Comentários comentar

Qual o CID por sofrimento antecipado?

editado em 19 de dez. de 2025 10:53
Lucas @gatryflix - 1 dia atrás

Antecipado? Procure sobre as empresas Dukaan, Klarna ou Wakefit
Exemplo é o que não falta, se já tão tentando isso antes de estar pronto, imagina quando funcionar

Não trabalho nelas

Will @wills - 1 dia atrás

se a ajuda de custos não me fizer passar fome, tendo uma vida digna, podendo dar uns rolés fds e viajar esporadicamente, eu aceito de boa.

Norueguês?

Zezinho @zezinho - 1 dia atrás

Acho que bolsa família não dá pra isso

Alguém @alguem - 1 dia atrás

Mal dá pra uma calça jeans de uma adolescente.

KGB @KGBA - 1 dia atrás

Porque uma calça jeans para uma jovem de 16 anos... é mais de 300 reais

é isso que as empresas de IA querem que a gente pense, pra eles subirem o valuation o maximo que puderem, para lucrar ao maximo antes da bolha estourar

Muita IA alucinando, dando respostas erradas e muita gente pensa que a máquina não erra... E essas ia's vão se retroalimentando de informação errada. Gosto de acompanhar o pensamento e vejo na linha do tempo de algumas ia's as fontes consultadas. Tem wikipedio, videos do youtube e redes sociais (MAS yt e insta/x tem conteúdo sem checagem, eu posso postar 1000 videos, podem ser irônicos/sarcásticos/humorísticos e a "inteligência" não distingue isso)

editado em 19 de dez. de 2025 11:34
jmmadruga @jmmadruga - 13 horas atrás

E a voz metálica? E o sotaques de portugal no meio da geração de áudio? Acho que o pessoal ta ignorando um monte de fator e fica todo emocionado querem inventar previsão.

Eu tenho uma visão otimista do futuro, em um mundo que IAs conseguem fazer absolutamente tudo trabalho será visto como Oficio assim como já acontece com algumas profissões
Você pode comprar um terno em qualquer loja feito por um chines ou boliviano escravo.
Mas a experiência de ir em um alfaiate ter um terno sob medida, com a "alma" de quem o fez imbuída nele.
Tenho um amigo que é pintor, o trabalho dele na teoria já deveria ter sido extinto com a ivenção da foto digital, impressora e photoshop que pode aplicar um "filtro artistico".
Mas ele vive muito bem e sempre tem clientes que querem ser retratados pela visão dele.

Eu como arquiteto, por exemplo, creio que serei contratado não por conseguir aprovar a casa da pessoa na prefeitura, mas para ter uma casa com a minha filosofia de vida de como eu exergo que deve ser um lar.

Creio que estes serviços feitos por mestres artesões terão seus custos reduzidos se a produção de alimentos, consumo, etc também tiverem seus custos reduzidos com o uso de IAs

Desde que não projete casas de minecraft

Karaku @cihduxtb - 1 dia atrás

Comes arquiteto

Garfield @garfield - 21 horas atrás

Como deputado, como ministro, como governador, como prefeito. Como ele, como a mãe dele que eu conheci também.

Tentei gerar uns previews para um imovel num terreno, tentei em várias IA's...e só perdi tempo. MAAAAAAs era só curiosidade mesmo.

Louis @louisteveaqui - 1 dia atrás

Da pra saber quando alguém não sabe muito de IA com uma postagem dessas. Relaxa mano, IA ta MUITO longe de substituir pessoas nesse nível.

insanedev @insanedev - 1 dia atrás

hahahahahahaha

giovani @rachador - 1 dia atrás

Não vem com esse papo de que "só quem é ruim vai ser substituído", disse o dev ruim com medo de ser substituído

insanedev @insanedev - 1 dia atrás

Você tem razão!

Rá! @Yeye - 1 dia atrás

O sujeito tem que ser muito ruim de serviço pra ficar preocupado IA tomando o posto de trabalho dele.

Já estou preparado aqui no meu porão com meu tinfoil hat e meus enlatados que só vencem em 2077, espero que as máquinas não me achem. SKYNET IS COMING!!!!

Zeizico @Zeizico - 1 dia atrás

Trabalho com IA, e sou impactado diretamente por elas, meu ramo é o financeiro.

É inegável já o impacto da IA no mercado de trabalho, só não vê quem não quer, quem demorar de abrir os olhos será tarde.

A maior prova disso é que vagas de júnior sumiram do mercado de trabalho z hoje as empresas estão focando nos senior, aquelas tarefas de ficar analisando documento, programando coisa básica, etc... morreu, hoje a IA faz muito cornojob, e as empresas estão indo pra cima de soluções com IA, só não vê quem não quer.

Eu falei há 5 anos que, quem mais sofreria seria o mercado de TI, afinal programação é lógica e de lógica a IA é feita. Dito e feito, tenho pena de quem vai começar faculdade de T.I hoje, mas enfim... Foque em entender o negócio, programar não é mais diferencial tão grande assim.

Quanto a outras profissões, veículos autônomos, robôs de indústria, etc... Tudo está vindo em velocidade impressionante, a arquitetura já que citaram aí, há dois anos fui ver um pra projetar só a fachada do meu imóvel, 400 pila, isso sem medidas, só uma projeção mesmo, hoje a IA faz de graça, ao meu ver profissões mais braçais vão ter sobrevida maior, de resto vamos todos precisar de auxílio governamental mais dia menos dia....

Pessoal acha que do dia pra noite as profissões morrem, mas não é assim, vai morrendo aos poucos, é igual a analógia do sapo que está sendo cozido dentro da panela, quando ele percebe, as pernas já tão mole e ele não consegue pular...

Estudem, quem for de parte administrativa, aprenda o NEGÓCIO, te nologia é importante também, mas o negócio é o diferencial, e quem for de trampo braçal, se atualize com ferramentas tbm pq é uma questão de tempo da galera migrar de volta pra essas profissões.

Mas qual função o ser humano tem chances de ganhar de um robô e IA? Só o dono tá protegido

Zeizico @Zeizico - 10 horas atrás

Nem o dono, somente os grandes players, cada dia mais há concentração de mercado em grandes empresas, os pequenos vão morrer tbm, só olhar aí o efeito dos atacadistas no consumo brasileiro.... Mercado de bairro muitos já se foram...

E sem auxílio do governo ngm nem vai ter grana pra consumir mais, o futuro é incerto.

insanedev @insanedev - 1 dia atrás

Pouca gente consegue ver o que nós vemos. A maioria prefere alimentar a própria arrogância e fazer piada, basta ler os comentários.

Quem trabalha com IA já viu o que ela faz e a velocidade com que tem crescido. Esse sintoma que você disse sobre "não ter masi espaço pra Júnior" é completamente verdade, das vagas estão cada vez mais raras pq não faz sentido contratar um Júnior, ter que colocar um PLeno ou Sênior pra cuidar do cara e esperar 3 anos pra ele aprender a fazer algo +/-. Hoje você contrata um plano premium de IA que custa uma fração do salário do Júnior e que aprende muito mais rápido.
É só questão te tempo pra substituir outras profissões tb.

Arrogância é se achar numa posição de superar a IA. Tu é só mais que vai pro saco. Por ter se preparado, vai adiar isso em 6 meses

insanedev @insanedev - 1 dia atrás

Eu não disse que estou acima disso. Pelo visto que mvai pro saco mais cedo é você, que não consegue ao menos interpretar um texto simples.

Vamos fazer um raciocinio bem rápido:
Qualquer empresa precisa vender o produto dela para lucrar. Existem empresas de crescimento que não lucram agora, mas o objetivo do crescimento é lucrar em algum momento como a Amazon.
Para que a empresa venda seu produto, ela precisa que as pessoas trabalhem, ganhem dinheiro e comprem produtos.
Em um cenário que as IAs dominem tudo, que as pessoas percam seus empregos, a economia acabaria. Não existiriam mais ricos, apenas os absurdamente ricos donos de IAs, o que seria uma duzia de pessoas.
Nesse cenário não haveria nem mesmo consumo suficiente de bens de luxo, pois seriam poucos superricos.
Ainda que se considere uma renda mínima universal, isso também não seria suficiente, seria quase um socialismo com alguns oligarcas.
A IA vai sim acabar com muitos postos de trabalho, mas estes serão substituídos por novas profissões, pois a economia precisa girar, o pobre tem que comprar da classe média para que ela compre do rico e o rico compre do super rico. Se você quebra qualquer elo dessa cadeia, não sobrariam pessoas e empresas para pagar a IA e ela perderia o seu sentido que é lucrar.

insanedev @insanedev - 1 dia atrás

Eu não discordo do seu ponto, mas até isso tudo de fato se concretizar, muita água passará por debaixo da ponte.

Paulo @pauloiac - 1 dia atrás

Torcendo pelo fim do capitalismo.

Zeizico @Zeizico - 10 horas atrás

Concordo contigo, em partes, novas profissões surgem sim, mas não no mesmo ritmo que a IA rouba os empregos. O que ao meu ver vai ocorrer é um declínio natural na taxa de crescimento da população, ou até mesmo o declínio dela, o que vai ajudar neste ponto.

Mas até chegar lá muita gente vai passar forme, por enquanto a guerra é quem será o super rico? Depois disso, haverá um vácuo enorme na pirâmide social, com 0.5% de super ricos, meia dúzia de classe media, e o resto sobrevivendo.

Gxv3t5k2 @ourbshag - 1 dia atrás

Vcs que tem medo da IA, aprendam trabalhos manuais, pedreiro, servente de pedreiro, pintor, eletricista, limpador de fossa, etc… estarão em alta nos proxs anos

Pedreiro é uma que em alguns anos será muito mais difícil de encontrar.
Hoje em dia já é difícil encontrar um razoável, imagine daqui um tempo...

se foi trocado né? cara se esforça vc consegue algo, vá trab como suporte ao menos.

insanedev @insanedev - 1 dia atrás

hehehehe, fui não man, estou bastante estável

Eu já fiz isso! I.A. sapeca as artes e eu só dou um toque humano. Muito melhor que um funcionário kkkkk E uso a grátis mesmo

Por isso fiz concurso.

André @andredede - 1 dia atrás

Inventei de rodar um monte de agente pra replicar o que faço. Isso em novembro. O custo foi bem maior que meu salário, e eu ainda sendo obrigado a revisar e direcionar um monte de rafactors no que foi gerado. Não compensa não. Pelo menos não nos próximos 2 ou 3 anos.

jmmadruga @jmmadruga - 21 horas atrás

Eu acho engraçado o pessoal falando que IA vai resolver tudo de uma hora para outra. Ainda tem muita tarefa básica que ela alucina fácil. Análise de dados ela seguido inventa número, e justifica ainda. Fez tabela errada para apresentação do pessoal do chatgpt. Já deu corda para sei lá quantos ficar birulei das ideias...

Mas tem algumas tarefas que ela já está com uns 80-90% de precisão, ai começa a ser mais interessante.

Garfield @garfield - 12 horas atrás

No meu trabalho o Codex já está integrado ao Jira e consegue resolver tickets de diferentes complexidades criando o PR com uma taxa de acerto maior que de um humano. Estamos bem satisfeitos.
Dar exemplo de saída ruim da IA às vezes é sobre qual o contexto que ela teve e como foi configurada, não sobre a qualidade dela.
Essa área avança, sem exagero, toda semana. Abrir o GPT, pedir algo e ter uma resposta não satisfatória virou argumento anti IA, mas isso obviamente não é legitimo.
No mais, não acredito que vá causar desemprego, mas terá um forte impacto nos salários

Garfield @garfield - 12 horas atrás

E claro, o patrão não é capaz de usar a IA porque ele não consegue validar o resultado.