Grau leve é o antigo Sindrome de Asperger, que foi descontinuado pois o Asperger é Nazi... A taxa de ideação suicida do grau 1 é por volta de 60%. Muito maior que o 2 e 3, que "Não tem condições para".
o erro na verdade foi a galera da esquerda ter medinho de falar em Asperger. Quiseram colocar no guarda-chuva do autismo, a culpa não é nossa. Mas de forma geral o Asperger é muito mais perigoso que TEA 2 e 3
Eu não sou autista, mas tenho TDH e passei pelos mesmo problemas @sigmasete ! Eu poderia ter tido uma adolescencia muito mais feliz se tivesse tido o diagnostico.
É exatamente o meu ponto. Qual a necessidade de você hoje usar por exemplo um cordão desses para passear no shopping? Quando vejo uma pessoa usando um cordão penso "essa pessoa precisa de uma atenção a mais, um cuidado a mais" e geralmente tem alguém cuidando dele. Se todo marmanjo que nem precisa de cuidados especiais sair por aí com um desses, acaba banalizando e quem realmente precisa que sai prejudicado.
Você toma risperidona a longo prazo? Já te sugiro fazer o exame de prolactina e acompanhar. Ficar com mamas depois eh bem ruim. Fora a urina leitosa e os outros danos do desarranjo hormonal
Não existe autista "de verdade" e "de mentira", linguajar esse que é coisa de crianças, diga-se. Existem os níveis do autismo. Existe autista nível 1 que é mais social que autista nível 2, que demanda mais suporte. Se conscientizar sobre o autismo é a melhor forma de evitar manifestações de preconceito.
Entrou nessa agora né? Sugiro que frequente o meio autista de verdade… clinicas, onde os autistas tem prejuízos. Tá cheio de “autista” que não tem prejuízo social, físico ou psicológico. Isso nem existe.
Não existe mais estranho, só existe autista
Não existe mais violento, só TOD
Não existe mais gente dispersa, só TDAH.
Estudar? Hahahah eu VIVO isso há quase uma década. Frequento clínicas há mais de 6 anos. Sugiro que você estude e entenda o sequestro que está ocorrendo: gente que não tem nada mas quer benefícios banais, como furar fila ou pegar carro PCD.
Posso te dar uma aula sobre abordagens terapêuticas, tipos de profissionais, quais impactos a intervenção precoce tem… comorbidades, impactos na infância e adolescência.
Sugiro que você estude, pq laudo também virou festa.
Casos e casos. Conheço uma família que a criança grita e é bem agressiva quando tem crises. Tiveram que colocar placa na cerca da casa pois os vizinhos chamavam o conselho tutelar achando que a família agredia a criança.
Está uma farra de "autismo leve," em que o sujeito não tem nenhum prejuízo, mas quer ter desconto, isenção de imposto, fila especial, aposentadoria especial e desculpa pra fazer merda. Um absurdo que no final só vai prejudicar quem realmente é autista.
Tenho autismo leve. O diagnóstico, ainda que tardio, ajuda a pessoa a se cuidar. Eu tomo risperidona e isso ajudou a melhor minha vida social. Só posso comprar o remédio com receita. Eu não uso o fato de ser autista para tirar proveito de ninguém, mas sim para me cuidar.
Infelizmente muitos não são assim, sou médico da rede pública, tenho filho com autismo e vejo infelizmente MUITOS laudos de crianças, diagnósticos após uma única consulta, com médico não especialista, a mando de um escritório de advocacia, buscando obtenção de benefício social.
Você tá fora da realidade. É tanto caso de neurodivergente que em breve a divergência será maioria. Tudo isso porque encherem de direito sem critério algum: fila preferencial, isenção de imposto, meia entrada, cotas em concurso e desculpa pra ser fdp. Todo mundo quer ser autista hoje em dia, só traz vantagem. Até tarja preta da direito de tomar. Os médicos estão banalisando para ganhar com cuidados semanais em clínicas. Os pais adoram porque arrumam a desculpa perfeita pra justificar seus filhos educados pela internet.
Existem mais casos porque hoje o diagnóstico está mais acessível devido a maior quantidade de profissionais da saúde e porque a informação é maior, daí as pessoas se conscientizam sobre certas características que possuem e procuram cuidados médicos.
A Internet está influenciando a formação de todas as crianças, jovens e adultos e não apenas das pessoas autistas.
Sinto informar, mas seu comentário é preconceituoso.
"Todo mundo quer ser autista hoje em dia.", só fala isso quem não é. Duvido tu querer ser inclusive se olhar pros contras disso. Eu mesmo não queria ser não
A grande questão que existe uma coisa chamada espectro autista, é como se fosse um leque, vc pode ter pessoas nos dois extremos, alguns com sérias limitações e dificuldades e outros no outro extremo, que levam uma vida normal. O problema é fazer leis , normativos e regras, tratando todas essas pessoas como se tivessem a mesma dificuldade, e necessitassem das mesmas assistencias. Sem contrar que agora virou "moda" se declarar autista, vejo pessoas super bem resolvidas na vida, que começam a se declarar para ter algum tipo de beneficio (as vezes até uma vaga especial no estacionamento). Tinha um mercado que eu ia que tinha um carro +300 mil, que sempre estava nessa vaga, e era um mercado com estacionamento pequeno, ai fico pensando, será quem precisa mais de uma vaga proximo, um cadeirante, um idoso com problema de locomoção, ou alguem com algum grau de autismo que não sabemos qual é, com uma condição financeira super privilegiada? Se todo mundo é especial, ninguem é especial, se muitas pessoas que não precisaria de asistencia ou privilegios, passam a usufruí-los, pode ter certeza que muitos que realmente precisam não vão usufriir.
"Se todo mundo é especial, ninguém é especial", cara, 1,2% da população brasileira é autista. Tem nem sentido usar esse argumento. Não é porque a pessoa tenha dinheiro pra um carro de 300k que ela não passe dificuldade em algum âmbito. Você sabe se essa pessoa que estacionou não era cadeirante por exemplo? Tu viu ela? Se não, porque tá botando na conta de autista? Se informa mais sobre o assunto antes de despejar senso comum, vai por mim.
Quanto cagador de regra aqui hein. A primeira pessoa diagnosticada com autismo morreu esses dias com 80 anos. Se for tomar que o autismo foi "descoberto" por cerca de 80 anos atrás vocês entendem (ou deveriam entender) o motivo pelo qual "tá todo mundo virando autista hoje". Fui diagnosticado tardiamente também. Sempre me senti "diferente" em relação aos demais mas nunca entendi o motivo. Até 2019 quando uma amiga recebeu o diagnóstico e me motivou a ir procurar sobre. 5 anos depois, depois de 2 meses de testagem, incluindo investigação com pessoas que participaram da minha infância como professores, recebi o laudo junto com TDAH. De repente tudo fez sentido. Demissões, dificuldade de interação e demais dificuldades. Me espanta que com toda essa onda de mais pessoas recebendo diagnósticos e falando sobre, uma galera barulhenta insiste em dizer que virou festa. Sem pesquisar nada sobre o assunto. Só no achismo mesmo. Sem nem entender que ter só esse cordão, sem nenhum ciptea (ou algo que ateste o laudo) atachado, não tem nenhum efeito.
Percebo que vocês não entenderam alguns comentários aqui...
Além de outras formações minha base é a psicologia. Eminentemente sou psicólogo. Entendo perfeitamente o que é o autismo e as limitações que isso pode trazer (acredito até que talvez eu tenha algum grau de autismo rsrsrs). Atendo algumas crianças autistas. Inclusive por mais de dez anos coordenei um núcleo de inclusão numa universidade federal. Entretanto tenho visto uma série de "laudos" dados por quem não é especialista na área. Enquanto coordenador do núcleo, vi de perto um monte de gente buscando "benefícios" apresentando laudos de autismo, na maioria das vezes, concedidos por um(a) único(a) pedagogo(a). Primeiro que não é o profissional mais adequado para dar o laudo (exceto se for especialista na área e tiver as devidas formações/especializações. Segundo que mesmo que o profissional seja especialista, o laudo deve ser emitido preferencialmente por uma equipe multidisciplinar. Eu, que sou psicólogo, não estou preparado para emitir um laudo desses, pois essa não é a minha área de pesquisa e não tenho as especializações necessárias. Entenda que não estou desqualificando o autismo ou as pessoas que possuem o transtorno, porém, assim como vi uma certa moda (não é a palavra mais adequada, mas é a que me veio a mente agora) com o TDAH, agora percebo também uma moda com o autismo.
Existem coisas erradas ocorrendo em todos os âmbitos da vida. Não é porque uma mãe usa dinheiro de programa social para compra cachaça que se deve acabar com o benefício para os pobres. Não é porque uma pessoa rouba comida que ninguém mais merece comer. Não é porque ocorreu um desvio de dinheiro público que não precisamos mais de servidores públicos. Não é porque um imposto é mal aplicado que o estado não deve mais recolher impostos. E etc...
Você deveria parar de falar besteira e buscar a realidade "verdadeira" sobre Neurodivergente. Trabalho em uma Clinica multidisciplinar, atendendo apenas crianças com com suspostas neurodivergência, e digo com autoridade, mais de 40% das crianças que chegam com "ASPECTRO de autismo" "TDAH" e essas outras baboseiras nada mais são que culpa dos PAIS, que tão cagando e andando para o filho e seu desenvolvimento. A maioria das crianças que chegam com TDAH é só tela de celular, parte das crianças com autismo é só que não tiveram estimulos bons em seu desenvolvimento. Hoje qualquer criança introspectiva e que não tem tendência a ser influencer digital e ficar fazendo dancinha, todo mundo já quer que seja autista.
Não é defendendo o cara não, mas eu constantemente troco o A pelo E e vice-versa (Talvez eu seja autista kkkk). Tenho que ficar relendo constantemente tudo que escrevo pra ver se não troquei. E eu tenho pós graduações, mestrado, publicações em livros etc. Isso não é parâmetro
Que tanto de marmanjo falando merda de algo que não conhece e apenas quer vomitar achismos. Em todos lugares existem pessoas querendo obter vantagem. Até parece que alguém quer viver/conviver com as partes ruins de ser neurodivergente, acha q é ter um diagnóstico, tomar remedinho e colocar um colar colorido pra ser feliz e dar super direitos. Galera romantiza algo que é muito sério e complicado pra vida da pessoa. Como sempre, falta é respeito pelo outro. Valeu @Sigmasete pela atuação nos comentários. Dá pra perceber que realmente o complicado mesmo é lidar com a ignorância alheia.
Quem tem qualquer grau de autismo trocaria todos os benefícios que suspostamente existem para não ter. Seja na idade que for (se o diagnóstico for tardio a vida da pessoa mesmo funcional já tem tantos problemas e efeitos colaterais que o diagnóstico só melhora um pouco isso) e me surpreendeu nesse tópico a imbecilidade dos comentários do pessoal que supostamente é da área de saúde (fora as carteiradas e besteiras técnicas, a falta de leitura científica, a amostragem - generalizar com bases "no que vejo" e "vozes da minha cabeça", etc...os psicólogos e médicos "de verdade" que eu conheço não são assim). Esse cordão do tópico serve para identificar e ajudar pessoas com autismo (por exemplo, muitos autistas não gostam de ser tocados e o cordão na teoria já seria um pré-aviso ou em momentos de crise uma solução mais assertiva para quem quer ajudar) mas por padrões como esse do tópico aqui muitos desistem de usar para fugir do preconceito e para não serem julgados (a pessoa já fez masking a vida toda...e só segue). Ficar discutindo sobre o problema dos outros e apontando o dedo é mais fácil do que olhar no espelho todo dia e enfrentar o "bosta" que a pessoa se tornou.
editado em 19 de ago. de 2025 10:26
Atenção!
Você precisa estar logado para compartilhar promoções e avalições!
Atenção!
Você precisa estar logado para comentar ou responder!
Frete Grátis
E virou festa… pq os autistas de verdade que eu conheço, detestam isso aí.
Espero mesmo que n tenha gente usando essas coisas só pra levar vantagem.
editado em 17 de ago. de 2025 07:18Tem um autista de verdade que sigo no Instagram que uso e defende o uso sim
* que usa
Quem usa e se declara é porque considera importante mostrar que é normal receber o diagnóstico e poder se cuidar melhor. Têm a intenção de que mais pessoas possam, se necessário, procurar especialistas para analisarem seus casos e que não vejam isso como motivo para vergonha.
Isso, e ele fala também que ajuda as pessoas a não questionarem quando ele usa o assento preferencial no metrô lotado pra se distanciar das pessoas por ex., o que ajuda muito ele na questão da hipersensibilidade sensorial etc.
O uso do cordão sem um laudo é só um cordão, embora ele represente algo.
editado em 17 de ago. de 2025 10:11até os laudos foram banalizados
famoso pagando, tem .... sim, conheço quem pagou para ter e conseguir beneficios infelizmente
O que existe é diagnóstico tardio, pois na época de minha infância, há 40 anos atrás, não existia a popularização dos profissionais em minha cidade do interior. Se na capital, na época, já era complicado, imagina no interior. Hoje, por eu ter boa estabilidade financeira, consegui pagar profissional para me analisar e realizar o diagnóstico. Graças à medicação hoje eu vivo uma vida social melhor. Infelizmente existem muitas pessoas pobres que não sabem que profissional procurar, que não tem dinheiro para pagar um, e que vivem sem o diagnóstico, sendo vítimas de preconceito por serem diferentes.
Já passou a onda do diagnóstico tardio. Agora tá igual gente com “problema na coluna” pra pegar carro PCD kkkkk
Jovem, tenho 6+ anos em clínicas acompanhando só TEA. Vi o boom inteiro, ABA, Denver, diagnósticos errados e certos… hoje tá uma bagunça.
Mas com criança eu concordo, os prejuízos são óbvios e tem que laudar pra ter tratamento. Mas com adulto, a maioria só quer surfar a onda de quem eh autista mesmo
Autismo pode pegar carro PCD?
Autista é PCD. Teve uma norma regulamentadora sobre isso.
Ainda tem alguma vantagem pegar carro pcd?
Na sua infância os profissionais vinham de universidade federais, uma paulera pra entrar e outra pra sair formado. Hoje em dia o dinheiro resolveu essa dificuldade.
Povo com 30+ sendo diagnosticado com autistimo hoje, já com a vida feita e usando esse cordão é a banalização do autismo
Os diagnosticos também evoluiram. Autismo não significa incapacidade de “conseguir a vida feita” em grande parte dos casos.
Ganho R$ 10 mil/mês e só aos 40 anos descobri que sou autista. Tenho casa e carro próprio, mas pagando em várias parcelas. E para que serve o laudo que disponho? Para me cuidar melhor: tomo remédio risperidona e vivo uma vida melhor agora. Eu poderia ter evitado muitas coisas ruins na infância e adolescência se eu tivesse tido o diagnóstico antes. Felizmente meu filho tem o diagnóstico e posso cuidar dele com terapias para que tenha uma vida melhor que a que tive.
No teu caso, quais sintomas se manifestam com mais intensidade?
Nervosismo por motivos banais.
Aí você usa o cordão pra ngm te contrariar, isso?
pra alguem te ajudar caso perceba algo diferente, pois qualquer coisa no teu dia pode desencadear uma tragédia.
Então não é grau leve...
"grau leve" significa necessidade baixa de acompanhamento ao longo do dia. Mas é o grau com maior taxa de mortalidade. O correto seria dizer Nível 1, e não grau leve.
Fazer grau leve pois foi assim que o amigo se descreveu
sim, pois é assim que é conhecido. Grau leve é o antigo Sindrome de Asperger, que foi descontinuado pois o Asperger é Nazi... A taxa de ideação suicida do grau 1 é por volta de 60%. Muito maior que o 2 e 3, que "Não tem condições para".
o erro na verdade foi a galera da esquerda ter medinho de falar em Asperger. Quiseram colocar no guarda-chuva do autismo, a culpa não é nossa. Mas de forma geral o Asperger é muito mais perigoso que TEA 2 e 3
Eu não sou autista, mas tenho TDH e passei pelos mesmo problemas @sigmasete ! Eu poderia ter tido uma adolescencia muito mais feliz se tivesse tido o diagnostico.
Então eu tenho chance de ser? Nervosismo no sentido de ficar bravo ou de ficar tenso?
É exatamente o meu ponto. Qual a necessidade de você hoje usar por exemplo um cordão desses para passear no shopping? Quando vejo uma pessoa usando um cordão penso "essa pessoa precisa de uma atenção a mais, um cuidado a mais" e geralmente tem alguém cuidando dele. Se todo marmanjo que nem precisa de cuidados especiais sair por aí com um desses, acaba banalizando e quem realmente precisa que sai prejudicado.
pra alguém te ajudar em uma crise. O pessoal do Shopping já sabe manejar ao perceber o colar.
Você toma risperidona a longo prazo? Já te sugiro fazer o exame de prolactina e acompanhar. Ficar com mamas depois eh bem ruim. Fora a urina leitosa e os outros danos do desarranjo hormonal
a maioria é Asperger, e é o nível que tem a maior taxa de suicídio.
Não existe autista "de verdade" e "de mentira", linguajar esse que é coisa de crianças, diga-se. Existem os níveis do autismo. Existe autista nível 1 que é mais social que autista nível 2, que demanda mais suporte. Se conscientizar sobre o autismo é a melhor forma de evitar manifestações de preconceito.
Entrou nessa agora né? Sugiro que frequente o meio autista de verdade… clinicas, onde os autistas tem prejuízos. Tá cheio de “autista” que não tem prejuízo social, físico ou psicológico. Isso nem existe.
Não existe mais estranho, só existe autista
Não existe mais violento, só TOD
Não existe mais gente dispersa, só TDAH.
Pra você ter ideia: Pedo virou transtorno.
Cara, seu comentário é tão preconceituoso que não vou me dar o trabalho de responder. Sugiro que estude o assunto.
Estudar? Hahahah eu VIVO isso há quase uma década. Frequento clínicas há mais de 6 anos. Sugiro que você estude e entenda o sequestro que está ocorrendo: gente que não tem nada mas quer benefícios banais, como furar fila ou pegar carro PCD.
Posso te dar uma aula sobre abordagens terapêuticas, tipos de profissionais, quais impactos a intervenção precoce tem… comorbidades, impactos na infância e adolescência.
Sugiro que você estude, pq laudo também virou festa.
editado em 19 de ago. de 2025 06:08esqueceu que autismo tem predisposição a doenças neurológicas né? Média de 36 anos a menos na expectativa de vida.
Comorbidades associadas. Quanto menor o grau, maior o índice de depressao, bipolaridade e suicid10.
Casos e casos. Conheço uma família que a criança grita e é bem agressiva quando tem crises. Tiveram que colocar placa na cerca da casa pois os vizinhos chamavam o conselho tutelar achando que a família agredia a criança.
36 anos a menos de expectativa de vida amigão.
Está uma farra de "autismo leve," em que o sujeito não tem nenhum prejuízo, mas quer ter desconto, isenção de imposto, fila especial, aposentadoria especial e desculpa pra fazer merda. Um absurdo que no final só vai prejudicar quem realmente é autista.
temho 50 anos e sei ( nunca fiz) que ter devo ter tdha, tda, autismo e o caralho. Mas nunca que vou usar uma bosta dessa.
Tenho autismo leve. O diagnóstico, ainda que tardio, ajuda a pessoa a se cuidar. Eu tomo risperidona e isso ajudou a melhor minha vida social. Só posso comprar o remédio com receita. Eu não uso o fato de ser autista para tirar proveito de ninguém, mas sim para me cuidar.
Infelizmente muitos não são assim, sou médico da rede pública, tenho filho com autismo e vejo infelizmente MUITOS laudos de crianças, diagnósticos após uma única consulta, com médico não especialista, a mando de um escritório de advocacia, buscando obtenção de benefício social.
Você tá fora da realidade. É tanto caso de neurodivergente que em breve a divergência será maioria. Tudo isso porque encherem de direito sem critério algum: fila preferencial, isenção de imposto, meia entrada, cotas em concurso e desculpa pra ser fdp. Todo mundo quer ser autista hoje em dia, só traz vantagem. Até tarja preta da direito de tomar. Os médicos estão banalisando para ganhar com cuidados semanais em clínicas. Os pais adoram porque arrumam a desculpa perfeita pra justificar seus filhos educados pela internet.
Existem mais casos porque hoje o diagnóstico está mais acessível devido a maior quantidade de profissionais da saúde e porque a informação é maior, daí as pessoas se conscientizam sobre certas características que possuem e procuram cuidados médicos.
A Internet está influenciando a formação de todas as crianças, jovens e adultos e não apenas das pessoas autistas.
Sinto informar, mas seu comentário é preconceituoso.
"Todo mundo quer ser autista hoje em dia.", só fala isso quem não é. Duvido tu querer ser inclusive se olhar pros contras disso. Eu mesmo não queria ser não
autismo "leve" é o mais perigoso. Procure se informar
A grande questão que existe uma coisa chamada espectro autista, é como se fosse um leque, vc pode ter pessoas nos dois extremos, alguns com sérias limitações e dificuldades e outros no outro extremo, que levam uma vida normal. O problema é fazer leis , normativos e regras, tratando todas essas pessoas como se tivessem a mesma dificuldade, e necessitassem das mesmas assistencias. Sem contrar que agora virou "moda" se declarar autista, vejo pessoas super bem resolvidas na vida, que começam a se declarar para ter algum tipo de beneficio (as vezes até uma vaga especial no estacionamento). Tinha um mercado que eu ia que tinha um carro +300 mil, que sempre estava nessa vaga, e era um mercado com estacionamento pequeno, ai fico pensando, será quem precisa mais de uma vaga proximo, um cadeirante, um idoso com problema de locomoção, ou alguem com algum grau de autismo que não sabemos qual é, com uma condição financeira super privilegiada? Se todo mundo é especial, ninguem é especial, se muitas pessoas que não precisaria de asistencia ou privilegios, passam a usufruí-los, pode ter certeza que muitos que realmente precisam não vão usufriir.
"Se todo mundo é especial, ninguém é especial", cara, 1,2% da população brasileira é autista. Tem nem sentido usar esse argumento. Não é porque a pessoa tenha dinheiro pra um carro de 300k que ela não passe dificuldade em algum âmbito. Você sabe se essa pessoa que estacionou não era cadeirante por exemplo? Tu viu ela? Se não, porque tá botando na conta de autista? Se informa mais sobre o assunto antes de despejar senso comum, vai por mim.
Quanto cagador de regra aqui hein. A primeira pessoa diagnosticada com autismo morreu esses dias com 80 anos. Se for tomar que o autismo foi "descoberto" por cerca de 80 anos atrás vocês entendem (ou deveriam entender) o motivo pelo qual "tá todo mundo virando autista hoje". Fui diagnosticado tardiamente também. Sempre me senti "diferente" em relação aos demais mas nunca entendi o motivo. Até 2019 quando uma amiga recebeu o diagnóstico e me motivou a ir procurar sobre. 5 anos depois, depois de 2 meses de testagem, incluindo investigação com pessoas que participaram da minha infância como professores, recebi o laudo junto com TDAH. De repente tudo fez sentido. Demissões, dificuldade de interação e demais dificuldades. Me espanta que com toda essa onda de mais pessoas recebendo diagnósticos e falando sobre, uma galera barulhenta insiste em dizer que virou festa. Sem pesquisar nada sobre o assunto. Só no achismo mesmo. Sem nem entender que ter só esse cordão, sem nenhum ciptea (ou algo que ateste o laudo) atachado, não tem nenhum efeito.
Percebo que vocês não entenderam alguns comentários aqui...
Além de outras formações minha base é a psicologia. Eminentemente sou psicólogo. Entendo perfeitamente o que é o autismo e as limitações que isso pode trazer (acredito até que talvez eu tenha algum grau de autismo rsrsrs). Atendo algumas crianças autistas. Inclusive por mais de dez anos coordenei um núcleo de inclusão numa universidade federal. Entretanto tenho visto uma série de "laudos" dados por quem não é especialista na área. Enquanto coordenador do núcleo, vi de perto um monte de gente buscando "benefícios" apresentando laudos de autismo, na maioria das vezes, concedidos por um(a) único(a) pedagogo(a). Primeiro que não é o profissional mais adequado para dar o laudo (exceto se for especialista na área e tiver as devidas formações/especializações. Segundo que mesmo que o profissional seja especialista, o laudo deve ser emitido preferencialmente por uma equipe multidisciplinar. Eu, que sou psicólogo, não estou preparado para emitir um laudo desses, pois essa não é a minha área de pesquisa e não tenho as especializações necessárias. Entenda que não estou desqualificando o autismo ou as pessoas que possuem o transtorno, porém, assim como vi uma certa moda (não é a palavra mais adequada, mas é a que me veio a mente agora) com o TDAH, agora percebo também uma moda com o autismo.
Existem coisas erradas ocorrendo em todos os âmbitos da vida. Não é porque uma mãe usa dinheiro de programa social para compra cachaça que se deve acabar com o benefício para os pobres. Não é porque uma pessoa rouba comida que ninguém mais merece comer. Não é porque ocorreu um desvio de dinheiro público que não precisamos mais de servidores públicos. Não é porque um imposto é mal aplicado que o estado não deve mais recolher impostos. E etc...
Volte e leia novamente tudo que escrevi, com ênfase na primeira frase.
Você deveria parar de falar besteira e buscar a realidade "verdadeira" sobre Neurodivergente. Trabalho em uma Clinica multidisciplinar, atendendo apenas crianças com com suspostas neurodivergência, e digo com autoridade, mais de 40% das crianças que chegam com "ASPECTRO de autismo" "TDAH" e essas outras baboseiras nada mais são que culpa dos PAIS, que tão cagando e andando para o filho e seu desenvolvimento. A maioria das crianças que chegam com TDAH é só tela de celular, parte das crianças com autismo é só que não tiveram estimulos bons em seu desenvolvimento. Hoje qualquer criança introspectiva e que não tem tendência a ser influencer digital e ficar fazendo dancinha, todo mundo já quer que seja autista.
eu questiono um pouco a veracidade deste relato por dois fatores:
1 - a contundência.
2 - o neologismo "ASPECTRO" vindo de um profissional.
Não é defendendo o cara não, mas eu constantemente troco o A pelo E e vice-versa (Talvez eu seja autista kkkk). Tenho que ficar relendo constantemente tudo que escrevo pra ver se não troquei. E eu tenho pós graduações, mestrado, publicações em livros etc. Isso não é parâmetro
editado em 18 de ago. de 2025 13:47mistura de espectro com aspecto, ahahaha
Diferente em que sentido ? Dúvida seria mesmo
Não nos esqueçamos da poderosa indústria farmacêutica que enche os médicos de "mimos", e não é de graça que fazem isso...
editado em 18 de ago. de 2025 13:4812mil reais o litro do meu remédio, pra quem acha que é só um colar.
Que tanto de marmanjo falando merda de algo que não conhece e apenas quer vomitar achismos. Em todos lugares existem pessoas querendo obter vantagem. Até parece que alguém quer viver/conviver com as partes ruins de ser neurodivergente, acha q é ter um diagnóstico, tomar remedinho e colocar um colar colorido pra ser feliz e dar super direitos. Galera romantiza algo que é muito sério e complicado pra vida da pessoa. Como sempre, falta é respeito pelo outro. Valeu @Sigmasete pela atuação nos comentários. Dá pra perceber que realmente o complicado mesmo é lidar com a ignorância alheia.
Não há achismos em relação a panfletagem dos laudos e diagnósticos incorretos. Volte daqui há uns 10 anos e veja como essa onda vai ter passado.
Autismo sem prejuízo social/fisico/emocionsl, não existe. Na infância é mais fácil de diagnosticar, e graus mais altos também.
Essa discussão não existiria se alguns entendessem que as coisas não são binárias. É muito mais parafuso do que prego. Falta bom senso.
Quem tem qualquer grau de autismo trocaria todos os benefícios que suspostamente existem para não ter. Seja na idade que for (se o diagnóstico for tardio a vida da pessoa mesmo funcional já tem tantos problemas e efeitos colaterais que o diagnóstico só melhora um pouco isso) e me surpreendeu nesse tópico a imbecilidade dos comentários do pessoal que supostamente é da área de saúde (fora as carteiradas e besteiras técnicas, a falta de leitura científica, a amostragem - generalizar com bases "no que vejo" e "vozes da minha cabeça", etc...os psicólogos e médicos "de verdade" que eu conheço não são assim). Esse cordão do tópico serve para identificar e ajudar pessoas com autismo (por exemplo, muitos autistas não gostam de ser tocados e o cordão na teoria já seria um pré-aviso ou em momentos de crise uma solução mais assertiva para quem quer ajudar) mas por padrões como esse do tópico aqui muitos desistem de usar para fugir do preconceito e para não serem julgados (a pessoa já fez masking a vida toda...e só segue). Ficar discutindo sobre o problema dos outros e apontando o dedo é mais fácil do que olhar no espelho todo dia e enfrentar o "bosta" que a pessoa se tornou.
editado em 19 de ago. de 2025 10:26