Comentários comentar

rafacure @rafacure - em 22/02/2022

6X DE R$143,32 S/ JUROS

extraneu @extraneu - em 22/02/2022

Esse preço é promoção?

Porks @theporks - em 22/02/2022

Fiz uma busca rápida aqui e pelo visto esse preço é promoção mesmo.
Difícil de acreditar que subiu tanto

Igro @igror - em 22/02/2022

taqueopariu. Tá mais de 100 doletas lá fora tb

... @______| - em 23/02/2022

US$250 na minha região, se eu comprar local.

Andre @usavaesqui - em 24/02/2022

A 2 anos atrás custava R$ 250,00

editado em 24 de fev. de 2022 20:25
Smart @smart - em 28/02/2022

Mas há 2 anos acredito que não era o 4 rsrs.
Ainda há modelos de 250 R$ aqui no Brasil mesmo, aqueles pequeninhos que a galera usava muito no passado.

Alguém @gsalguem - em 22/02/2022

IoT ta em alta, rasp bombando. A minha dica é pesquisar por projetos similares, como Orange Pi e Banana Pi.

Towerfreedom @dq2jlcem - em 22/02/2022

Tenho um retrogame com orangepi, funciona bem. Só tem menos opções de room.

Alguém @gsalguem - em 22/02/2022

Tem placas dessas tão potentes quanto, porém a comunidade é menor e os projetos prontos também. Para quem comprar, talvez precise adaptar algumas coisas nos projetos existentes.

Nuno @npfd - em 22/02/2022

No meu caso é chora Pi

Leonardo @leonardovf - em 23/02/2022

Chaves

muuuuuito melhor um mini pc com celeron ou ryzen. raspberry virou mainstream. só foge.

Já comparou o consumo de cada um? Pra rodar um pi-hole, como faço aqui em casa em um pi4, além de overkill seria muito maior o gasto elétrico.

honestamente não te entendi. seu exemplo não é nem um overkill, é subutilização do aparelho mesmo. overkill é comprar RPi3 quando o RPi0 é mais que suficiente pra rodar pi-hole. inclusive, gastou mais no aparelho e ainda gasta mais com energia todo mês.

Não entendi você comparando um raspberry a um mini pc com ryzen. Em relação a sua observação, utilizo o raspberry para tb outras funções além do pi-hole.

mais desempenho, tanto processamento de dados quanto processamento de gráficos, roda tanto Windows quando Linux, não satisfeito também emula iOS e Android pela OS escolhida, hardware configurável, suporta resoluções maiores, dependendo do modelo o conjunto é menor, vem com case suficientemente refrigerada... deve ter muito mais, mas muito mais coisa que eu esqueci que dá pra comprar com o mesmo dinheiro e ter uma "usabilidade" infinitamente superior, o que me retorna ao comentário original.

Fins completamente distintos... Mas valeu, deixa pra lá

exato, eu ressaltei somente as características distintas, até por que não faria sentido dizer "comparar" características iguais, ainda que o mini pc faça tudo que um raspberry faz, só que melhor.

swineone @660t4o9c - em 23/02/2022

Um mini-PC tem conversores A/D e D/A? Pinos digitais de entrada e saída para conexão a um circuito eletrônico externo? Consegue ler e gerar sinais PWM? Consegue interfacear com dispositivos UART, I2C, SPI, etc.?

Não?

EDIT: quantos W o mini-PC consome ($$$ na conta de luz no final do mês)? Dá pra alimentar a partir de um powerbank comum com saída de 2 A e levar para onde você quiser, ou ter um "nobreak" de baixíssimo custo?

Mas achei que o mini-PC fazia tudo o que a Raspberry faz, só que melhor?

O que você (e eu, e todo mundo) sabe é um gota, não queira achar que entende do oceano inteiro.

editado em 23 de fev. de 2022 02:36

sim. mais da metade dos "problemas" que você colocou são possíveis de ser solucionados via adaptador cuja média de preço não passa de 25 reais incluindo frete. inclusive, existe adaptador multi interface que resolve muitos dos seus "problemas" juntos, mas aí sacrifica o custo benefício. nesse caso, o equívoco é tão hardcore que alguém que sustenta essa narrativa ai compraria um raspberry pi pra desenvolver soluções de automação já desenvolvidas com aparelhos/produtos independentes vendidos por um terço do preço... quanto ao consumo, se você quer realmente deseja subutilizar o hardware por pura diversão (não vejo outro motivo razoável), faz underclock.

swineone @660t4o9c - em 23/02/2022

"mais da metade dos "problemas" que você colocou são possíveis de ser solucionados via adaptador cuja média de preço não passa de 25 reais"

Por curiosidade, pode mandar um link? Trabalho profissionalmente com sistemas embarcados e gostaria de conhecer.

"o equívoco é tão hardcore que alguém que sustenta essa narrativa ai compraria um raspberry pi pra desenvolver soluções de automação já desenvolvidas com aparelhos/produtos independentes vendidos por um terço do preço..."

Estou aguardando para ver qual é o suposto equívoco; por ora, o único equívoco que eu identifiquei está relacionado à sua ignorância sobre o que é um sistema embarcado, ao achar que uma Raspberry Pi é só um mini-mini-PC. Se assim fosse, não viria com aquele conector de entrada/saída.

No caso, quais são os "aparelhos/produtos independentes vendidos por um terço do preço"? Se está falando de microcontroladores, servem um nicho diferente que essas placas. Quando a aplicação é simples o suficiente para um microcontrolador, sim, são usados. Mas você nunca verá uma central multimídia, por exemplo, com um microcontrolador.

Está falando das Banana Pi e Orange Pi da vida? Se sim, então como em qualquer ramo da vida (vamos usar celulares como exemplo), vale a máxima "you get what you pay for". Posso comprar um Positivo, um chinês, um Samsung ou um iPhone. É evidente que existem diferenças de preço, assim como é evidente que existem diferenças de desempenho, qualidade, robustez, etc. Cada escolha dessa lista é uma escolha válida para a realidade de alguma pessoa.

Mas imagino que você é aquele tipo de cara que comenta em promoção de iPhone que o celular chinês X vendido no AliExpress tem mais GHz, mais RAM, mais megapixels, maior resolução na tela, etc. que um iPhone, como se estivesse jogando Super Trunfo.

Por exemplo, para falar hipoteticamente, de nada adianta um clone chinês custar 1/3 do preço se ele remove algumas proteções elétricas do circuito para reduzir custo, e o equipamento queima com mais facilidade quando conectado a outro circuito eletrônico.

"quanto ao consumo, se você quer realmente deseja subutilizar o hardware por pura diversão (não vejo outro motivo razoável), faz underclock."

Claro, você conhece todas as aplicações que todas as pessoas do mundo podem querer usar em seu hardware, e decretou que as que não usam 100% do hardware até o talo são "pura diversão".

Mas, sobre a questão do consumo, você continua errado. Você pode fazer as configurações que quiser com um mini-PC e ele NUNCA vai consumir tão pouco como uma Raspberry Pi. O motivo é simples: só uma fonte de energia de um PC, sem nem estar montada no PC, sem carga nenhuma, consome alguns W quando ligada (exemplo com 7 W, isso já de uma fonte 80 Plus Platinum, outras fontes de menor eficiência serão até piores):

https://www.tomshardware.com/reviews/corsair-sf600-platin...

Então, o consumo só da fonte do computador já é maior que o de uma Raspberry sob carga moderada de processamento. Lembrando que tem que adicionar todo o restante do computador, não é só a fonte. E claro, underclock não é só nos seus mini-PCs, faz-se na Raspberry também.

Swineone, deixa o menino ligar o ryzen dele no acendedor de cigarros.

Google -> Pesquisar -> Efeito Dunning-Kruger.

editado em 24 de fev. de 2022 19:57

agora eu vo te conta... a parte da fonte no contexto do mini pc me fez rir bastante. o cara quer socar uma fonte full size na comparação de uma fonte de mini pc que dá pra ligar no acendedor de cigarros de carro. é muita merda pra eu perder tempo. falácia do espantalho pura e simples. manda qualquer merda como argumento e acha que tem razão.

swineone @660t4o9c - em 28/02/2022

Pelo jeito seus argumentos acabaram, aí começou a fazer ataques pessoais:

Dica: se quer que alguém acredite em você, coloque fatos e dados. Coloquei os dados de uma fonte "errada"? Coloque os dados de uma fonte "certa" então. Claro, aí eu volto e pesco mais um componente do seu mini-PC e mostro que ele sozinho consome mais que a Raspberry Pi. Podemos jogar esse jogo o quanto você quiser, mas já adianto, você vai acabar perdendo. É inevitável, porque os fatos estão do meu lado.

Isso para ficar apenas na questão do consumo. Ainda não entramos na real questão, que é o fato da Raspberry Pi ser um sistema embarcado (que, por acaso, se assim preferir, também funciona como um mini-mini-PC). Seu mini-PC nunca vai substituir um sistema embarcado em aplicações que demandam sistemas embarcados, porque um mini-PC não é um sistema embarcado.

O rapaz acima tem razão, você sofre do efeito Dunning-Kruger. Você aprendeu um pouquinho, só o suficiente para ser perigoso, e agora acha que seus mini-PCs são a solução de todos os problemas do mundo, e que hardware como a Raspberry Pi é só um mini-mini-PC. Conforme for aprendendo mais, vai descobrir que nada é solução de todos os problemas, cada um tem um nicho, e que uma Raspberry não é só um mini-mini-PC.

Parabéns pelo português!

E pela paciência haha

tu não conhece nenhum adaptador de interface USB pros problemas que você mencionou, não sabe diferenciar uma fonte de 220v/110v com uma de 12v e muito menos sabe do consumo de um mini pc. pior ainda, tu deu o exemplo de remoção de circuitos de proteção pra validar a sua tese em cima do raspberry, cuja proteção do circuito vem da própria fonte, exemplo que não entra nesse contexto sob hipótese nenhuma. poderia ter usado nos seus argumentos algum comparativo ou exemplo específico entre raspberry e mini pc, mas precisou buscar tudo quanto é argumento fora do contexto pra sustentar tanta bobagem. mandou falácia do espantalho uma atrás da outra. tenho tempo pra isso não cidadão. chegou uma hora que deu pena. cada comentário novo é uma pérola nova. tu é o tipo de pessoa que não vale perder tempo. muito obrigado pelo monte enorme de nada que você compartilhou aqui. depois que o cara ali falou em "ligar o ryzen" no "acendedor", deu pra perceber o tipo de gente que tá "entendendo" sua "eletrônica" do universo paralelo. top kek. faz um grupinho de eletrônica com eles, parece que vocês tem muito assunto pra compartilhar.

swineone @660t4o9c - em 28/02/2022

"tu não conhece nenhum adaptador de interface USB pros problemas que você mencionou"

Pra ser mais exato, suspeito que não existe. Você afirmou que existia, eu pedi uma referência, você convenientemente ignorou (e segue ignorando) o pedido. A evidência está cada vez mais forte de que não existe. Mas claro, fique à vontade para provar que eu estou errado a qualquer momento -- basta mandar um link para um. Se acaso responder, eu venho aqui e mostro que seu "adaptador USB" não faz o que as entradas e saídas da Raspberry fazem, provando que mais uma vez você está errado (estou perdendo a conta de quantas vezes isso já aconteceu).

"não sabe diferenciar uma fonte de 220v/110v com uma de 12v"

Favor indicar precisamente onde cometi este suposto erro, senão é você que está cometendo a tal "falácia do espantalho" (pelo jeito alguém acabou de ler um artigo da Wikipedia e está usando as palavras difíceis). Eu ligo minhas placas na tomada (via, evidentemente, um carregador USB), apenas comparei maçãs com maçãs (outra fonte alimentada por CA) e não com laranjas. Aparentemente, você deve ligar seu mini-PC no carro, e em face de suas repetidas demonstrações de incapacidade de imaginar que alguém possa fazer algo diferente do que você faz, acha que todo mundo também liga. Dica: muita gente, quiçá a maioria, não liga seus sistemas embarcados no 12 V.

"tu deu o exemplo de remoção de circuitos de proteção pra validar a sua tese em cima do raspberry, cuja proteção do circuito vem da própria fonte"

Agora acabamos de estabelecer, para além de qualquer dúvida, que você não tem a menor ideia do que está falando.

Primeiro de tudo, eu não estava falando de proteções de energia. Estava falando de proteções nos pinos de entrada e saída (aqueles que você não sabe pra que serve, e como acha que Raspberry Pi é um mini-mini-PC, deve ter certeza que estão lá de enfeite).

Mas, em segundo lugar, em equipamentos robustos, é extremamente comum ter proteções redundantes na entrada de energia, porque o bom engenheiro sabe que as pessoas cometem enganos (alguns, grosserias mesmo). Por exemplo, no esquemático da Raspberry Pi 4, tem o diodo zener D1 para o caso de alimentar com mais de 5 V. Em placas com conectores circulares, não é incomum ter uma ponte de diodos para evitar inversão de polaridade. Pode ter um fusível ou PTC para proteção de sobrecorrente. Mas claro, tudo o que eu estou falando aqui é grego para você, que só conhece mini-PCs.

"chegou uma hora que deu pena"

Se fizer uma pesquisa, vai ver que a única pessoa que estão sentindo pena aqui é de você, que está tomando uma na orelha atrás da outra. Não sei nem como ainda tem coragem de responder.

"cada comentário novo é uma pérola nova"

Mais uma vez, as únicas pérolas são as suas, o cara que descobriu que sistemas embarcados são absolutamente inúteis e deveriam todos ser substituídos por mini-PCs (hahahahahaha). Eu estou apenas trazendo fatos para te educar, mas você infelizmente só está pateticamente tentando justificar sua ignorância e erros factuais (e não conseguindo), ao invés de aproveitar a oportunidade para aprender um pouco.

Gabriel @cosmoskate - em 22/02/2022

Inacreditável como tudo ficou caro. Peguei um Pi3 model B com fonte e 1 ssd 16 gb no ML, em 2018, por R$ 230,00.

designskt @36zlxhvd - em 22/02/2022

Bom. Se rolar guerra mesmo e o câmbio seguir desvalorizando, poderemos sonhar com dólar a 4 novamente? Sim? Talvez? Tomara?

GUILHERME @eonlnd6 - em 23/02/2022

O cara tá torcendo pra ter guerra, morrer uma pá de gente só pro dólar baixar um pouco pra ele comprar bugiganga?

só precisam morrer dois pra o dollar baixar...

Pé de rato @pederato - em 22/02/2022

1k? ta doido... qlqer tv box tem hardware equivalente pagando uns 500 conto

Alguém sabe se tem algum bom em preço mais em conta pra rodar rooms de PS1 e N64? Bizarro como tá caro um rasp :/

PSX roda em um 3b+ relativamente bem, mas o N64 é uma pedra no sapato por causa do próprio emulador. Nesse caso, o emu do Windows é Android (bem configurados) costumam fazer um trabalho bem melhor que os demais que somam limitações de hard + soft.

N64 você diz de emular no Windows mesmo, é isso?

Sim. Parece que os emuladores de PC num geral rodando pelo Windows tem muito mais facilidade de processar os gráficos e dados do jogo. Qualquer hard mediano roda isso ai muito bem... o Android também não ficam muuuito atrás não, mas os celulares ainda tem muita limitação de hard.

lwmirkk @66hnac7t - em 23/02/2022

Me corrija se eu estiver errado. Mas para emulador, um TV Box potente e recente como um Mi Box, Mi Stick 4k, Realme Stick rodam emuladores muito bem com valor de R$ 350 +-. Não?

dá sim, exceto os sticks que eu acho que não... no caso do N64, os emuladores são muito ruins. o 007 por exemplo parece ser um desafio eterno. parece que precisa de muito hardware pra empurra o jogo... já o Mario roda até no rasp. os cruisin é outro que tem o mesmo problema do 007... essa diferença problemática de desempenho entre um título e outro geralmente acontece por causa do emulador e não por causa do hard.

Gustavo @dngustavo - em 23/02/2022

Daqui a pouco encosta no preço de um Mac mini usado

Joel @joelcachioli - em 23/02/2022

aliexpress sai pela metade

Wellington @agrfeqfv - em 23/02/2022

lá ta caro pra caralho também

Gunzzo @envbjlqi - em 23/02/2022

Já é possível rodar .iso de BD's com menus?

Vinicius @1oawearu - em 23/02/2022

Parece mais negocio comprar um PC usado, vira e mexe tem uns kits usados placa mãe processador de gerações passadas por um bom preço. A vantagem da Raspberry sem dúvidas é o tamanho.

editado em 23 de fev. de 2022 09:35
Alguém @gsalguem - em 23/02/2022

Nops. São proprósitos diferentes. Parece muito texto, mas a conversa do swineone está correta.