Comentários comentar

Filippe @marcusfilippe - em 23/06/2020
Esse comentário foi desabilitado por ser reportado por diversos usuários!
Murillo @24DRUzHQ - em 23/06/2020

Mas pra ler não é bom não?

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

recomendo Ayn Rand, se quer ler sobre filosofia(A revolta de Atlas é Otima ). Esta biografia, foi escrita por um professor esquerdista, e não é uma obra do Paulo Freire,

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK AYN RAND KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

Você quer que eu conheça o gerador de retardados, mas não quer ler uma filosofa, que está entre os livros mais vendidos no mundo. Você realmente é vítima de Paulo Freire.

Camargo @66EHc9ca - em 23/06/2020

Por ser mais vendido não seria um indicativo tão bom , já que o Paulo Coelho é um dos maiores do mundo e é um lixo... (treta detected)

Tbm acho que esta estoria de mais vendidos como balizador de autoridade, uma balela...Anitta, sertanojo, Gustavo peba...sao os mais vendidos, nem por isto, deixam ser GRANDEs bostas tbm!

Enchendo @enchendo - em 23/06/2020

Fabio, nunca li Freire, então não posso criticá-lo com especificificade, mas sim ideologias devem ser superadas na educação. Quanto à Rand, é preciso muito filtro crítico. A mulher era inteligente e falou muitas verdades, porém muitas besteiras também. Além da moral da personagem principal nesse livro ser bem questionável (coloca a mulher como uma puta subserviente entre dois caras, um casado ainda por cima, até como doméstica ela é colocada temporariamente, sendo que era uma empresária), mas o mais grave a meu ver é a falta de sustentabilidade. Para Rand, uma cidade bonita era uma cheia de chaminés e sem nada de natureza, para ela sinal do incivilizado (ao menos coloca assim em várias passagens). Fora que o livro é demasiado longo, repetitivo e chato. Melhor ler Mankiw de uma vez. Para distopias prefiro Orwell, ao menos é objetivo.

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

Cara é dificil falar que algo em uma Filosofia é besteira, voce concorda ou não. :) Não me recordo dos nomes, e estou com pesquisa de pesquisar, mas antes de ler a Revolta de Atlas, li a biografia dela, escrita por seu amante.

Quanto a mulher ser subservente, eu discordo, lembra que ela viveu em um mundo machista, mas ainda assim se tornou um dos maiores icones femininos da historia, junto com Margaret Thatcher

Enchendo @enchendo - em 24/06/2020

Ela se tornou ícone, mas seu personagem foi de certo modo machista (e olha que eu não apoio essas discussões de gênero, raça etc., eu sou humanista).

Murillo @24DRUzHQ - em 23/06/2020

até ia considerar ok teu comentário, mas quando li "esquerdista" aí entendi

Roberto @5tG780x2 - em 23/06/2020

cara a comparação é foda, recomendo ler mais a base das ideias para entender onde estão os erros, a premissa da Revolta de Atlas é interessante mas usa muita falacia para sustentar os argumentos, fica muito fraco, independente do polo politico as ideias não são bem construídas, por isso ela recebe tantas criticas, falta base.

Fabio @arcomman - em 24/06/2020

È uma obra da decada de 50, muita coisa mudou, mas no meu ponto de vista, a filosofia é muito rica. Melhor que a de Freire. :)

Roberto @5tG780x2 - em 24/06/2020

a comparação não existe, são pontos diferentes, a filosofia não se compara dessa forma, é como dizer que outback é muito melhor que pizza hut. A comparação só serve por conta de polarização politica, cada polo está se apropriando de um, mesmo sem nenhum compromisso com as idéias, tentando criar um personalismo dos ideais.

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

O Livro não foi escrito por PF, mesmo mostrando uma visão Comunista(distorcida) do mundo e da educação, este livro, mostra alguns erros que o Filho de Freire acha que ele cometeu em sua carreira. :)

RedAlpha @redalpha - em 23/06/2020

Esse pessoal é muito ditador né? Fazem uma brincadeira nada demais e já denunciam! hahaha

Filippe @marcusfilippe - em 23/06/2020

Eita que os #lulalivre ficaram brabos kkk...

Darci @tiburcio - em 23/06/2020

Como o título é vermelho, já sabem do que vão chamá-lo

Medicamento vendido mediante a apresentação da receita?

kkkk...boa

SamCSM @samucsmm - em 23/06/2020

um dos maiores expoentes de conhecimento do BR. Viva, Paulo Freire!

User0154 @lulalivre - em 23/06/2020

Respeitado e aclamado inclusive no exterior. Só alguém anti-ciência e anti-conhecimento que critica esse mestre.

Paras os imbecis bom mesmo é o autor refugiado na Virgínia do “Leia meu livro para ser um idiota.”

insanedev @insanedev - em 23/06/2020

Com certeza, os maiores expoentes na produção de gênios, como EUA, Japão, Inglaterra e etc utilizam o modelo.... que piada, meu amigo, os números da educação brasileira comprovam que Paulo Freire não serve nem mesmo pela, teoricamente, baixa aplicação que teve.

User0154 @lulalivre - em 23/06/2020

Mais 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América. Já o Olavo... nem ensino fundamental tem.

Honoris Causa, kkkkkkkkkkk
Serve pra que? Até o Luís Inácio tem kkkkkkkkk

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

Leia Ayn Rand. Alguns de seus livros, estão entre os mais vendidos no mundo, a exemplo de "A revolta de Atlas". E se voce ja leu, favor me dizer quem é John Galt.

Filippe @marcusfilippe - em 23/06/2020

"35 títulos de Doutor Honoris Causa" ahauhahuauauuaua.... De fazer inveja a Einstein ou Freud.

Thiago Lopes @thiagolr - em 23/06/2020

Cara, você consegue entender que existe o método e existe o espaço onde ele é aplicado, certo? Ou seja, os método em si, é adotado, o ambiente é diferente o que, obviamente, traz resultados diferentes. O método emancipador do Paulo Freire pode ser adotado em qualquer país, inclusive foi adotado em alguns desses que você citou. A diferença é o ambiente escolar. Obviamente, terá mais resultado em países organizados e, quando não se tem uma ditadura militar para boicotar seu projeto

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

E porque estamos tão mal no PISA? Voce acha certo aprovar analfabetos até a quinta serie(Para não desestimular os alunos), porque comparado com paises que investem muito menos(Por Aluno), que nos, temos resultados tão mediocres?

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

E porque estamos tão mal no PISA? Voce acha certo aprovar analfabetos até a quinta serie(Para não desestimular os alunos), porque comparado com paises que investem muito menos(Por Aluno), que nos, temos resultados tão mediocres?

Thiago Lopes @thiagolr - em 23/06/2020

Cara, eu até entendo os seus questionamentos, são necessários. Mas, o que tem a ver com meu comentário?

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

nos seguimos o método de alfabetização de Freire. E este método a muito tempo não é mais usado em países como EUA,(Acho que até a França), por causar problemas cognitivos nos alunos.

BrenoHD @6gUGd9Ui - em 23/06/2020

Na rápida pesquisa que fiz, vi que as médias tem aumentado, apesar de cair no índice. Ou seja, não está piorando mas outros estão melhorando mais rápido que a gente. Sobre o investimento por aluno é uma métrica muito errada, quanto precisaria ser investido em um colégio público para ter a mesma estrutura de um Olimpo, Maple Bear e outros? Lógico que quem tem mais estrutura precisa de menos investimento, e não é só na área da educação diretamente (tempo que o pai tem com o filho para auxiliar na tarefa de casa, por exemplo).

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

E porque Uruguai, Argentina, Peru, Equador, estão melhores que nos, e investem menos?

Camargo @66EHc9ca - em 23/06/2020

Pessoal vocês ao menos deram aula em escola públia no período entre as decadas de 70 até 2000? Não só escola pública, universidade também? Se sim, duvido que aprovem Paulo Freire, mas né, cada um sabe onde pisa... hehehe

Thiago Lopes @thiagolr - em 23/06/2020

Pode desenvolver melhor seu raciocínio?

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

amigo, o que você está fazendo, ao dizer que ninguém pode contestar Paulo Freire, é tentar usar dialética erística, para ter razão sem argumentar. Eu sinceramente acho que PF foi o maior atraso na nossa historia, e minha opinião vem de estudos e conclusões diferentes que a tuas. O fato de termos visões diferentes, não te diminue e nem a mim. E se voce estudar e diver humildade de argumentar, voce vai contribuir muito mais para o mundo,

vinaprado @vinaprado - em 23/06/2020

então fala aí dos teus estudos e conclusões que vc tem do autor, tem algum artigo científico Sasha autoria? quem sabe um diploma ou uma tese sobre o assunto

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

Vou responder a tua pergunta com outra. Você já leu as Obras de Freire? Você sabe porque o método de alfabetização dele não é mais usados nos países onde os alunos tem maior capacidade de compreender textos? Você sabe o que é PISA? Eu não sei se este é o lugar certo para discutir, mas da uma olhada na matéria da esquerdista “Globo“, https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/12/03/brasil-e...

E agora me explica as seguintes coisas:

1) Porque o Brasileiro não compreende textos? Baseado em seu estudo...
2) Porque somos um dos países com maior número de trabalhos acadêmicos do mundo. E nossos trabalhos acadêmicos estão entre os menos lidos e relevantes do mundo? Te respondo, porque pagamos por trabalhos acadêmicos, e não por qualidade(Teoria de Freire, não se pode desestimular os alunos).
3) Porque nós, somos um dos países que mais gasta com educação, por aluno, e nos índices de avaliação, estamos só atrás de países como Venezuela?
4) Você sabia, que na época de Lula, analfabetos, chegavam a quinta série? Não se podia reprovar os alunos.

Na minha opinião, o metodo Freire, é uma fabrica de pessoas com baixo poder cognitivo.

Imagina se o cara não ia meter o Lula no meio do comentário kkkkkkkkk

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

O Lula era o presidene da epuca? Voce quer qe eu fale de quem? Do Collor?

E assim se foge do argumento. O extremista fanático não sabe se explicar, ele sabe atacar e questionar mais, mas nunca leu ou estudou nada sobre e sempre se acha intelectualmente capaz de tirar uma conclusão sobre tudo baseado em nada.

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

quem fugiu de argumentos?

dias @flI3BrTV - em 23/06/2020

Vc claramente não leu Freire. Se leu não compreendeu.
Nosso sistema educacional não é freiriano. Muito pelo contrário, os colégios públicos (estaduais e municipais), em sua grande maioria, podem ser caracterizados por aquilo que Freire chama de 'concepção bancária da educação', fugindo, portanto, da "dialogicidade" que propõe.
Leia, pelo menos, dois capítulos da "pedagogia do oprimido", antes de espalhar fake news.

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

Eu li amigo, e abaixo se tu procurares, tem um amigo que mensionou frases bastante republicanas de Freire na Pedagogia do Oprimido. :

O que interessa ao poder opressor é enfraquecer as oprimidos mais do que já estão, ilhando-os, criando e aprofundando cisões entre eles, através de uma gama variada de métodos e processos. Desde os métodos repressivos da burocracia estatal, à sua disposição, até as formas de ação cultural por meio das quais manejam as massas populares, dando-lhes a impressão de que as ajudam.

O mundo mais humano de suas justas aspirações, contudo, é a contradição antagônica do “mundo humano” dos opressores – mundo que possuem com direito exclusivo – e em que pretendem a impossível harmonia entre eles, que “coisificam,” e os oprimidos, que são “coisificados”.

Se, para manter divididos os oprimidos se faz indispensável uma ideologia da opressão, para a sua união é imprescindível uma forma de ação cultural através da qual conheçam o porque e o como de sua “aderência” à realidade que lhes dá um conhecimento falso de si mesmos e dela. É necessário desideologizar.

O objetivo da ação dialógica está, pelo contrário, em proporcionar que os oprimidos, reconhecendo o porque e o como de sua “aderência”, exerçam um ato de adesão à práxis verdadeira de transformação da realidade injusta. Significando a união dos oprimidos a relação solidária entre si, não importam os níveis reais em que se encontrem como oprimidos, implica esta união, indiscutivelmente, numa consciência de classe.

A organização das massas populares em classe é o processo no qual a liderança revolucionária, tão proibida quanto este, de dizer sua palavra, instaura o aprendizado da pronúncia do mundo, aprendizado verdadeiro, por isto, dialógico. Daí que não possa a liderança dizer sua palavra sozinha, mas com o povo. A liderança que assim não proceda, que insista em impor sua palavra de ordem, não organiza, manipula o povo. Não liberta, nem se liberta, oprime. O fato, contudo, de na teoria dialógica, no processo de organização, não ter a liderança o direito de impor arbitrariamente sua palavra, não significa dever assumir uma posição liberalista, que levaria as massas oprimidas – habituadas à opressão – a licenciosidades. A teoria dialógica da ação nega o autoritarismo como nega a licenciosidade. E, ao fazê-lo, afirma a autoridade e a liberdade.

O que pretende a ação cultural dialógica, cujas características estamos acabando de analisar, não pode ser o desaparecimento da dialeticidade permanência-mudança (o que seria impossível, pois que tal desaparecimento implicaria no desaparecimento da estrutura social mesma e o desta, no dos homens) mas superar as contradições antagônicas de que resulte a libertação dos homens. Por outro lado, a ação cultural antidialógica o que pretende é mitificar o mundo destas contradições para, assim, evitar ou obstaculizar, tanto quanto possível, a radical transformação da realidade. No fundo, o que se acha explícita ou implicitamente na ação antidialógica é a intenção de fazer permanecer, na “estrutura” social, as situações que favorecem a seus agentes.

dias @flI3BrTV - em 23/06/2020

Os trechos copiados não corroboram seu posicionamento e em nada refletem a educação pública on país. Discuta, por favor, pelo menos um dos parágrafos citados e sua relação com a educação brasileira.

Fabio @arcomman - em 24/06/2020

aahahaha coloca os trechos no contexto certo, por favor. :)

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

E voce que gosta de mandar os outros lerem. Ja leu Olavo? Ou leu em algum lugar que a terra é plana, e usou isso para tentar disqualifica-lo? Ja assistiu a serie "Brasil patria educadora"? È de graça no youtube.

dias @flI3BrTV - em 23/06/2020

Cara, eu até voltei no meu comentário (pra ter certeza q não estava doido). Pq diabos Olavo entrou na conversa? Onde eu o desqualifiquei (e pq eu faria isso se ele mesmo já se desqualifica)? Ademais, em uma conversa sobre Paulo Freire, eu teria que citar Piaget, Vygotsky, Bruner, Dewey, e até Confúcio (já que alguns países asiáticos têm seu sistema educacional baseado na "pedagogia" confuciana) entre outros autores/as que contribuíram com suas diferentes ideias para a construção das diferentes teorias pedagógicas. Citar Olavo aqui, demonstra total desconexão com a literatura em educação, do Brasil e do mundo. Aponte um artigo publicado em revista indexada que tenha citado Olavo e que o coloque como ator relevante na área da educação.

Camargo @66EHc9ca - em 23/06/2020

Cara a culpa não foi só do Lula, isso vem de antes, ali só foi reforçado... Meu pai foi professor Universitário, sempre me disse que, os alunos que entravam na decada de 70 na universidade tinham mais capacidade de compreender e entender do que os anos seguintes, cada ano que entravam novos alunos na decada de 80 principalmente a coisa ia piorando e piorando, no final dos últimos anos que ele deu aula na universidade, disse que os alunos tinham praticamente a METADE da capacidade de entender e produzir dentro da universidade do que da decada anterior.

Passou depois disso duas décadas brigando contra as secretarias de educação contra a empurro-pedagogia, quando era também professor em escola pública estadual no RS., enquanto vários professores adoravam uma greve , ele realmente brigava pela educação dos alunos e não por tretas políticas em muitos casos como outros faziam...

Fabio @arcomman - em 24/06/2020

A culpa é da esquerda e de P. Freire.

francisco @francisco - em 23/06/2020

Diz em qual pais adotou o tão aclamado e respeitado???

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

Brasil, os estados unidos tentou e desisitu. A França desistiu.

dias @flI3BrTV - em 23/06/2020

Tão importante quanto é o fato de que suas ideias são, ainda hoje, alvo de discussões em trabalhos acadêmicos mundo afora.

francisco @francisco - em 23/06/2020

Parabéns mesmo, pior educação que já tivemos. Uma das piores do mundo. Parabéns

Thiago Lopes @thiagolr - em 23/06/2020

Francisco, de qual modo o método Paulo Freire foi implantado na educação brasileira?

francisco @francisco - em 23/06/2020

Ele recebeu o título de patrono da educação só pela beleza da barba dele?

Thiago Lopes @thiagolr - em 23/06/2020

Sim, foi. Barba cultivada ao longo de anos. Enfim, voltando ao assunto, repito: de qual modo o método Paulo Freire foi implantado na educação brasileira?

LaoLucLu @laoluclu - em 23/06/2020

Enchem a boca com orgulho para falar que é o patrono da educação brasileira, mas quando se lembra do estado de nossa educação já mudam e perguntam qual método dele foi implantado. Decidam-se !!!

Thiago Lopes @thiagolr - em 23/06/2020

Bem, gente, é isso o Francisco não sabe. Francisco é o típico revoltado da internet que apenas reproduz o que lhe é imposto. Parabéns, Francisco. Enfim, sou educador, então sugiro que, no mínimo, você pesquise alguns vídeos do Mario Sérgio Cortella, sobre o Paulo Freire e como o método foi, ou não, utilizado.

Anderson @4ez8UJsH - em 23/06/2020

Almoçou cedo hoje, Thiago? kkk....

Tonaturma @observando - em 23/06/2020

Você se intitula como educador, na realidade você é professor quem educa é a família, o professor ensina a matéria em que ele é qualificado, sem doutrinar e sem viés ideológico, quando um professor percebe algum desvio de educação ele deve comunicar a família, por causa de alguns ''educadores'' estamos tendo vários conflitos entre pais e filhos, um professor deve deixar o aluno pensar por si.
Uma pessoa que tenta passar educação não chama alguém de burro e nem usa de ironia igual você usa nos seus comentários .

Thiago Lopes @thiagolr - em 23/06/2020

Um educador não se limita a sala de aula. Ademais, você é desonesto intectualmente ao fazer as ponderações finais. Eu não sou educador em tempo integral. Como fiz questão de salientar "como educador", a partir desse momento eu assumo meu papel e cito uma fonte onde ele pode pesquisar. Fora isso, eu perco a paciência, sou irônico mesmo, principalmente quando vejo que a pessoa se fecha em seus argumentos.

Tonaturma @observando - em 23/06/2020

Está um pouco difícil de entender, diz que um educador não se limita à sala de aula e depois diz que não é educador em tempo integral, me chama de desonesto intelectual pelas minhas considerações e afirma que perde a paciencia e usa de ironia mesmo.
Tá meio confuso Prof.

Thiago Lopes @thiagolr - em 23/06/2020

Não está confuso não, meu consagrado. O problema é que você é burro, ai dificulta um pouco, e ão é ironia. Mas, vamos lá. Não há contradição nenhuma afirmar que não sou Professor em tempo integral e, ao mesmo tempo, falar que educação não se limita a sala de aula. Uma informação não invalida a outra. Resumindo, porquê vc aparenta ter uma dificuldade de entender as coisas, significa que, eu posso estar num bar, tomar um chopp e ensinar algo novo para alguém. Porém não significa que farei isso 24 horas por dia.

Você é a figurinha da vez. O PHD em todos os assuntos formado nos grupos de zapzap. Se sente com propriedade para falar sobre todos os assuntos, mas nunca leu nada sobre o que fala. Típico dos tempos negacionistas e anti-conhecimento em que vivemos. Por pessoas como vocês estamos voltando para o obscurantismo dos tempo da idade média.

Thiago Lopes @thiagolr - em 23/06/2020

Apenas cometeu o "crime" de incentivar os alunos a enxergar os problemas que os rodeiam

francisco @francisco - em 23/06/2020

Kkkkkkkkkkkkkkk e deixou e lado a educação, não sabem interpretar um texto nem fazer contas básicas de matemática. Parabéns

Thiago Lopes @thiagolr - em 23/06/2020

Fonte: Francisco, comentarista do Gatry

francisco @francisco - em 23/06/2020

Pesquisa aí sobre o pisa, vc vai descobrir o quanto estamos ferrados após 16 anos de esquerdismo. Em 16 anos daria para mudar muito a educação e mudou, para pior

Will Meira @tosemsorte - em 23/06/2020

Se tivéssemos aplicado Paulo Freire lá atras talvez nem tivéssemos passado por estes 16 anos ou ter que passar pelo governo atual, íamos ter muito mais gente com discernimento e consciência politica kkk

thicao @thicaobr - em 23/06/2020

Ah claro! Antes desses 16 anos o Brasil era o primeiro no ranking do pisa.
Melhor educação do mundo!

Tem gente que não tem noção do quanto é ridícula!

Eu nem entro para discutir com portas mas essa eu precisava vir fazer minha ironia.

twing @eAo64Vda - em 23/06/2020

Fonte, números do PISA, se vc não sabe pode consultar no google

Thiago Lopes @thiagolr - em 23/06/2020

você me parece meio burrinho, Twing, então o tio aqui vai te ensinar. Existe um negócio chamado contexto. Ele nos ensina que você não pode simplesmente pegar os dados do Pisa e insinuar dois pontos: 1º que antes do "esquerdismo" o Brasil era exemplo de educação. 2º que isso está diretamente relacionado ao método Paulo Freire. Faça uma análise profunda e aponte a correlação entre Paulo Freire x PISA, que aí eu tiro um tempo para ler.

twing @eAo64Vda - em 23/06/2020

Exatamente por esse motivo que os alunos br's estão arrebentando, os professores, a escola. Acabando com tudo, escolas particulares tem os melhores números e ao utilizam o método.

Thiago @3hsPHYYp - em 23/06/2020

Explica pq o brasil ta em último lugar no PISA

O fato da gente estar em último lugar no PISA, explica o porquê o brasileiro elegeu o pior presidente da história.

Calma ai gente, que vou preparar a pipoca na pipoqueira de uma promo aqui no Gatry

Lista atualizada de comunistas

Jorge Coelho @2oeQbt10 - em 23/06/2020

Ótimo homem, não é à toa que tem uma estátua dele ao lado de Mao Tsé-Tung.

Pouco sofismo, hein? Isso já foi discutido e concluíram que a estátua de Mao Tsé-Tung está completamente deslocada na Efter badet (escultura que você está citando), fazendo com que a prefeitura da cidade colocasse uma descrição de cada personalidade representada justamente para que pessoas como você não façam comentários desonestos. As pessoas retratadas na escultura não tem relação nenhuma entre si, foram só pessoas "famosas" na época, sem juízo de valor. O fato de os dois estarem na mesma escultura foi só uma coincidência infeliz. Vamos usar argumentos reais ao invés de comentários rasos e manipuladores.

Thiago Lopes @thiagolr - em 23/06/2020

Você mora na Ásia? Porque por aqui, tá meio cedo para jantar.

Will Meira @tosemsorte - em 23/06/2020

Deu nem tempo falar que ia esperar reclamarem de Paulo Freire sem nunca terem lido sobre, mas nem deu tempo HAHA
Uma pena a "pátria educadora" nunca ter aplicado alguns dos seus métodos

"O Método Paulo Freire consiste numa proposta para a alfabetização de adultos desenvolvida pelo educador Paulo Freire, que em sua implementação concorreu com programas como o de Frank Laubach.[1] Freire afirmou ter desenvolvido o método enquanto era diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife, quando formou um grupo para testar o método na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte.[carece de fontes]

Nessa localidade, alfabetizou 300 cortadores de cana-de-açúcar em apenas 45 dias, isso porque o processo se deu em apenas quarenta horas de aula e sem cartilha.[2] Freire criticava o sistema tradicional de alfabetização, o qual utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita.

Freire aplicou publicamente seu método pela primeira vez no Centro de Cultura Dona Olegarinha, um círculo de cultura do Movimento de Cultura Popular no Recife. Foi aplicado inicialmente a cinco alunos, dos quais três aprenderam a ler e escrever em 30 horas e outros dois desistiram antes de concluir. Baseado na experiência de Angicos, em janeiro de 1963, onde em 45 dias, alfabetizaram-se 300 trabalhadores, João Goulart, presidente do Brasil na época, chamou Paulo Freire para organizar o Plano Nacional de Alfabetização. Este plano, iniciado em janeiro de 1964, tinha como objetivo alfabetizar 2 milhões de pessoas em 20 000 círculos de cultura, e já contava com a participação da comunidade - só no estado da Guanabara, se inscreveram 6 000 pessoas. Mas, com o Golpe de Estado no Brasil em 1964, em abril, esse projeto foi abortado. Em seu lugar, surgiu o Movimento Brasileiro de Alfabetização, igualmente uma iniciativa para a alfabetização, porém distinta do método freiriano."

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_Paulo_Freire

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

Otimo, que se use o metodo dele para adultos. Mas ao usar o metodo dele em crianças, infelismente criamos retardados. :(. Somos hoje um pais que gasta muito em educação, e mesmo assim estamos em ultimo na america latina.

Stake @1Vsort2g - em 23/06/2020

"infelismente"... a beleza na ironia, moçada.

Formado na mesma escola que o excrementíssimo ex-ministro da educassaum fujão, Vaintraube.

Nunca li nenhum livro dele, não tenho simpatia pelo socialismo, mas acredito que seja o menor dos culpados pela qualidade da nossa educação. O problema é falar que o sujeito é elogiado no mundo todo, nomearem patrono da educação brasileira, como se fosse um santo ou um mito e isso por si só fosse o bastante, mas será que alguma coisa do que ele escreveu ou ensinou foi ou é posta em prática?

Thiago Lopes @thiagolr - em 23/06/2020

Quando não se tem uma ditadura para boicotar, é facilmente aplicável. Só não foi amplamente difundido no Brasil, pois era visto como subversivo: que absurdo colocar os alunos para pensarem, coisa de comunista.

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

PF quero o oposoto do que fazer os alunos pensarem. E ele nunca foi considerado subversivo. Isso tambem é mentira. O Fascista mais famoso do Brasil, ditador por 15 anos, contratou ele, para ser ministro da educação.

Thiago Lopes @thiagolr - em 23/06/2020

Sim, é mentira que o Governo Militar desmantelou seu projeto. Eu inventei isso da minha cabeça. Cara, você faz umas assimilações muito bizarras

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

Ou você não sabe que Getúlio era fascista declarado? Ele entrou no poder para impedir o comunismo, e só foi eleito, depois de 15 anos como ditador. É desta ditadura que você esta falando? E que impediu que prestes assumisse o governo? A que mandou Olga para os campos de concentração?

Thiago Lopes @thiagolr - em 23/06/2020

Cara, olha essa divagação, que loucura isso!!!!

Elogiado em muitas partes do mundo ele é, agora realmente soa hipocrisia o nomearem patrono da educação sem aplicá-lo de fato. Deve ser porque as pessoas tem nojinho do socialismo, aí qualquer coisa que se proponha de um socialista não prospera pra ser aplicada, afinal nos 16 anos de esquerdismo tivemos democracia, ninguém empurrou ideologia goela a baixo de ninguém tal como vemos hoje tentar ser feito.

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

Infelismente voce esta errado. Procura o documentario, Brasil Patria Educadora, no youttube.

Edit.: Sarcasmo detected.

Está explicado... Olha a fonte que ele usa para se (des)informar, Brasil Paralelo... É aquele canal que idolatra Olavo de Carvalho e boa parte dos colaboradores são terra planistas?
Gente, compensa o esforço de dissertar sobre assuntos com esse tipo de pessoa?

Paulo Freire só será aplicado no Brasil quando algum liberal copiar seus métodos e vendê-los como seus.

User0154 @lulalivre - em 23/06/2020

Acabou de descrever o Rodrigo Constantino.

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

Amigo, isso era uma pratica de Marx. Acuseos do que voce faz, chame-os do que voce é. :)

Marx nunca disse ou escreveu isso.

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

Certo, foi seu maior disciplulo. Lenin.

Thiago Lopes @thiagolr - em 23/06/2020

Lenin tb nunca disse isso, cara. O decálogo é uma farsa. Trata-se de um texto apócrifo!

E a terra-plana já capotou quantas vezes aí?

vc @jovialhypatia - em 23/06/2020

Algumas das ideias do Paulo Freire, refraseadas para a situação da classe média, soariam como incentivo ao empreendedorismo, rejeição ao controle do estado, libertação pelos frutos do próprio esforço, esse papo de coach/trader/empresário. Eu aposto que quem odeia o cara por causa da opinião de certos políticos, se lesse um pouco sobre, iria mudar de opinião.

Thiago Lopes @thiagolr - em 23/06/2020

exato, eu ia citar exatamente o exemplo do coach!!!

Anderson @4ez8UJsH - em 23/06/2020

Você e o KGado estão perdendo a oportunidade de ganhar muito dinheiro. Foram exatamente ao ponto, ótima percepção.

Que tanta ignorância.

VanHalen94 @vanhalen - em 23/06/2020

Pela foto, parece Leon, o Profissional, mais velho

Paulo Freire é foda e respeitado em todo mundo.

Pedro @phazevedo - em 23/06/2020

Menos no Brasil kkk

VanHalen94 @vanhalen - em 23/06/2020

triste realidade bicho

Vou deixar aqui alguns trechos da "Pedagogia do Oprimido" pra quem tiver interesse em saber do que se trata e tirar suas próprias conclusões:

O que interessa ao poder opressor é enfraquecer as oprimidos mais do que já estão, ilhando-os, criando e aprofundando cisões entre eles, através de uma gama variada de métodos e processos. Desde os métodos repressivos da burocracia estatal, à sua disposição, até as formas de ação cultural por meio das quais manejam as massas populares, dando-lhes a impressão de que as ajudam.

O mundo mais humano de suas justas aspirações, contudo, é a contradição antagônica do “mundo humano” dos opressores – mundo que possuem com direito exclusivo – e em que pretendem a impossível harmonia entre eles, que “coisificam,” e os oprimidos, que são “coisificados”.

Se, para manter divididos os oprimidos se faz indispensável uma ideologia da opressão, para a sua união é imprescindível uma forma de ação cultural através da qual conheçam o porque e o como de sua “aderência” à realidade que lhes dá um conhecimento falso de si mesmos e dela. É necessário desideologizar.

O objetivo da ação dialógica está, pelo contrário, em proporcionar que os oprimidos, reconhecendo o porque e o como de sua “aderência”, exerçam um ato de adesão à práxis verdadeira de transformação da realidade injusta. Significando a união dos oprimidos a relação solidária entre si, não importam os níveis reais em que se encontrem como oprimidos, implica esta união, indiscutivelmente, numa consciência de classe.

A organização das massas populares em classe é o processo no qual a liderança revolucionária, tão proibida quanto este, de dizer sua palavra, instaura o aprendizado da pronúncia do mundo, aprendizado verdadeiro, por isto, dialógico. Daí que não possa a liderança dizer sua palavra sozinha, mas com o povo. A liderança que assim não proceda, que insista em impor sua palavra de ordem, não organiza, manipula o povo. Não liberta, nem se liberta, oprime. O fato, contudo, de na teoria dialógica, no processo de organização, não ter a liderança o direito de impor arbitrariamente sua palavra, não significa dever assumir uma posição liberalista, que levaria as massas oprimidas – habituadas à opressão – a licenciosidades. A teoria dialógica da ação nega o autoritarismo como nega a licenciosidade. E, ao fazê-lo, afirma a autoridade e a liberdade.

O que pretende a ação cultural dialógica, cujas características estamos acabando de analisar, não pode ser o desaparecimento da dialeticidade permanência-mudança (o que seria impossível, pois que tal desaparecimento implicaria no desaparecimento da estrutura social mesma e o desta, no dos homens) mas superar as contradições antagônicas de que resulte a libertação dos homens. Por outro lado, a ação cultural antidialógica o que pretende é mitificar o mundo destas contradições para, assim, evitar ou obstaculizar, tanto quanto possível, a radical transformação da realidade. No fundo, o que se acha explícita ou implicitamente na ação antidialógica é a intenção de fazer permanecer, na “estrutura” social, as situações que favorecem a seus agentes.

Quem tiver com preguiça de ler a obra inteira (confesso que arrependi de ler esse lixo depois que terminei), procure por "ação dialógica" no Google. É uma síntese bem apertada desse chorume.

Ou seja, todo mundo que elogia Freire como educador não o leu; o livro não dedica uma linha a um método de ensino, são apenas embolorados jargões marxistas.

Deixa eu entender o que vc fez... Vc deixou de ler o texto acima para repetir a frase de um meme que viu no whatapp, certo?

Pior que não. Sou da área da Educação. O que tem de educação no excerto que nosso nobre amigo extraiu? Nada. É só aquela visão antiquada da realidade, em que oprimido e opressor disputam poder. Que país que prosperou com essa ladainha? Nos lugares mais desenvolvidos será que isso que os alunos aprendem na escola?

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

aé... Concordo contigo amigo. O cara era um ditador, não é surpresa que ele nasceu para o mundo no governo de um Fascista assumido.

Estou aguardando o novo livro do Guru OC, "O mundo não dá voltas".

Darci @tiburcio - em 23/06/2020

Querem uma boa pesquisa de Ibope?
Comparem a quantidade de likes ou curtidas que tinham os apoiadores do Bolsonaro, os direitistas, os Olavistas, nos comentários que eram feitos nas promoções lá em 2018, 2019, com comentários que são feitos recentemente. Esses do post são bem elucidativos.
Antes os apoiadores do Bolsonaro tinham a maioria, agora se inverteu.
Ainda mais com a retirada de circulação dos bots pró direita que tocavam berrantes.
A coisa tá mudando...

Bom pra acender churrasqueira

Rextor @alMJ3GhE - em 23/06/2020

Aparentemente um educador para adultos analfabetos de áreas rurais, cujo objetivo era torná-los alfabetizados e ao mesmo tempo revolucionários. Não é para crianças.

LILOBR @2H1qNGXD - em 23/06/2020

Os mesmos que acusam de não termos lido Paulo Freire não leram Olavo de Carvalho. Eu leio o que pessoas alinhadas com a minha forma de pensar indicam. Posso sim opinar (por enquanto) sobre o que eu bem entender e os resultados da aplicação do Paulo Freire é ridículo. Agora vão dizer que precisam de mais 16 anos para implantar com magnitude. Se ferrar. Ensinar cortadores de cana a ler pode ser um resultado coerente e valoroso. Deveria ter ficado nesse nicho. Hoje temos 15 milhões de analfabetos no Brasil e milhões de jovens que estão terminando o colégio sem saber interpretar o básico.
Não preciso fazer um curso de inglês durante 10 anos pra poder dizer se é ruim se não é indicado por quem fez e os resultados comprovam isso.
Honoris Causa o Lula também é....

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

E se pelo menos tivessem lido schopenhauer, para não usar dialectica eristica, ao invés de argumentos, ou Ayn rand, se não querem ler Olavo. Ja me dava por satisfeito.

Thiago Lopes @thiagolr - em 23/06/2020

O governo do PT foi responsável pela expansão dos Institutos Federais. Um dos melhores exemplos de sucesso recente na educação brasileira. Enquanto vocês não entenderem que a educação é atribuição do município, do Estado e do Governo federal, fica difícil dialogar

Lucas @lucaslbs - em 23/06/2020

uma bela porcaria

Não sei pq perdem tempo discutindo com bolsominios! Vejam o que a direita liberal na economia e conservadora nos costumes está a fazer no país. Milicos imbecis levando o país à merda.

Doctor @fz5xbWOc - em 23/06/2020

Esse é o responsável pelo estado caótico que se tornou a educação brasileira? Ou vão culpar quem chegou ao poder a pouco tempo?

Pois é. A que ponto chegou a educação. Deu muito errado mesmo. Pois conseguiram eleger o pior presidente da história. Ninguém, aguenta mais esse milico envolvido com rachadinhas e sem nenhum tipo de apreço à vida das pessoas.

francisco @francisco - em 23/06/2020

Só pode ser doença isso, nem vou rir. Pior presidente? Bom era o que roubou trilhões? Deixou o país com 70 mil homicídios por ano, sem estradas, pior ensino do mundo, saúde horrível, fincanciava ditadura e levou calote de Venezuela, abrigava terrorista aqui, não se faz copa com hospitais nem olimpíadas. Vcs são piada

Doctor @fz5xbWOc - em 23/06/2020

Saudade de ser roubada, minha filha?

Rextor @alMJ3GhE - em 23/06/2020

Graças a 16 anos de educação made by PT, o povo ficou analfabeto funcional o suficiente para eleger bolsonaro. Então a culpa de bolsonaro ser hoje o presidente é exclusivamente do PT.

H F @fuccirjbr - em 23/06/2020

O grande problema do país hoje, é que os ícones, sejam de esquerda ou de direita, são inquestionáveis pelos seus respectivos representantes.

É inegavel a representatividade de Paulo Freire, em termos educacionais, mundo afora. Porém daí a tratá-lo como inquestionável, é ser radical. Já foram estudados e experimentados, inúmeros outros métodos de aprendizado, com ganhos e perdas. Uma coisa que não dá pra concordar, é que que o método dele, é exclusivamente, o responsável pelo péssimo nivel educacional do país.

Vou dar um exemplo... Minha infância foi dentro de uma escola pública. Mas não como aluno. Minha mãe foi diretora de uma escola estadual aqui no Rio, por quase 20 anos. Eu acompanhava todo o desespero dela em manter as mínimas condições de trabalho para os profissionais e de alimentação e bem-estar para os alunos. Ela era sabotada o tempo todo, com pouca verba, fornecedores corruptos e falta de material. Mas ela sempre lutou pra entregar o melhor, onde usando o seu velho fusquinha, buscava fornecedores mais baratos e prezava pelo bem estar de toda a comunidade da escola. Imagine... O melhor método, usado em crianças famintas e professores sem as mínimas condições de trabalho, não funcionaria. Vejo esse como o maior gargalo da nossa educação.

Já no lado da direita, temos a imagem do filosófo Olavo de Carvalho (filosofia está muito acima da formação acadêmica. Entre os grandes filosófos da humanidade, temos inúmeros que mal eram alfabetizados), que para muitos críticos é um burro analfabeto. Ele tem muitas opiniões pra lá de questionáveis, mas é inegável que possui uma inteligência e perspicácia, acima da média e com algumas ideias que no mínimo, nos fazem refletir sobre o certo e errado.

Na minha opinião, não podemos fechar os olhos para nenhum dos lados. Até porque, só sabemos o que é bom, o certo, quando conhecemos o ruim e errado.

Fabio @arcomman - em 23/06/2020

Ai eu pergunto, Porque o socialista está numa página de desconto, absolutamente capitalista. :)

Luiz @31O9T0Do - em 23/06/2020

sua pergunta não tem nem pontuação e nem sentido, Fabio. Parabéns, vc passou vergonha em todos os milhares de posts dessa promoção.

LILOBR @2H1qNGXD - em 23/06/2020

Isso. Pasquale pra presidente!!!

RedAlpha @redalpha - em 23/06/2020

Porque socialista no fundo sabe que socialismo não funciona e é uma merda haha

Dr Arlei @13LQkrCI - em 23/06/2020

de graça com cashback de 20 reais, e frete grátis ainda está caro.