Comentários comentar

Pipoca, olha a pipoca, pipoca... Índio não quer pipoca.

Esse comentário foi desabilitado por ser reportado por diversos usuários!
xaparraL @xaparral - em 28/01/2023

Cirúrgico

Andrei @andreils - em 28/01/2023

É só não submeter sua vida toda à idolatria política de algum lado. Dá pra usar numa boa, achar bonita e sair pela rua, torcer pra seleção... E não ter nada a ver com o Bolsonaro ou com o Lula, pra amar ou odiar a amarelinha.

(palmas) antes do modera apagar e o gado ruminar.

Thiago @nesdrooo - em 28/01/2023

posso perguntar quais as medidas tomadas por esse novo governo que forma boas para o Brasil e sua população?

Andre @goiabakiller - em 28/01/2023

Pode.

Thiago @nesdrooo - em 28/01/2023

quais as medidas tomadas por esse novo governo que forma boas para o Brasil e sua população?

editado em 28 de jan. de 2023 14:53
Jhonny @jhonnymilway - em 28/01/2023

Me faço essa mesma pergunta considerando todos os governos anteriores... agora falar do do atual eu não saberia dizer se está no caminho certo... mas por enquanto no caminho errado não está. Sendo que a única coisa efetivamente ruim que eu vejo, até agora, foi a escolha de alguns ministros como o do trabalho por ex. De resto até o momento igual ao governo anterior.

Povo trabalhando, economia girando... os babacas de sempre so mudaram o discuso... saiu o faz arminha pra entrar o faz o L

editado em 28 de jan. de 2023 15:29
Thiago @nesdrooo - em 28/01/2023
Esse comentário foi desabilitado por ser reportado por diversos usuários!
Jhonny @jhonnymilway - em 28/01/2023

Estou sim. Você realmente te está viajando muito nas ideias... o governo tem um mês. E os efeitos do governo novo serão sentidos daqui 3 a 6 meses. Se você está percebendo tudo isso aí, sinto muito em te dizer mas nesse momento seria reflexo do governo anterior e não do atual. Mas mesmo assim eu não vejo isso daí não... realmente voce está viajando nas ideias... talvez excesso de whatsapp.

Safilo Gomes @jjsafilo - em 28/01/2023

Mais da metade aí fake news que até o meu pai acredita... Kkkkkkkkkk

Cris @43dizsh2 - em 28/01/2023

Mais da metade fake. A o resto informação dos grupos do zap

Thiago @nesdrooo - em 28/01/2023

certo, me diga qual exatamente é fake?

Thiago @nesdrooo - em 28/01/2023

certo, me diga qual exatamente é fake?

- sem aumento para salário minimo
errado: Aumento foi dado conforme LOA de 2022 (a loa é definida no ano anterior) o aumento poderá ser ainda maior caso seja confirmado o aumento de 1320 que pode ser feito até março.
- aumento para juizes

- aumento para bolsa preso
Fake news. O que aumentou (via loa do ano passado também) foi o teto da contribuição que o preso tinha para poder ter acesso ao "bolsa preso". isso quer dizer que o preso que trabalhava de carteira assinada e recebia até 1700 por um período que não me lembro tem direito ao auxílio reclusão que é de 1 salário mínimo (valor fixo e depositado para a família)

- criação de bolso para travestis
Fake news que só acredita quem é muito biruleibe

- desligou as bombas de água da transposição do são francisco
Fake também, governo do ceará já desmentiu a notícia inventada no zap bolsonarista

- reativou o uso de carros pipas com água sem tratamento par ao nordeste
essa eu nem encontrei a fonte da mentira

- uso de aviões para passeio de familiares e amigos com dinheiro publico
sério essa? o governo tem 28 dias e tu quer falar de algo que bolsonaro fez inclusive no último dia de governo indo com o avião da fab para curtir férias (e fugir) dos eua.

- declarou sigilo no gastos com cartão, para que ninguém saiba os valores gastos em festa
Não foi gasto com cartão corporativo, foi a lista de presença no jantar devido a segurança de dados dos representantes internacionais que estiveram no coquetel, todo presidente fez isso.

- tirando dinheiro do Brasil para emprestar para Agentina (que não pagou os emprestimos anteriores) para fazer obras lá, regada de muita propina e desvio de dinheiro
Para explicar isso aqui eu precisaria de muito mais tempo/espaço, mas em resumo o governo ainda não emprestou nada e nem vai, o BNDES não pode financiar empresas internacionais, apenas brasileiras e seguindo duras regras como por exemplo levar mão de obra nacional e comprar insumos aqui. E eu não vou entrar no mérito de países que investem em obras fora do seu país pois a china está literalmente construindo uma nova rota da seda que passa da áfrica, entra na europa e chega na ásia apenas para garantir seu poderio desenvolvimentista, mas brasileiro nunca vai querer ser protagonista, é gostoso ser vira lata.

- tirando dinheiro do Brasil para emprestar para Venezuela (que não pagou os emprestimos anteriores) para fazer obras lá, regada de muita propina e desvio de dinheiro
O governo atual ainda não falou absolutamente nada sobre financiar obras na Venezuela, porém, o que eu acho engraçado é: Literalmente o mundo todo está voltando a negociar com a venezuela, inclusive os EUA hoje é um dos maiores clientes do petróleo venezuelano, mas o Brasil precisa se afastar de um vizinho (literalmente) devido a crise que o país está passando (que é muito complexa e com certeza vc n entenderia).

- Bolsa e economia armargando valores cada vez piores (é desse dinheiro que surgem novas empresas, novos empregos, criação e produção de produtos que consumimos)
"Bolsa amargando valores piores" Onde? Desde a eleição do atual presidente, salvo algumas altas e baixas, a bolsa se manteve estável e eu quero saber qual indicador econômico já se consolidou em menos de 1 mês de governo (ipca, igpm, incc, igp, ipa ou qualquer outro só terá sua primeira análise em fevereiro).

- Empresas fechando as portas, desativando fábricas, isso causa desemprego e aumento de preços dos produtos
Quais empresas fecharam? Quais fábricas? poderia citar umas 10 grandes que tenham fechado? vamos falar de fatos, não de factoides

- Aumento da criminalidade, incentivo a invasão de terras PRODUTIVAS e de propriedade privada
Poderia me dizer onde isso aconteceu? qual dado embasa isso? Quais terras produtivas foram invadidas? posso citar uma: A terra do povo yanomami que foi invadida por garimpeiros que estavam no zap com os militares do governo

- criação de mais ministérios, para mais cargos politicos, com mais gastos de dinheiro publico, mais desvios e roubos de dinheiro publico
Os novos ministérios não oneraram em nada o poder público pois a redução ministerial que houve no governo foi apenas no nome, pois se mantiveram os cargos (8mil militares mamando nas tetas, fora os apoiadores do governo conforme foi descoberto agora uma "jornalista" bolsonarista (negona bolsonarista) que recebia 10800 reais "trabalhando" na TV estatal)

- Imposto de renda até para pessoas que ganham pouco, agora vão ter que pagar mais imposto sobre o salário
Não houve literalmente NENHUMA mudança no IRPF (O que é ruim, pois é necessário corrigir a tabela e falo isso enquanto contador, logo, tenho uma certa propriedade).
Mas sabe quem poderia ter mudado isso, teve 4 anos pra isso e não fez? O ex presidente. E sabe quem foi o último a mexer nisso e corrigir a tabela? Dilma.

- intervensão na policia federal, trocou vários cargos, que investigavam crimes ligados a desvios, que agora nãos serão mais investigados, mais uma vez incentivando crimes no Brasil
Esse aqui é um absurdo sem tamanho.

Enfim, eu nem curto discutir ou brigar na internet, mas o mau caratismo de vocês é algo tão nocivo para a sociedade que a gente precisa aprender a desmentir mentira por mentira até que vocês voltem a ter vergonha de serem burros e se recolham ao esgoto que nunca deveriam ter saído.

Marcelo @arroba - em 28/01/2023

pior é que o amigo fakezista só vai voltar do esgoto quando aparecer uma outra promoção, porque nessa aqui certamente não volta mais. Parabéns pela paciência, eu já não tenho nenhuma.

BJ @bjbadmotherfucker - em 28/01/2023

Parabéns pelo trabalho e paciência.
Eu só chamei de mal caráter ou burro(Deixei ele escolher). É o máximo de atenção que essa corja merece.

Normalmente eu faria isso, mas ou a gente começa a enxotar esse tipo de gente pra fora do círculo social e sem dar espaço para que ele atraia mais algum desavisado ou a gente vai seguir vendo esse bolo crescer.
Muita gente que foi presa nos quebra quebra eram pessoas "normais" há 2, 3 anos e acabaram se lobotomizando na internet e o começo foi em fóruns ou grupos como aqui, onde vc vê um absurdo como esse, ngm retruca e a pessoa pensa "po, esse cara deve tá falando a vdd" e cai no jogo de realidade alternativa que eles inventaram

Então ou a gente corta ou a gente aceita o crescimento

BJ @bjbadmotherfucker - em 29/01/2023

Justo, foi exatamente o que pensei, que todo esse trabalho foi para que terceiros pudessem ler e não propagassem a mentira.

Machuca.... Kkk

Faustino @dtvyqswg - em 29/01/2023

O Thiago deve estar escondido até agora da humilhação que sofreu

JogadorN1 @jogadornum - em 29/01/2023

Parabéns! Trabalho e paciência fenomenal!

Madruga @ramonmadruga - em 30/01/2023

Fala da mudança da lei das estatais... que o vampirão criou e o presidiário já editou pra colocar diretores políticos nas empresas estatais... ou vai falar que é fake news também?

Jhonny @jhonnymilway - em 28/01/2023

Complementando... meu conselho é que vice saia dessa rede de fakenews e diminua o uso do WhatsApp... a maioria do que você cita aí é notícia falsa... lembra do discurso no governo anterior do quanto pior melhor se referindo a quem era oposição? Pois eh
.. agora você é um deles... não seja esse tipo de pessoa.

Will @willyamrg - em 28/01/2023

Sério vc não procura saber se o que recebe pela tia do zap é verdade ou mentira?

O cara é a tia do zap kkkk

Cris @43dizsh2 - em 28/01/2023

Vamos aos fatos .
-Salário mínimo nem foi pago ainda pois janeiro o mês de referência é dezembro ( lembrando que o governa anterior ficou 4 anos sem aumento real, isso pela primeira vez em mais de 20 anos.
- o aumento do teto constitucional foi aprovado pela Câmara dos deputados.
- o que vc chama de "bolsa preso" é um benefício previdenciário ( e tem que preenche muitos requisitos pra receber) é um benefício para os dependentes do preso e não para ele.
-Fake Fake fake...
A bolsa caiu de fato nos primeiros 3 dias do novo governo. O que é natural visto a mudança de cenário. Mas já se recuperou e muito ( acompanho e invisto diariamente ) não é informação mentirosa.
-Aumento da criminalidade kkkkkkkkk
- IR segue o Salário mínimo. Se decida ou aumentou o S.M . ou o IR. Pois a tabela está defasada ( UNICO GOVERNO QUE NÃO ATUALIZOU FOI O ANTERIOR).

E eu espero que vc pesquise mais, como vc disse ao colega. Se informe por favor pois pessoas como vc que são responsáveis pela enorme proliferação de FAKE NEWS

Will @willyamrg - em 28/01/2023

"criação de bolso para travestis" FAKE
https://www.terra.com.br/nos/haddad-nao-anunciou-criacao-...

Will @willyamrg - em 28/01/2023

Vai pegando linha a linha e tudo vai sendo refutado. Vc me dá vergonha

Cris @43dizsh2 - em 28/01/2023

Explique tudo. Mas o moderador me censurou. ??????? Não entendi

Fonte: Arial 11

grep @2qogqaxx - em 28/01/2023

Se restrinja a falar sobre pilhas enelop

Eita amigão, ainda tá nos grupos do zap e compartilhando fake news, né!? Bom, pelo menos não está preso igual alguns coleguinhas kkkkk

Mentolado @mentolado - em 28/01/2023

Vc acha que aqui é o WhatsApp onde os trouxas acreditam nessas merdas que vc inventa? Toma vergonha na cara.

Gigio @gigiogigio - em 28/01/2023

Caro Thiago, até jornalistas esquerdistas estão se arrependendo da cagada que apoiaram mas ainda vai demorar para a massa do povo perceber o que está acontecendo.
A maioria não se importa até que o atinja diretamente.
Defender o direto de expressão, combate a censura, etc só vão sentir quando fizerem uma piada com o governo, algum desafeto denunciar e essa pessoa receber processo ou banimento de rede social.

BJ @bjbadmotherfucker - em 28/01/2023

Rapaz, nunca vi tanta fake news reunida. Ou vc é burro ou mal carater, escolhe aí o que lhe cabe...

Refutado e enterrado. Siga sua vida e se desliga um pouco das fontes que você se informa.
Parabéns @daviferreira pelo trabalho.

tu é um asqueroso rapaz...vai tomar vergonha na cara ao invés de compartilhar um monte de fake news...

Apaga, apaga, apaga... cringe, cringe, cringe... Deleta o ZAP aí. Véi, cê loco, meu! Tadinho!
boatos.org.br
lupa.uol.com.br
aosfatos.org
cnj.jus.br
g1.globo.com/fato-ou-fake
projetocomproca.com.br
apublica.org
e-farsas.com
estadaoverifica

editado em 29 de jan. de 2023 01:52
Cristine @hybridcris - em 29/01/2023

Fonte: Confia! Hahahahaha
Tem gente que perde tanto a noção da realidade, que vem aqui vomitar pseudo fatos, achando que vai incentivar alguém a cair nas suas fake news, e acaba assim, mais um passando vergonha.

Jonatan @zangetsu - em 28/01/2023

Kkkkkkkkkkkk devia fazer stand UP ! Futuro comediante aí..

Jhonny @jhonnymilway - em 28/01/2023

Não entendi. Qual seria a graça? O camarada ai nas repostas que argumentar com basicamente 100% de fake news e eu sou o comediante? Apenas vejo o copo meio cheio eu não sofri lavagem cerebral pra pensar que a esquerda não presta... Na minha visão tanto faz esquerda ou direita...desde que o pais caminhe... Se usar um pouco o cerebro e começar a pesquisar um pouco vai ver o discurso de empresarios fieis apoiadores do governo anterior apoiando o governo atual. Sabe o pq? pq não importa quem esta no governo desde que as coisas caminhem. E é o que esta acontecendo... ate o momento... Falam para eu pesquisar, mas não ´€ bem eu quem tem que pesquisar... comecem a dar uma olhada na opinião de economistas, empresarios... leiam boletins técnicos enviados pelos bancos e em contrapartida leiam menos m\noticias em WhatsApp pq esse meio ´€ somente para quem tem o discernimento para identificar o que é ou não verdade

Jonatan @zangetsu - em 30/01/2023

olhe que vc escreveu la em cima, agora mudou de ideia foi? cara não fez nada e voce fica ai defendo quem nem sabe que voce existe, acorda fi, entra governo e sai governo a brincadeira de arrombar o povo continua. parece que ta da disney !!

Jhonny @jhonnymilway - em 30/01/2023

Eu defendendo alguém ? kkkkk Tenho politico de estimação não. Ao mesmo passo que o antigo presidente tinha pontos bons e ruins e o atual tbm tem e ate o momento o governo dele não teve nada ruim, com excessao ao que eu ja disse. Agora contra argumentar com fake news? contra argumente com fatos e não fantasias, e da mesma forma que no governo anterior não faltou fatos para criticar nesse tbm nao vai faltar então pra que inventar?... quer ser parte do quanto pior melhor apenas aguarde os fatos que algo vai aparecer... As pessoas precisam de menos whatsapp e mais cerebro.

editado em 30 de jan. de 2023 11:28
Jhonny @jhonnymilway - em 28/01/2023

C.e.n.s.u.r.a rolando forte aqui...

Olaf @olaf - em 29/01/2023

Teve também ministra fechada com miliciano que ninguém da esquerda questionou

O pior cego é o que não quer ver.

28 dias de governo, mas pode, na verdade deve, todos nós devemos cobrar.

Marcelo B. @marceloeu - em 28/01/2023

Só de estar resgatando os índios sobreviventes, já estaria ótimo, mas tem o gás que já tá baixando, o salário mínimo que voltou a ser corrigido acima da inflação, verbas para os programas sociais que não havia, mas o governo começou a trabalhar pra garantir elas antes mesmo de assumir, tem também milhões em investimentos dos países para a preservação da Amazônia que voltaram, ou seja, são vários benefícios para o povo, com apenas 1 mês de governo, isso que é eficiência, mesmo eu não sendo partidário do pt, preciso reconhecer que esse governo está trabalhando muito.

Tião do Gás @tião - em 28/01/2023

Gado sentiu uahhuahua

Já que a turma da liberdade de expressão pediu para censurar o meu comentário, vou repetir: Antes motivo de orgulho. Agora virou uniforme de gente hipócrita, preconceituosa, machista e violenta que idolatra um imbecil.

rema2k22 @rema - em 28/01/2023

Azul no mesmo preço.

A única camisa da seleção "usável" sem parecer um imbecil é a preta

Thiago @3hsphyyp - em 28/01/2023

que imaginário imbecil é o seu, daqui a pouco vão sugerir mudanças na cor da bandeira por causa de pessoas como você

Mentolado @mentolado - em 28/01/2023

Acho que é por causa de pessoas como vc que vão sugerir a mudança nas cores da bandeira.

editado em 28 de jan. de 2023 15:16
Antony @antonyps - em 28/01/2023

Só lembrando que Brasil vem do vermelho da brasa

Thiago @nesdrooo - em 28/01/2023

eu discordo de vc moça

Comentário totalmente desprezível e antidemocrático!

STRYDER @stryderr - em 28/01/2023

Lembrando que a Seleção Brasileira n pertence ao País Brasil. Ela é privada. Leia novamente até entender. Papel higiênico pode ser usado na boca tb.

editado em 28 de jan. de 2023 15:48

A azul ainda se salva um pouco. O gado é 95% verde e amarela.

Eduardo @ocertaoo - em 28/01/2023

Bom esse preço

editado em 28 de jan. de 2023 12:39
JULIO @ojusanoo - em 28/01/2023

Encalhou e justo na Centauro. Kkkkk....

Fair enough!

Guilherme @babnzfi9 - em 28/01/2023

Comprei 1 de cada cor, a azul é maravilhosa, obrigado pela dica

editado em 28 de jan. de 2023 12:37

Comprei 100 para equipar a tropa dos golpistas que vão rumar pra Brasilia no parachoque do caminhao

Asa Noturna @nightwing - em 28/01/2023

Camisa para quem sabe o que é democracia e não diz que foi golpe.

Nem os patriotários querem mais usar! Medo...

Hugo @23bynyb2 - em 28/01/2023

não entendi, essa é diferente? ou só está em promoção mesmo?

Dracoy @dracoy - em 28/01/2023

Sim é diferente, essa é chamada de "Supporter" material Algodão, a Torcedor é poliester Dri-Fit.

Thiago @nesdrooo - em 28/01/2023

o que seria supporter? além do material diferente o que eseria exatamente supporter?

em resumo é uma camisa "Normal" igual a da seleção, feita para quem não pode (ou não quer gastar) ter a camisa da seleção original e pagando "pouco" (pq 10% de um salário mínimo não é pouco.

Thiago @nesdrooo - em 28/01/2023

saquei, então é uma versão low cost oficial

Tu sintetizou bem

Kalut @kalugonc - em 28/01/2023

2 linha original

ruan @2pbyc4gj - em 28/01/2023

boa para usar quando for fazer greve, a polícia não bate em patriota de nike

Antes motivo de orgulho. Agora virou uniforme de gente hipócrita, preconceituosa, machista e violenta que idolatra um imbecil.

Lucas Paiva @hellzaoo - em 28/01/2023

Não sabia que a camisa tinha virado símbolo do Lula.

Eduardo @eduliberatoss - em 28/01/2023

Governo anterior foi ruim? Sim, agora estar otimista com o atual desgoverno só pode ter alguns problemas, entre eles problemas mentais e/ou falta de caráter.

Will @willyamrg - em 28/01/2023

"No fim das contas, o bolsonarismo é sobre isso: defecar no Portinari, esfaquear Di Cavalcanti, rezar pra pneu, pedir ajuda a ETs, bater em jornalista, oferecer cloroquina pra ema, boicotar vacinação e idolatrar torturador. Tudo isso, claro, em nome de Deus." Adnet

Eduardo @eduliberatoss - em 29/01/2023

O viuvinha da inteligência, onde eu falei de Bolsonaro, tira o cara da cabeça, eu quero que ele se exploda, e mais ainda o atual ladrão corrupto, a mente de vocês é muito limitada, se crítica a esquerda lixo vocês logo já vem passar pano para corrupto usando outro político, Bolsonaro nunca foi de direita, agora lula e sua turma corrupta amiga de ditadores são de esquerda, que representa todo atraso no mundo e responsável por criar militantes burros igual você.

Will @willyamrg - em 29/01/2023

Você se entuchou de hidroxicloroquina não é possível, sem discernimento algum. Você é burro assim ou vem de família? Coloquei uma citação do Adnet.

Luc@st1lh? @lucastilho - em 28/01/2023

Pessoal que está justificando o voto aqui no post podeia ter feito isso no dia da eleição. Iria poupar metade da população dessa vergonha que estamos passando...
Presidente elogiando ditaduras e apoiando amigos socialistas, inclusive com promessa de distribuir nosso dinheiro.

BJ @bjbadmotherfucker - em 29/01/2023

O garotinho com a foto do miranha tá perdido. Deixa eu falar uma coisa.
Qualquer brasileiro que
era economicamente viável, e viveu os anos de governo Lula, e não virou um manipulado da direita, vai dizer que foram os anos de maiores conquistas materiais. E digo mais, esse reflexo foi até grande parte do governo Dilma, e digo além, tem trouxa que ganhou dinheiro no governo do bonoro, mas por causa da raízes plantadas no governo do PT, digo isso pq eu conheço.
Ai, me vem um juvenil, nem deve trabalhar ainda, tá aqui esperando promoção de Ben 10, e vem achar que o whatsapp o qualifica pra falar de governos. Vai estudar criança.

BJ @bjbadmotherfucker - em 29/01/2023

O garotinho com a foto do miranha tá perdido. Deixa eu falar uma coisa.
Qualquer brasileiro que
era economicamente viável, e viveu os anos de governo Lula, e não virou um manipulado da direita, vai dizer que foram os anos de maiores conquistas materiais. E digo mais, esse reflexo foi até grande parte do governo Dilma, e digo além, tem trouxa que ganhou dinheiro no governo do bonoro, mas por causa da raízes plantadas no governo do PT, digo isso pq eu conheço.
Ai, me vem um juvenil, nem deve trabalhar ainda, tá aqui esperando promoção de Ben 10, e vem achar que o whatsapp o qualifica pra falar de governos. Vai estudar criança.
Ah, eu não acho o Lula santo, mas negar que isso aconteceu, aí sim, é mal caratismo.

editado em 29 de jan. de 2023 03:54
Eduardo @eduliberatoss - em 30/01/2023

Quem mais lucrou no governo lula foram os bancos só pesquisar, aumentar crédito para o pobre e o resultado alguns anos depois é mais da metade das famílias brasileiras endividadas, 2015 maior crise economia do país por colher o que foi plantado nos governos do Lula e Dilma, sua prepotência é demais, quem fala demais não faz nada, trabalho duro, e ralei muito pra chegar num patamar melhor, não dependente de migalhas do governo e chorar colocando a culpa nos ricos, sai de casa aos 17 anos, casei cedo por motivos pessoais, tenho 2 filhos e foram longos anos de suor, hoje graças a Deus, sou graduado em TI, com pós em gestão de projetos, MBA em segurança da informação e com diversas certificações, graças a Deus pelo meu esforço cheguei onde estou, um bom emprego, uma vida estável, lava sua boca antes de julgar os outros sem conhecer, tá vivendo em outra realidade amigão. Se achar que estou mentindo te passo meu LinkedIn e você compara com o seu, sr "trabalhador"

Fanjos @2hmeukgg - em 29/01/2023

A do Japão que tinha os animes era mais bacana

BJ @bjbadmotherfucker - em 29/01/2023

Tem na shopee, e não chega a 90 mirreis.

Fanjos @2hmeukgg - em 01/02/2023

Sim eu comprei original, bem bacana

Asa Noturna @nightwing - em 29/01/2023

A do Japão pra mim foi a camisa mais bonita da Copa.

Uma camisa de futebol virou discussao politica, eh muita falta do que fazer mesmo

Eduardo @cggoduy3 - em 29/01/2023

Sou ambidestro e tenho nojo de quem defende bandido
Posso participar tbm ou a turminha politizada defensor de bandido vai me chamar de burro tbm?

NgmMesm @mexlric - em 30/01/2023

Egos inflamados e a razão distorcida com as verdades convenientes