Já verificaram se é cólica? Fralda sujinha? Prezem por criar rotina de sono, por exemplo: durante o dia mantenham a iluminação natural e deixe o bb exposto, a noite sem luz e sem barulho...
No mais paciência, pode acreditar as vezes é só uma fase que o BB passa, sei que é cansativo, mas tenham paciência que passa.
A fase das cólicas passou. Já tinha quase um mês que era só paz, daí de repente virou o caos. Fralda já foi trocada mesmo como o mínimo de xixi e nada.
Sobre a iluminação, quando começa a anoitecer deixamos as luzes mais fracas acesas e a casa toda usa lâmpadas de tonalidade mais amarela (luz quente)
na moral, só com o tempo você adquire experiência, meu primeiro filho foi sofrimento desgraçado, colocar na cama era uma desgraça, minha segunda filha praticamente jogo ela na cama e ela continua dormindo, tudo prática. claro que fatores, por exemplo, como dentinho nascendo não tem oque fazer.
Quer um truque fácil para resolver isso, bota colchão no chão, e deita com a criança é mais fácil dela continuar dormindo se deitar junto e ir "soltando" dela aos pouco, com um pouco mais de idade você simplesmente não embala a criança para dormir, apenas deita na cama e espera que ela venha se aconchegar em você e dormir, com o tempo a criança vai sozinha no cantinho da sonequinha, aqui funcionou assim a partir de 1 ano 1 ano e meio
Outra ferramenta que uso bastante é a rede, minha menina de 1 ano apago ela no colo, boto na rede, se ela acordar eu balanço um pouco a rede e deixo ela lá, a bixinha quando acorda desce sozinha da rede e vai até meu escritório avisar que acordou.
Aqui pra completar, o bebê tá na fase de ficar girando o corpo durante o sono e virar de barriga pra baixo, daí a esposa fica acordando (e me acordando) toda hora com medo do bebê sufocar.
Coloca alguns travesseiros, próximos a nenem que evitar virar sozinha. Meu filho tem 6 anos, e até hoje gosta de dormir rodeado de travesseiro. kkkk Coloca um ursinho ou algo assim, para ela abraçar tb, pra ela ter o que pegar
Colo, acolhimento, chupeta e esquecer da vida enquanto estiver ali. Paciência acima de tudo e em pouco tempo vc vai apreciar ter que fazer isso com seu bebê. Não é fácil, não é simples e nem existe fórmula certa. Mas é bom demais!
Realmente não é nada fácil. A patroa principalmente tá ficando esgotada, mesmo eu ajudando uma hora ou outra durante o expediente de trabalho, o que acaba me exigindo jornadas de 9 a 10 horas por dia na frente do Pc pra compensar as pausas.
Outra ideia que funciona bem é comprar uma bola de pilates (das maiores, 75cm+) e usar para ninar o bebê no seu colo. Tem o problema de "viciar" e tal, mas é um calmante imediato que ajuda no desespero. Vale a tentativa.
Só tive serenidade quando aceitei que podia ficar pior.
Meu filho mais novo, já com seus 2 a 4 anos, pedia água dormindo em intervalos 1 a 2 horas (água água água água água água) - era igual aqueles caras que vendem água na rodoviária. Aí eram trocas de fralda a cada 2 horas mais ou menos. Isso foi por muito tempo. Mas assim, superamos isso. Sobrevivemos.
Tenta comprar algo que produza ruido branco, aqui ajudou com a minha filha nessa época. De qualquer forma, uma coisa te digo: Tudo é fase, logo isso ficou para trás. Aproveite cada segundo, as noites sem dormir não são infinitas.
Cada fase que se inicia é um novo sentimento de impotência, daí quando passa vem a sensação de alívio e de vitória (porque não tive um infarto, sobrevivi) kkkk
Mas é tenso
Além de tudo que foi dito, procure revezar nos cuidados, senão ninguém aguenta... A mãe amamentou, o pai fica com a criança pra arrotar e fazer dormir... E por aí vai!
o charutinho funcionou com ele até o início do segundo mês talvez, depois disso, parece que o garoto vai virar o Hulk de tão puto que fica quando tá se sentindo preso kkkkk e o tal do som do Shhhh (shushing), o garoto grita ainda mais alto :facepalm:
sei que cada criança responde de formas diferentes, mas tá complicado descobrir a forma ideal pra ele....vamos ver nas próximas semanas.
Acho que a próxima tentativa será sair de carro com ele, pq normalmente dorme quando temos que levar pras consultas.
Contrata uma consultora de sono. Melhor 700 reais que investi. Minha filha de 13 meses acordava 12x a noite. Fizemos as modificações sugeridas por ela (que não incluiam o método americano de largar a criança chorando sozinha ate dormir rs), houve choro, mas minha filha aprendeu a dormir sozinha. Acho que o melhor foi a consultora dando suporte emocional pra minha esposa encarar o processo. Não tem jeito, qlqr mudança vai ter choro da criança.
Contratei de novo a mesma consultora quando meu filho fez 6 meses. Fizemos algumas coisas que ele aprendeu a dormir no berço, ele tinha o mesmo comportamento que voce relatou.
Se não tiver sogra ou mãe pra transmitir a experiência, é isso, pq na real a consultoria é ensinar como os antigos faziam, como nós fizemos quando bebê.
É meu amigo, cada fase que passa você acha que ta na nova pior fase hahahaha o meu ta fazendo 2 anos e ta na fase de brigar e fazer birra por tudo, é punk a vergonha na rua, mas tudo passa! Eu diria que é tentar encontrar algo que acalme o bebê e faça isso, o meu era ficar cantando.
Já tem um ritual de sono com passos anteriores à ir para a cama? Se não, é hora de começar. Se já tem, faça adaptações com brincadeiras "calmas", historinhas ou músicas (a voz de vocês vai acalmar ele em 90% das vezes, se ele não estiver com um nível de cortisol caótico - o tal do efeito vulcão).
Com minha filha, criamos o ritual (reduzir luzes, brincadeira calma, banho, leite, colo, cama). Inclusive nas sonecas do dia, tinha o mesmo ritual (exceto as luzes).
As sonecas da tarde ela tinha sono mais leve (com 4 meses ela ainda tirava duas, uma de manhã e uma no meio da tarde - e começou a dormir a noite toda no dia exato em que fez 4 meses). Independente do horário, se ela percebesse que era para dormir, ela começava a reclamar. Então fazíamos pequenas brincadeiras para ela desassociar.
O mais importante é entender que ele precisa dormir durante o dia, para que a noite ele consiga dormir melhor (com menos cortisol no sangue). Sonecas por volta de 40 min é o suficiente para um ciclo de sono nessa fase.
Plus: nem tudo funciona, mas ter um ritual de sono resolveu grande parte dos problemas com sono. Fazíamos o mesmo ritual em literalmente todos os lugares que íamos (casa da sogra, hotel, roça, casa de amigos) e tinha dias que demorava mais para dormir, às vezes acordava durante a noite, por não ter gastado energia suficiente durante o dia ou por não ter tirado alguma das sonecas (+cortisol = noite mais agitada).
A principal "dica" que tenho é: paciência. Se precisarem fazer algo após colocar ele para dormir, vai deixar vocês mais estressados. Então, enquanto estiver no processo para ele dormir, faça um "big F" para o restante ou deixe outra pessoa assumir no momento, pq pro teu filho, a única necessidade que importa, é a dele.
Eu assumi essa task aqui em casa, então todas as "horas de dormir", eu quem fazia. Foi bem desafiador, mas com o tempo ficou mais tranquilo e me permitiu uma conexão muito grande, que dá frutos até hoje com ela.
Estamos tentando fazer adaptações também, alterar o horário do banho principalmente, pois do período da tarde pra frente até a troca da fralda às vezes rola um nervosismo. Até pensei que poderia ter algo incomodando, seja no sentido de alergia ou tamanho da fralda, mas nada de vermelhidão e ele vem usando fraldas consideradas muito boas, sempre respeitando o peso ideal. Na verdade durante o dia, a Huggies teve que já ir pro tamanho M por ela ser menor que a Pampers que usamos de noite.
Ele normalmente tira duas sonecas de manhã (acorda, mama, troca de fralda, soneca, e repete 1x) e uma no final da tarde após o banho, mas nessas últimas duas semanas tem sido um desafio manter essa rotina. Mesmo no início da manhã ele tem chorado pra tirar a soneca, e mesmo com muita dificuldade, quando dorme, acaba acordando com poucos mínutos.
Não tem receita de bolo, mas a partir de 4 meses eles começam a querer mais interação com a gente, e consequentemente isso faz eles não quererem dormir, justamente para aprender mais sobre o mundo e sobre eles mesmos.
O número de sonecas tende a diminuir a medida que ele for crescendo, então se as duas da parte da manhã estiverem muito difíceis, talvez ele já esteja no salto para ficar mais "ativo", e fazer apenas uma de manhã e uma de tarde.
Não lembro exatamente como foi, mas com minha filha rolou isso... as duas sonecas da parte da manhã já não funcionavam, gerava mais estresse do que descanso. Então começamos a alterar a rotina com mais tempo de brincadeiras e com 4 meses já fazíamos dois passeios ao livre (quando possível, um de manhã e um no fim da tarde). A gente começava o ritual por volta das 19:30, então a última soneca rolava por volta das 14:30/15h, pra ela não ficar muito estressada na hora de dormir.
Se ele está acordando com poucos minutos, pode ser o tal do "salto" ou ele não está conseguindo fazer a transição para o sono profundo (após +/-20 min de sono). Nesse caso, é melhor ficar com ele até ele transicionar para o sono profundo e depois sair (daí tu vai ter de 15 a 20 min de respiro nessa fase kkkkk). Depois ele reaprende a entrar em sono profundo sem ajuda/companhia
O que eu sempre falo hoje é “não ficar preso a fórmulas”, seja de livros, de outras pessoas, até de profissionais... ouça tudo e aprenda com todos, com as experiências ruins e boas... e faça experiências pra ver o que dá certo com o seu filho rss!!
Nossa experiência com a nossa filha só foi mais difícil porque a gente teve alguns pensamentos mais firmes em relação a algumas coisas (“não pode dar chupeta por isso e por isso...”, não pode dar mamadeira enquanto amamenta porque vai perder a pega do seio, etc etc).
Como muitos já disseram, são fases, e vocês precisam ver o que gera menos desgaste pra vocês (porque o desgaste já é inerente à situação, então, a gente não pode gerar mais desgaste ainda!).
Se não usa chupeta e tiver que dar, então dá a chupeta! ...dá mamadeira se isso deixa o bebê mais tranquilo!
No meu caso, minha filha com 4 meses simplesmente não ficava no meu colo na posição de dormir... ela ficava no colo da minha esposa, mas no meu ela empurrava e não queria ficar... Minha esposa precisava dormir, pois a falta de sono já estava prejudicando a produção de leite. O que eu fiz foi colocar a minha bebê no bebê-conforto e ficar balançando até ela dormir... kkkkkkk Minha esposa ria de mim e brigava ao mesmo tempo, dizendo que eu ia criar uma “mania” nela... Mas funcionou rss! Minha esposa conseguia dormir e eu conseguia colocar a bebê pra dormir... depois era só tirar do bebê-conforto e colocar no berço. Depois de um tempo ela já passou a aceitar ficar no meu colo pra dormir e eu dispensei o bebê-conforto para esse caso! hahahaha
Não tinha pensado nessa possibilidade do bebê conforto, vou tentar, vai que funciona. No carro pelo menos ele praticamente sempre dorme.
Sobre chupeta, até tentamos ir sem, pois minha sobrinha não usou, porém ele sofria muito com cólicas, e a chupeta ajudou bem por causa da succção acalmá-lo.
Realmente não há uma fórmula pro sucesso nesse caso, são muitas particularidades.
Uma mamãe falando aqui. Eu sei que já teve colicas, mas as vezes, por conta de algum salto, vacina, as colicas voltam, pense nisso. tem crianças que os dentes nascem mais cedo, verifique essa possibilidade. se for, camomilina C, alem de ajudar na dor local, ajuda no soninho. incline o berço um pouquinho, para o caso de desconforto por refluxo. (eu colocava um lençol dobrado, já dava uma altura boa sem escorregar. ele dorme de bruços? ajuda muito quando o nenem já consegue, vai tentando durante o dia.. ruido branco, ilumina ção minima, só se for de cores quentes, como vermelho, faz ficar confortável, mas só use se precisar. banho com camomila ajuda o bebe a relaxar. se ele é apegado a sua esposa e chora por que a quer, pede pra ela fazer uma corrida com uma camiseta, deixa bem fedorenta, sim, os bebes adoraam o cheiro da mamae, eu fiz isso, colocava do lado dele no berço, e ele dormia super bem (ou desmaiava, nunca saberemos). usa chupeta? ajuda viu. depois pra tirar é uma merda, mas da vida aos pais cansados nessa fase que parece que vamos morrer de cansaço e insonia. usa da mam perfect que não afeta a formação dos dentes, so que custa um rim. mas ja compra duas. tudo passa, e vcs vão esquecer muito em breve desse caos, digo isso porque tenho um de 2 anos e meio, uma de 1 ano e estou gravida de 2 meses, se eu lembrasse do que vc esta passando não estaria gravida. criança melhora sua vida, faz voce ser de alguem, não só de si mesmo, foque em criar com amor, o maximo de paciencia que puder e sim, seu filho precisa saber os seus limites, pq todo mundo tem, mas isso é conversa para daqui a pouco. por enquanto assista e aproveite como puder, já já passa.
Ele tomou as vacinas de 4 meses nesta semana, mas o sono piorou e os choros começaram dias antes das vacinas.
Eu realmente noto a gengiva mais próxima dos últimos dentes mais esbranquiçada, talvez já tenha dentes pra nascer, vou avaliar com a pediatra. Sobre o refluxo, não sei como avaliar, mas acho que não tem contra-indicação inclinar o colchão, na verdade enquanto ele dormia no moisés, sempre deixávamos com uma inclinação.
Ele está na fase de rolar durante o sono e as vezes acaba ficando de bruços, daí minha esposa fica louca com medo dele sufocar.
Tentamos sem a chupeta, mas vimos que às vezes nada acalmava então era ligar o F e deixar usar a chupeta ou ter um infarto rs. A que comprei até agora foi da Avent, vou ver essa outra marca.
Apesar de tudo, não me arrependo de nada e se depender só de mim, certamente teria um segundo e talvez um terceiro. Vamos ver se terei saúde pra tudo isso rs.
No mais, parabéns pelo terceiro e obrigado pelas palavras, assim como as outras pessoas que responderam esse pai de primeira viagem. :D
Deixe chorar por 5 minutos.. faça um novo check.. Deixe chorar por 7 minutos.. aumente o tempo, e ele entendera que quanto mais chora sem motivos menos atenção recebera.
É ESPERADO nesta idade marcos de desenvolvimento, e o sono "piora".
Sugiro acompanhar no IG "pediatra Tiago Vanucchi", "uma mãe pediatra - MARI RIOS", "Dra Perola Zupardo Pediatra", "Flavio Melo Pediatra", "Reginaldo Freire Pediatra".
Todos falam bastante de NEUROCIÊNCIA das idades dos bebês, sem abordar treinamento e outras coisas duvidosas. (eu sei, o que vocês mais querem é dormir, mas a gente também tem que respeitar o bebê)
Algumas crianças choram quando colocadas para dormir.
Normal isso.
Elas lutam contra o sono. E nessa fase eles aprendem que é melhor ficar em posição vertical. Se vc coloca eles deitado no colo, choram porque querem ficar em posição ereta (mesmo que o corpinho deles seja bem mole ainda).
A melhor tática, caso seja horario de dormir, é deixar chorar. E evitar quebrar os horarios, por exemplo: sempre fazer dormir no mesmo horário.
Atenção!
Você precisa estar logado para compartilhar promoções e avalições!
Atenção!
Você precisa estar logado para comentar ou responder!
Já verificaram se é cólica? Fralda sujinha? Prezem por criar rotina de sono, por exemplo: durante o dia mantenham a iluminação natural e deixe o bb exposto, a noite sem luz e sem barulho...
No mais paciência, pode acreditar as vezes é só uma fase que o BB passa, sei que é cansativo, mas tenham paciência que passa.
A fase das cólicas passou. Já tinha quase um mês que era só paz, daí de repente virou o caos. Fralda já foi trocada mesmo como o mínimo de xixi e nada.
Sobre a iluminação, quando começa a anoitecer deixamos as luzes mais fracas acesas e a casa toda usa lâmpadas de tonalidade mais amarela (luz quente)
na moral, só com o tempo você adquire experiência, meu primeiro filho foi sofrimento desgraçado, colocar na cama era uma desgraça, minha segunda filha praticamente jogo ela na cama e ela continua dormindo, tudo prática. claro que fatores, por exemplo, como dentinho nascendo não tem oque fazer.
Quer um truque fácil para resolver isso, bota colchão no chão, e deita com a criança é mais fácil dela continuar dormindo se deitar junto e ir "soltando" dela aos pouco, com um pouco mais de idade você simplesmente não embala a criança para dormir, apenas deita na cama e espera que ela venha se aconchegar em você e dormir, com o tempo a criança vai sozinha no cantinho da sonequinha, aqui funcionou assim a partir de 1 ano 1 ano e meio
Outra ferramenta que uso bastante é a rede, minha menina de 1 ano apago ela no colo, boto na rede, se ela acordar eu balanço um pouco a rede e deixo ela lá, a bixinha quando acorda desce sozinha da rede e vai até meu escritório avisar que acordou.
Aqui pra completar, o bebê tá na fase de ficar girando o corpo durante o sono e virar de barriga pra baixo, daí a esposa fica acordando (e me acordando) toda hora com medo do bebê sufocar.
Coloca alguns travesseiros, próximos a nenem que evitar virar sozinha. Meu filho tem 6 anos, e até hoje gosta de dormir rodeado de travesseiro. kkkk Coloca um ursinho ou algo assim, para ela abraçar tb, pra ela ter o que pegar
editado em 19 de fev. de 2025 08:02Colo, acolhimento, chupeta e esquecer da vida enquanto estiver ali. Paciência acima de tudo e em pouco tempo vc vai apreciar ter que fazer isso com seu bebê. Não é fácil, não é simples e nem existe fórmula certa. Mas é bom demais!
Realmente não é nada fácil. A patroa principalmente tá ficando esgotada, mesmo eu ajudando uma hora ou outra durante o expediente de trabalho, o que acaba me exigindo jornadas de 9 a 10 horas por dia na frente do Pc pra compensar as pausas.
Outra ideia que funciona bem é comprar uma bola de pilates (das maiores, 75cm+) e usar para ninar o bebê no seu colo. Tem o problema de "viciar" e tal, mas é um calmante imediato que ajuda no desespero. Vale a tentativa.
Tem uma bola dessas aqui, não sei se é desse tamanho, mas vou conferir e tentar. O não eu já tenho rs
É assim mesmo. Depois piora.
Valeu pela frase motivacional :thumbsup:
Só tive serenidade quando aceitei que podia ficar pior.
Meu filho mais novo, já com seus 2 a 4 anos, pedia água dormindo em intervalos 1 a 2 horas (água água água água água água) - era igual aqueles caras que vendem água na rodoviária. Aí eram trocas de fralda a cada 2 horas mais ou menos. Isso foi por muito tempo. Mas assim, superamos isso. Sobrevivemos.
Tenta comprar algo que produza ruido branco, aqui ajudou com a minha filha nessa época. De qualquer forma, uma coisa te digo: Tudo é fase, logo isso ficou para trás. Aproveite cada segundo, as noites sem dormir não são infinitas.
Cada fase que se inicia é um novo sentimento de impotência, daí quando passa vem a sensação de alívio e de vitória (porque não tive um infarto, sobrevivi) kkkk
Mas é tenso
A paternidade só é difícil para aqueles que são bons pais, segue em frente, vc tá no caminho certo.
valeu :pray:
Esse é um dos maiores saltos.. 4 meses, aqui foi a mesma coisa.
Paciência, amigo!
ô....tô tentando rs
já vou até no cardiologista amanhã kkkkk
Além de tudo que foi dito, procure revezar nos cuidados, senão ninguém aguenta... A mãe amamentou, o pai fica com a criança pra arrotar e fazer dormir... E por aí vai!
Vai passar, acredite!
Como a turma toda disse: vai passar. Tenha força, apoie a mãe e jajá vão conseguir respirar.
fazer um charutinho de pano costuma acalmar
já tentou ai? no youtube tem vídeo explicando como faz
o charutinho funcionou com ele até o início do segundo mês talvez, depois disso, parece que o garoto vai virar o Hulk de tão puto que fica quando tá se sentindo preso kkkkk e o tal do som do Shhhh (shushing), o garoto grita ainda mais alto :facepalm:
sei que cada criança responde de formas diferentes, mas tá complicado descobrir a forma ideal pra ele....vamos ver nas próximas semanas.
Acho que a próxima tentativa será sair de carro com ele, pq normalmente dorme quando temos que levar pras consultas.
Embala na rede
Contrata uma consultora de sono. Melhor 700 reais que investi. Minha filha de 13 meses acordava 12x a noite. Fizemos as modificações sugeridas por ela (que não incluiam o método americano de largar a criança chorando sozinha ate dormir rs), houve choro, mas minha filha aprendeu a dormir sozinha. Acho que o melhor foi a consultora dando suporte emocional pra minha esposa encarar o processo. Não tem jeito, qlqr mudança vai ter choro da criança.
Contratei de novo a mesma consultora quando meu filho fez 6 meses. Fizemos algumas coisas que ele aprendeu a dormir no berço, ele tinha o mesmo comportamento que voce relatou.
Se não tiver sogra ou mãe pra transmitir a experiência, é isso, pq na real a consultoria é ensinar como os antigos faziam, como nós fizemos quando bebê.
Não exatamente. Muitos antigos não tem noção da necessidade de higiene do sono. Tem muito conteúdo no Instagram também.
Boa tarde. Tem o contato? Uma conhecida tá precisando.
É meu amigo, cada fase que passa você acha que ta na nova pior fase hahahaha o meu ta fazendo 2 anos e ta na fase de brigar e fazer birra por tudo, é punk a vergonha na rua, mas tudo passa! Eu diria que é tentar encontrar algo que acalme o bebê e faça isso, o meu era ficar cantando.
É o que eu falei acima... Imagine que vai ficar pior... A expectativa de que os problemas passarão consome mais da gente que o problema em si.
Bebê de 4 meses é isso. Se bota na cama, berra. Se pega no colo, parece que tá na cama.
Já tem um ritual de sono com passos anteriores à ir para a cama? Se não, é hora de começar. Se já tem, faça adaptações com brincadeiras "calmas", historinhas ou músicas (a voz de vocês vai acalmar ele em 90% das vezes, se ele não estiver com um nível de cortisol caótico - o tal do efeito vulcão).
Com minha filha, criamos o ritual (reduzir luzes, brincadeira calma, banho, leite, colo, cama). Inclusive nas sonecas do dia, tinha o mesmo ritual (exceto as luzes).
As sonecas da tarde ela tinha sono mais leve (com 4 meses ela ainda tirava duas, uma de manhã e uma no meio da tarde - e começou a dormir a noite toda no dia exato em que fez 4 meses). Independente do horário, se ela percebesse que era para dormir, ela começava a reclamar. Então fazíamos pequenas brincadeiras para ela desassociar.
O mais importante é entender que ele precisa dormir durante o dia, para que a noite ele consiga dormir melhor (com menos cortisol no sangue). Sonecas por volta de 40 min é o suficiente para um ciclo de sono nessa fase.
Plus: nem tudo funciona, mas ter um ritual de sono resolveu grande parte dos problemas com sono. Fazíamos o mesmo ritual em literalmente todos os lugares que íamos (casa da sogra, hotel, roça, casa de amigos) e tinha dias que demorava mais para dormir, às vezes acordava durante a noite, por não ter gastado energia suficiente durante o dia ou por não ter tirado alguma das sonecas (+cortisol = noite mais agitada).
A principal "dica" que tenho é: paciência. Se precisarem fazer algo após colocar ele para dormir, vai deixar vocês mais estressados. Então, enquanto estiver no processo para ele dormir, faça um "big F" para o restante ou deixe outra pessoa assumir no momento, pq pro teu filho, a única necessidade que importa, é a dele.
Eu assumi essa task aqui em casa, então todas as "horas de dormir", eu quem fazia. Foi bem desafiador, mas com o tempo ficou mais tranquilo e me permitiu uma conexão muito grande, que dá frutos até hoje com ela.
Estamos tentando fazer adaptações também, alterar o horário do banho principalmente, pois do período da tarde pra frente até a troca da fralda às vezes rola um nervosismo. Até pensei que poderia ter algo incomodando, seja no sentido de alergia ou tamanho da fralda, mas nada de vermelhidão e ele vem usando fraldas consideradas muito boas, sempre respeitando o peso ideal. Na verdade durante o dia, a Huggies teve que já ir pro tamanho M por ela ser menor que a Pampers que usamos de noite.
Ele normalmente tira duas sonecas de manhã (acorda, mama, troca de fralda, soneca, e repete 1x) e uma no final da tarde após o banho, mas nessas últimas duas semanas tem sido um desafio manter essa rotina. Mesmo no início da manhã ele tem chorado pra tirar a soneca, e mesmo com muita dificuldade, quando dorme, acaba acordando com poucos mínutos.
Não tem receita de bolo, mas a partir de 4 meses eles começam a querer mais interação com a gente, e consequentemente isso faz eles não quererem dormir, justamente para aprender mais sobre o mundo e sobre eles mesmos.
O número de sonecas tende a diminuir a medida que ele for crescendo, então se as duas da parte da manhã estiverem muito difíceis, talvez ele já esteja no salto para ficar mais "ativo", e fazer apenas uma de manhã e uma de tarde.
Não lembro exatamente como foi, mas com minha filha rolou isso... as duas sonecas da parte da manhã já não funcionavam, gerava mais estresse do que descanso. Então começamos a alterar a rotina com mais tempo de brincadeiras e com 4 meses já fazíamos dois passeios ao livre (quando possível, um de manhã e um no fim da tarde). A gente começava o ritual por volta das 19:30, então a última soneca rolava por volta das 14:30/15h, pra ela não ficar muito estressada na hora de dormir.
Se ele está acordando com poucos minutos, pode ser o tal do "salto" ou ele não está conseguindo fazer a transição para o sono profundo (após +/-20 min de sono). Nesse caso, é melhor ficar com ele até ele transicionar para o sono profundo e depois sair (daí tu vai ter de 15 a 20 min de respiro nessa fase kkkkk). Depois ele reaprende a entrar em sono profundo sem ajuda/companhia
Muitas dicas boas e experiências interessantes.
O que eu sempre falo hoje é “não ficar preso a fórmulas”, seja de livros, de outras pessoas, até de profissionais... ouça tudo e aprenda com todos, com as experiências ruins e boas... e faça experiências pra ver o que dá certo com o seu filho rss!!
Nossa experiência com a nossa filha só foi mais difícil porque a gente teve alguns pensamentos mais firmes em relação a algumas coisas (“não pode dar chupeta por isso e por isso...”, não pode dar mamadeira enquanto amamenta porque vai perder a pega do seio, etc etc).
Como muitos já disseram, são fases, e vocês precisam ver o que gera menos desgaste pra vocês (porque o desgaste já é inerente à situação, então, a gente não pode gerar mais desgaste ainda!).
Se não usa chupeta e tiver que dar, então dá a chupeta! ...dá mamadeira se isso deixa o bebê mais tranquilo!
No meu caso, minha filha com 4 meses simplesmente não ficava no meu colo na posição de dormir... ela ficava no colo da minha esposa, mas no meu ela empurrava e não queria ficar... Minha esposa precisava dormir, pois a falta de sono já estava prejudicando a produção de leite. O que eu fiz foi colocar a minha bebê no bebê-conforto e ficar balançando até ela dormir... kkkkkkk Minha esposa ria de mim e brigava ao mesmo tempo, dizendo que eu ia criar uma “mania” nela... Mas funcionou rss! Minha esposa conseguia dormir e eu conseguia colocar a bebê pra dormir... depois era só tirar do bebê-conforto e colocar no berço. Depois de um tempo ela já passou a aceitar ficar no meu colo pra dormir e eu dispensei o bebê-conforto para esse caso! hahahaha
Não tinha pensado nessa possibilidade do bebê conforto, vou tentar, vai que funciona. No carro pelo menos ele praticamente sempre dorme.
Sobre chupeta, até tentamos ir sem, pois minha sobrinha não usou, porém ele sofria muito com cólicas, e a chupeta ajudou bem por causa da succção acalmá-lo.
Realmente não há uma fórmula pro sucesso nesse caso, são muitas particularidades.
Uma mamãe falando aqui. Eu sei que já teve colicas, mas as vezes, por conta de algum salto, vacina, as colicas voltam, pense nisso. tem crianças que os dentes nascem mais cedo, verifique essa possibilidade. se for, camomilina C, alem de ajudar na dor local, ajuda no soninho. incline o berço um pouquinho, para o caso de desconforto por refluxo. (eu colocava um lençol dobrado, já dava uma altura boa sem escorregar. ele dorme de bruços? ajuda muito quando o nenem já consegue, vai tentando durante o dia.. ruido branco, ilumina ção minima, só se for de cores quentes, como vermelho, faz ficar confortável, mas só use se precisar. banho com camomila ajuda o bebe a relaxar. se ele é apegado a sua esposa e chora por que a quer, pede pra ela fazer uma corrida com uma camiseta, deixa bem fedorenta, sim, os bebes adoraam o cheiro da mamae, eu fiz isso, colocava do lado dele no berço, e ele dormia super bem (ou desmaiava, nunca saberemos). usa chupeta? ajuda viu. depois pra tirar é uma merda, mas da vida aos pais cansados nessa fase que parece que vamos morrer de cansaço e insonia. usa da mam perfect que não afeta a formação dos dentes, so que custa um rim. mas ja compra duas. tudo passa, e vcs vão esquecer muito em breve desse caos, digo isso porque tenho um de 2 anos e meio, uma de 1 ano e estou gravida de 2 meses, se eu lembrasse do que vc esta passando não estaria gravida. criança melhora sua vida, faz voce ser de alguem, não só de si mesmo, foque em criar com amor, o maximo de paciencia que puder e sim, seu filho precisa saber os seus limites, pq todo mundo tem, mas isso é conversa para daqui a pouco. por enquanto assista e aproveite como puder, já já passa.
Ele tomou as vacinas de 4 meses nesta semana, mas o sono piorou e os choros começaram dias antes das vacinas.
editado em 20 de fev. de 2025 11:15Eu realmente noto a gengiva mais próxima dos últimos dentes mais esbranquiçada, talvez já tenha dentes pra nascer, vou avaliar com a pediatra. Sobre o refluxo, não sei como avaliar, mas acho que não tem contra-indicação inclinar o colchão, na verdade enquanto ele dormia no moisés, sempre deixávamos com uma inclinação.
Ele está na fase de rolar durante o sono e as vezes acaba ficando de bruços, daí minha esposa fica louca com medo dele sufocar.
Tentamos sem a chupeta, mas vimos que às vezes nada acalmava então era ligar o F e deixar usar a chupeta ou ter um infarto rs. A que comprei até agora foi da Avent, vou ver essa outra marca.
Apesar de tudo, não me arrependo de nada e se depender só de mim, certamente teria um segundo e talvez um terceiro. Vamos ver se terei saúde pra tudo isso rs.
No mais, parabéns pelo terceiro e obrigado pelas palavras, assim como as outras pessoas que responderam esse pai de primeira viagem. :D
Aceita que doi menos, fase complicada mas é muito boa.
A minha tem 10 anos mora em outro estado e quando vem pra ca é so alegria
fica tranquilo
vai assim até 6 anos
depois piora
Check!
1 - É fome?
2 - Febre?
3 - Cólica?
Deixe chorar por 5 minutos.. faça um novo check.. Deixe chorar por 7 minutos.. aumente o tempo, e ele entendera que quanto mais chora sem motivos menos atenção recebera.
nem todos tem maturidade pra receber este conselho antigo, só querem médicos do IG
É ESPERADO nesta idade marcos de desenvolvimento, e o sono "piora".
Sugiro acompanhar no IG "pediatra Tiago Vanucchi", "uma mãe pediatra - MARI RIOS", "Dra Perola Zupardo Pediatra", "Flavio Melo Pediatra", "Reginaldo Freire Pediatra".
Todos falam bastante de NEUROCIÊNCIA das idades dos bebês, sem abordar treinamento e outras coisas duvidosas. (eu sei, o que vocês mais querem é dormir, mas a gente também tem que respeitar o bebê)
editado em 21 de fev. de 2025 11:43espera fazer 3 anos kkk normal isso procura seu problema no google babycenter.. 1000 pessoas iguais
Aqui o sono so melhorou depois do desmame noturno... aconselho após a introdução alimentar, desmame só a noite, durante o dia até dois anos.
Algumas crianças choram quando colocadas para dormir.
Normal isso.
Elas lutam contra o sono. E nessa fase eles aprendem que é melhor ficar em posição vertical. Se vc coloca eles deitado no colo, choram porque querem ficar em posição ereta (mesmo que o corpinho deles seja bem mole ainda).
A melhor tática, caso seja horario de dormir, é deixar chorar. E evitar quebrar os horarios, por exemplo: sempre fazer dormir no mesmo horário.