Comentários comentar

Voltou a faltar luz em SP??

Anderson @4ez8ujsh - 2 meses atrás

Não é que voltou a faltar, é que ainda não restabeleceu desde a última. E não é que aqui falta muita energia, é apenas que chega poucas vezes.

Darci @tiburcio - 2 meses atrás

Bem que me falaram que se privatizasse nada disso aconteceria

quem te falou que privatização com monopólio resolve alguma coisa sabe tanto de privatização quanto você. todo mundo que já teve a coragem de ler um livro de história sabe que o serviço monopolizado vai continuar a ser a mesma merda. sem concorrência, não tem razão nenhuma pra mudar o modus operandi do funcionamento da empresa, exatamente como uma estatal. o prejuízo dos sócios vai continuar a ser pago pelos consumidores, assim como teria sido como estatal. o único possível ponto positivo que pode ser apontado numa privatização com monopólio é que o preço do fio que eles usariam pra reestabelecer a energia tende a custar muito menos que aquele adquirido por uma licitação que a empresa de algum parente de alguém do governo. o poder público, por sua vez, é tão eficiente que nem a fiscalização prevista em contrato tá fazendo. prevenção zero. apareceu só pra remediar. nem pra fazer o mínimo do mínimo o estado presta. além disso, você nem precisa viver nesse mundo hipotético. basta dar uma olhada no histórico de blackouts do brasil pra você ter uma noção bem sólida da qualidade dos serviços estatais no fornecimento de energia.

Água e energia são serviços essenciais, não devem ficar sob a iniciativa privada. Essa Enel é uma empresa italiana de capital estatal, não? E não tem como ter concorrência nesses tipos de serviço, ou vai ter pra cada Enel uma Itaipu?? Até aeroporto, que teoricamente pode haver concorrência, na prática fica apenas naquele que o Estado, o malvado Estado, construiu, e vem o empresário comprar barato com tudo já pronto e funcionando! Tô pra ver um bilionário começando um aqui do zero no porte de Galeão ou Guarulhos! Bom, mas tem a carta da telefonia pra usar como exemplo pra tudo, né? Aí vamos acreditando que uma hora tudo vai ficar bem! Aham, vai sim, pra alguns vai!

brasil ainda é sócio, o que coloca ela submetida a várias regras peculiares. não vejo problema nenhum em abrir a concorrência, ainda mais quando o estado ainda ia deter o poder de fiscalização. contudo, você provavelmente já deve ter ouvido o jargão que mostra o quanto o estado é mafioso: o estado não gosta de concorrência. os "bilionários" que vieram pra cá trouxeram coisas que o estado jamais vai conseguir prover. pega o exemplo correlato ao aeroporto, ué. antes da embraer, tinham várias fabricantes de aviões aqui. todas privadas. tem empresas singulares de "bilionários" aqui que atendem todo o brasil nas mais diversas áreas, coisa que o estado falha, mesmo tendo consigo os recursos infinitos sugados do cidadão pagador de impostos. tudo que você tem ao seu redor que veio da iniciativa privada funciona, muito contrário dos "inúmeros" e "maravilhosos" serviços públicos que você tem zero motivos pra elogiar... a carta da telefonia é só a mais repetida. tem uma caralhada de outros exemplos que estão no brasil inteiro ao longo da história. pode jogar ai qualquer categoria: saúde, alimentação, moradia, transporte, educação, segurança, dentre outros infinitos exemplos tão "essenciais" quanto a água e energia, incluindo os que já tiveram na mão do estado. vai por mim, é só pegar o livro de história e ler. ah, só pra constar, o estado não é nenhum "malvado". é só um câncer mesmo, um parasita que vive da saúde (financeira) do hospedeiro, exatamente como sempre foi desde a idade média. aqui já passamos pra um nível muito mais elevado de compreensão de metafísica, lógica, epistemologia e axiologia. o fulano que nunca leu um livro de história teria (ao menos) que ter ficado acordado nas aulas de filosofia e sociologia do ensino médio, o que é ainda mais improvável, considerando que o iluminado não consegue nem digerir corretamente o resultado de fatos históricos de forma objetiva...

O cara deve estar obcecado em debates de youtube achando que está em um, fica até com papinho de "não leu um livro" hohoho.... Água e energia não devem ser privatizados, ponto! O "comunistão" conhecido como Europa já percebeu isso, e estamos indo pra onde eles sairam! Problemas de gestão se resolvem com mudança de gestores, é assim no privado, mas no Brasil joga-se a bacia com a criança dentro!! Mas já entendi pelo "desde a idade média" que o terraplanismo saiu de moda e tá indo pra outras modalidades, então qq coisa acende uma vela e bebe uma água podre tal qual 1400. E seja obediente ao rei!!

começou a reposta com a falácia do espantalho HIEUAHIUSEHIASEUHAES deve ter largado a escola no fundamental. te falta muito pra chegar no ponto zero e não vai ser eu que vou prover um centavo pra te tirar do seu poço de ignorância. faça isso você mesmo, pois foda-se você com sua formação acadêmica deficiente.

Acho que se tivéssemos uma legislação que permitisse pequenas companhias de usina hidroelétricas. Talvez melhorasse.

Titanico @cniohobv - 1 mês atrás

A legislação prevê a concorrência na energia elétrica. E o cidadão poderia escolher.
Ocorre que acabou acontecendo um monopólio: cada empresa em uma região... mas isso está mudando nos últimos anos. A concorrência está chegando.

Ex: Aqui em Campinas - SP é CPFL. No ano que vem deve estar liberada a Elektro...

DUVIDO que seja assim tão fácil! DUVIDO!
A rede de distribuição de cada região/casa... DUVIDO que cada cidadão vai poder escolher entre duas... Chuto uns 5 a 10%... E olhe lá!

Lucro da Petrobras e do BB mandaram lembrança. E tem concorrência. Já as refinarias privatizadas praticam os maiores preços. A BR privatizada passou longe de baixar o preço do gás. Seu livro de história te enganou.

Por outro lado, amazon, ML, B2W, cagam na cabeça do consumidor. Carros sempre um roubo. Precisou chegar empresas da China comunista para as montadoras daqui limitarem um pouco sua ganância.

Agora, fica fácil se iniciativa privada assim. Se der certo, graças a uma boa empresa privada. Se não dá certo, culpa do estado que não fiscaliza.

Nilton Pedrett @newt - 1 mês atrás

exato! aqui na Bahia privatizaram a principal BR e a manutenção que era ruim ficou péssima. Tanto que depois de anos eles foram postos para fora SEM TEREM CUMPRIDO O CONTRATO DE DUPLICAÇÃO E com uma manutenção horrível... e ainda tão pedindo quase 1 bi em indenizações... privatizaram uma refinaria que fica pertinho de Salvador e temos a capital com a gasolina mais cara do Brasil. Privatizar empresas que geram lucro não é estupidez, é um modo de enriquecer os lobistas e depredar a capacidade do país em gerar riqueza.

as privatizações que você mencionou começaram ontem. tá achando que vai privatizar e vai chover de concorrência no dia seguinte? tá sonhando muito. engraçado é você falar que as empresas que você mencionou "cagam na cabeça do consumidor" sem mencionar o fato de que todos os serviços públicos, sem exceção, cagam na cabeça do cidadão. seu argumento é omisso demais pra estabelecer um ponto de vista sólido. você considera que existe um mundo de algodão doce rolando onde as coisas acontecem de forma imediata e inopinada, onde os empresários são pessoas que praticam atos inconsequentes, completamente desconectados do mercado financeiro, encargos tributários e segurança jurídica do país. sem colocar o pé no chão, estamos conversando de mundos completamente distintos um do outro.

Argumento omisso e ponto de vista sólido é "citar mundo de algodão doce".
Para sua informação, monopólio do Petróleo foi quebrado em em 1997. 27 anos depois, cadê a concorrência? Porque a estatal oferece preços melhores? E porque a Petrobras precisa vender refinarias? Porque seus empresários não construíram as deles? Porque a Shell não descobriu o pré sal? Ninguém quis investir, mas agora todos querem participar do banquete.
E sim. Amazon, ML, etc cagam sim na cabeça do conumidor. Fazem o que querem. Vendem, cancelam e foda-se o consumidor. Nem explicação, uma conversa, um pedido de desculpas. Meu carro ficou 6 meses esperando peças. E não. Não foi nenhuma chinesa.
Serviços públicos: você usa? Concordo que já foi ruim. Atualmente não vejo assim. Passaporte super simples, DETRAN idem. Emplaco meu carro, transfiro, etc, rápido e fácil. Polícia Civil me emitr RG tranquilamente. Gov.br muito mais organizado e fácil que a maioria das empresas. O que vejo ruim ainda? Exército. Igual anos 50. Lá sim é ruim.

Eu coloquei fatos, citei empresas. Mas o seu argumento que é solido? Qual serviço público você citou? "Todos". Quais fatos você citou? Nenhum. E meu argumento é omisso. Nem sei por que perdi tempo te respondendo.

Hahahahahahahahaha