Os dois componentes interagem de forma completamente diferente no que diz respeito ao desempenho.
Normalmente quando meus computadores necessitam de upgrade, compro os componentes e instalo neles. Pelo jeito, há quem faça diferente.
Cada um com seu cada um. Só não acho que sair enfiando tudo no toba seja muito produtivo.
Pois é, a solução de armazenamento é bem mais simplesmente resolver, inclusive com inúmeras soluções de armazenamento em nuvem! Só não vi armazenamento em nuvem pra RAM né... Mas o colega falou que esse comparativo não existem, vai entender.
" Mas o colega falou que esse comparativo não existem"
Não existe, no singular. Inclusive, me dei ao trabalho de explicar de forma bem didática logo em seguida.
Se sobrar tempo, volto aqui e indico um bom professor de interpretação pra vocês. Só não sei se ele permite que o outro coleguinha faça aula enfiando coisas no toba.
Já viu quanto está custando um macbook m1 de 512gb????
Dá pra comprar o macmini do tópico + teclado + mouse + monitor + airpods e ainda sobra dinheiro.
Troquei meu Avell MUV A60 por um MacBook Air M1... Pior coisa que eu fiz. Quem fala que esses m1 são potentes e sei lá o que, está mentindo. Meu avell estava anos luz na frente de desempenho.
Eu tenho uma sucata de 6 mil reais agora e pra recuperar um notebook bom de novo vai ser foda.
Todos reviews que eu li, inclusive da gringa, de sites famosos, tinham esse tom. Só tenho a vaga lembrança do Air ter uma limitação de desempenho devido à (falta de) refrigeração...
Tem limitação pela questão da refrigeração passiva e pela quantidade de memória RAM, né?
O colega aí em cima se decepcionou justamente por esses pontos: ele programa em Java, que é uma beberrona de recursos da máquina e não tem otimização nenhuma para Mac. O Air para o uso dele não era a melhor escolha.
Pelo que entendi ele tá bem otimizado pra edição de vídeo mesmo… foi o que me agradou. Agora pra jogos eu iria de Windows com placa de vídeo dedicada com certeza.
Interessante ver uma opinião diferente do que costumo ler por aí. Você se importa de contar um pouco mais? Quais os seus usos típicos, o que mais sentiu falta?
Cara, ele tem tudo que o windows tem, só que em maior parte dos usos de uma forma pior.
Ele é feito pra quem nunca usou um notebook de verdade.
Tudo nele funcionou de forma inferior ao que funcionava no meu Windows. A Alexa nele ficou bugada, monitor externo funciona de forma inferior, a comunicação entre eles é mais lenta.
Ser multi-tarefa nele, ver mais informações ao mesmo tempo é uma tortura. Porque tu trabalha usando varias mesas de trabalho(varias áreas de trabalho), mas por ser um monitor podre de 13" tu nao consegue ver duas abas ao mesmo tempo.
O sistema não parece ser feito pra isso, ele te força a fazer uma coisa de cada vez... Pra mim isso é inaceitável.
Mas tudo isso que você falou não tem nada a ver com potencia. Tudo que eu li é que você está acostumado com o workflow do Windows e gostaria que o macOS funcionasse da mesma forma.
Quantos GB de memória tinha o notebook antigo, e quanto tinha o M1?
Se estiver falando em Java, realmente, o único previsor de desempenho é a quantidade de RAM. 8 GB, é melhor usar um ábaco. 16 GB, ainda é melhor usar um relógio de pulso Casio com calculadora. 32 GB, aí dá pra começar a comparar com um PC da década de 1980. Para entrar nesse século, só 64 GB em diante.
Alex, obrigado pelo relato. Eu estava justamente pensando em pegar um pra multitask e pelo relato não serve pra mim, ja que "não é o propósito do workflow do macOS".
pois é cara... uso o negocio no Win, vou pra maçã pq dizem que é mais rápido, chego lá e tudo é inferior, dali pra frente é só ver as desculpas e passadas de pano pra entregar um desempenho e compatibilidade inferior ao Avell/windows.
Cara, se eu tava usando um teclado e mouse bluetooth e conectado na alexa no Mac, quando eu digitava a alexa travava o audio, tipo, cada teclada ela dava uma travadinha no audio AHUAHUAHUAH eu nao tankei quando vi aquilo.
Se eu tiver que comprar uma alexa da apple pra funcionar direito, a pessoa tem que repetir isso em voz alta até entender o quão imbecil isso é.
Só faltou as evidências de que é inferior. Por enquanto só vimos você reclamar como um idoso que tem que mudar o jeito que fez as coisas a vida inteira, reclamar do tamanho da tela que você sabia exatamente quanto era antes de comprar (ou 13” no Windows por acaso é maior que 13” no Mac?), reclamar que comprou um notebook de 8 GB pra rodar Java (eu que fujo de Java como da peste já sei há duas décadas que Java consome toda a memória disponível do computador e mais o swap, etc.)
Vai em qualquer empresa de tecnologia dos EUA, eles dão notebook Apple para cada funcionário que entra sem nem piscar com o preço. Sabem que US$ 2 ou 3 mil se paga no primeiro mês de trabalho de um cara que recebe US$ 10, 15 mil ou mais.
Cara, eu trabalho no exterior e seguido sou eu que indico material pra aquisição pra um colega novo entrando. Quem dera meus colegas pedissem Mac pra trabalhar, é MUITO mais barato comprar um Mac do que um HP/Dell/MSI top de linha. Vai ver quantos mil dolares custa um note parrudo pra trabalhar, olha por exemplo os MSI na memoryexpress, vão facilmente a casa dos 3 a 4mil dolares , contra um Air/Pro de 1000-1200 dolares.
Nessa sua realidade sim, pra gente meu Avell e o Mac tinham praticamente o mesmo valor.
Meu problema é um Mac custar 6~7 mil e um avell custar 6~7 mil e o Avell ganhar de lavada.
Trocou o avell A60 por um macbook air de entrada ? Meio obvio que é uma má troca se for usar pra trabalhar com coisas pesadas.
Mas assim, multitarefas é tortura ? É só instalar o Rectangle.
E nao faz sentido tu chamar o monitor do mac de podre, é um dos melhores monitores do mercado. O A60 embora 15.6'' era somente FHD.
Tenho aqui um macpro i7 e um Predator i7 (com linux), ambos 32GB de Ram. Prefiro o mac mesmo perdendo performance ao utilizar o docker. Para meu trampo atual nao trocaria nenhum dos dois por um mac com M1.
É que eu cai no conto de que é bom, é rápido, sei lá o que. Como nunca tinha ouvido ninguém falar mal, eu achei que não ia perder desempenho... Enfim, fui tapeado ahuahauahu
Ja troquei num desk, perdi um pouco de grana mas fica o aprendizado.
A culpa é toda sua mesmo que não foi capaz de fazer uma busca na internet para saber se o aparelho se adequava às suas necessidades bem específicas (dev. Java).
Além disso, você não demonstrou nenhuma boa vontade para aprender a usar o sistema operacional do Air. Sua afirmação de que o sistema não é focado em multitarefa além de estapafúrdia ainda me faz duvidar se essa conversa toda é verdade.
O macOS permite fazer tudo que o Windows faz e com uma usabilidade ainda melhor. É muito mais fácil usar múltiplas janelas no macOS do que no Windows. Tanto que é que a MS copiou os gestos multitouch para controle da área de trabalho a partir do Windows 10.
A única coisa que o Air realmente não compete com um notebook PC é no quesito jogos, e a culpa nem é do hardware ou do sistema mas das desenvolvedoras de jogos, que preferem focar na plataforma Windows/PC e não desenvolvem versões otimizadas para a plataforma Mac.
Entendi sua insatisfação, creio que é mais relacionada com o SO e com o tamanho da tela do que com o processador M1. Como o SO é parte integrante do pacote - é difícil trocá-lo nesses novos Mac - acho válidos os seus pontos.
Rapaz, eu fiz a mesma troca que vc e minha opinião é exatamente o contrário. Trampo com design, ilustração e ocasionalmente edição de vídeo. Tirando a parte dos jogos o macbook air foi superior em tudo, principalmente em tela que tinha bem mais fidelidade pra mim do que as telas de notebooks gamer. De fato levei umas 2 semanas pra me acostumar com a diferença entre MacOS e Windows, mas hoje estou com um pro m1 pro de 14" e acho até que foi uma troca mais emocional do que lógica, pq o ganho de performance não se pagou.
mas ai que ta.... qual notebook voce tinha antes? e voce esta com um macbook pro, que e bem superior ao meu acredito.
mas o problema todo é a questao do meu note custar 6 a 7k e o macbook air tambem e o meu dar um show. Claro que se eu pegasse um pro de sei la, 11k? nao sei quanto ta um, ele seria tao bom quanto. Mas se eu pegasse um avell de 12k, o avell provavelmente seria superior igual.
aqui eu sito avell porque e minha referencia, mas pode ser qualquer config pica de notebook.
Agora colocar um relato mais realístico, usando linguagens de programação de verdade (C/C++/assembly), não uma linguagem feita para tentar ensinar jumentos a programar.
Tenho um MacBook Pro 15” 2018 com a opção da CPU mais cara disponível (i9) e 32 GB de RAM. Mas atualmente estou trabalhando remotamente num MacBook Air usando a extensão Remote-SSH do VS Code. É impressionante como a velocidade de compilação, na máquina mais potente de toda a linha (com upgrades) da penúltima geração de Intel toma um banho da configuração de entrada (com 8 GB, inclusive) da máquina mais simples da primeira geração do M1, sem nem ventoinha. No M1 compila facilmente duas vezes mais rápido que no Intel. A velocidade com que roda os 8.000 testes do projeto no M1 é espantosa, dá pra mandar compilar e rodar testes a cada vez que salva um arquivo que nem faz cócegas. No Intel parece que estou assistindo tinta secar.
Se a Apple lançasse um MacBook Pro 15” com M2 hoje, eu seria o primeiro na fila pra comprar. Já me arrependo de não ter comprado o M1 quando saiu, mas a desculpa é que não tinha ideia que a diferença de desempenho poderia ser tão grande. Agora não vou comprar a geração antiga quando está pra sair, ainda neste ano, uma nova geração. Mas quando sair, a compra já está programada, o dinheiro separado, e vai se pagar em questão de meses com o aumento de produtividade.
Agora só torcer pra essas maquinas m1/m2 não começarem a dar problema... 2010 pra frente muitos macs sairam com problemas graves... Macbooks 2010, 2011, iMacs 2011 com problemas de GPU morrendo. Teve até o Mini 2011 com gpu morrendo (tenho 1 aqui... e por milagre ele funciona APENAS com Lion... nenhum outro sistema mais dá boot)
Puts, já tive desde Macbook White 2009 até Air M2 atual, passando por Mac Mini 2014, e nunca ouvi falar de problemas graves. O meu White 2009 ainda funciona, lento mas funciona, algo raro pra um Intel ou AMD dessa idade.
Tive um colega com o 2011 com as GPUs que deram problema. Eu, por sorte, desde 2005 tive diversos Macs e nunca tive um problema tão sério quanto esse. Por exemplo, esse atual teve o problema do teclado (mais um inconveniente que qualquer outra coisa), nada que duas trocam não resolveram — e ganhei de quebra bateria nova nos dois casos. Boa dica é colocar o AppleCare, que inclusive se comprar nos EUA (e basta para isso um cartão internacional, algo fácil de conseguir hoje) tem proteção contra danos acidentais.
Realmente, @swineone , você tentou desmerecer Java dando a entender que C/C++/Assembly são competidoras diretas e melhores do que Java, mas não são, querido, e você sabe disso.
Assembly é uma linguagem usada em casos muito específicos, por ser de baixo nível. C/C++, apesar de serem de alto nível, também tem usos específicos hoje em dia. Nenhuma software house usa C/C++ para criar um ERP (sistema para gestão de empresas) ou para criar um sistema para rodar na WEB, por exemplo, que são os mercados que mais usam Java.
Por outro lado, eu concordo plenamente que Java seja um lixo, há opções melhores para qualquer área que se usa Java atualmente. Mas a verdade é que as empresas adotam o lema: "se tá funcionando, nem rela."
Aí fica esse Frankenstein (Java) perambulando por aí no mercado.
Seu Macbook Air não tem ventoinha, então tarefa pesada ele dá thermal throttling pra não superaquecer.
Pra uso pesado contínuo sempre optar pelo Macbook Pro.
Sobre o costume com o windows não tem o que fazer, é costume.
Mas se você tiver iPhone dê uma pesquisada nas integrações, se não tem, não te indicaria a ter mac mesmo.
é que(pelo menos nos Air são assim) não é só o tamanho do armazenamento que muda na versão 512gb, o processador tem um nucleo a mais de processamento. Por isso que o preço sobre tanto...
no air m2 se não me engano são usados dois chips de 256gb, o que deixa mais rápido, mas, se você for configurar no site da apple e escolher um upgrade de ssd ou memória sem mudar o processador, dá pra ver que o valor que eles cobram é estúpido. Na verdade se bem me lembro memória e ssd são mais caros que um upgrade processador,
Vou entrar na briga, pois uso Mac desde 2012, vamos lá:
O Mac m1 não é aquele supra-sumo todo na versão 8gb. Tenho mini e o Air, e penso em trocar por um modelo de 16gb.
Mas o sistema operacional é simples e bem resolvido, acabamento e tela são excelente, além do melhor trackpad que já inventaram. Não consigo cogitar comparação com máquina Windows. Hoje não sei nem ligar um PC.
é que sao coisas distintas. O camarada ali falou em multitask se referindo a gestos.. Quem usa gestos ? Eu quero multiplas coisas rodando ao mesmo tempo, não ficar fazendo transição por gesto. (georeferenciamento no Qgis enquanto to numa planilha e rodando um ETL no Tableau Prep, por exemplo), Trackpad: depois dos thinkpads eu nunca mais usei um trackpad na vida e nem pretendo (é trackball e teclado externo). Pelos reviews que vi, Apple é uma excelente opção pra designer e editor de imagem/video, parece feito pra isso. A equipe inteira de marketing usa, mas a equipe inteira de pesquisa usa Windows. Talvez pela maior compatibilidade de apps, pelo costume de plataforma, mas agora querer que o cara se adapte ao uso ou a linguagem "que mais se adeque" ao sistema, dai é muito dodoi da cabeça....
Ele não tem que se adequar à linguagem "que melhor se adeque ao sistema", o que ele deveria ter feito é o que os técnicos da empresa onde você trabalha fazem: escolher o equipamento mais adequado aos apps que utiliza. Deveria ter pesquisado antes para saber se o Air básico atenderia as necessidades dele e não seguir o que os outros falavam do equipamento. O uso que os outros faziam não necessariamente é o mesmo uso que o dele. Esse é o raciocínio óbvio, não?
Em segundo lugar, ele reclamou de várias coisas entre elas que o sistema não era bom para multitarefa, que a tela era uma lixo e que para usar mais de uma janela tinha que usar múltiplas áreas de trabalho. Nada disso é verdade. No meu comentário postado mais acima eu foquei apenas na questão do uso de múltiplas janelas e como é fácil trabalhar usando mais de uma janela na mesma área de trabalho com os gestos no trackpad. Mas obviamente dá para usar atalhos de teclado também.
Quanto à multitask, o macOS é muito mais avançado que o Windows há mais de década. Pesquise: Grand Central Dispatch Apple no Google.
E a tela do Air é muito superior a do Avell que ele tinha antes. Isso nem se discute.
Ao fim e ao cabo, o problema se resume a: ele comprou um computador com RAM insuficiente para o uso que iria fazer do computador, percebeu que fez uma besteira e ao invés de assumir a responsabilidade pelo erro resolveu culpar o computador. Fim! Os inúmeros supostos defeitos que ele elencou são nada mais que reforços retóricos para a narrativa que ele inventou para ele mesmo.
minha duvida é quanto a limitação de hardware mesmo (comparando com um Ryzen 5600-5700x por exemplo), não do soft em si (por mais que tenha duvidas se softwares antigos que uso rodariam de boa, tipo Eviews, gretl).
Nem tanto ao céu nem tanto a terra. O cara do avell ali de cima também falou besteira. Chamar um MacBook de sucata é coisa de louco. Produto extremamente bem acabado, leve, bateria foda. O relato dele me pareceu mais de insatisfação com o macOS do que com o computador em si.
Mas o M1 tem uns bugs chatos, que nunca tive com os Intel, por exemplo o bluetooth que vira e mexe desconecta, o som que fica mudo, as janelas desorganizam quando volta do repouso. Hoje uso com 2 monitores 4k simultâneos, e como a memória da gpu é compartilhada, os 8gb acabam sendo pouco. Quando abro Photoshop, illustrator e abas do Safari, tenho alguns engasgos, e o uso de swap e constante.
essa sua ultima mensagem é perfeita pra confirmar que não serve pra mim, Vou ficar no mini itx mesmo, é expansível (posso ir pra um 5700x sem aquecer muito), gpu dedicada e ainda permanecer numa solução razoavelmente pequena (Raijintek Metis Plus).
Eu tentei usar um mini m1 com 8gb, nos primeiros 10 minutos realmente me surpreendeu, mas depois disso começou a virar um carroça pra algumas coisas, quando a memória acaba não tem milagre, vai pra swap, o sistema começa a matar tudo, nem aba do chrome se salva, acabei devolvendo e voltando pro meu note dell com windows 10 rodando uma màquina virtual com big sur, que apesar do sistema não ter fluidez, pro trabalho não me deixava na mão.
Agora peguei um Macbook pro com o m1 pro e 16gb, bem melhor que o mini obviamente, mas ainda assim não é aquela coisa toda, é 15% mais rápido nisso, 30% mais naquilo, mas longe das 10x superior a qualquer coisa que existiu até então, como os fã boys proclamam. E, pqp, tenho que sentar mais perto do roteador, na minha mesa onde sempre usei 5ghz ele nem conecta nela, e o sinal da 2.4ghz é meia boca. Agora a bateria... quer dizer, não é a bateria, mas o consumo dele, é muito baixo, tá que meu outro note é gamer, parrudo, rodando 2 sistemas, mas ainda assim me surpreendeu, dependendo do dia fico o dia inteiro sem carregar e é o modelo com 16 polegadas, quem sabe o de 14 seja ainda melhor.
Mas enfim, só quis adicionar o meu relato pra quem seja racional e não fã nem hater.
Atenção!
Você precisa estar logado para compartilhar promoções e avalições!
Atenção!
Você precisa estar logado para comentar ou responder!
Sim, são 8 cores
Mais do que o arco-íris
9/10
KKKKKKKKKKKKKKKKK VSF
Nunca tem promo de um modelo de 16gb.
No geral mais 8gb é muito mais importante que 256gb de ssd pro desempenho.
Esse é um comparativo que não existe.
editado em 9 de ago. de 2022 00:48mas claro que existe, se faltar espaco, vc poe num NAS ou hd externo, se faltar memoria vai colocar onde ? no c# ? 8 anos de curso p***;
Os dois componentes interagem de forma completamente diferente no que diz respeito ao desempenho.
Normalmente quando meus computadores necessitam de upgrade, compro os componentes e instalo neles. Pelo jeito, há quem faça diferente.
Cada um com seu cada um. Só não acho que sair enfiando tudo no toba seja muito produtivo.
Devia ter ficado quieto enquanto as pessoas só achavam que você era burro. Agora elas têm certeza....
editado em 9 de ago. de 2022 21:45faz upgrade de ram no mac m1 ai bonzao
Pois é, a solução de armazenamento é bem mais simplesmente resolver, inclusive com inúmeras soluções de armazenamento em nuvem! Só não vi armazenamento em nuvem pra RAM né... Mas o colega falou que esse comparativo não existem, vai entender.
" Mas o colega falou que esse comparativo não existem"
Não existe, no singular. Inclusive, me dei ao trabalho de explicar de forma bem didática logo em seguida.
Se sobrar tempo, volto aqui e indico um bom professor de interpretação pra vocês. Só não sei se ele permite que o outro coleguinha faça aula enfiando coisas no toba.
Porque os modelos vendidos pelas lojas são sempre os de entrada, os modelos personalizados (com mais RAM mais armazenamento) só a Apple vende
Vale mais a pena o Mac book Air M1. É igual e tem tela e teclado..
Você tem um ponto.
Inclusive to vendendo meu Macbook Air M1 pq comprei um M2, caso alguém se interesse.
Quanto ?
Tô pedindo 6.100.
Consigo um novo na caixa por esse valor.
8GB / SSD 256GB / 13.3"
qual config?
8GB com SSD de 256GB
Sabia que o M2 são dois M1 colados? Dependendo do preço que pagou compensa cortar ao meio e vender. Stonks $
Já vendi o M1 mas obrigado pela engraçadíssima piada
Por nada! Literalmente!
Obrigado também pelo cortesíssimo comentário!
Já viu quanto está custando um macbook m1 de 512gb????
Dá pra comprar o macmini do tópico + teclado + mouse + monitor + airpods e ainda sobra dinheiro.
Já.
Na hora de vender muito mais gente pra comprar tbm!
Troquei meu Avell MUV A60 por um MacBook Air M1... Pior coisa que eu fiz. Quem fala que esses m1 são potentes e sei lá o que, está mentindo. Meu avell estava anos luz na frente de desempenho.
Eu tenho uma sucata de 6 mil reais agora e pra recuperar um notebook bom de novo vai ser foda.
O cara quer que um notebook voltado para trabalhos leves tenha desempenho similar ao de um notebook voltado para jogos...
Sim. O Avell era extremamente superior, pesava 1,9kg contra 1.3kg.
Além de rodar jogos, coisa que eu não espero do Mac, o desempenho dele era absurdamente superior e ainda por cima rodava jogos.
Usar portabilidade como desculpa pra vender sucata a 6000 reais não é a melhor desculpa.
O m1 é superior em muitas coisas em comparação com o Avell.
Principalmente edição de fotos e videos.
Temque ver o uso principal de cada um.
Os reviews não dizem que é um processador para trabalhos leves, não, falam que o M1 espanca os chips da Intel. Ex.
https://www.tecmundo.com.br/mercado/214432-m1-apple-super...
Todos reviews que eu li, inclusive da gringa, de sites famosos, tinham esse tom. Só tenho a vaga lembrança do Air ter uma limitação de desempenho devido à (falta de) refrigeração...
Tem limitação pela questão da refrigeração passiva e pela quantidade de memória RAM, né?
O colega aí em cima se decepcionou justamente por esses pontos: ele programa em Java, que é uma beberrona de recursos da máquina e não tem otimização nenhuma para Mac. O Air para o uso dele não era a melhor escolha.
editado em 10 de ago. de 2022 07:39Depende do que vc faz… eu editava vídeos em um Helios Predator 300 com uma 2060 e 32gb de ram e o MacBook M1 é MUITO rápido pra renderizar os vídeos…
No mesmo editor de video?
Não, pois agora estou usando o Final Cut Pro e tá sendo muito rápido.
Talvez o m1 tenha um codec específico no processador mesmo que faça a diferença!
Pelo que entendi ele tá bem otimizado pra edição de vídeo mesmo… foi o que me agradou. Agora pra jogos eu iria de Windows com placa de vídeo dedicada com certeza.
Interessante ver uma opinião diferente do que costumo ler por aí. Você se importa de contar um pouco mais? Quais os seus usos típicos, o que mais sentiu falta?
Cara, ele tem tudo que o windows tem, só que em maior parte dos usos de uma forma pior.
Ele é feito pra quem nunca usou um notebook de verdade.
Tudo nele funcionou de forma inferior ao que funcionava no meu Windows. A Alexa nele ficou bugada, monitor externo funciona de forma inferior, a comunicação entre eles é mais lenta.
Ser multi-tarefa nele, ver mais informações ao mesmo tempo é uma tortura. Porque tu trabalha usando varias mesas de trabalho(varias áreas de trabalho), mas por ser um monitor podre de 13" tu nao consegue ver duas abas ao mesmo tempo.
O sistema não parece ser feito pra isso, ele te força a fazer uma coisa de cada vez... Pra mim isso é inaceitável.
Mas tudo isso que você falou não tem nada a ver com potencia. Tudo que eu li é que você está acostumado com o workflow do Windows e gostaria que o macOS funcionasse da mesma forma.
Seu problema é com o macOS ou com o desempenho? Se perdeu no personagem
Desempenho. O MacOS é apenas importante mencionar mais ou menos a forma de trabalho, pra não irem achando que vai ter ganho de desempenho mas não vai.
Só de fechar o intellij com a aplicação rodando ele se peida inteiro.
Quantos GB de memória tinha o notebook antigo, e quanto tinha o M1?
Se estiver falando em Java, realmente, o único previsor de desempenho é a quantidade de RAM. 8 GB, é melhor usar um ábaco. 16 GB, ainda é melhor usar um relógio de pulso Casio com calculadora. 32 GB, aí dá pra começar a comparar com um PC da década de 1980. Para entrar nesse século, só 64 GB em diante.
Tinha 16Gb, supria e sobrava.
E o MacBook Air, 8 GB, presumivelmente?
Tá explicado. O único problema é a sua incompetência em dimensionar a configuração da máquina para seu uso.
Alex, obrigado pelo relato. Eu estava justamente pensando em pegar um pra multitask e pelo relato não serve pra mim, ja que "não é o propósito do workflow do macOS".
Fonte: Arial 12.
Estava "te ouvindo" até entender que seu problema não é com o desempenho, e sim entre a cadeira e a máquina ;')
chegou a turma da maça achando que é a Apple quem deve definir como o usuário deve atuar.
pois é cara... uso o negocio no Win, vou pra maçã pq dizem que é mais rápido, chego lá e tudo é inferior, dali pra frente é só ver as desculpas e passadas de pano pra entregar um desempenho e compatibilidade inferior ao Avell/windows.
Cara, se eu tava usando um teclado e mouse bluetooth e conectado na alexa no Mac, quando eu digitava a alexa travava o audio, tipo, cada teclada ela dava uma travadinha no audio AHUAHUAHUAH eu nao tankei quando vi aquilo.
Se eu tiver que comprar uma alexa da apple pra funcionar direito, a pessoa tem que repetir isso em voz alta até entender o quão imbecil isso é.
Só faltou as evidências de que é inferior. Por enquanto só vimos você reclamar como um idoso que tem que mudar o jeito que fez as coisas a vida inteira, reclamar do tamanho da tela que você sabia exatamente quanto era antes de comprar (ou 13” no Windows por acaso é maior que 13” no Mac?), reclamar que comprou um notebook de 8 GB pra rodar Java (eu que fujo de Java como da peste já sei há duas décadas que Java consome toda a memória disponível do computador e mais o swap, etc.)
Vai em qualquer empresa de tecnologia dos EUA, eles dão notebook Apple para cada funcionário que entra sem nem piscar com o preço. Sabem que US$ 2 ou 3 mil se paga no primeiro mês de trabalho de um cara que recebe US$ 10, 15 mil ou mais.
Cara, eu trabalho no exterior e seguido sou eu que indico material pra aquisição pra um colega novo entrando. Quem dera meus colegas pedissem Mac pra trabalhar, é MUITO mais barato comprar um Mac do que um HP/Dell/MSI top de linha. Vai ver quantos mil dolares custa um note parrudo pra trabalhar, olha por exemplo os MSI na memoryexpress, vão facilmente a casa dos 3 a 4mil dolares , contra um Air/Pro de 1000-1200 dolares.
Nessa sua realidade sim, pra gente meu Avell e o Mac tinham praticamente o mesmo valor.
Meu problema é um Mac custar 6~7 mil e um avell custar 6~7 mil e o Avell ganhar de lavada.
Trocou o avell A60 por um macbook air de entrada ? Meio obvio que é uma má troca se for usar pra trabalhar com coisas pesadas.
Mas assim, multitarefas é tortura ? É só instalar o Rectangle.
E nao faz sentido tu chamar o monitor do mac de podre, é um dos melhores monitores do mercado. O A60 embora 15.6'' era somente FHD.
Tenho aqui um macpro i7 e um Predator i7 (com linux), ambos 32GB de Ram. Prefiro o mac mesmo perdendo performance ao utilizar o docker. Para meu trampo atual nao trocaria nenhum dos dois por um mac com M1.
É que eu cai no conto de que é bom, é rápido, sei lá o que. Como nunca tinha ouvido ninguém falar mal, eu achei que não ia perder desempenho... Enfim, fui tapeado ahuahauahu
Ja troquei num desk, perdi um pouco de grana mas fica o aprendizado.
A culpa é toda sua mesmo que não foi capaz de fazer uma busca na internet para saber se o aparelho se adequava às suas necessidades bem específicas (dev. Java).
Além disso, você não demonstrou nenhuma boa vontade para aprender a usar o sistema operacional do Air. Sua afirmação de que o sistema não é focado em multitarefa além de estapafúrdia ainda me faz duvidar se essa conversa toda é verdade.
O macOS permite fazer tudo que o Windows faz e com uma usabilidade ainda melhor. É muito mais fácil usar múltiplas janelas no macOS do que no Windows. Tanto que é que a MS copiou os gestos multitouch para controle da área de trabalho a partir do Windows 10.
A única coisa que o Air realmente não compete com um notebook PC é no quesito jogos, e a culpa nem é do hardware ou do sistema mas das desenvolvedoras de jogos, que preferem focar na plataforma Windows/PC e não desenvolvem versões otimizadas para a plataforma Mac.
editado em 9 de ago. de 2022 19:36Java é um lixo, não sei como ainda usam essa porcaria atualmente com tantas opções mais eficientes por aí.
Entendi sua insatisfação, creio que é mais relacionada com o SO e com o tamanho da tela do que com o processador M1. Como o SO é parte integrante do pacote - é difícil trocá-lo nesses novos Mac - acho válidos os seus pontos.
Rapaz, eu fiz a mesma troca que vc e minha opinião é exatamente o contrário. Trampo com design, ilustração e ocasionalmente edição de vídeo. Tirando a parte dos jogos o macbook air foi superior em tudo, principalmente em tela que tinha bem mais fidelidade pra mim do que as telas de notebooks gamer. De fato levei umas 2 semanas pra me acostumar com a diferença entre MacOS e Windows, mas hoje estou com um pro m1 pro de 14" e acho até que foi uma troca mais emocional do que lógica, pq o ganho de performance não se pagou.
mas ai que ta.... qual notebook voce tinha antes? e voce esta com um macbook pro, que e bem superior ao meu acredito.
mas o problema todo é a questao do meu note custar 6 a 7k e o macbook air tambem e o meu dar um show. Claro que se eu pegasse um pro de sei la, 11k? nao sei quanto ta um, ele seria tao bom quanto. Mas se eu pegasse um avell de 12k, o avell provavelmente seria superior igual.
aqui eu sito avell porque e minha referencia, mas pode ser qualquer config pica de notebook.
Duplicado, ver comentário de baixo.
editado em 9 de ago. de 2022 15:55Agora colocar um relato mais realístico, usando linguagens de programação de verdade (C/C++/assembly), não uma linguagem feita para tentar ensinar jumentos a programar.
Tenho um MacBook Pro 15” 2018 com a opção da CPU mais cara disponível (i9) e 32 GB de RAM. Mas atualmente estou trabalhando remotamente num MacBook Air usando a extensão Remote-SSH do VS Code. É impressionante como a velocidade de compilação, na máquina mais potente de toda a linha (com upgrades) da penúltima geração de Intel toma um banho da configuração de entrada (com 8 GB, inclusive) da máquina mais simples da primeira geração do M1, sem nem ventoinha. No M1 compila facilmente duas vezes mais rápido que no Intel. A velocidade com que roda os 8.000 testes do projeto no M1 é espantosa, dá pra mandar compilar e rodar testes a cada vez que salva um arquivo que nem faz cócegas. No Intel parece que estou assistindo tinta secar.
Se a Apple lançasse um MacBook Pro 15” com M2 hoje, eu seria o primeiro na fila pra comprar. Já me arrependo de não ter comprado o M1 quando saiu, mas a desculpa é que não tinha ideia que a diferença de desempenho poderia ser tão grande. Agora não vou comprar a geração antiga quando está pra sair, ainda neste ano, uma nova geração. Mas quando sair, a compra já está programada, o dinheiro separado, e vai se pagar em questão de meses com o aumento de produtividade.
Cara, programador é mais chato que vegano. Fora da bolha as pessoas usam naquilo que elas necessitam usar, foda-se se você não gosta.
Agora só torcer pra essas maquinas m1/m2 não começarem a dar problema... 2010 pra frente muitos macs sairam com problemas graves... Macbooks 2010, 2011, iMacs 2011 com problemas de GPU morrendo. Teve até o Mini 2011 com gpu morrendo (tenho 1 aqui... e por milagre ele funciona APENAS com Lion... nenhum outro sistema mais dá boot)
Puts, já tive desde Macbook White 2009 até Air M2 atual, passando por Mac Mini 2014, e nunca ouvi falar de problemas graves. O meu White 2009 ainda funciona, lento mas funciona, algo raro pra um Intel ou AMD dessa idade.
Eu tenho mac mini coreduo de 2006, imac 2006 (o primeiro intel) e funcionam perfeitamente... agora teve umas tranqueiras de 2010 pra frente...
Tive um colega com o 2011 com as GPUs que deram problema. Eu, por sorte, desde 2005 tive diversos Macs e nunca tive um problema tão sério quanto esse. Por exemplo, esse atual teve o problema do teclado (mais um inconveniente que qualquer outra coisa), nada que duas trocam não resolveram — e ganhei de quebra bateria nova nos dois casos. Boa dica é colocar o AppleCare, que inclusive se comprar nos EUA (e basta para isso um cartão internacional, algo fácil de conseguir hoje) tem proteção contra danos acidentais.
"uma linguagem de programacao de verdade"....kkkkkkk
oq difere vc dos outros jumentos é só a arrogância.
Kkkk, top
"linguagem de programação de verdade". Hahahaha.
Parabens por ser babac4 em qualquer assunto!
ora ora ora, temos aqui um ser que acha que é grande merda ser programador de linguagens pouco amigáveis
meua migo, vc é só um pedreiro digital, desce do saltinho
Realmente, @swineone , você tentou desmerecer Java dando a entender que C/C++/Assembly são competidoras diretas e melhores do que Java, mas não são, querido, e você sabe disso.
Assembly é uma linguagem usada em casos muito específicos, por ser de baixo nível. C/C++, apesar de serem de alto nível, também tem usos específicos hoje em dia. Nenhuma software house usa C/C++ para criar um ERP (sistema para gestão de empresas) ou para criar um sistema para rodar na WEB, por exemplo, que são os mercados que mais usam Java.
Por outro lado, eu concordo plenamente que Java seja um lixo, há opções melhores para qualquer área que se usa Java atualmente. Mas a verdade é que as empresas adotam o lema: "se tá funcionando, nem rela."
Aí fica esse Frankenstein (Java) perambulando por aí no mercado.
editado em 9 de ago. de 2022 19:50Seu Macbook Air não tem ventoinha, então tarefa pesada ele dá thermal throttling pra não superaquecer.
Pra uso pesado contínuo sempre optar pelo Macbook Pro.
Sobre o costume com o windows não tem o que fazer, é costume.
Mas se você tiver iPhone dê uma pesquisada nas integrações, se não tem, não te indicaria a ter mac mesmo.
Pois é, negocio é tentar vender isso e comprar um pc ou outro notebook mesmo :(
ahhh, 512 gb, é complicado conceber que 256gb apple custem mais de mil reais
editado em 9 de ago. de 2022 08:23é que(pelo menos nos Air são assim) não é só o tamanho do armazenamento que muda na versão 512gb, o processador tem um nucleo a mais de processamento. Por isso que o preço sobre tanto...
no air m2 se não me engano são usados dois chips de 256gb, o que deixa mais rápido, mas, se você for configurar no site da apple e escolher um upgrade de ssd ou memória sem mudar o processador, dá pra ver que o valor que eles cobram é estúpido. Na verdade se bem me lembro memória e ssd são mais caros que um upgrade processador,
é possível achar o Air com a mesma config por esse preço, acho mais negócio
Vou entrar na briga, pois uso Mac desde 2012, vamos lá:
O Mac m1 não é aquele supra-sumo todo na versão 8gb. Tenho mini e o Air, e penso em trocar por um modelo de 16gb.
Mas o sistema operacional é simples e bem resolvido, acabamento e tela são excelente, além do melhor trackpad que já inventaram. Não consigo cogitar comparação com máquina Windows. Hoje não sei nem ligar um PC.
é que sao coisas distintas. O camarada ali falou em multitask se referindo a gestos.. Quem usa gestos ? Eu quero multiplas coisas rodando ao mesmo tempo, não ficar fazendo transição por gesto. (georeferenciamento no Qgis enquanto to numa planilha e rodando um ETL no Tableau Prep, por exemplo), Trackpad: depois dos thinkpads eu nunca mais usei um trackpad na vida e nem pretendo (é trackball e teclado externo). Pelos reviews que vi, Apple é uma excelente opção pra designer e editor de imagem/video, parece feito pra isso. A equipe inteira de marketing usa, mas a equipe inteira de pesquisa usa Windows. Talvez pela maior compatibilidade de apps, pelo costume de plataforma, mas agora querer que o cara se adapte ao uso ou a linguagem "que mais se adeque" ao sistema, dai é muito dodoi da cabeça....
Ele não tem que se adequar à linguagem "que melhor se adeque ao sistema", o que ele deveria ter feito é o que os técnicos da empresa onde você trabalha fazem: escolher o equipamento mais adequado aos apps que utiliza. Deveria ter pesquisado antes para saber se o Air básico atenderia as necessidades dele e não seguir o que os outros falavam do equipamento. O uso que os outros faziam não necessariamente é o mesmo uso que o dele. Esse é o raciocínio óbvio, não?
Em segundo lugar, ele reclamou de várias coisas entre elas que o sistema não era bom para multitarefa, que a tela era uma lixo e que para usar mais de uma janela tinha que usar múltiplas áreas de trabalho. Nada disso é verdade. No meu comentário postado mais acima eu foquei apenas na questão do uso de múltiplas janelas e como é fácil trabalhar usando mais de uma janela na mesma área de trabalho com os gestos no trackpad. Mas obviamente dá para usar atalhos de teclado também.
Quanto à multitask, o macOS é muito mais avançado que o Windows há mais de década. Pesquise: Grand Central Dispatch Apple no Google.
E a tela do Air é muito superior a do Avell que ele tinha antes. Isso nem se discute.
Ao fim e ao cabo, o problema se resume a: ele comprou um computador com RAM insuficiente para o uso que iria fazer do computador, percebeu que fez uma besteira e ao invés de assumir a responsabilidade pelo erro resolveu culpar o computador. Fim! Os inúmeros supostos defeitos que ele elencou são nada mais que reforços retóricos para a narrativa que ele inventou para ele mesmo.
editado em 9 de ago. de 2022 21:12minha duvida é quanto a limitação de hardware mesmo (comparando com um Ryzen 5600-5700x por exemplo), não do soft em si (por mais que tenha duvidas se softwares antigos que uso rodariam de boa, tipo Eviews, gretl).
Nem tanto ao céu nem tanto a terra. O cara do avell ali de cima também falou besteira. Chamar um MacBook de sucata é coisa de louco. Produto extremamente bem acabado, leve, bateria foda. O relato dele me pareceu mais de insatisfação com o macOS do que com o computador em si.
Mas o M1 tem uns bugs chatos, que nunca tive com os Intel, por exemplo o bluetooth que vira e mexe desconecta, o som que fica mudo, as janelas desorganizam quando volta do repouso. Hoje uso com 2 monitores 4k simultâneos, e como a memória da gpu é compartilhada, os 8gb acabam sendo pouco. Quando abro Photoshop, illustrator e abas do Safari, tenho alguns engasgos, e o uso de swap e constante.
essa sua ultima mensagem é perfeita pra confirmar que não serve pra mim, Vou ficar no mini itx mesmo, é expansível (posso ir pra um 5700x sem aquecer muito), gpu dedicada e ainda permanecer numa solução razoavelmente pequena (Raijintek Metis Plus).
Espero ter ajudado.
Eu tentei usar um mini m1 com 8gb, nos primeiros 10 minutos realmente me surpreendeu, mas depois disso começou a virar um carroça pra algumas coisas, quando a memória acaba não tem milagre, vai pra swap, o sistema começa a matar tudo, nem aba do chrome se salva, acabei devolvendo e voltando pro meu note dell com windows 10 rodando uma màquina virtual com big sur, que apesar do sistema não ter fluidez, pro trabalho não me deixava na mão.
Agora peguei um Macbook pro com o m1 pro e 16gb, bem melhor que o mini obviamente, mas ainda assim não é aquela coisa toda, é 15% mais rápido nisso, 30% mais naquilo, mas longe das 10x superior a qualquer coisa que existiu até então, como os fã boys proclamam. E, pqp, tenho que sentar mais perto do roteador, na minha mesa onde sempre usei 5ghz ele nem conecta nela, e o sinal da 2.4ghz é meia boca. Agora a bateria... quer dizer, não é a bateria, mas o consumo dele, é muito baixo, tá que meu outro note é gamer, parrudo, rodando 2 sistemas, mas ainda assim me surpreendeu, dependendo do dia fico o dia inteiro sem carregar e é o modelo com 16 polegadas, quem sabe o de 14 seja ainda melhor.
Mas enfim, só quis adicionar o meu relato pra quem seja racional e não fã nem hater.