Comentários comentar

PauloCesar @paulocizar - 11 meses atrás

Meu sonho ter um desses.

radiobrasil @2rljgvrz - 11 meses atrás

Também queria... mas só pelo raid espelhado

Melhor que espelhamento é paridade. Se tiver muito disco então, dupla paridade. Muita confiança e pouca perda.

Ze Seringa @zeseringa - 11 meses atrás

Curiosidade: qual seria o uso disso pra vcs? Profissional ou pra fazer servidor de arquivo em casa, etc?

radiobrasil @2rljgvrz - 11 meses atrás

Raid 1 no caso seria para dar redundância, ja que os dados são salvos simultaneamente em 2 discos, na falha física de um deles, o outro ainda possivelmente estará com os dados intactos. Uso profissional aqui.

bortao @dkn7zycj - 11 meses atrás

Isso nao deveria custar mais de R$500. Se tem espaço, nao é dificil fazer com um computador antigo. A unica diferença é que é maior, e da mais trabalho configurar o sistema operacional. Mas tem muitos guias por aí que te ensinam.

Wolf @acceptfan - 11 meses atrás

Na real a parte mais "dificil" é achar um pczinho barateza por aqui pq os BR tem apego emocional e colocam pc com core2duo por 1000 conto kkkk

De resto é tetinha configurar, FreeNAS e OpenMediaVault tão aí pra isso... Dependendo da coragem tem o unRAID tbm...

https://www.newegg.com/insider/how-to-turn-an-old-pc-into...

tem algum gabinete que recomendaria?

Wolf @acceptfan - 11 meses atrás

se a ideia for montar com um pc velho, qualquer gabinete baratinho que comporte os componentes, sem muita frescura...

queria algo com hotswap similar a um NAS mesmo,

quem comenta isso não sabe o que um synology faz.

thanatos @thanatos - 10 meses atrás

já vem meio q pronto né, mas nada impede usuário experiente fazer o mesmo num linux bem configurado. E dependendo do hardware da pra rodar o mesmo sistema da synology

continua sendo raid via software, fazer em um pc ou ai é a mesma bagaça, pega um truenas que funciona melhor que isso ai

editado em 15 de mai. de 2023 09:54
radiobrasil @2rljgvrz - 11 meses atrás

Uso atualmente uns iOmega Ultramax, 2 discos (raid 1)... Tem alguma solução barata que seja hardware como esses que uso?

qualquer pc que seja celeron, pentiun, qualquer coisinha roda, só precisa de uma motherboard confiavel,uma placa mae boa, tem algumas mini itx que sao mais compactas. Um storage comprado é de fato mais compacto e bonito, mas usar um SO como pessoal mencionou acima funciona muito bem.

quem comenta isso não sabe o que um synology faz.

Ta meio estranho, ta falando que são 5 baias, mas na foto tem 2 baias, o modelo também acho que está incorreto, não deveria ser DS720+...

Andrey @clsu5fn0 - 10 meses atrás

O marketeiro do marketplace transformou duas baias pra hdd, dois slots m2 e um slot pra ram em 5 baias.

Tenho um da Synology com 4 slots para HD há alguns anos. É fantástico. Uso ele como NVR para minhas 10 câmeras IP e tbm como servidor de arquivos. Com ele é possível substituir o Google Drive principalmente para quem precisa ter acesso a um volume grande de arquivos (500 GB para cima) e não quer pagar assinaturas caras de serviços na nuvem (fora a questão da privacidade). O Sistema da Synology é muito estável. Nunca precisei resetar o aparelho por causa de algum problema. De fato é caro para nós brasileiros, mas suas aplicações e estabilidade tem muito valor para mim.

thanatos @thanatos - 10 meses atrás

assinatura "cara" depende muito do uso. 1TB no onedrive por 5 anos ainda fica mais barato que esse NAS (so falei em onedrive pq vc citou o google drive ali).

Sei não @aaaseinao - 10 meses atrás

sem contar o risco de um hd parar com os arquivos dentro, e até gasto elétrico, google tem redundância

radiobrasil @2rljgvrz - 10 meses atrás

Redundância aqui é Raid 1... tenho hd's externos duplos da Iomega e Lacie.

Meus arquivos que não posso perder de jeito nenhum (coisa de mais ou mesmos 1TB tenho backups sincronizados e 3 outros PCs de eu uso. Fora que o NAS da Synology tem vários recursos de backup dos dados nele armazenados. Drives de nuvem como o GDrive são bem mais viáveis para quem tem pouco pra armazenar e não tem preocupação com privacidade.

Se vc não precisa de um volume grande de dados, realmente compensa bastante essas assinaturas promocionais de OneDrive. Eu mesmo já usei dessas assinaturas por dois anos, mas não gostei pq o OneDrive era muito mais lento nas transferências de dados em relação a encontrada no GDrive e no Dropbox. Como eu estava precisando armazenar mais dados e de ter um NVR, optei pelo NAS. Hoje tenho no meu Synology 2 HD que somados me dão 18 TB de armazenamento. Aí pra mim é muita vantagem, pois tem muitos recursos, como um servidor de mídia Plex. Tudo depende da sua demanda de espaço de armazenamento e número recursos pra saber se compensa ou não.

Eduardo @2sxcjgn6 - 11 meses atrás

da pra fazer com raspberry pi e app subsonic

eu tenho um DS214se.. é velho é lento.. hoje em dia tá mais como storage/backup.. mas o produto é sensacional.. pena que o preço no BR é proibitivo..

radiobrasil @2rljgvrz - 11 meses atrás

Alguma sugestão, hd/case externo para fazer Raid 1 (espelhado 2 discos)?

Lucas @lucaasss - 10 meses atrás

eu tenho um Servidor Nas Lenovo Ix4-300d Storage Center (suporta 12 Tb) para vender...
se alguem tiver interesse, pode pesquisar, tem anuncio dele no ML, tem muitas funções bem legais...

Nuno @npfd - 10 meses atrás

Tenho um Netgear ReadyNAS, pra mim eram os melhores. Uma pena que saíram de linha.

Fabrício Morige @morige - 10 meses atrás

Pra quem quer $$$ aventurar $$$, no AliExpress tem MB já com processador "próprio" pra montar o seu DIY NAS! Formato Mini ITX.