Eu mencionei a placa do Mercosul porque todo carro emplacado com ela necessariamente terá o e-CRV. Já os carros com a placa antiga só possuem e-CRV se o proprietário tiver solicitado a versão eletrônica e feito todos os trâmites burocráticos necessários. Um proprietário de veículo só fará isso em caso de real necessidade (perda do CRV em papel, por exemplo), então a probabilidade de um veículo com a placa antiga ter e-CRV é baixa.
ah então eu vacilei, comprei um carro no meio desse ano eai fui no cartório, peguei aquela fila suave kkkk, sendo que podia ter feito tudo pelo app. obrigado pelas informações
Vale mencionar que tanto o comprador quanto o vendedor do veículo precisam ter a CDT (Carteira Digital de Trânsito) ativada. Se apenas um deles tiver a CDT não rola de fazer a transferência pelo app, nesse caso tem seguir o método antigo mesmo.
"Verifique a assinatura em: https://validar.iti.gov.br/ ou acesse o portal de assinaturas e adicione um arquivo que já foi assinado. As assinaturas serão listadas próximas ao documento, no campo “Assinado digitalmente por”."
Boa! E pra quem não sabe, existe LEI que obriga a aceitação. Entao aquele contrato de aluguel, de compra e venda de qualquer coisa, de prestação de serviços e etc, pode assinar por aí que vale o mesmo que reconhecimento de firma.
E qual a diferença? No site só consta isso:
"A assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto nº 10.543, de 13/11/2020 (alterado pelo Decreto nº 10.900/2021)."
Assinatura eletrônica tem a mesma validade da assinatura física e funciona para a grande maioria dos casos. A assinatura digital passa por validação do ICP Brasil e, para alguns casos, ela é obrigatória. Vulgarmente (não é exatamente assim) é como se a assinatura eletrônica fosse uma assinatura "normal" e a digital fosse uma assinatura reconhecida em cartório. Alguns serviços específicos só funcionam com assinatura digital.
Essa do gov.br vale com a assinatura de próprio punho. POde ser usada em todos casos como se fosse no estabelecimento com um documento físico assinado.
Entendo que assinatura eletrônica seria uma senha alfanumérica, ou biometria.
Um breve, longo resumo das diferenças de certificados e sobre aceitações e validade:
Um documento assinado digitalmente só terá validade em um meio digital. A finalidade de qualquer assinatura são duas: que os envolvidos atestem que conhecem aquele documento e que eles provem ser quem são.
Na prática: imagina que pegue um documento digital assinado digitalmente, e que ela QR ou qualquer outro modo de validação, e você imprima. Nessa impressão você altera algo. Edita o arquivo ou na cópia você faz uma alteração. O código permanece, mas o conteúdo mudou.
Ao validar o arquivo em meio digital o conteúdo é verificado. Se houver alteração, a validação informa que a assinatura não é mais válida. Simples assim. Por esse motivo você não pode mostrar print de CNH digital. Bastaria alterar a imagem, mostrar a pessoa e ela confiaria que aquilo é válido. Ao ser aberta no aplicativo, o arquivo mantém seu formato original. O QR facilita a leitura de dados, pois o "policial" poderia digitar os dados e ver se estão de acordo com o exibido no app. Ao ler um QR é muito mais prático do que mostrar uma URL inteira, ou um monte de dados.
Então se eu firmar um contrato com você e assinar digitalmente, ele terá validade sempre no meio digital, não no físico.
O Gov.Br assina documentos. Você faz o upload do arquivo, usa sua assinatura e ponto.
Certificados como e-CPF ou e-CNPJ tem a vantagem de integração com aplicativos para provar sua identidade.
Exemplo: se você tiver um e-CPF pode acessar alguns aplicativos, plataformas etc através dele, pois o certificado prova que você é quem diz ser. É a mesma coisa que ao chegar em um lugar você precisar mostrar sua CNH para se identificar. A pessoa irá ver o documento, a foto e validar que você é quem diz ser. O e-CPF faz isso no meio digital. O certificado do Gov.Br não.
Em alguns aplicativos você não pode fazer upload de um documento digital assinado. Você precisa do e-CPF para o aplicativo te reconhecer e validar a transação.
Em resumo, o certificado do Gov.Br vai te ajudar muito, mas não é suficiente para toda assinatura eletrônica.
Verifique a assinatura em: https://validar.iti.gov.br/ ou acesse o portal de assinaturas e adicione um arquivo que já foi assinado. As assinaturas serão listadas próximas ao documento, no campo “Assinado digitalmente por”.
Também é possível consultar as assinaturas do documento no "Painel de Assinaturas" do Acrobat Reader ou de outros leitores de PDF.
nesse site aqui, https://validar.iti.gov.br/
você escolhe o arquivo assinado faz o upload no site e ele verifica se a assinatura é válida ou não.. ai no site inclusive a opção chama "Escolher arquivo".
um contrato por exemplo, entra em algum site de alguma prefeitura (em contratos, licitações ou no portal da transparência), todos os contratos e outros documentos são assinados digitalmente.
Imagina uma situação em que uma prefeitura situada na cidade A, contrata uma empresa de outra cidade (cidade B). Aí o proprietário da empresa não precisa ir até a cidade A da prefeitura só para assinar um documento. Ele assina digitalmente e envia o arquivo por email. Eai a Prefeitura utiliza esse site para verificar se a assitura é válida e autentica.
Outra situação, image que você resida na capital e tenha um imovel no interior, aí você alugou seu imovel e precisa assinar um contrato de locação, daí você faz a assinatura digitalmente sem a necessidade de ir no interior do estado só para assinar um papel.
A assinatura digital tem validade de uma assinatura reconhecida em cartório, a diferença é que é feita pelo computador ou no celular.
entendi a explicação. mas na verdade estou tentando criar minha assinatura. Aí tem o passo a passo: 1 escanear QR code(feito); 2 escolher/anexar arquivo: que arquivo?
Clique em “Escolher arquivo” e selecione um arquivo do computador, celular ou tablet. Os arquivos devem ter extensão .DOC ou .DOCX ou .ODT ou .JPG ou .PNG ou .PDF, com até 100MB.
Vc não vai fazer algum tipo de rabisco. A assinatura eletrônica é um selo que o site fornece e vc pode colocar em alguma parte (geralmente no campo de assinaturas) do documento q vc quer assinar.
Esse arquivo q o site tá pedindo é um pdf do documento que vc quer assinar. É um contrato? É uma declaração? O que quer que seja. Mas vc não vai criar uma assinatura, ela já está criada no seu usuário. Vc só vai adicionar o "selo" do site no documento que vc quer assinar.
para criar a assinatura, antes você irá precisa fazer seu cadastro no site gov.br eai depois com o cadastro feito, você consegue fazer a assinatura digital
Assinatura digital sem custo algum. Acho que muito não sabem dessa possibilidade.
essa assinatura digital serve para fazer transferência de veiculo ou ainda precisamos ir no cartório fazer aquele reconhecimento de firma ?
Serve sim. Vc pode assinar com ela, daí manda o arquivo pra outra pessoa assinar também.
Se o veículo tiver a placa do Mercosul você pode fazer todo o processo pelo app Carteira Digital de Transito:
https://macmagazine.com.br/post/2022/12/18/minha-experien...
Não precisa ser Mercosul
É verdade, basta ter o e-CRV.
Eu mencionei a placa do Mercosul porque todo carro emplacado com ela necessariamente terá o e-CRV. Já os carros com a placa antiga só possuem e-CRV se o proprietário tiver solicitado a versão eletrônica e feito todos os trâmites burocráticos necessários. Um proprietário de veículo só fará isso em caso de real necessidade (perda do CRV em papel, por exemplo), então a probabilidade de um veículo com a placa antiga ter e-CRV é baixa.
editado em 1 de dez. de 2023 16:27ah então eu vacilei, comprei um carro no meio desse ano eai fui no cartório, peguei aquela fila suave kkkk, sendo que podia ter feito tudo pelo app. obrigado pelas informações
Disponha!
Vale mencionar que tanto o comprador quanto o vendedor do veículo precisam ter a CDT (Carteira Digital de Trânsito) ativada. Se apenas um deles tiver a CDT não rola de fazer a transferência pelo app, nesse caso tem seguir o método antigo mesmo.
Já comprei e vendi carro pelo aplicativo da Carteira Digital aqui em São Paulo. Evita a ida ao cartório. Muito bom!
obrigado, bem útil
Boa. Utilidade pública
Eu utilizo certificado e-cpf e não sabia que existia essa opção, mas é bem legal que tenha para quem não possui o cartão.
Usei essa assinatura, mas aparentemente é só para arquivos digitais. Não tem como gerar um qr code e imprimir
Pode imprimir sim. Ela era um código para conferência de autenticidade.
Testei aqui e não tem como verificar depois de impresso o documento. Apenas para documentos digitais.
qual esse documento que a gente tem que enviar pra criar a assinatura?
QR code só por assinadores terceirizados e pagos, pelo gov a assinatura só é validada via arquivo digital, não impresso
Sorry então. Mandei via digital pra cartórios e como tinha a informação de verificação no corpo que achei que tivesse como.
Isso mesmo só serve para arquivos digitais conferindo a autenticidade pelo site validar iti. Infelizmente não dá pra imprimir
Legal! Não sabia tbem.
Mas a assinatura não tem nenhum código de validação.
Difícil validar a veracidade. Só pelo serviço deles msm.
"Verifique a assinatura em: https://validar.iti.gov.br/ ou acesse o portal de assinaturas e adicione um arquivo que já foi assinado. As assinaturas serão listadas próximas ao documento, no campo “Assinado digitalmente por”."
editado em 1 de dez. de 2023 08:44se tu abrir o documento, basta clicar na assinatura que ele redireciona para a validação.
Boa! E pra quem não sabe, existe LEI que obriga a aceitação. Entao aquele contrato de aluguel, de compra e venda de qualquer coisa, de prestação de serviços e etc, pode assinar por aí que vale o mesmo que reconhecimento de firma.
Usei recentemente em alguns cartórios, mandando via digital, e foi tranquilo.
Pra veículos é bem simples e evita a ida no cartório (vendedor e comprador)...
Utilizei esses dias, bem útil e prático!
Pessoal, só se atentem que é assinatura eletrônica, não assinatura digital.
E qual a diferença? No site só consta isso:
"A assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto nº 10.543, de 13/11/2020 (alterado pelo Decreto nº 10.900/2021)."
Assinatura eletrônica tem a mesma validade da assinatura física e funciona para a grande maioria dos casos. A assinatura digital passa por validação do ICP Brasil e, para alguns casos, ela é obrigatória. Vulgarmente (não é exatamente assim) é como se a assinatura eletrônica fosse uma assinatura "normal" e a digital fosse uma assinatura reconhecida em cartório. Alguns serviços específicos só funcionam com assinatura digital.
Essa do gov.br vale com a assinatura de próprio punho. POde ser usada em todos casos como se fosse no estabelecimento com um documento físico assinado.
editado em 1 de dez. de 2023 10:31Entendo que assinatura eletrônica seria uma senha alfanumérica, ou biometria.
Um breve, longo resumo das diferenças de certificados e sobre aceitações e validade:
Um documento assinado digitalmente só terá validade em um meio digital. A finalidade de qualquer assinatura são duas: que os envolvidos atestem que conhecem aquele documento e que eles provem ser quem são.
Na prática: imagina que pegue um documento digital assinado digitalmente, e que ela QR ou qualquer outro modo de validação, e você imprima. Nessa impressão você altera algo. Edita o arquivo ou na cópia você faz uma alteração. O código permanece, mas o conteúdo mudou.
Ao validar o arquivo em meio digital o conteúdo é verificado. Se houver alteração, a validação informa que a assinatura não é mais válida. Simples assim. Por esse motivo você não pode mostrar print de CNH digital. Bastaria alterar a imagem, mostrar a pessoa e ela confiaria que aquilo é válido. Ao ser aberta no aplicativo, o arquivo mantém seu formato original. O QR facilita a leitura de dados, pois o "policial" poderia digitar os dados e ver se estão de acordo com o exibido no app. Ao ler um QR é muito mais prático do que mostrar uma URL inteira, ou um monte de dados.
Então se eu firmar um contrato com você e assinar digitalmente, ele terá validade sempre no meio digital, não no físico.
O Gov.Br assina documentos. Você faz o upload do arquivo, usa sua assinatura e ponto.
Certificados como e-CPF ou e-CNPJ tem a vantagem de integração com aplicativos para provar sua identidade.
Exemplo: se você tiver um e-CPF pode acessar alguns aplicativos, plataformas etc através dele, pois o certificado prova que você é quem diz ser. É a mesma coisa que ao chegar em um lugar você precisar mostrar sua CNH para se identificar. A pessoa irá ver o documento, a foto e validar que você é quem diz ser. O e-CPF faz isso no meio digital. O certificado do Gov.Br não.
Em alguns aplicativos você não pode fazer upload de um documento digital assinado. Você precisa do e-CPF para o aplicativo te reconhecer e validar a transação.
Em resumo, o certificado do Gov.Br vai te ajudar muito, mas não é suficiente para toda assinatura eletrônica.
editado em 1 de dez. de 2023 10:35Verifique a assinatura em: https://validar.iti.gov.br/ ou acesse o portal de assinaturas e adicione um arquivo que já foi assinado. As assinaturas serão listadas próximas ao documento, no campo “Assinado digitalmente por”.
Também é possível consultar as assinaturas do documento no "Painel de Assinaturas" do Acrobat Reader ou de outros leitores de PDF.
Custo tem, é caro, mas você já pagou embutido no preço do arroz e feijão.
não entendi esse passo de "escolher arquivo" pra enviar e validar. help me
nesse site aqui,
https://validar.iti.gov.br/
você escolhe o arquivo assinado faz o upload no site e ele verifica se a assinatura é válida ou não.. ai no site inclusive a opção chama "Escolher arquivo".
Ainda sem entender que tipo de documento com assinatura eu tenho que enviar
um contrato por exemplo, entra em algum site de alguma prefeitura (em contratos, licitações ou no portal da transparência), todos os contratos e outros documentos são assinados digitalmente.
Imagina uma situação em que uma prefeitura situada na cidade A, contrata uma empresa de outra cidade (cidade B). Aí o proprietário da empresa não precisa ir até a cidade A da prefeitura só para assinar um documento. Ele assina digitalmente e envia o arquivo por email. Eai a Prefeitura utiliza esse site para verificar se a assitura é válida e autentica.
Outra situação, image que você resida na capital e tenha um imovel no interior, aí você alugou seu imovel e precisa assinar um contrato de locação, daí você faz a assinatura digitalmente sem a necessidade de ir no interior do estado só para assinar um papel.
A assinatura digital tem validade de uma assinatura reconhecida em cartório, a diferença é que é feita pelo computador ou no celular.
editado em 1 de dez. de 2023 15:20entendi a explicação. mas na verdade estou tentando criar minha assinatura. Aí tem o passo a passo: 1 escanear QR code(feito); 2 escolher/anexar arquivo: que arquivo?
É o arquivo que você desejar assinar.
Obs.: só que você assina pelo https://assinador.iti.br/assinatura/index.xhtml ou pelo app gov.br para celular.
O site validar.iti.gov.br é apenas para validar documentos já assinados.
editado em 1 de dez. de 2023 16:43Adicione o arquivo que será assinado
Clique em “Escolher arquivo” e selecione um arquivo do computador, celular ou tablet. Os arquivos devem ter extensão .DOC ou .DOCX ou .ODT ou .JPG ou .PNG ou .PDF, com até 100MB.
Vc não vai fazer algum tipo de rabisco. A assinatura eletrônica é um selo que o site fornece e vc pode colocar em alguma parte (geralmente no campo de assinaturas) do documento q vc quer assinar.
Esse arquivo q o site tá pedindo é um pdf do documento que vc quer assinar. É um contrato? É uma declaração? O que quer que seja. Mas vc não vai criar uma assinatura, ela já está criada no seu usuário. Vc só vai adicionar o "selo" do site no documento que vc quer assinar.
editado em 1 de dez. de 2023 18:21para criar a assinatura, antes você irá precisa fazer seu cadastro no site gov.br eai depois com o cadastro feito, você consegue fazer a assinatura digital
nesse link aqui: https://sso.acesso.gov.br/login
arrasou muito, cara