Comentários comentar

Flávio @freakups - 5 meses atrás

no pix

Patrick @trapique - 5 meses atrás

Me vê três para viagem.

Esse pc é o erro, os 8GB sentam bonito só com o Chrome e apps de prateleira abertos. Falo por experiência própria.

FreedomPop @freedompop - 5 meses atrás

sério?

Ian Marlon @15ao9dpb - 5 meses atrás

Não é sério ... eu tenho o air com essa config e dá conta legal do recado, fora que o chrome não é o melhor navegador nem no windows, que dirá no mac

Nem no Ruindows eu uso o Chrome a um bom tempo que dirá no Mac, Safari é literalmente moldado a mão pra funcionar perfeitamente com o OSX...

erikk @akis7qxl - 5 meses atrás

Qual o bom pro windows?

Ian Marlon @15ao9dpb - 5 meses atrás

Me dói dizer isso, mas o Microsoft Edge tá bem bom

Edge desde que lançaram ele baseado em chromium, uso satisfeito, inclusive no meu Android desinstalei o Chrome e só uso Edge também, funciona perfeitamente.

e como tu faz? fica caçando app otimizado pra rodar com 8gb?

Vamos lá, não sei te explicar a nível de arquitetura de codigo como fazem isso mas enfim, projeto no Davinci Resolve: vídeo 4k de ~10 minutos com filtro, áudio e uma meia duzia de coisa que modifiquei nele, fui renderizar no meu desktop Windows e o uso total de memória bateu 37GB de ram (32gb da máquina e só não crashava se estivesse com arquivo de paginação desativado), consegui renderizar no Mac de 8GB de boa sem nem ter que fechar spotify ou o safari enquanto lia e respondia meus e-mails, macumba? Sei lá, mas funciona, só acreditei porque vi os dois renderizando lado a lado mesmo com discrepância ridícula de memória, claro que o desktop é um monstro e foi mais rápido que o mac (uso i9 com overclock em WC custom e uma RTX) mas levando em consideração que estava num Air que é ridiculamente leve e portátil o PC teria que ter gasto 1/20 o tempo de renderização, ainda mais que o que o pc puxou de energia da tomada pra fazer isso daria pra carregar a bateria do MAC por mais de mês, e no MAC a bateria caiu de uns 80% pra uns 75% apenas...

essa questão dos apps no mac funcionarem muito bem é a mesma coisa que acontece no iphone, eles tem o hardware bem definidos e os programadores precisam trabalhar com base neles. No caso do PC acontece o que acontece com android (cada um tem uma config), uns rodam outros não, até pq muitas vezes esses apps de mac são muito mal convertidos pra pc/windows. mas eu entendo seu ponto e acredito no seu relato, pq de fato isso faz diferença. usar ubuntu em um pc já faz sentir essa diferença.

agora a bateria dos macs é uma coisa que eu admiro muito.

editado em 20 de abr. de 2022 09:51
Ian Marlon @15ao9dpb - 5 meses atrás

Não, tirando o chrome ... praticamente todos são bem otimizados

Rapaz, eu estou falando com você AGORA de um Macbook Air. E sim, ele trava por falta de memória.

Ian Marlon @15ao9dpb - 4 meses atrás

m1? Rapaz aqui o meu só apresenta algum cansaço quando to com arquivos gigantes de photoshop ou editando vídeos acima de full hd. Verifica os processos ai pq se estiver travando só com navegação, tem alguma coisa consumindo memória ai

Sim, ele trava. Infelizmente.

Erro é você usar chrome, realmente. Tenho um mac m1 com 8gb e trabalho com desenvolvimento, nada a recalamar.

Até pra editar vídeo em 4K, os míseros 8GB de ram foram muito mais rápidos que os 16GB do note windows, independente de vídeo ou qualquer coisa que falem eu experienciei isso, ficha técnica não faz um produto ser perfeito se o resultado não for de fato melhor...

erikk @akis7qxl - 5 meses atrás

Qual o bom pro windows?

Edge / Brave

Uso Edge desde que lançaram ele baseado em Chromium, até no meu Android desisntalei o Chrome faz tempo, funciona perfeitamente rápido e sincroniza meus favoritos, histórico e tudo mais pela conta microsoft, fora que no celular diferente do chrome tem ad blocker que pra mim matou a pau, chrome vai ter que pedalar pra caramba pra talvez (bem talvez) eu voltar a usar ele...

Weslei Bruno @dbitpu0w - 5 meses atrás

Nunca usou um Mac na vida
Pq todas as pessoas falam o contrario. Inclusive usam esses 8gb pra renderizar vídeos em 4k

8
GB
de
RAM
256 de SSD

É muita cara de pau dessa empresa.


rs

editado em 19 de abr. de 2022 11:44
Ian Marlon @15ao9dpb - 5 meses atrás

Já usou ou tá falando só pra ser hater?

O ChromeOS roda muito bem em um celeron com 4gb de memória. Aqui no BR ele é vendo por quase 4 mil. Bom, roda liso então vale, né?

O raciocínio é o mesmo.

editado em 19 de abr. de 2022 13:48
Ian Marlon @15ao9dpb - 5 meses atrás

Bom amigo, aí é contigo ... eu troquei um pc gamer com ryzen 3600, 32gb de ram e rtx 2080. Na questão do meu trabalho, eu não senti diferença alguma (sou designer e ilustrador). E esse PC custa mais ou menos o dobro que meu macbook (por baixo)

Mirek @3rx44sis - 5 meses atrás

Diferença é que no seu pc gamer você conseguia trabalhar e jogar, agora no seu macbook você trabalha e assiste videos de jogos no youtube.

Ian Marlon @15ao9dpb - 5 meses atrás

Pelo dobro do preço? Qual a vantagem nisso? E hj em dia eu tenho pouco tempo pra jogar, então acabo usando mais console mesmo

Mirek @3rx44sis - 5 meses atrás

Se o argumento for pagar menos, tenho certeza que você conseguiria trabalhar e jogar comprando algum note com linux/windows pelo preço que pagou no seu macbook.

Ian Marlon @15ao9dpb - 5 meses atrás

Só que veja bem, não com o mesmo desempenho ... esse sempre foi meu ponto

Mirek @3rx44sis - 5 meses atrás

Desempenho em que? eu tenho um amigo que trabalha com edição de vídeo, ele comprou o macbook m1 teve um monte de problemas com after effects e voltou pro windows.

Ian Marlon @15ao9dpb - 5 meses atrás

Quanto ele gastou no PC windows dele? Esse é meu ponto apenas amigo, acho que tu não tá me entendendo.... o que eu quis dizer desde o princípio é que esses 10k nesse imac não tá caro, dado o momento atual e se quem comprar realmente for utilizar (e não só pra navegação e office).

Mirek @3rx44sis - 5 meses atrás

11k por um produto que custa 1k dólares eu acho caro e outra com 8k tu consegue um dell g3 com 16gb de ram, 512ssd, i7 10750H e rtx 2060, tu vai conseguir editar vídeo, trabalhar com qualquer software da adobe sem problemas, jogar, programar tudo isso pagando menos.

editado em 21 de abr. de 2022 20:23
swineone @660t4o9c - 4 meses atrás

Chegou a galerinha que gosta de jogar Super Trunfo das especificações.

O que eu vi é que com o m1 8gb é suficiente, eu tenho um macbook com core i7 com 16gb e ainda assim dou uma sofrida... Queria testar esse m1 com 8gb pra ver qualé... Quanto aos 256gb, eu uso trabalhando com desenvolvimento e sobra... E olha que raramente deleto algo no mac... Não sou fã nem hater, uso pq é da empresa =p

Sendo suficiente ou não, vc ta pegando bem mais por menos, independente de ser otimizado ou não.

Pode ser, não sei quanto custa um processador equivalente ao m1 pra separar os preços e dizer se ta justo

Ian Marlon @15ao9dpb - 5 meses atrás

Não tem máquina equivalente nessa faixa de preço, ainda mais se colocar na conta o monitor 4.5k

Tem isso, que nem o macbook, o povo compara um note i7 com 16gb de ram e tudo mais e esquece que a tela é um lixo, o autofalante então nem se fala, o teclado e trackpad é terrível também, o conjunto é que faz valer o preço, fora que o M1 destrói vários concorrentes aí quando o assunto é desempenho e principalmente eficiência, não tenho mac hoje, tenho um desktop top pra jogo e trabalho pesado e um Dell pra office, meeting e desenvolvimento, mas estou considerando fortemente a compra do Macbook Pro de 14, fiquei com o macbook air de um amigo emprestado por 30 dias (nas férias dele) e me deu vontade jogar meu XPS no lixo kkkkkkkk é descomunal a diferença e isso que o XPS já é 11ª geração e tem 16GB com 1TB de SSD, dobro de ram, 4x mais SSD e pra "buildar" código e tudo mais era no mínimo 2x mais rápido, fora que o Davinci Resolve renderizava tão rapido que até dava pra deixar de usar o Desktop pra isso, no Air o problema era que após mais de 10-12 minutos renderizando por não ter cooler o desempenho caia muito pouco mais caia, no pro isso com certeza não será problema. Eu que toda vida critiquei a Apple por ficha técnica cheguei a conclusão que números pode ser só pra inglês ver, resultado é o que interessa e o MAC de fato entrega.

Ian Marlon @15ao9dpb - 5 meses atrás

Fora a bateria que tá um absurdo, 10h suaves aqui

tem sim. e esse monitor só é útil pra quem trabalha com imagem/video, pro playboy que vai estudar a tarde não muda nada.

Ian Marlon @15ao9dpb - 5 meses atrás

Quem vai estudar não precisa desse macbook, nem de um PC gamer ... as vezes nem de um PC, minha irmã concluiu a faculdade com um tab s6 lite e um kindle. O preço dessa máquina no Brasil não justifica uso doméstico padrão de navegação e office, realmente.

pois é, mas eu duvido que alguém que realmente precisa de uma máquina de edição gráfica vá pegar um mac desse, só quem tiver dinheiro sobrando e não souber o que ta fazendo mesmo, por isso o teor do comentário.

Ian Marlon @15ao9dpb - 5 meses atrás

Vai cara, eu só não peguei pq na época em que peguei meu macbook esse ainda não tinha saído. Como eu disse anteriormente aqui, tirando os games ... essa máquina tem o mesmo desempenho do meu pc gamer com 2080 e 32gb de ram (pro meu trabalho de design e ilustração), e custou menos da metade da grana

Weslei Bruno @dbitpu0w - 5 meses atrás

Tela de 4.5K
Chip m1

10 k
K K K K K K K K K K

Ian Marlon @15ao9dpb - 5 meses atrás

Galera zoando, mas no quesito produtividade ... pra quem trampa com vídeo, gráficos e afins, é virtualmente impossível conseguir montar um PC nessa faixa de preço com o mesmo desempenho (sem falar da tela 4.5k)

... @______| - 5 meses atrás

Programação também. Principalmente pelo ambiente Unix de baixa manutenção. E o Visual Studio Code no Mac tem muitas automações e integrações que não tem no Windows (uso os dois).
Minha única "reclamação" com o MBA M1 é transcoder em tempo real (OBS). Que tem muita queda de FPS.
Mas nem é um computador feito pra isso. Nesse caso, seriam o MB Pro e o Studio.

Quais automações e integrações que não tem no Windows?

... @______| - 5 meses atrás

Atualização do servidor Apache e MongoDB, mais atualização de página no Opera sempre que arquivos forem alterados em diretórios específicos são o que eu mais uso, por exemplo.
O Prettier no Mac é menos invasivo, por padrão (só ativa ao salvar). No Windows, ele ativa ao colar, por padrão.
Auto Close Tag no Windows está duplicando o fechamento de tag sempre que digito o primeiro caractere.
Enviar mensagem pelo iMessage, se eu estiver fora e um script que eu deixei rodando congelar ou quebrar.

Ah, e risca minha "reclamação", acima.
Acabei de atualizar o OBS e, agora, ele suporta Hardware encoder no M1. O único problema que persiste é o áudio indisponível sem plugins de terceiros.

editado em 19 de abr. de 2022 12:47

Entendi, caso queira acho que esses problemas com Apache e Mongo você resolve com WSL e o restante é configurável, o prettier sempre configuro um .vscode/settings.json pro projeto pra todo mundo ter o mesmo comportamento sobrescrevendo as settings do user, então não senti diferença.

Prefiria Linux a Mac, mas tinha problemas bobos que me irritava bastante, fui tentar Windows pra mudar um pouco e acabei me adaptando e gostando.

Obrigado pelas informações, estava com medo de não ter pensando em algo que ia me causar algum impedimento no futuro.

... @______| - 5 meses atrás

O meu VS é sincronizado via nuvem. E o Prettier não baixou. Tive de copiar manualmente, como você faz. E a configuração padrão no Windows, de alterar quando colar me incomodou. Fora isso, meu Prettier no Mac só tem uma ou duas alterações.

Minha experiência com o Linux pode ser descrita exatamente como a sua: Tinha problemas bobos que irritava bastante.

Eu, honestamente, estou gostando MUITO do Windows 11. Mas meu ambiente de trabalho vai continuar sendo o Mac.
O Brew agiliza muito. Tipo o MongoDB que citei. No Windows tem Wizard. No Mac é só "brew install mongodb-community". Muito melhor e não precisa ficar olhando o Wizard.
Eu gosto dessas ações sem supervisão que o ambiente Unix proporciona.

editado em 19 de abr. de 2022 13:07

Talvez o scoop ou Chocolatey possam ser úteis pra ti.

Me parecem mais "problemas" pontuais ou simplesmente configuração nas extensões do que algo de diferente nas versões do editor.
> O Prettier no Mac é menos invasivo, por padrão (só ativa ao salvar). No Windows, ele ativa ao colar, por padrão.
Não é só mudar a configuração padrão uma vez e pronto?

Gxv3t5k2 @orjrhrhhr - 5 meses atrás

É sim, só mudar, de fato não é um problema

Mirek @3rx44sis - 5 meses atrás

Tudo isso tem no linux por muito menos.

Eu tenho um MB pro 2012.... Só fiz up de ram e ssd.... Máquina incrível,,,,,, Só fala mau quem nunca teve.... Fato é,,,, computadores da Apple não é para gamers,,,, mas para produtividade/trampo é top 1.

Exato, tenho um Desktop i9 WC custom e tudo mais, custou uma fortuna (ele uso pra jogar e editar video) e um XPS pra produtividade e codificar quando estou fora de casa, usei um Macbook Air M1 por 1 mês, cara, absurdo a qualidade e a experiência que ele entrega, meu XPS tem tela full HD, o auto falante? Um lixo! O trackpad e teclado são só o suficiente pra se dizer o mínimo que esperava pelos 10k que paguei nele, 16gb de ram e 1tb de ssd, salvo o tamanho do SSD que de fato cabe mais coisas tudo o macbook destruiu o meu XPS em desempenho, Render então? Kkkk o davinci resolve leva uma eternidade pra abrir no XPS, renderizar um vídeo 4k de 10 minutos leva mais de meia hora, no mac com pouco mais de 8 minutos tava renderizado o mesmíssimo projeto, bateria? O XPS com Linux na última kernel softendo pra passar de 2 horas e meia com uso office leve, o Air? Usei por mais de 8 horas e cerca de meia hora foi renderizando e editando vídeo, eu por muito tempo fui "hater" de Apple e continuo comprando Samsung ao invés de iFruit, mas em termos de computador pra trabalho eu tirei o chapéu, os MAC M1 tão fazendo o resto passar vergonha, vou acabar comprando um Macbook Pro de 14 (estou segurando um pouco pra ver se pego logo um de 16) e pixar esse XPS no mato kkkk

editado em 19 de abr. de 2022 23:58

Sim, mas o window manager do MacOs é uma bostinha hein. Até Windows é melhor.

Se analisar bem, só a tela desse PC custaria uns 4K de tivesse o logo da LG e Dell. O pessoak tá pagando R$13,000 em PC gamer e criticando esse da Apple. Pra quem trabalha com isso, o conjunto se paga em pouco tempo, depois é só aproveitar a garantia e confiabilidade que você não encontra em outra marca.

Eu queria um Mac mini com 16 de ram e 512gb de armazenamento.

?_? @ubermensch - 5 meses atrás

Eu estava pensando em pegar um MacBook Air, mas 8gb ficaria ruim para mim (precisaria utilizar o parallels) e acho a tela bem pequena

... @______| - 5 meses atrás

A tela é "pequena".
Mas a resolução é 2560x1600.

?_? @ubermensch - 5 meses atrás

É verdade, mas para meu uso teria que ser um pouco maior mesmo. Poderia comprar um monitor, mas não queria gastar tanto, rs.

... @______| - 5 meses atrás

Eu usava um monitor da Samsung como tela do Mac Mini (que, agora, virou um servidor de protótipos).
Talvez você possa fazer o que eu faço hoje: MBA + Monitor externo (pra quando o dia está cheio).

Sendo honesta com você, eu gosto mais das telas LED da Samsung do que a Retina do MBA.
Mas isso é preferência pessoal.

Ian Marlon @15ao9dpb - 5 meses atrás

Eu uso meu MBA com um ultrawide de 34 full HD pro trampo de designer e ilustrador, mas eu cogitei bem trocar por um mac mini pq eu não tiro o macbook de casa mesmo

... @______| - 5 meses atrás

Alguma indicação de ferramenta para ilustração/pixel art? Essas mesas digitais USB valem?
Eu estou prototipando meu jogo, mas eu não sei ilustração. Então vou começar do zero.
E sou canhota, se isso for relevante.

Ian Marlon @15ao9dpb - 5 meses atrás

Olha, essas mesinhas USB quebram um baita galho e quase todo mundo que eu conheço começou por elas, as huion são boas e bem baratinhas pra começar. Eu também recomendo comprar um cursinho no domestika pra entender legal de pixel art, ou de fato levantar um orçamento pra contratar um ilustrador (o que eu acho que é o melhor caminho).

... @______| - 5 meses atrás

É um projeto pessoal. Não vai ter muita coisa. Vai ser, basicamente, pra mostrar pra minha comunidade como falhas em jogos grandes são por escolha.
Por exemplo, dois dias atrás, eu falei que a animação de armas pesadas no Elden Ring está muito longa e isso vai desencorajar jogadores. Pois bem, HOJE, eles lançaram um patch pra, veja só, reduzir as animações de armas grandes.
Vai ser um projeto beeeeem lento. Até porque eu estou trabalhando no MMO da comunidade ao mesmo tempo (esse eu já pagei pelos sprites).

Obrigada pela indicação!

Sobre a tela estou interessado no Mac de 14, estou justamente segurando pra ver se pego logo o de 16, mesmo com franjinha aquela tela enorme é bacana pra caramba

radiobrasil @2rljgvrz - 5 meses atrás

Na WWDC possivelmente veremos um novo Mini com supostos novos M2...

kaique Rangel @krangel - 5 meses atrás

Bela de uma porcaria. Essa empresa caga na cabeça do clientes.

Diego @3gy9nd2s - 5 meses atrás

Preguiça de quem nunca sequer testou e fica criticando

Agaragan @agaragan - 5 meses atrás

Não tem como defender 8GB/256GB em 2022, independente de otimização e o caralho a 4. Pelos preços praticados, já deveria ser default 16GB/512GB de cara.

SamCSM @samucsmm - 5 meses atrás

funciona melhor que qualquer windows com 16gb/512gb. Menos pra game

Rafael @fjqjkkw8 - 5 meses atrás

não dá pra justificar 256 GB pagando esse preço mesmo sendo mais estável. Compreendo a estabilidade a longevidade, tenho macbook de 2011 e ipad de 2015.

Fato, Tenho o XPS i7 11ª e 16gb de ram, usei o macbook air com m1 e 8gb de um amigo por 1 mês emprestado e absolutamente tudo que fiz foi no mínimo uns 25% mais rápido, algumas coisas como renderização então foi mais que o dobro da velocidade, detalhe: paguei 10k no XPS e por esse preço dá pra pegar o Macbook Pro de 13, estava por 11k na Fast esses dias, arrependi de ter pego o XPS e isso eu uso windows e linux a vida toda, agora vou juntar aqui pra tentar pegar o de 16 e pixar fora o XPS, pelo menos em laptop vou migrar pra Apple, Desktop sem chance porque quando estou em casa gosto de jogar e isso em MAC é uma canseira, a apple ta cagando pra jogo em mac por isso não tem insentivo pros devs fazerem jogo pra OSX, ela já tá satisfeita com a receita em jogos do iOS...

... @______| - 5 meses atrás

A solução que achei foi Macbook Air + Lenovo Legion 5 (o que vem com a Ryzen 7 5800H e 3050TI).
Satisfeita.

Sobre a Apple não estar ligando pra jogos no Mac, sei não, tá rolando uns rumores aí que tem um potencial escondido nesses M1.
Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=0exWsfKdsMk
O vídeo meio que errou no Game Pass, entretanto. Pelo xCloud, eu consegui jogar Subnautica sem problemas.
Eu estava jogando Borderlands 2 no MBA, antes do Legion chegar, inclusive.

editado em 20 de abr. de 2022 00:17

É que na apresentação da Apple eles compararam o Mi Max com uma RTX 3090, eu ri um pouco e totalmente ciente que não iria competir pau a pau, mas em render pelo menos ficou entre uma 3060 e uma 3070 que já daria pra jogar legal, como no XPS também não rola jogar eu uso o Parsec, único ruim é que jogo que não pode ter latência fica impraticável, eu não animo ter dois notes, um desktop e um laptop é meu limite...

editado em 20 de abr. de 2022 01:39
Mirek @3rx44sis - 5 meses atrás

Sim, o 256gb da Apple armazena mais que 1tb no windows!!!

Garfield @garfield - 5 meses atrás

O armazenamento concordo, é absoluto. A memória é algo relativo. Mesma coisa pra iPhones e outros celulares. Essa arquitetura roda mais fluida que PC com 16GB.

Tozzinho @brunnotozzo - 5 meses atrás

Estamos em 2022 e a galera insiste em querer comparar hardware por hardware. Apple é diferente de pc (não to dizendo se a ou b é melhor) e vai da necessidade de cada um saber qual ecosistema te atende melhor.

Eu tenho um pc relativamente bom em casa mas trabalho com o macbook da firma e já considerei por diversas vezes migrar pra mac (se não fosse pela situação dos games).

RK @rmkleber - 5 meses atrás

Essa geração nova de processadores da Apple mudou totalmente o cenário, é muita tosquice comparar pau a pau x86 com arm. 256gb é pouco HD, mas sinceramente, tem solução na nuvem pra isso. E esses 8gb entregam edição e programação melhor que qualquer windows x86 ou Mac da geração Intel. Pelo que entrega, eu acho até barato, Apple já entregou muito menos por muito mais dinheiros

itzmepr0z1n @4voydaqw - 5 meses atrás

11 mil reais em 8gb de ram e 256gb de SSD, faz meus olhos sangrarem, chega ser um insulto

CapitãoÓbvio @obvio - 5 meses atrás

Roda Crysis?