Comentários comentar

Randomico @randomico - em 17/01/2024

Bora encher os dentes com cáries

Roni @6by6dz4t - em 17/01/2024

Explica melhor.

Papai Noel @painatal - em 17/01/2024

Não tem flúor.

Roni @6by6dz4t - em 17/01/2024

O xilitol combate as bactérias que produzem as cáries. Além do mais, já tem flúor na água que a gente bebe e tem dentista que defende que nem precisa de creme dental pra escovar os dentes.

Xilitol combate bacterias? Vai estudar mano.
Dentista que defende que nao precisa usar creme dental com fluor é charlatanismo. Todos os estudo serios e orgaos oficiais mostram que o fluor da pasta de dente é o mais importante pra prevençao da carie.

Agora, se mesmo assim vc acredita em teorias conspiratorias e nao na ciencia, continue escovando os dentes com xilitol e boa sorte quando perder seus dentes.

Gatryano @gatryanno - em 17/01/2024

Poderia postar links de 5 artigos científicos de revista de alto impacto que corroboram sua afirmação?

Ahh cara. Até poderia perder um tempao procurando links e enviando aqui, mas só ia perder tempo mesmo. Se vc quiser usar carvao com curcuma pra escovar os dentes, fica a vontade... a Terra Plana fica logo ali.

Gatryano @gatryanno - em 17/01/2024

Como esperado.... Vá assistir seu BBB....

Roni @6by6dz4t - em 17/01/2024

Precisa aprender a ler, cara. Eu falei que o flúor já está presente na água fornecida pela concessionária, então escovando somente com água já está aplicando flúor nos dentes. Quanto ao xilitol, tem estudos que comprovam que combate à cárie. Quanto a mim, não tem uma cárie há pelo menos dez anos.

Vc é dentista? Se nao for, nao da opiniao. Vc nao sabe o que está falando.

Roni @6by6dz4t - em 17/01/2024

Ué?! Mas o que vale não são os estudos científicos? Veio aí todo sabidão falando de conspiração mas está sendo negacionista. Agora se quer utilizar apelo à autoridade, apresenta aí o diploma de doutorado e seus artigos publicados que eu não falo mais nada.

Benevolo @ebene - em 17/01/2024

diploma hj vale de alguma coisa? tá de brincadeira. fluor é nada mais que resquicio do nazismo

Kkkkkk nossa! Depois dessa, nao tenho nem mais argumento. Vou colocar meu capacete de alumínio aqui e virar especialista em todos os assuntos vendo videos no youtube!

Papai Noel @painatal - em 17/01/2024

Água tratada tem que ter 1,5ppm. Pasta tem quase 1000ppm.

Papai Noel @painatal - em 17/01/2024

Eu quase não uso pasta de dentes, mas acho que existe uma boa diferença entre a ação do xilitol e do flúor. Não é porque um é bactericida e outro repõe o esmalte dos dentes? E sendo bactericida ele, a longo prazo, não tornaria as bactérias mais resistentes?

Sim. Existe diferença na acao de ambos. A acao bactericida do xilitol é mto pequena e nao faz diferença alguma numa boca cheia de bacterias. Sao muitas bacterias que sao responsaveis pela doenca carie. E ao mesmo tempo essas bacterias sao importantes pra colonizarem a boca. Por isso nao existe "vacina" ou "antibiotico" pras bacterias bucais. As bacterias devem ser desorganizadas e nao exterminadas da boca pra evitar a carie e ao mesmo tempo pra evitar que a acao acida vá acumulando no esmalte o fluor entra pra ajudar nessa remineralizacao.

Papai Noel @painatal - em 17/01/2024

Meu dentista diz que enxaguante bucal não faz bem porque acaba com a flora bucal. Acho que isso vale para o xilitol também. Essa pasta não parece uma boa idéia.

Se for "vegane" só vai comer fóia e pepino mesmo, cárie no dente é o de menos...

Vitor @vitort - em 17/01/2024

Nossa, que raciocínio complexo.... Merece um prêmio por conseguir relacionar cárie, com pepino e "foia" que nem consigo imaginar o que seja...

"Vegane" detectado...

Vitor @vitort - em 17/01/2024

Pior que não sou.... Só a tua burr1ce que me chamou a atenção....

PTista chamando alguém de burro, enfim a hipocrisia...

Vitor @vitort - em 17/01/2024

Pra ver como vc é burro...

Gatryano @gatryanno - em 17/01/2024

Não usei essa marca, vou testar. Valeu!

ManjaRola @ManjaRola - em 17/01/2024

frescura

Galera, usem pasta de dente com fluor.

Gatryano @gatryanno - em 17/01/2024

Há mais de uma década uso pasta dental sem flúor, e recomendo. Aliás, recomendo filtro de chuveiro também, sobretudo para aqueles que tomam banho com água quente.

Carie depende de 3 fatores:
Alimentacao (açucar)
Genetica
Higienizacao (limpeza pra desorganizacao do biofilme)

Se vc nao come açucar ou tem uma genetica favoravel ou faz limpeza constante, parabens, a chance de ter carie cai bastante.

O fluor ajuda na remineralizacao do esmalte quando as bacterias acidificam e desmineralizam o meio.
Ele "fortifica" o dente e por isso é considerada a melhor arma contra a carie atualmente.

Quando a gente lida com saude publica, a gente lida com populacoes. Entao a sua experiencia pode valer pra vc mas nao vale pra 99,9% da populacao. Ninguem tem sua genetica nem sua dieta nem sua habilidade de limpeza com a escova de dentes.

Por isso, esse tipo de produto pode ser util pra 1 pessoa e pessimo pra 99.

Por isso que saude publica é algo serio e leigos nao devem se aventurar sem estudo.

Papai Noel @painatal - em 17/01/2024

De fato. Qualquer dentista vai dizer que criança precisa usar pasta de dente com mais frequência porque come mais açucar, então precisa de limpezas mais frequentes e de flúor para proteger os dentes e que quando crescemos nosso paladar muda, via de regra, e deixamos de precisar tanto de pasta. Agora: será que os veganos vão empurrar essa pasta para seus filhos? Sim ou sim?

Pois é! E ai fica um questionamento: até quando um pai pode ter a "liberdade" de ficar sem escovar os dentes do filho com fluor e expor a crianca a uma doenca deliberadamente? Ou entao deixar de vacinar uma crianca e expo-la a uma infeccao por meningite ou polimielite, por exemplo?
No final, quando a criança nao vacinada pegar a doença gravissima a fala do pai/mae é sempre a mesma: "ahh mas eu nao sabia!" Por isso que saude publica nao é assunto de opiniao. Tem que ser lei e respeitada.

Jaison @jsawashira - em 18/01/2024

Quanto mais poder de decisão tirado das mãos do cidadão e centralizado nas pirâmides de uma Brasília, sempre será pior.
A saúde pública é uma questão de equilíbrio e trabalho em conjunto. O primeiro passo é formar os pais com escolaridade mínima e conscientizá-los da importância de certas atitudes e das vacinações, estas classificadas em opcionais e obrigatórias. Outro passo é ter um acompanhamento do pediatra, este sim, junto dos pais é quem conhece a verdadeira condição e contexto da criança, não burocratas e legisladores.
O último exemplo é Programa de Vacinação para bebês com dias de vida e crianças contra a COVD na canetada: um coquetel de fabricantes ($) onde a lista de efeitos sérios registrados com vacinas mRNA até agora supera 2.000 se somarmos apenas Moderna e Pfizer. E depois de alguns meses tem mais dose ($) destes produtos que não tem impedem de desenvolver a doença, apenas atenuar. Sim o Brasil tem campanhas de vacinação de grande sucesso, mas esta mais recente virou claramente um negócio e um palanque, que não leva os pais, pediatras e cardiologistas a sério.

extraneu @extraneu - em 17/01/2024

Filtro de flúor?

Sim, e seguindo o raciocínio capacete de papel alumínio também kkkkkkk

GUILHERME @eonlnd6 - em 17/01/2024

Eu queria tomar água não fluoretada

Tamojunto @Tamojunto - em 17/01/2024

Por favor, explica melhor esse assunto do filtro para banho quente.

Benevolo @ebene - em 17/01/2024

use vc, eu uso sem

Os filhotinho de Lair Ribeiro.

Mesmo que flúor fizesse mal, em qual colocação de prioridade na lista de mudanças de hábito ele estaria?
Os muleke enchem o cu de pinga e O FLUOR TA ME MATANDO.

Ai ficam desdentado e tem um avc do mesmo jeito, o ser humano é bicho burro mesmo.

Kkkkkkkkkkkkkk povo não quer raciocinar, quer mimimizar, deixa eles que tem salvação não haha

Benevolo @ebene - em 17/01/2024

qual a dosagem de fluor pra indicar q existe intoxicação?

Papai Noel @painatal - em 17/01/2024

O flúor na água potável não intoxica, pois é em dosagens baixíssimas. O flúor em pasta de dentes não se tem relatos, porque ninguém come tanta pasta de dente assim. Nem os mais idiotas. Mas vc pode fazer as contas, porque a intoxicação aguda precisa de 3,5mg/Kg. Daí a concentração da pasta é 1000 partículas por milhão. Fazendo as contas e levando em conta o peso de um adulto médio, a molaridade do Flúor e o conteúdo do tubo vai dar mais ou menos uns 15Kg de pasta para intoxicar alguém. Zoeira. Ninguém liga.

editado em 17 de jan. de 2024 20:33

Exato!

Aviatriz @aviatriz - em 18/01/2024

a even ja dizia: é so um pingo. é so um pingo. alegria pros seus dentes. chegou even, experimente!

Giba @giba - em 17/01/2024

Cheio dos "Pablo Marçal" no Gatry....rsrs.

Filipe Condé @delibr - em 17/01/2024

Eu uso capacete de alumínio para banhar e não escovo os dentes. Estou a 10 anos sem caries e sem dente. Indico que sigam meu conselho. Vejo vcs mais tarde

Não seria mais fácil quem quer usar flúor que use, e quem não quiser que não user? Já que os cuidados da higiene bucal de cada um é um tanto pessoal, né não?

Oi Ana! O seu questionamento é importante. Carie é uma doença muito presente na nossa sociedade. E acomete um numero enorme de pessoas, principalmente os mais marginalizados e sem estudos. Muito dinheiro é gasto na rede publica pra lidar com os problemas da carie que acarretam na perda de dentes. A melhor opcao pra diminuir o numero de casos é a prevençao: é mais barato pro estado, mais efetivo e precisa apenas de informaçao de qualidade e atuacao dos dentistas e postos de saude pra diminuir a ocorrencia.

Só que uma parcela muito pequena da populacao tem o conhecimento basico sobre esse assunto e outros sobre saude publica.

Cabe a essas pessoas, eu incluido, perder um tempo pra sanar algumas duvidas da populacao e evitar que caiam em contos de fadas. De um lado tem ciencia e dados, do outro tem achismos e pessoas querendo ganhar views, likes e vender produtos milagrosos..

Essa questao da carie é um problema individual e, concordo com vc que cada um tem o direto de tomar a decisao que mais lhe agrade desde que tenha tambem informacoes de qualidade de um profissional habilitado pra isso, no caso um dentista. Acredite, estou aqui sem vender nada, só confirmando o obvio pra tentar ajudar pessoas que procuram alguma informacao confiavel. Acho muito perigoso esse tipo de anuncio pq ele confunde pessoas a acreditar em algo que ira prejudica-las. Estou fazendo minha parte e sempre que tem alguma discussao sobre isso aqui eu participo pra ajudar aqueles que nao vivem na terra plana! Qq duvida, posso tentar ajudar ou entao procure um dentista!

Bárbara @Barbarav - em 18/01/2024

eu como dentista, vendo a realidade no dia a dia pois trabalho há um bom tempo no serviço público, estou aqui lendo suas colocações e concordo com tudo (imagino que você seja um colega de profissão, obrigada por difundir a verdadeira odontologia).

regis @regisboliver - em 18/01/2024

Bárbara, não coma dentistas!

Papai Noel @painatal - em 17/01/2024

Aí tu parte do pressuposto de que 100% da população conhece e entende para que serve o flúor...não dá, né?

editado em 17 de jan. de 2024 21:55
Edu @roejit - em 17/01/2024

O problema do vegano não é ser vegano, é encher o saco do não-vegano para ser vegano. Cada um vive como quer, simples.
O problema do que não usa fluor não é ser fluor-free, é encher o saco do não-fluor-free para ser fluor-free. Cada um vive como quer, simples.
Continuo comendo carne e escovando o dente com colgate, o resto que se dane. (nem me atrevo a comentar quanto ao que prega o uso de filtro de chuveiro!)

Tamojunto @Tamojunto - em 17/01/2024

Tô tentando entender esse negócio de filtro para banho quente.

xoolis @xoolis - em 18/01/2024

Curioso. Não vi nenhum vegano nem usuário de pasta sem flúor enchendo o saco pra alguém aqui virar vegano. Muito pelo contrário: um monte de pela saco fica ofendido com um anúncio de produto vegano e vem fazer piadinha, tentar convencer a comer carne(ou usar pasta com flúor), as vezes até ofender os caras. E isso acontece não só aqui, em todo lugar. Alguém diz que é vegano, e já vão encher o saco do cara. Porque será que tanta gente fica doída com a existência de veganos ou vegetarianos? Algum psicólogo explica aí pra gente.

A diferença é que um tá embasado cientificamente, o outro não.

Papai Noel @painatal - em 18/01/2024

Não dou presente para quem não come de tudo. Lembre-se disso.

Jaison @jsawashira - em 18/01/2024

É um fenômeno psico-social mesmo. A opção de comer carne para sobrevivência está programado em nosso DNA. Então quando uma pessoa é membro de uma grande maioria espontânea, ela vai questionar, tentar entender as vantagens e/ou até criticar alguém que faz escolhas distantes das práticas instintivas e daquelas vistas em seu próprio grupo. Tem pessoas que não comem carne de porco e sempre são questionadas. Tem pessoas que escolhem viver no homosexualismo, naturalmente são questionadas também. Isso é normal e esperado. Socializa e vive melhor quem compreende e supera essa realidade. Outro fator, é que nas últimas décadas, grupos políticos e financeiros têm abraçado certas causas, como o veganismo e ecologia, por motivações reais e também para manipulação social, causam ainda mais atrito entre os grupos sociais.