Comentários comentar

Formado por 10 pedras de hematita brilhante, com Cruz de alumínio fosco com o nome de Jesus Cristo. Leve e portátil, pesando apenas 25g.

Snow @Snow - 10 meses atrás

Tem NFC pra pagar o dízimo?

A ideia é boa

Benevolo @ebene - 10 meses atrás

agr eu vou pro ceu

Angel Corpse @angelcorpse - 10 meses atrás

Andar com a cruz pra mim é o mesmo que andar com a bala que matou seu pai, beira o sadismo, vamos ouvir Angel Corpse

Meteus Assado @AssadoSan - 10 meses atrás

Hauehauehaue

Cara, o simbolismo da cruz não remete ao Cristo morto, mas sim à remissão dos pescados e ao Cristo vivo.

Ri da analogia hauehaue

Anderson @4ez8ujsh - 10 meses atrás

Uma das coisas que mais me afastam do cristianismo é essa ideia de culpabilizar seus fiéis. A outra é que deus não existe.

A outra é:

Questionador: - Beleza, mas se Ele é onipresente e onipotente, por que permite que aconteçam barbáries com crianças, por exemplo?

Beato alucinado: Nós não somos capazes de compreender os planos de Deus.

Gxv3t5k2 @ourbshag - 10 meses atrás

Se vc ler a biblia (provavelmente nunca leu) vai ver que do início ao fim, está escrito que as pessoas não teriam paz nesse mundo e sim aflições. E a promessa de Deus pra quem o ama e segue seus mandamentos, ou os inocentes (incluindo crianças), seria a glória eterna, ou seja uma outra vida eterna sem aflições depois dessa.

Se vc acredita ou não é outra história, mas o que está escrito na bíblia é isso, e não que Deus protegeria todas as pessoas boas do mal nessa vida.

E não só no cristianismo mas em outras religiões também a base das crenças se baseia em uma outra vida após a morte.

editado em 2 de jun. de 2023 16:42

Ok. A questão é que se o cara é onipotente e onipresente (imagino que você acredite que seja), e ainda assim, vê os inocentes passando por atrocidades sem fazer nada, é um deus difícil de gostar, não?

Gxv3t5k2 @ourbshag - 10 meses atrás

E se Deus existir e realmente o que estiver escrito na bíblia se cumprir, vc tem esse direito de não gostar de Deus e a pessoa que comete atrocidades também tem esse direito, por isso foi criado o livre arbítrio. Porém seria baseado nas escolhas feitas nessa vida que vc seria julgado para a próxima vida, essa é a premissa básica dessa religião e de algumas outras também. Ou seja o foco, não é o que os outros fazem com vc, ou as injustiças que acontecem com você, mas sim o que vc faz nessa vida. Então basicamente em nenhum lugar da bíblia ou do Alcorão ou de outros livros sagrados, comenta algo de que as pessoas boas e inocentes não passariam injustiças nesse mundo.

Heverton @hevertonsc - 10 meses atrás

A resposta para o seu comentário é "Livre Arbítrio".
Poderia está recomendando um filme muito bom que trata exatamente essa cena que você mencionou de inocentes passando por atrocidades e um Deus sem "fazer nada". O filme seria "A Cabana", creio que já tenha ouvido falar.
Garanto que suas respostas serão respondidas com esse filme.
Agora se você não querer aceitar a ideia de resposta que o filme vai lhe passar, não podemos fazer nada!

james @james - 10 meses atrás

Imagina, justificar as centenas de milhares de vidas de inocentes ceifadas por desastres naturais com "livre arbítrio".
Pessoas mais inteligentes que nós, incluindo Tomás de Aquino, não conseguiram conciliar a ideia de um ser onipresente, onipotente e bondoso com a existência do mal.

Mustellq @mustella - 10 meses atrás

Falso. Essa questão já foi elucidada há muito tempo. Leia As Confissões, de Agostinho de Hipona. Um livro do século IV que trata com maestria do tema.

james @james - 10 meses atrás

Como disse, pessoas mais inteligentes do que nós já discutiram e apresentaram críticas aos argumentos cosmológicos e teológicos apresentado por ele e, na melhor das hipóteses (considerando que tds os argumentos como verdadeiros) chegaríamos à conclusão da existência de um deus (ou vários deuses, pq os argumentos não descartam a existência de vários deles) q não é necessariamente bom, onipresente ou onisciente. Mas a verdade é que os argumentos cosmológicos são, por si só, autodestrutivos. Primeiro pq são baseados na impossibilidade de regressão infinita (que não demonstra ser impossível), segundo pq os argumentos dele levariam ou à necessidade de algo anterior ao próprio deus que o teria "colocado em movimento" ou que se a regra não se aplica à deus, nada nos garante que não se aplicam também às outras coisas. Por fim, não precisa acreditar em mim? quem sou eu na fila do pão... dê uma olhada em textos de filosofia.

james @james - 10 meses atrás

Sobre o livre arbítrio:
- que livre arbítrio tiveram os povos africanos escravizados?
- os judeus assassinados
- os povos originários dizimados
- uma criança violentada por um pastor ou padre
- as pessoas que perdem suas vidas em desastres naturais
- as crianças que nascem nas periferias de países pobres
Fico imaginando um norueguês falando de livre arbítrio para uma criança do Burundi, Moçambique, Angola, etc.

As nossas vidas estão condicionadas e são limitadas pelo meio. A língua que vc fala, a comida q vc come, os seus costumes, a sua expectativa de vida, as suas chances de ser um médico (caso vc queira) e até o deus em q vc acredita dependem do meio em q vc se encontra. Fosse vc um indiano ou um chinês, teria grandes chances de não ser cristão. Dito isso, fica claro que nossas escolhas são limitadas e livre arbítrio é como a meritocracia: uma ilusão.

william @willhunting - 10 meses atrás

mandou bem

Justamente por isso eu mencionei crianças, pessoas absolutamente inocentes que passaram por atrocidades sem sequer ter como se defender. Recém nascido passa por coisas assim e você sabe.
Onde entra livre arbítrio nisso? Na conduta do autor da atrocidade, de forma alguma da vítima.
Pra mim é muito simples. Se existe de fato uma entidade por trás da criação (o que não acredito), ou ele não é onipresente e/ou onipotente OU ele não é bom.

Meteus Assado @AssadoSan - 10 meses atrás

Carai, já vi muita treta aqui no gatry, mas religiosa acho que é a primeira.

Não sou dono da verdade, muito longe disso, então imagino que essa seja uma discussão muito mais filosófica do que religiosa.

O fato de Deus ser onipresente/potente, para mim, não tem nada a ver com o mal existir no mundo.

A diferença da gente para os anjos é que temos livre arbítrio, então não foi Deus quem colocou o mal no mundo, e, partindo do princípio de que o mal em si não existe, mas sim é a ausência do bem, somado com o ponto do livre arbítrio, faz-se real a merda em que vivemos.

Se Deus interfere no seu livre arbítrio, você é muito menos do que um escravo, você é apenas uma maquininha biológica, e isso o torna um tirano.

Se Deus não interfere no seu livre arbítrio, e você escolhe o mal, fazendo mal para outra pessoa, então isso o torna um tirano?

É o principio da coerência: Se Deus, de fato, existe e nos deu o livre arbítrio, então a culpa é nossa, não dEle se não interferir. Se ele interfere, não temos livre arbítrio, aí nem precisaríamos nem pensar, só executar ordens.

Gxv3t5k2 @ourbshag - 10 meses atrás

Mas isso não foi uma treta, e sim uma explicação

Vítimas inocentes não podem entrar na equação do livre arbítrio.
Você realmente acha que esse deus seria um tirano por tirar da cabeça de um maluco abusar de uma criança?
Enfim, ou esse deus não pode tudo ou não é bom.

james @james - 10 meses atrás

pois é... peça a essas pessoas para entrar numa ala de oncologia pediátrica e tenho certeza que encontrarão pais e mães ansiosos por um "tirano" que lhes negue o "livre arbítrio" ao salvar a vida de suas crianças.

Meteus Assado @AssadoSan - 10 meses atrás

Ja entrei em várias para simplesmente abraçar ou tocar/cantar com as crianças e pais.

É bem triste a situação e é maravilhoso o que se aprende, principalmente sobre fé, em um ambiente desses.

Meteus Assado @AssadoSan - 10 meses atrás

Isso se chama ANTROPOPATIA, tentar aplicar a Deus os sentimentos humanos.

A vítima é vítima da maldade. Não de Deus

Um deus que poderia intervir, e só não o faz porque não pode (não é onipotente/onipresente) ou porque não quer, o que faz dele pior do que a própria criação.

Eu gostaria de apontar que as pessoas brigam diariamente por causa de ditadores e "ditadores".

Você realmente acha que estariam todos felizes e tranquilos com uma entidade, que pode vigiar cada pensamento íntimo seu, literalmente, governando o mundo de forma ditatorial?

Independente da utopia hipotética criada, sempre haveriam grupos rebeldes. Porque, se não houvessem, não teria acontecido a fragmentação do próprio Cristianismo.

Adicionalmente, a bíblia diz que temos livre arbítrio e que nossos pecados serão pagos. Além do dito acima.

Por fim, qualquer questionamento lógico vindo de quem não é religioso vai ser recebido com ceticismo.
Mas, nesse caso, o erro é de quem está trazendo lógica para um terreno de convicções, na minha visão.

editado em 2 de jun. de 2023 23:54
james @james - 10 meses atrás

Já melhorou bastante! O cara matou Er só pq era mal ao seus olhos. Fez chover fogo pq a galera exercia seu "livre arbítrio" e de quebra ainda transformou em estátua de sal a mulher de Ló só pq olhou pra trás. Tiveram tbm as pragas, incinerou os filhos de Arão, etc. Fora as ameaças. Mas pra mim, o pior é condenar ao castigo eterno supostos crimes (incluindo ignorar sua existência) cometidos ao longo de alguns míseros anos de vida (vida essa q nem foi solicitada)!!

Anderson @4ez8ujsh - 10 meses atrás

Mas esse Deus que você descreveu é um grande calhorda. Como alguém vai gostar disso aí? Além disso, todo mundo é ateu com os deuses dos outros.

Gxv3t5k2 @ourbshag - 10 meses atrás

Vc é livre para pensar isso, assim como quem acredita nas escrituras também é, isso prova que o livre arbítrio realmente existe, independente se acredita em Deus ou não.

Heverton @hevertonsc - 10 meses atrás

Lembrem-se:

A Fé é uma exigência para entrar no céu!
Para ir pro inferno basta não acreditar em Deus.

james @james - 10 meses atrás

Imagina, botar uma vida no mundo para fazê-la sofrer (pior ainda se for criança), seja diretamente, nas mãos de um psicopata ou por causa de um desastre natural, seja indiretamente em razão de um acidente ou da miséria e suas consequências. Sem falar nos vários defeitos genéticos, congênitos, doenças, e outras formas diversas de sofrimento que independem das nossas escolhas.

Meteus Assado @AssadoSan - 10 meses atrás

Você tem filhos, James?

james @james - 10 meses atrás

Não, mas já tive parentes que se foram antes dos 4 anos por causa de leucemia. Não desejo a ninguém. Não é um sofrimento apenas para a criança, como é tbm para os parentes.

Meteus Assado @AssadoSan - 10 meses atrás

Então se algo de ruim acontece na sua vida a culpa é do seus pais?

james @james - 10 meses atrás

Com muito afeto no coração eu consigo dizer que a resposta é não! Meus pais fizeram o que estava ao seu alcance para me dar uma vida digna. Estavam sempre lá para corrigir meus erros (no sentido de me dizer que eu estava errado, aplicar a defina punição e apontar o caminho certo), valorizar os meus acertos e se preciso fosse dariam a vida por mim. Se algo de ruim acontecer, eles podem dormir tranquilos sabendo que deram o seu melhor. E além do carinho, era possível perceber a responsabilidade.

Meteus Assado @AssadoSan - 10 meses atrás

Então você tá querendo colocar responsabilidade nas mãos de Deus?

william @willhunting - 10 meses atrás

Muito conveniente pra Deus né.

timboca @cavalodezoito - 10 meses atrás

Deus não existe, DEUS É!

Kodos Otros @kodossotros - 10 meses atrás

Deus não existe, DEUS É.....uma criação do ser humano.

Nexus 6 @nexussix - 10 meses atrás

Mas, quem criou o ser humano? Vou mais além: quem criou o universo? Ah, o "Big Bang"? O que explodiu nesse Big Bang? Quem criou essa coisa que explodiu? De onde veio essa energia do Big Bang? Resposta: Deus.

Senão, quem criou?!

james @james - 10 meses atrás

quem criou deus (ou deuses)?

Nexus 6 @nexussix - 10 meses atrás

Deus é Deus. Ninguém o criou.

wardini @emepk0kb - 10 meses atrás

O Caibalion

Lenrek @xlenrekx - 10 meses atrás

Aulas.

Andrey @clsu5fn0 - 10 meses atrás

Finalmente entendi por que usam aquele adesivo de peixe, é por causa da remissão dos pescados.

Instigador @qnsfypc - 10 meses atrás

Se trocarem o peixe por boi faria mais sentido

wardini @emepk0kb - 10 meses atrás

Simbolismo é assim, não tem certo e erado, ele te leva a uma leitura da representação do pensar. A cruz tem várias interpretações, pai filho e espírito santo entre outros.

Ou pode ser visto como a tentativa de transformar símbolos negativos.

Assim como, por exemplo, a comunidade LGBT+ removeu a conotação negativa da palavras "gay" e "lésbica", ao utilizá-las com orgulho.

Ou, de forma simples, seria o equivalente a responder "sim, enorme". Quando alguém chamar a sua mãe de gorda.

editado em 2 de jun. de 2023 17:04
Raphael @raphaelrt - 10 meses atrás

God cada vez mais exigente.

Vitor Germano @zaba1da - 10 meses atrás

Pós-Capitalismo total esse negócio ai

Segundo o MMM, ou Manual do Minion Moderno, ao criticar o Capitalismo, você deveria iniciar sua migração para Cuba e começar a somente vestir vermelho.

Acabo de perceber que as roupas do meu avatar são vermelhas...
Me tapeei...

Serve? @andrelouzada - 10 meses atrás

Já se foi o Padre do BALÃO

É impressão minha ou simplesmente tem uns meses que não aparece nada de interessante por aqui

JJ @Jefin - 10 meses atrás

Tá fraquíssimo mesmo, só promoção meia boca

JJ @Jefin - 10 meses atrás

Use a aba livre para discutir religião, filosofia ou sei lá o que desejar

hahahahahahha

Smart…funciona com Alexa?

GUILHERME @eonlnd6 - 10 meses atrás

Se Deus não existe, pq a galera q sabe disso fica tão preocupada com quem acredita e tem religião ? Parece anúncio de produto apple ....kkk