Comentários comentar

Caracas... será que ela não consegue provar venda casada? Venderam o bem e condicionaram a venda a contratação do crediário?

Rafa Squall @rafasquall - 2 meses atrás

Acho difícil brother, ele meio que fez por livre e espontânea vontade, caiu na lábia e deu bom pro vendedor

Será que foi livre e espontânea vontade ou livre e espontânea pressão? Pesquise por casas bahia venda casada.

jmmadruga @jmmadruga - 2 meses atrás

@esquerdista ajuda o amigo se possível?

Rafa Squall (@rafasquall), espero que esteja bem!

Li atentamente seu relato e fico espantado com o fato de muitos lojistas ainda insistirem em adotar políticas comerciais que contrariam o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a boa-fé e os costumes. Seu parente não deveria ter adquirido o produto nessas condições, uma vez que isso o coloca em extrema desvantagem. Vou orientá-lo sobre como agir nessa situação para auxiliar seu parente.

As compras presenciais não são contempladas pelo direito de arrependimento previsto no artigo 49 do CDC. Isso significa que, ao comprar em loja física, o cliente não pode simplesmente desistir da compra. No entanto, com base no seu relato, me parece evidente que houve informação enganosa (ou sua omissão) por parte do vendedor, o que pode caracterizar má-fé e tornar a negociação inválida.

Sugiro que, inicialmente, tente negociar com a loja a devolução do produto. Leve o notebook nas mesmas condições em que foi retirado e explique que seu parente está em clara desvantagem. Converse com o gerente e solicite a devolução do produto ou, ao menos, um abatimento das taxas de juros cobradas. Também verifique se seu parente não adquiriu algum seguro embutido na compra – algo muito comum nesse tipo de loja.

Diga que o artigo 39 do CDC proíbe que lojistas se aproveitem da vulnerabilidade do consumidor por meio de práticas abusivas. Deixe claro que o valor final cobrado excede em muito o preço de mercado do notebook, o que pode caracterizar o chamado "vício do consentimento", tornando o contrato nulo.

Caso a loja se recuse a atender à solicitação, procure o Procon da sua cidade e registre uma reclamação. Nesses casos, o órgão costuma intervir com boas chances de solução. Leve a nota fiscal de compra, documentos pessoais e relate como o vendedor induziu seu parente a adquirir o produto sem tempo hábil para refletir sobre as parcelas.

Se nada disso resolver, seu parente pode buscar o Juizado Especial Cível da sua cidade e ingressar com uma ação contra a empresa. Junte provas como áudios, protocolos de atendimento, nota fiscal ou até mesmo testemunhas. O mais importante é demonstrar que ele aderiu a um contrato extremamente oneroso e desvantajoso.

Se precisar de ajuda para conversar com o gerente, pode me marcar aqui que oriento como proceder.

puternic @puternic - 2 meses atrás

Brabo d+!!!

Esse comentário vale ouro !!!

Garfield @garfield - 2 meses atrás

Eu acho que o único jeito é forçar a quitação antecipada. Se a pessoa não tiver tudo, tomando um CDC ou consignado.

Garfield @garfield - 2 meses atrás

Isso porque pelo menos bancos são obrigados a oferecer meios de quitação antecipada que dispensam os juros.

Rafa Squall @rafasquall - 2 meses atrás

Acredito que seja a melhor solução mesmo tentar quitar hoje

Edqz @edgoqzzz - 2 meses atrás

Cara, que absurdo. E se ele relatar que o aparelho deu defeito, será que é possível pedir a devolução? Da pra inventar uma história que o aparelho deu tela azul várias vezes. Torcendo aqui para ele resolver isso!

Felipe S. @ssfelipe - 2 meses atrás

Ainda está na garantia, o fornecedor poderia tentar consertar ou trocar por outro.

Edqz @edgoqzzz - 2 meses atrás

Acabei de ler aqui. Aparentemente quando o produto apresenta um defeito em 90 dias (bens duráveis) a loja tem que aceitar a devolução. A questão é achar um defeito que eles não possam se esquivar.

Rafa Squall @rafasquall - 2 meses atrás

Até passou pela minha cabeça, mas o notebook tá zero, rs

P2 @fxrcygdo - 2 meses atrás

Segundo pesquisas eles renegociam, não custa tentar, se não der certo parte pra denúncia, portal de renegociação da Casas Bahia, onde você pode explorar diferentes opções de parcelamento e simular qual delas se adequa melhor às suas necessidades financeiras. O portal está disponível em: http://renegocie.casasbahia.com.br

Fonte: https://www.reclameaqui.com.br/casas-bahia-lojas-fisicas/...

editado em 14 de fev. de 2025 07:53

De 3 mil para 9 mil parcelados, seria uma taxa de 15% ao mês. Meio estranho isso.

Sugira a ele a registrar o preço do produto à vista e, se for realmente esses 3 mil reais, tem duas coisas a se fazer.
Entrar com uma ação de juros abusivos ou contratar um empréstimo com taxa melhor e quitar à vista o financiamento da loja à vista (é um direito antecipar tirando todo juros). Eu optaria pela segunda opção.

Rafa Squall @rafasquall - 2 meses atrás

Se isso for realmente viável, acho que é a melhor solução (a segunda opção), muito obrigado.

Instigador @qnsfypc - 2 meses atrás

Liga no Procon da sua cidade (151), eles dão orientação correta dos seus direitos e as possibilidades nesse caso.
Me parece q vc pode solicitar o cancelamento baseado nisso:
Artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) proíbe cláusulas contratuais abusivas.
IV - estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a eqüidade;

se pesquisar "Casas Bahia Juros Abusivos" no jusbrasil vai encontrar mais de 10k ações

jon_lord @jonlord - 2 meses atrás

O que ocorreu foi provavelmente a venda de alguns seguros como "garantia extendida", "seguro odontologico", "seguro de vida", "seguro de morte", "seguro residencial,... ou TODOS eles juntos. Liga e fala que se assinou sem ler e/ou o vendedor não explicou direito e que deseja cancelar os seguros, acredito que deve dar uma reduzida de 50%.

jon_lord @jonlord - 2 meses atrás

Inlcusive já aconteceu com minha mãe na Riachuelo, ela foi lá comprar uma roupa e o caixa empurrou um seguro . Liguei pra lá e cancelaram e estornaram as parcelas que foi pago. Foi simples e rapido.

Rafa Squall @rafasquall - 2 meses atrás

Agora pouco me mandou a nota da loja, aquelas tipo de mercado, tá 2999 o valor total. Dentre as sugestões, achei interessante a possibilidade de conseguir pagar os 3k a vista, se for possível, pelo menos ela consegue emprestado esse dinheiro pagando com menos juros. Será que indo lá hoje, um dia depois, é possível pagar esse valor total de uma vez e quitar? Ou eles tão presos nesse financiamento?

O artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor (CDC – Lei n. 8078 de 11 de setembro de 1990) diz: É assegurado ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos. Isso vale para qualquer modalidade de crédito.

Como se passou pouco tempo, o saldo devedor tem que estar próximo de 3000. Não deixe eles o enrolarem.

Rafa Squall @rafasquall - 2 meses atrás

Obrigado mano, vou utilizar isso hoje.

lwmirkk @66hnac7t - 2 meses atrás

Se tem menos de 7 dias, pode devolver, não?

Instigador @qnsfypc - 2 meses atrás

compra presencial não pode

Loja física não tem esse direito de arrependimento.

lwmirkk @66hnac7t - 2 meses atrás

Não é obrigatório a loja aceitar, mas já devolvi produto em loja física no ponto frio que é mesma empresa das casas Bahia

Sim, é opcional. Assim como as lojas que permitem a troca de itens com 30 dias.

Chama o Ben Mendes ou o Russomano

Ou siga o Dr. Fran em todas as redes sociais

Rá! @Yeye - 2 meses atrás

Tenho vontade de ter 5 minutos de trocação sincera com esses dois, juntos!!!!
Não confunda com troca-troca!

Só quem confunde é o Instigador

puternic @puternic - 2 meses atrás

Cara, ajuda esse seu parente. Como um outro colega disse nos comentários, eles aceitam, se você souber conversar, a devolução de produtos adquiridos em lojas físicas (um caso desse ocorrido no reclame aqui a seguir https://www.reclameaqui.com.br/casas-bahia-lojas-fisicas/... ) . Minha sugestão: faça uma reclamação no reclame aqui e, concomitante a isso, vá na loja hoje pela manhã. Não faça empréstimos nem outra coisa (somente devolva o equipamento e pegue o compravante do cancelamento) . Esse valor está totalmente fora de qualquer razoabilidade.... Eu mesmo já fiz esse trâmite para uma compra nas casas Bahia (enganaram minha sogra com um monte de seguro numa compra boba e a vista - resolveram na hora sem questionar). Quando seu parente conseguir devolver esse note, volte aqui no fórum que ajudamos ele a comprar um notebook melhor do que esse de 3k da lenovo (eu até sei qual que é sem você falar), por um valor menor. Mande notícias e espero que dê tudo certo.

akumaevil @akumaevil - 2 meses atrás

Pode voltar e tentar devolver, não são obrigados mas podem fazer, caso negativo, se tiver paguem tudo antecipado, se não tiver tente com algum amigo parente pra emprestar, se ninguém tiver, pega um empréstimo de 3mil no banco por 12x, melhor pagar uns 4~5k que 9k e fica a lição.

Adriano @144aqini - 2 meses atrás

minha avó tem cartão de crédito e sempre que vai na casas bahia o vendedor sempre induz ela a comprar no carnê e ela compra

puternic @puternic - 2 meses atrás

É muita sacanagem o q essa turma faz com seus consumidores .... Graças a Deus, o mercado já está dando um jeito de eliminar essas lojas do mercado. Pelo menos aqui em BH, boa parte das lojas desse estilo fecharam ... Os caras ao invés de carregar no colo o público que ainda tem (classe D e E), só querem saber de enfiar na turma um monte de ***** (autocensura rs). Enfim, casas bahia, ponto frio e afins tem mais é que se lascarem ...

A senhora que trabalha lá na casa da minha sogra comprou um fogão há uns 7 anos que valia 900 e parcelaram para ela pagar 1800 ao todo.
Meu cunhado ficou sabendo e fez o que eu comentei acima. Quitou para ela e foi descontando valores mensais.
A maioria das pessoas não tem noção da taxa de juros que está embarcada em um parcelamento e qual seria a taxa de juros justa. Como muita gente não tem acesso a cartão de crédito por N motivos, pagar parcela no carnê é a única opção.

Rafa Squall @rafasquall - 2 meses atrás

Pessoal, fui ontem a noite com os parentes, o vendedor que havia sido super simpático no dia anterior, de imediato falou somente "é só com o gerente".

O gerente com um sorriso mega debochado a todo momento ouviu o relato e foi irredutível em relação à devolução, "Não aceitamos devolução por arrependimento", "quem tem que fazer as contas do valor final é o cliente, a gente não tem que falar o valor total", "o cliente tirou foto, assinou e aceitou os termos", percebendo que não ia ter desenrolo com ele, questionei se havia a possibilidade de mudar a forma de pagamento, ele disse que tem 7 dias. Tentativas de falar de CDC, de falar que venceu um notebook de 3k por 9k, de dizer que se fosse a mãe do cara ou um parente, foram totalmente ignoradas com um sorrisinho superior de quem sabe que tá respaldado pela lei provavelmente e sabe que ferrou alguém e não tá absolutamente nem aí. Disse que iria pensar o que fazer e lá fora da loja, aos prantos, a pessoa que comprou disse que não assinou nada, jurou de pé junto.

Voltei sozinho pra loja, com toda educação tentei pleitear novamente a devolução, informei que ela não tinha assinado nada e ele com o mesmo deboche e sorriso disse que ela assinou sim, se não, não haveriam autorizado em sistema. Solicitei ver a assinatura, ele disse que não tem que mostrar nada, eu que tenho que provar que a pessoa não assinou, ele nem deveria estar falando comigo porque nem fui eu quem comprou, chamei ele de mano (uso mano, cara, brother, como vírgula ainda mais nervoso), expliquei que usava gírias e ele disse que não trabalhava com gírias. Por fim ele cagou grandão e eu fiquei puto o suficiente pra não querer voltar lá, dando o braço a torcer e passar meu cartão de crédito. Levantei e ia sair, ele me chamou de chefe, falei que não era o chefe dele e ele finalizou com um "foi mal, MANO".

Na moral, deu muita vontade de voar no pescoço dele, mas só fiquei absurdamente puto no fim das contas, não resolvi nada e vou ter que acabar voltando lá pra passar o meu cartão de crédito e dar o braço a torcer.

Rafa Squall @rafasquall

É por essas e outras que há anos não compro mais nada de eletro eletrônicos em lojas presenciais. Além do atendimento ruim na maioria das vezes, o pós venda é péssimo.

O senhor gravou a conversa com o gerente? Disse que iria no PROCON? Pelo que entendi, vai trocar a forma de pagamento para pagar somente os R$3000, correto?

Rafa Squall @rafasquall - 2 meses atrás

Cara, também não compro há anos e meio que sou o "consultor" da família, sempre me procuram quando querem comprar algo, eles também , mas quiserem fazer algo por eles mesmos, é fogo, da pena de ver eles.

Minha esposa gravou um trecho mínimo, segundos.

Mencionamos procon, Justiça e ele falou que estamos no direito de procurar tudo isso (com o sorrisinho debochado).

Inclusive @esquerdista, muito obrigado pelas orientações, na hora do nervoso ficou difícil seguir à risca.

Mas até pra preservar eles que já estão envergonhados, acredito que vão preferir que eu passe no meu cartão os 3 mil mesmo (embora saiba que não vale isso)

editado em 15 de fev. de 2025 20:10

Rafa Squall @rafasquall

No momento da tensão fica difícil dialogar mesmo. Mas quero parabenizar o senhor por estar disposto a ajudar esse seu parente. Sua atitude nobre é exemplo a ser seguido

Digo sempre para meus clientes que mais vale um acordo ruim do que uma briga eterna, pois ele evita dores de cabeça.

Mesmo a gente sabendo que o notebook custaria menos em lojas online, penso ser o melhor caminho passar o valor no seu cartão e torcer que seus parentes aprendam com o erro.

Saúde e paz para o senhor!

Rafa Squall @rafasquall - 2 meses atrás

Obrigado brother. Olhei na página de renegociação e infelizmente lá não há como efetuar esse pagamento do valor de 3k. Vou tentar ir em outra casas Bahia pra ver se consigo fazer isso, se nao der, vou tomar um calmante e encarar novamente o gerente debochado e tentar pagar o valor menor no meu cartão pra resolver isso logo.

Mais uma vez obrigado a você e a todos que deram suas dicas e opiniões na questão.

Certamente isso servirá de lição a todos os envolvidos. Tmj

Mucamo @mucs - 2 meses atrás

É claro que ele é obrigado a mostrar o documento assinado. Para você não, mas leve seu amigo aí com você e peça. Mas ele teria que ser muito burro de não ter mada assinado.

Rafa Squall @rafasquall - 2 meses atrás

Agradeço toda ajuda e interesse de vocês, mas hoje nem tive cabeça pra parar e olhar isso tomado pelo ódio de toda a situação.

Vou olhar o site de renegociação das casas Bahia pra tentar parcelar o valor de 3 e não 9 no meu cartão. Também vou tentar o reclame aqui pra ver se respondem antes disso e aceitam a devolução.

Os familiares em questão, são tios da minha esposa, eles ficaram arrasados quando se deram conta do valor total, não se ligaram na hora. Quando voltei pra falar com eles do gerente ela já estava aos prantos, falando que eu não precisava me preocupar, que ela deu mole e ia dar um jeito de pagar, pra não arrumar confusão...

O vendedor alegou que a foto era pra atualizar o cadastro dela no BANQ (onde foi financiado), a assinatura eletrônica realmente não é dela, mas não há como provar, eles simplesmente de aproveitaram da ignorância e, de certa forma, inocência deles pra empurrar até garantia extendida de 1400 e pouco.

Revoltante saber que esse tipo de coisa deve acontecer todos os dias com várias pessoas que não tem ninguém pra ajudar e acabam se enrolando todas.

Certamente vendedores e gerentes ganham comissão em cima desse tipo de situação.

editado em 15 de fev. de 2025 19:30