Comentários comentar

Chainsaw @chainsawbr - 4 semanas atrás

Não dá para usar nenhum pluge em L nele, pois senão vai ficar sobre a tecla.

extraneu @extraneu - 3 semanas atrás

Isso foi foda, a norma indica as posições dos pinos de fase, neutro e terra, e o pino terra deve ser o infeiror. Mas boa parte dos fabricantes de eletrodomésticos resolveu não seguir a norma, ou então não calculou certo, aí virou essa zona.

TRNSaulo @trnsaulo - 3 semanas atrás

Na verdade não, a nbr 14136 mostra o pino terra pra cima, a IEC 60906-1 de onde essa norma foi baseada diz que o pino terra sempre é pra cima, as fabricantes de plugues em sua maioria fazem o pino terra pra cima. A fabricante dessa tomada que não pensou bem no uso.

extraneu @extraneu - 3 semanas atrás

Que coisa estranha. Numa busca rápida quase todos exemplos mostram o pino terra pra cima mesmo, apesar de eu não ter encontrado essa informação no site do Inmetro.
Só lembro que quando troquei as tomadas aqui, +10 anos atrás, segui "alguma fonte confiável" que até tinha a justificativa (furada, na minha humilde opinião) de que a posição era pra fazer referência à posição do chão/Terra...

TRNSaulo @trnsaulo - 3 semanas atrás

Aconselho inclusive a verificar se a polaridade das suas tomadas está correta, se a rede na sua casa for monofásica, porque a norma fala de neutro à esquerda, considerando o terra acima

Rodrigo Otavio @2eamibft - 3 semanas atrás

Na casa que estou maioria das tomadas são do modelo antigo 2 pinos + 2 quadrado. Para trocar para três pinos só preciso trocar o espelho ou tem que modificar algo na fiação?

TRNSaulo @trnsaulo - 3 semanas atrás

Se for fiação de 10 amperes, só trocar o espelho, se atentando a polaridade das tomadas de 3 pinos

extraneu @extraneu - 3 semanas atrás

Quanto a isso, está correto. Inclusive inverti alguns espelhos onde usaria uma régua ou equipamento com plugue L "invertido". Mas também nunca vi um equipamento que dependa da polaridade. Tem o link da norma?

Até faz sentido. Em cima seria para raios rs