Comentários comentar

Rocketman® @EltonJohn - 3 dias atrás

Fecha sábado e domingo, demite alguns e os consumidores que se virem pra comprarem em dia de semana.

Will @wills - 3 dias atrás

não precisa disso tudo. deixa um funcionário a menos num dia de pouco movimento, tenho certeza que a empresa não ficará desassistida

insanedev @insanedev - 3 dias atrás

Os empresários vão contratar pagando menos pq o faturamento vai cair (naturalmente) e a velha ladainha de que o empresário é ruim só vai crescer. O plano é perfeito para um governo de esquerda.

É muito bonito colocar o fim da escala 6x1, mas numa economia como a nossa com a cultura que o povo aqui tem que querer ter vantagem em qlq coisa, isso não vai funcionar. Quem sabe daqui uns 20 anos dê pra tentar novamente.

DiClaps @pdiclaps - 3 dias atrás

desculpa, mas o que tem a ver a escala 6x1 e povo querer ter vantagem em qlq coisa?

insanedev @insanedev - 3 dias atrás

Eu é que não vou te explicar isso man

DiClaps @pdiclaps - 3 dias atrás

Oloco

DiClaps @pdiclaps - 3 dias atrás

Na minha opinião não vai mudar nada, assim como passaram a existir os direitos, de férias, 13º, jornada de 8h, horas extras limitadas, as empresas choram e choram, falam que o mercado vai colapsar, os custos aumentarão e no fim, nada muda. Sempre haverá aumentos, sempre haverá reajustes, e sempre as empresas vão pensar no lucro(não ta errado), e no fim quem paga são as mesmas pessoas que são contratadas por essas empresas, no fim é justo o trabalhador ter uma qualidade de vida melhor.

Rocketman® @EltonJohn - 3 dias atrás

Não vai mudar nada? Quero ver esses hospitais quebrados do interior, Santas Casa, etc, tendo de contratar mais gente

DiClaps @pdiclaps - 3 dias atrás

quebrados? quebrado to eu, tendo que caçar promoção na Gatry

insanedev @insanedev - 3 dias atrás

Isso sim faz sentido!

Garfield @garfield - 3 dias atrás

Hospital já é aberto 24x7 e profissionais de saúde trabalham em regime de plantão 12x36 ou similar. Vai mudar o que?

Rocketman® @EltonJohn - 3 dias atrás

Nem todos queridos. Muitos técnicos de enfermagem é 6x1.

Rocketman® @EltonJohn - 3 dias atrás

Diria que é a regra inclusive. 2 profissionais 6x1 no dia e um de 12x36 na noite

Garfield @garfield - 3 dias atrás

Aí hoje no sábado à tarde e no domingo ninguém recebe medicação?

Rocketman® @EltonJohn - 3 dias atrás

Obviamente existem funcionários extras pra cobrir a folga da galera, os atestados, férias, etc.

Carlos @Carlinhox - 3 dias atrás

Serviços essenciais tem regimes especiais de trabalho.

GhostOso @ghostoso - 3 dias atrás

O pequeno comerciante vai tomar no cool.

Anderson @4ez8ujsh - 3 dias atrás

Pequeno comerciante não faz 6x1.

GhostOso @ghostoso - 3 dias atrás

Da onde você tirou isso ?

DiClaps @pdiclaps - 3 dias atrás

acho que vocês primeiro deveriam definir o que é um pequeno comerciante.. fica muito amplo assim kkkkk

Anderson @4ez8ujsh - 3 dias atrás

Fui olhar e você tem razão, eu estou errado. Boa parte dos comerciantes pequenos fazem 6x1 sim, mas com folga sempre aos domingos, já que a maioria das lojas de rua fecham sábado a tarde e não abrem no domingo. Fazem 5 dias de 8h e 1 dia de 4h. O esquema diferente é o do super-mercado e da drogaria, que fazem 6x1 mas a folga pode cair no meio da semana. Nesses eles dividem as 44h em 6 dias de 7h20. E o que o pessoal fica insatisfeito é que mudam a escala e as vezes eles trabalham essas 7h20 com início de manhã e outras com início a tarde.
Essa é a realidade aqui do meu bairro, não sei se é assim em outros lugares.

Giallão @giallo - 3 dias atrás

Tirou do cu querendo dar opinião de algo que ele não sabe como funciona. Normal de Zé roelas de hoje em dia.
Aqui na minha cidade facilmente uns 80% dos comércios locais são 6x1, e nas lojas a folga é somente durante a semana já que quase todas abrem o dia todo no sábado e domingo. Exceto aquelas que são mais de "consumo local" como uma loja de material de construção, por exemplo.

Eduardo @duhfernandes - 3 dias atrás

tirou do seu c essa informação né? comerciante pqueno é o que mais faz 6x1 para sustentar essa maquina de roubo chamada estado.

Anderson @4ez8ujsh - 3 dias atrás

Fui olhar e você tem razão, eu estou errado. Boa parte dos comerciantes pequenos fazem 6x1 sim, mas com folga sempre aos domingos, já que a maioria das lojas de rua fecham sábado a tarde e não abrem no domingo. Fazem 5 dias de 8h e 1 dia de 4h. O esquema diferente é o do super-mercado e da drogaria, que fazem 6x1 mas a folga pode cair no meio da semana. Nesses eles dividem as 44h em 6 dias de 7h20. E o que o pessoal fica insatisfeito é que mudam a escala e as vezes eles trabalham essas 7h20 com início de manhã e outras com início a tarde.
Essa é a realidade aqui do meu bairro, não sei se é assim em outros lugares.

Sobre o "estado é roubo", você pode achar algumas práticas da administração pública ineficientes (eu acho várias inclusive) e sim, sabemos que tem áreas inúteis e cabides de emprego. Agora ser contra o estado e achar que abolí-lo iria melhorar algo, é romantizar o feudalismo.

pequeno comerciante normalmente é o próprio cara que ta lá trabalhando.

GhostOso @ghostoso - 3 dias atrás

Uma lojinha 2 funcionários não é pequeno ?

Will @wills - 3 dias atrás

enquanto um trabalha sozinho num dia pouco movimentado o outro folga.

Garfield @garfield - 3 dias atrás

Vai porque normalmente pequeno comerciante é burro. A Reforma Trabalhista criou mil modalidades legais de contratação que viabilizam operações muito mais complexas. É muito mais fácil manter um açougueiro em um mercadinho 44h por semana do que manter um garçom trabalhando até 2h da manhã em bar que abre de terça a domingo, e isso já existe hoje. Se o comércio do cara não aguentar, outro assume o lugar e vida que segue.

Garfield @garfield - 3 dias atrás

A coisa mais óbvia do mundo: a lei já diz que o descanso semanal é PREFERENCIALMENTE aos domingos, não obrigatoriamente. Ou seja, bar/restaurante que fecha na segunda está dentro da lei. Se o sábado pela manhã é o maior movimento, o cara pode simplesmente fechar na segunda de manhã e teria cumprido as 48h consecutivas de descanso semanal remunerado. Mas ninguém quer ler, e muito menos pagar por assessoria de profissional qualificado. Quer chorar e dizer "o governo me quebrou".

Rocketman® @EltonJohn - 3 dias atrás

Até pq no Brasil temos um ambiente de negócios elogiado e copiado pelo mundo todo. Somos referência.

Mista @guidomista - 3 dias atrás

Vai demitir muita gente. Vai fechar todas as empresas do brasil. Não vai ter ninguém pra cuidar dos postos de combustível, as bombas vão vazar, vai pegar fogo nas cidades. Um meteoro vai cair no Rio. O país vai entrar em guerra para recuperar a cisplatina e o Uruguai vai jogar 3 bombas nucleares no Brasil, uma no Rio e duas em Balneario Camboriu. Depois de 5 anos de guerra o Ronaldinho Gaucho vai mediar a paz e será instaurada a monarquia no Brasil sendo a Xuxa como rainha e o Ancelotti como Imperador. Tudo isso em vão pois no momento da assinatura do acordo todos ouvirão um estrondo ensurdecedor seguido de um clarão. Será o início da era das máquinas.

DiClaps @pdiclaps - 3 dias atrás

a parte do meteoro cair no RJ ia ser legal mesmo... e quem garante que o RGaucho já não é Rei?

E em balneário entao? Ja to torcendo por essa versão da historia.

Zezinho @zezinho - 3 dias atrás

Tão deixando a gente sonhar

a parte do meteoro no rio é uma boa.

Caveira @caveirah - 3 dias atrás

Cara cadê o trailer disso? Kkk

Carlos @Carlinhox - 3 dias atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Xuxa sempre foi rainha e Sasha sempre foi princesa.

Anderson @4ez8ujsh - 3 dias atrás

Aumento do PIB, diminuição do desemprego.

Rocketman® @EltonJohn - 3 dias atrás

Não se esqueça que a produtividade do trabalhador tupiniquim é uma piada

Anderson @4ez8ujsh - 3 dias atrás

E isso não tem a ver com as horas trabalhadas, mas sim com o tipo de indústria que queremos ter. Enquanto exportarmos café e importarmos microchip, vai ser sempre assim.

Rocketman® @EltonJohn - 3 dias atrás

Segundo o Elano Mosca isso é bom!

ElanoMosca @elanomosca - 3 dias atrás

Pelo contrário, o Agro que se dane, temos que desenvolver tecnologia.

Rocketman® @EltonJohn - 3 dias atrás

Principalmente essa turma do arroz orgânico fake

ElanoMosca @elanomosca - 3 dias atrás

Produtividade tem ligação com o valor agregado, não com o.que você imagina.

Jaonyderp @joaoniderp - 3 dias atrás

O período de trabalho continua sendo 44 horas semanais. Se os CEO de MEI não conseguirem organizar isso em forma de escala bem estruturada, só provarão a déficit da própria administração.
Tem muitas formas de escalar equipe pra continuar com estabelecimento aberto nos mesmos horários.

Maxwell @c75kx8xj - 3 dias atrás

Vai continuar a mesma coisa. Igualzinho é hoje.

Zezinho @zezinho - 3 dias atrás

Eu acho que muita empresa vai preferir com 2 funcionários para cobrir a escala de 7 dias, um 4 dias e o outro 3 por exemplo.
Aí vai pegar o salário do cara que trabalhava 6 dias e vai dividir pros 2 funcionários novos. Stonks!
Pra compensar o aumento da carga tributária vai aumentar o preço do produto para o consumidor.
Aqui todo mundo se fode junto.
Para as empresas que trabalham 6 dias, fica 2 funcionários de 3 dias.

editado em 12 de dez. de 2025 11:04

Economia vai ser:

Empresário ganha.
Funcionário se fod*

Nada acontece, feijoada.

Rocketman® @EltonJohn - 3 dias atrás

Não vai mais ter uber final de semana, isso?

LILOBR @2h1qngxd - 3 dias atrás

Simples. Contrata mais gente, agrega ao preço do produto e vida que segue.

Papai Noel curte a escala 364x1.

Ele pode ser, mas os ajudantes do papai noel estão se arrombando faz tempo...

ElanoMosca @elanomosca - 3 dias atrás

5x2 é ruim, tinha que ser 4x3

André @andredede - 3 dias atrás

Finalmente alguém lúcido.

Rocketman® @EltonJohn - 3 dias atrás

Já é, sexta-feira é só barrigaço

Sempre...
Sexta depois das 12hrs, quem fez fez.

kalungando @kalungando - 3 dias atrás

É simples quem precisa abrir fim de semana ou vai contratar mais gente, ou vai remanejar pessoal e fazer escalas diferenciadas, tipo folgar seg e terça e trabalhar sab e domingo, até pq não faz sentido manter dia de semana morto para fechar em fds que tem mais movimento.

Quem precisar contratar é bom lembrar que salários não são o principal fator no preço das coisas então por mais que possam existir aumentos não é algo tão relevante para sequer tirar o país da meta de inflação.

No final das contas, o funcionário vai ter menos tempo para morcegar.

Ze Seringa @zeseringa - 3 dias atrás

Uma dúvida, como funciona o esquema de restaurante? Digo restaurante de rua que tem aos montes ae, não coco bambu. A galera é CLT? Tem regime de trabalho ou ganha na diária?

Rocketman® @EltonJohn - 3 dias atrás

Qual o objetivo dessa mudança? Mais descanso, lazer? Duvido muito essa galera clt de 1500 pila se dar ao luxo de qualquer um dos dois. E o pessoal do app menos ainda.

editado em 12 de dez. de 2025 14:41

Sim. Eles não merecem não?

Rocketman® @EltonJohn - 3 dias atrás

Merecem, mas com o salário médio nosso, vão dar o corre pra fazer um extra.

editado em 12 de dez. de 2025 14:47

Mais que justo.

Rocketman® @EltonJohn - 3 dias atrás

Faz parte. Não dá pra escolher o país que nasce ainda

Com certeza. Em pleno 2025, uma escala dessa ainda existir, é um atraso muito grande.

Rocketman® @EltonJohn - 3 dias atrás

Acho que por não resolver nem o básico, esses assuntos vão ficando esquecidos na gaveta. Ainda mais que atualmente, metade da força de trabalho faz seu próprio horário.

editado em 12 de dez. de 2025 14:56

O que mexe no bolso dos grandes, fica tudo para depois. Afinal são eles que gerem os meios de comunicação.
Com as redes sociais melhorou um pouco, pois o povo se informa mais e tem onde buscar informação. Falta apenas o filtro certo para não ser passado para trás.

editado em 12 de dez. de 2025 14:59
Rocketman® @EltonJohn - 3 dias atrás

O salário mínimo é uma merda por causa do INSS. Se subir muito, quebra de vez. Ou tu acha coincidência quem tem a caneta na mão ser a mesma pessoa que mais paga SM no país e ele ser uma vergonha?

editado em 12 de dez. de 2025 15:05

Desindexar o SM da previdência sem antes cortar os privilégios acho sacanagem. É um ponto a ser debatido.

lipe @liperad - 3 dias atrás

Nao vai passar. Esquece essa porra ai

Rocketman® @EltonJohn - 3 dias atrás

Acho que passa 5x2 e 40h.

Edu @roejit - 3 dias atrás

passo 1: Todo mundo que trabalha nessa escala felizão da vida dada a mudança;
passo 2: Empregadores contratando novos funcionários com salários menores;
passo 3: Tudo sobe de preço e eu e você tomamos no **;
passo 4: Com os novos funcionários treinados, os antigos (contratados antes da lei e ainda ganhando salario antigo) serão demitidos;
passo 5: Os demitidos e os novos que ganham salários menores darão conta que essa lei sim complica a vida do empregador, mas também do empregado, e que fazer o L nunca foi nem será um bom negócio.

GSP @GeorgeSPatton - 3 dias atrás

Perfeito.

insanedev @insanedev - 3 dias atrás

O pessoal não consegue entender isso, só sabem analisar o benefício imediato e não o prejuízo a longo prazo. Eu disse num comentário acima que o brasileiro quer tirar vantagem de tudo, como essa de trabalhar 1 dia a menos, e um cara veio que perguntar o que tinha a ver isso com a escala 6x1. @pdiclaps

Will @wills - 3 dias atrás

como você garante que o passo 2 será esse?

DiClaps @pdiclaps - 3 dias atrás

sim historicamente todo direito dado ao trabalhador foi feito isso acima, confia.

Roberto @3jrse3pu - 3 dias atrás

Só quero saber do pessoal que é contra se trabalha na escala 6x1

Não, é o pobre de direita mesmo.

veHagah @veHagah - 3 dias atrás

Melhor ser pobre de direita.
Porque o pobre de esquerda está esperando melhorias por quase 20 anos, e nada muda (alias, muda sim, só piora, só comparar salário mínimo em dólares, desce ano pós ano).

Ser pobre de esquerda hoje em dia é um insulto!

Somos dois pobres, a diferença é que o "outro mais pobre" importa mais para mim do que para você. Essa é a diferença básica.
Não importo da minha vida piorar em prol de mais dignidade para outros. Sem titubear.

E se observar, são os mesmos que defendem o mito.

DiClaps @pdiclaps - 3 dias atrás

você acha que o cara que trabalha 6x1 tem tempo pra ficar debatendo aqui na Gatry? po se eu tivesse só 1 dia de folga não iria gastar ele debatendo nas internetsss rsss

Falaram a mesma coisa quando acabou a escravidão, quando criou o CLT e os direitos, mas o mercado se adapta, na pratica muda pouco ou qz nada, ninguém vai consumir menos, só vai trocar o dia de comprar...