Comentários comentar

Simples, comprar na alta e vender na baixa.
Stonks

Admin @administrador - em 23/02/2022

To fazendo isso a uns 4 anos, nunca falha. Todo ano to conseguindo bater as metas, perdendo mais que o esperado sempre

Ou comprar ação da nubank e magalu.

Guilherme @ebovr1t8 - em 23/02/2022

Pior caminho para um "investidor" seguir.
Além de ser igual horóscopo, ainda é o jeito mais estressante de se conhecer a bolsa de valores.

Quer investir? A valie a empresa que deseja investir como se fosse uma casa, fazenda, padaria do Zé da esquina...

editado em 23 de fev. de 2022 10:22

As opiniões são boas.

Pois é, vejo os astrólogos do youtube fazendo análise gráfica prevendo o comportamento do bitcoin... nunca acertam...

Previsão é probabilidade, Predição é outra coisa. primeiro entenda os dois conceitos.

Predição
substantivo feminino
1. ato ou efeito de predizer, de afirmar o que vai acontecer no futuro; profecia, previsão, vaticínio.
2. o fato que se predisse.
"suas p. não se confirmaram"

substantive

repetindo, previsão é probabilidade. Predição não. Previsões de mercados atuam com probabilidades e expectativas matemáticas, não com ato de prever os movimentos.

no tempo que trabalhava em mesa a propria BMF tinha um modelo econométrico IGarch pra prever a volatilidade e aumentar as margens de garantia. A acurácia do modelo pra 2 dias era absurda.

Cara, o meu ponto é q análise gráfica por si só é meio furada, precisa de uma análise das circunstâncias. Você consegue acompanhar o comportamento de uma curva quando consegue equacionar, tudo bem...

a culpa nunca é da ferramenta. Eu trabalhei uns 10 anos nessa indústria, geri 7 clubes/fundos, ja vi de tudo. Dá pra ganhar dinheiro consistentemente sim usando AT, mas não é pra todo mundo, precisa ter uma inteligência emocional fora do comum. E também já vi muito fundamentalista se dando mal por não conhecer princípios de gestão de risco que são inerentes da AT.

A culpa é da peça (ou do astrólogo), se não souber parametrizar e quais variáveis considerar... fora o feeling...

pra atuar com "feeling" precisa ter uma inteligencia emocional absurda, se não é melhor automatizar o processo (inclusive tem fundamento em Daniel Kahneman, a teoria do Nobel dele ta no livro Rapido e Devagar).

Via de regra quem opera por feeling quebra e costuma desvirtuar de qualquer análise, desfazer suas proteções, inventar métodos pois opera em constante bias confirmation. E proximo da quebra ocorre o chamado backfire effect, que é o reforço da crença. Mas isso ocorre até pros fundamentalistas, a diferença é que o processo de pensamento rápido é mais comum em operações de menor duração, incorrendo em erros que a turma fundamental não costuma encarar.

Sou leigo então posso estar falando besteira, mas esse método ai me parece ser válido no day trade, já no longo prazo não deve ser tão efetivo. Comprei por curiosidade mesmo

swineone @660t4o9c - em 23/02/2022

Que bom que já concordamos que não presta no longo prazo.

Resta só estabelecer que igualmente não presta no curto prazo. E o argumento é simples: se funcionasse, todo mundo faria e perderia a efetividade. Alguém que descobrisse uma distorção do mercado guardaria a técnica a 7 chaves (pois, se todo mundo conhecer a técnica, todo mundo usa e perde efetividade) e ganharia muito dinheiro com isso, ao invés de publicar para tentar ganhar mixaria vendendo livro e curso.

não, na verdade é o oposto, quanto mais gente maior a liquidez e melhor os mercados se comportam.Tu ta confundindo arbitragem com AT

editado em 23 de fev. de 2022 13:28

Teu erro é achar que analise técnica é predição, na verdade é gestão de risco e expectativa matemática positiva. Todo "investidor" precisa aprender a usar stop e ter planos, independente de qual análise vai usar.

swineone @660t4o9c - em 23/02/2022

E o que “stop e planos” tem a ver com usar astrologia em outra roupagem para dar uma de mãe Diná do preço das ações?

tornar a expectativa matemática positiva, te permitindo errar previsões.

swineone @660t4o9c - em 23/02/2022

Faça um experimento, faça "stop e planos" sobre o lançamento de uma moeda (já que qualquer forma de astrologia, por ser completamente descorrelacionada da realidade, vai acertar previsões do tipo sim/não 50% das vezes). Veja se consegue ganhar dinheiro com isso.

Já se quiser ganhar dinheiro mesmo, siga por o que foi provado que funciona: investimento passivo. Com a vantagem que não precisa ficar estudando e nem gastar tempo brincando de astrólogo. Só aporta o tanto que você pode a cada mês num fundo de índice.

vc pode fazer dinheiro com 20% de probabilidade a seu favor, ou menos. A galera acha que o mais importante é acertabilidade e não o retorno esperado. Tudo depende da expectativa matemática do seu modelo. Mais um que n faz ideia do que ta falando.

swineone @660t4o9c - em 23/02/2022

E, no entanto, cerca de 95% dos gestores de fundos ativos, a cada ano, perdem para o índice (p.ex. S&P 500) nos EUA. E fundo passivo reflete o índice, menos uma taxa de administração mínima nos bons fundos, ou seja, vai obter o mesmo retorno que o índice consegue. Mas não precisa acreditar em mim, é só pesquisar na internet.

Mas claro, o Zé da Silva que leu um livro de análise técnica vai conseguir fazer o que gestores de fundos com quants PhDs, computadores poderosíssimos, e incentivos na forma de taxa de performance, não conseguem com regularidade. Pode acreditar que vai.

É porque manobrar um barco e um graneleiro é a mesma coisa... Já geriu algum fundo de investimento? A lógica de um fundo é sempre contra o tempo, precisa estar posicionado pra não incorrer em come-quotas. A lógica de um trader é completamente diferente, você só entra quando encontrar o setup que gosta de operar.

Fora que nada impede de você mesclar, operar empresas cujos fundamentos lhe agradem, ou índices, mas saber operar tendências, saber operar manejo de risco, etc.

Além do mais, se o Zé da Silva ta procurando aprender já está um passo além de quem evita aprender por preguiça cognitiva, já acha logo uma justificativa "estatística" pra reforçar uma crença de que não serve e resume nisto todo o seu conhecimento.

swineone @660t4o9c - em 23/02/2022

Sim, claro, vamos de explicação complexa cheia de palavras bonitas e difíceis para contradizer um fato simples que todo mundo vê.

Já que você descobriu umas coisas tão fodas, já pensou em publicar num período científico revisado por pares? Ficar querendo impressionar gente que não tem onde cair morta num site de promoções só alimenta seu ego, mas não contribui em nada para o avanço da sociedade.

ja publiquei, sou coautor de livros na antiga LeandroStormer, ja operei fundos e clubes de investimento, estive em todos os postos de uma corretora, operava megabolsa, fui analista tecnico, um pouco de fundamentalista, estrategista, e ainda hj, 10 anos depois de migrar pra ciencia de dados me ligam pra ouvir minha opinião, e sempre fui prestativo e dediquei meu tempo aos meus alunos e clientes sem dar a mínima pro meu ego. Abro esse tipo de postagem justamente pra chutar gente ignorante que não faz a menor ideia do que ta criticando.

swineone @660t4o9c - em 23/02/2022

Se esse é o seu currículo, você não imagina o meu. 10 vezes melhor que o seu, por isso digo que você está errado.

Convenientemente, nem eu nem você temos condições de provar que somos os picas das galáxias. E quem acreditar no que diz alguém num site de promoções da internet, merece perder todo o seu dinheiro mesmo. Aqui é lugar para gerar hipóteses e pesquisar depois na internet se é verdade ou não.

Belíssimo exemplo, subiu tanto na escada que não consegue olhar pra um livro introdutório sem achar que ele tem o compromisso de discutir teoria de eficiência de mercados.

Relaxa, é só teoria de Dow, e deixa eu te resumir boa parte dos livros introdutórios de AT, não fique comprado em ativo em tendência de baixa e não fique vendido em ativo em tendência de alta. Aguarde reversão pra entrar. Você escolhe aquilo que considera reversão. Tem 2 ou 3 setups universais com centenas de nomes diferentes, eu gosto da definição do Vic Sperandeo, olha o 2B reversal e o 123 reversal.

E Sim, você sempre vai deixar dinheiro na mesa, ou vai errar o sinal de reversão, ou vai entrar mais tarde dos que ousaram comprar fundo. Nunca vai comprar fundo e nunca vai vender topo.

Pronto, sabendo disso o Zé da padaria vai estar melhor preparado do que ouvindo o gerente do banco dele.

se quer operar fundo passivo saiba que ele sofrem efeitos sazonais, e cíclicos, então perde um tempinho e leia Martin Pring, e se quiser se aprofundar, econometria de séries temporais em índices setoriais, tem material meu de uns 10 anos atrás na internet, é só achar e atualizar.

Caio @63otlfx2 - em 23/02/2022

Esse livro é muito bom. Didática bem fácil de entender para quem está começando a estudar análise técnica. Inclusive usei para minha certificação.

editado em 23 de fev. de 2022 10:26
Alexandre @darksouls - em 23/02/2022

Fácil!
O Presidente fala que vai congelar preço de algum produto, no mesmo dia e no dia seguinte, vc compra como se não houvesse amanhã.
Dois dias depois, quando ele desmentir , vc espera subir e vende com muito lucro.

Lucas @shortdump - em 23/02/2022

Brincadeiras a parte, realmente estar antenado nas notícias políticas não só do Brasil mas do mundo como um todo realmente serve com parte da estratégia para se dar bem no mercado de ações, mas ainda assim é um mundo completamente arriscado e que exige muito sangue frio para não fazer besteira.

gustavo @gustavothe - em 23/02/2022

coloquei uma parte em ações da oi! ou vai ou racha! mas tem que ser um dinheiro que não vai fazer falta! agora se der certo vai ser uma nova magazine luiza!

Paulo @pvazevedo - em 23/02/2022

Enquanto tiver desesperado achando que se ganha dinheiro rápido sem enganar alguém ou aplicando golpe.
Livros assim sempre terão apelo público.

O otário se acha esperto até ser feito de otário, tem alguns que nem assim aprendem.

designskt @36zlxhvd - em 23/02/2022

Análise gráfica é equivalente a cristais quânticos.
Quiser ter sucesso na bolsa, não adianta. Vai ter que aprender a ler relatório, que é chato, maçante, mas é o caminho!

Só comecei a ganhar dinheiro de verdade na bolsa no buy and hold.
Tive de passar 2/3 anos tentando comprar e vender no curto/curtíssimo prazo. Sensação de não sair do lugar.
Vai haver ferros, com certeza. Me ferrei em DMMO3.
Agora, nada como ter pegado a onda longa de alta de EMAE4, CRPG5, BMEB4, EMBR3 (essa foi curto prazo, mas deu certo, quem mandou levarem a 6? Fui lá e comprei! rsrsrs)
Pulso firme na subida é o q conta!

swineone @660t4o9c - em 23/02/2022

Não, você está errado. É que você não fez análise técnica certo. Quanto mais gente fizer, mais certo vai dar. Todo mundo vai ganhar, novo dinheiro vai brotar do chão.

Ou pelo menos é o que uns e outros acham.

Hahahahahahahahaha

Rocketman @eltonjohn - em 23/02/2022

Se o objetivo por previdenciário, está certo. É o que grandes gestores de previdência fazem.

o que gestor previdenciario faz no BR é vender juros em final de ciclo econ

MatheusO @matheuso - em 23/02/2022

O que você fez não é buy and hold, isso se chama Swing Trade.
Buy and Hold é comprar uma ação e não vendê-la, exceto no entendimento de que a empresa não atende mais os fundamentos que você identificou que a tornavam uma boa empresa para investir para o longo prazo.

É um misto. Nunca vendo tudo. É que tem horas q vc olha a cotação e não acha que deveria valer aquilo, não no atual momento... Mas é isso mesmo!

Pedro @phrother - em 23/02/2022

Amway, Contém 1g, etc, etc.

Dibob @morpouuu - em 23/02/2022

De acordo com a análise gráfca era para IRB valer 20 reais......e daytrade deixa você rico

era só ter operado vendido em IRB

Rodrigo @3ugue9tf - em 23/02/2022

Resumo: análise gráfica não avalia a qualidade do ativo mas sim como outras pessoas estão avaliando o ativo. Investir puramente por analise gráfica é ser maria-vai-com-as-outras.

Nuno @npfd - em 23/02/2022

Nunca li tanta asneira junta

Elias @6fnih44u - em 23/02/2022

Análise grafica só serve pra ler passado.