Pode comentar mais? Sempre que vejo esses negócios penso se é um investimento, mas minha experiência de vida (ao menos na região onde moro) é que as únicas coisas que são perdidas em temporais são motores de portão de garagem (1 ou 2X), e modem (1X, mas depois de uns 10 anos de uso e estava na hora trocar). Notebooks e eletrônicos tem fontes automáticas, já li em algum lugar que não é indicado usá-las com estabilizador (outro negócio questionável). R$ 22 não é uma fortuna, mas se não funciona não tem pq comprar. E se funciona seria indicado para que, geladeira?
Uso aqui em casa na geladeira e máquina de lavar é um dps.. protege contra raios e surtos de energia!
Nos eletronicos como Tv, game e modem uso o filtro de linha clamper tbm, nunca tive perda depois que coloquei os equipamentos.
Isso aí faz O mesmo que um dps, que na verdade não é nada mais do que um varistor ligado ao Terra. Da até pra ver o varistor ali. Mas. Lembre se, que o dps precisa ficar depois do disjuntor geral, caso contrário insendiara o fio durante o surto.
É a típica coisa que vc nunca vai saber se funcionou, mas essa é uma das melhores marcas de protetores se não for a melhor do Brasil. Se vc tiver aterramento é melhor a versão com 3 pinos. Mas certamente ajuda, se a descarga vier pela rede elétrica, se não me engano existe uma versão para portão elétrico.
Vai queimar o fusível, desarmar o disjuntor, ou fritar o protetor.
Um dps nada mais é do que um varistor.
Varisror é um componente que sua resistência varia com a tensão aplicada sobre ele. Com a tensão de 220v a resistência é alta e não circula corrente. Quando dá um surto, ou sob tensão, a tensão sobre e a medida que isso ocorre a resistência do varistor cai. Com uma tensão alta, o varistor vira um curto e toda corrente elétrica desvia do equipamento, passando por ele. Por isso deve-se ligar-lo após um fusível ou disjuntor, porque com a corrente alta o disjuntor desarma sem botar fogo na sua fiação.
Agora, quando dá uma pequena elevação na tensão, pode desviar um pouco da correne do equipamento, dividindo ela entre o varistor e O equipamento.
Em geral, apos alguns surtos, o varistor abaixa a resistência. A resistência dele cai quando sobe a tensão, mas não volta ao que era antes devido ao desgaste.
Outra coisa é que em teoria , se tiver Um único em casa já resolve para todas as tomadas. Não é precisa ter um pra cada equipamento.
E a diferença entre a classe do dps é a velocidade de resposta e a tensão "de corte". Tem modelos para alta tensão (proteção de raio) e tem modelos pra transientes de redes (tensões mais baixas).. O ideal é ter um de cada. Um amigi escreveu que tem um no quadro e outro individual como redundância, e é bem isso.
Cara, tudo começa pela sua rede externa, seu sistema de proteção geral na entrada da residência e a rede interna. Se toda essa instalação for boa, diminui consideravelmente a sua chance de ter problema. Normalmente as pessoas que vivem em apartamento já tem uma instalação pronta e nem sempre é das melhores, então é bom ter uma proteção legal. Você encontra variados tipos de proteção, como esse individual e as "réguas" com mais de um. Mas é sempre bom ter um DPS geral.
Dps está na norma, pra por no quadro de entrada. Única coisa que o terra da tomada é aterrado no medidor. Não existe proteção, salvo prédios grandes que possuem um transformador exclusivo.
Mais interessante para produtos que não possuem fonte chaveada. Até boas fontes de computadores dao conta de variações na rede. Nossa rede melhorou muito nos últimos 20 anos. Na minha infância bastava começar a chover pros meus pais puxarem as velas.
Além do mais faz uns anos que os novos padrões de energia elétrica exigem DPS.
Pro portão arrumei uma solução definitiva, tirei do gabinete a eletrônica. No portão ficou só o motor e os sensores magnéticos.
Comprei uma caixa de automação pequena e instalei sob uma área coberta. Acabaram os problemas com umidade. Pode parecer impressão minha mas até o capacitor parece estar durando mais.
Sim, mas deduziu como, perdeu alguma outra coisa? Só ontem devem ter caído uns 100 raios aqui, "não queimou nada, mas eu tinha isso numa tv e ela não queimou graças ao produto", essa relação de causa-efeito não é válida, mas se queimou toda sua casa menos a tv, pode ser...
Um eletricista foi mexer na minha instalação e não sei o que ele aprontou, mas ouvi um estalo alto e um cheiro de queimado violento. O eletricista desesperou e falou desliga a chave, desliga a chave. Quando ele chegou em casa e sentiu o cheiro de queimado, falou, nossa, queimou todas as suas coisas. Quando fui olhar, era o clamper que estava destruido e carbonizado, foi o que fedeu queimado. E a tv ficou intacta... De alguma maneira ele segurou todo o surto. Como valeu o investimento... Atualmente uso em tudo. Tv, geladeira, Videogame...
Aqui em casa perdemos o microondas, 3 ar condicionados e várias lâmpadas depois de uma forte descarga elétrica. Só se salvaram a TV e a geladeira pq estavam ligados em um filtro
Essa galera que já perdeu coisa por descarga elétrica. Onde vocês moram?
Isso é por tempestade?
Onde eu moro esse trem parece até fantasia, nunca ouvi falar de alguém que perdeu alguma coisa por descarga elétrica.
Um transformador de poste já estourou aqui na rua, tudo na casa que tava no stand by ou ligado funcionando queimou, menos a geladeira por algum motivo estranho. Não sei se um desses salvaria, mas tá aí o caso
Sim, salvaria. Ele abriria ou desarmaria, na pior das hipóteses carbonizava a proteção, mas evitaria que a carga fosse distribuída para os aparelhos nela conectados.
Onde moro tem vários surtos elétricos, causados pela infraestrutura podre da companhia elétrica, depois de 3 fontes de notebook perdida e algumas placas de eletrônicos , comecei a usar isso e desde então tem segurado bem. Se Vc mora em una região que não tem surtos elétricos, provavelmente Vc não precisa de um desses.
Lembrando que esses problemas, em caso de queima de aparelhos eletrônicos a distribuidora de energia deve ser responsabilizada.
Digo mais, em lugares assim até recomendo aqueles seguros residenciais que abrangem esse tipo de coisa.
ja tive problemas em casa com surto de energia e perdi uma maquina de lavar (aquelas plaquinhas dela queimou), foi burocratico (bem pouco até) mas consegui que a empresa de energia pagasse o conserto.
Realmente onde moro isso nunca ocorreu, por isso fiquei incrédulo.
Tenho 27 anos e nunca tive qualquer aparelho queimado devido a isso.
Já tiveram algumas quedas de luz no meu prédio em razão de roubo de cabos de energia, até teve um acidente com uma árvore que caiu em um transformador de luz queimando três carros no meu quarteirão.
Contudo, apesar disso, nada aconteceu no meu prédio e nos da região.
O Brasil mudou muito nos últimos 30 anos. A questão que se queimar a operadora deve te pagar o concerto deve ter ajudado muito. Mas mesmo assim, cidades pequenas e áreas rurais ainda possuem péssima estabelidade. Também vai depender se você mora logo depois antes de um transformador na rua. Logo após o transformador possui uma melhor estabelidade.
Outra coisa que precisa lembrar é que o nosso pais é o pais que mais ocorre descargas atmosféricas.
Para ar condicionado tem que ser os DPS classe III da clamper (ou outra marca conceituada) para quadro de energia, aliás, todas as residências deveriam ter DPS nos QDC. Porém por economia burra e falta de profissionais qualificados no nosso mercado, não são utilizados, se fossem, não teríamos a necessidade de usar filtro de linha nas tomadas internas.
Exato. Por outro lado, existe quem defenda o uso interno mesmo c DPS no quadro porque o Dps protege do surto da rede para a casa, já na rede interna, como algum equipamento pode causar um surto, teria que ter o dps de tomada para a proteção total ou mais completa, acho que faz sentido.
Sim você está correto, para nossa realidade atual. Porém se tudo fosse feito dentro da norma ABNT 5410, não precisaria, pois teria aterramento (feito corretamente conforme a norma), dessa forma mesmo que o equipamento desse um curto (pior cenário) por problema interno, ele seria direcionado para o terra. Por isso, para que que o DPS funcione corretamente, tem que ter um terra para ser eficiente, mesmo que seja o terra da concessionária (que geralmente é aterrado no Neutro).
Agora, proteção nunca é demais. Não custa nada mesmo tendo a instalação elétrica perfeita, ter filtros (verdadeiros) protegendo cada equipamento elétrico da casa.
Muito boa explicação, segurança nunca é demais, ainda mais quando não é acompanhado a instalação elétrica da casa p saber se seguiram o que exige a norma.
Me desculpa, mas o que você falou não faz sentido. Se tudo fosse na norma, não precisaria de dps (ok, teria no quadro). Mas o aterranento por si só não desvia o um surto pro terra. Aterranento é um terra de segurança, pra não matar ningiem eletrecutado se acontecer do fase encostar na carcaça. O aterranento "desvia" o excesso de tensão se tiver um dps no quadro. Um não, dois. O correto é dps entre fase e terra e outro entre terra e neutro. Também não adianta ligar entre o fase e o neutro (melpor do que nada) e deixar o terra voando. Ptrqye num raio, meu amigo, até o terra (o fio terra da sua casa) vai oscilar.
Ao pessoal que questiona o uso de um equipamento desse: na área rural, bastante suscetível a raios sazonais, esses aparelhos salvam equipamentos eletrônicos diversos (modens, roteadores, tvs, eletrodomésticos etc). Depois que comecei a usar tive uma série de equipamentos poupados. Vale o investimento, inclusive do dps antes da distribuição do quadro geral da residência (uso em redundância pra ter uma garantia maior).
Desculpem a ignorância, mas esse DPS tem que ser trocado de tempos em tempos?
E, pelo que entendi, é ele quem é fritado em casos de surtos, ou seja, não é recomendavel que ele fique escondido em espaços ínfimos, apertados, de difícil acesso e próximos demais de outros materiais que possam vir a reagir com o calor e causar um pequeno incêndio... é isso?
Gourmetizaram o benjamim
.
Negativo, isso aí é um protetor individual, com varistor... pode até se questionar a eficiência, mas não tem nada a ver com benjamin
Como adoro o Gatry kkkkk
Pode comentar mais? Sempre que vejo esses negócios penso se é um investimento, mas minha experiência de vida (ao menos na região onde moro) é que as únicas coisas que são perdidas em temporais são motores de portão de garagem (1 ou 2X), e modem (1X, mas depois de uns 10 anos de uso e estava na hora trocar). Notebooks e eletrônicos tem fontes automáticas, já li em algum lugar que não é indicado usá-las com estabilizador (outro negócio questionável). R$ 22 não é uma fortuna, mas se não funciona não tem pq comprar. E se funciona seria indicado para que, geladeira?
Uso aqui em casa na geladeira e máquina de lavar é um dps.. protege contra raios e surtos de energia!
Nos eletronicos como Tv, game e modem uso o filtro de linha clamper tbm, nunca tive perda depois que coloquei os equipamentos.
Isso aí faz O mesmo que um dps, que na verdade não é nada mais do que um varistor ligado ao Terra. Da até pra ver o varistor ali. Mas. Lembre se, que o dps precisa ficar depois do disjuntor geral, caso contrário insendiara o fio durante o surto.
É a típica coisa que vc nunca vai saber se funcionou, mas essa é uma das melhores marcas de protetores se não for a melhor do Brasil. Se vc tiver aterramento é melhor a versão com 3 pinos. Mas certamente ajuda, se a descarga vier pela rede elétrica, se não me engano existe uma versão para portão elétrico.
Vai queimar o fusível, desarmar o disjuntor, ou fritar o protetor.
Um dps nada mais é do que um varistor.
Varisror é um componente que sua resistência varia com a tensão aplicada sobre ele. Com a tensão de 220v a resistência é alta e não circula corrente. Quando dá um surto, ou sob tensão, a tensão sobre e a medida que isso ocorre a resistência do varistor cai. Com uma tensão alta, o varistor vira um curto e toda corrente elétrica desvia do equipamento, passando por ele. Por isso deve-se ligar-lo após um fusível ou disjuntor, porque com a corrente alta o disjuntor desarma sem botar fogo na sua fiação.
Agora, quando dá uma pequena elevação na tensão, pode desviar um pouco da correne do equipamento, dividindo ela entre o varistor e O equipamento.
Em geral, apos alguns surtos, o varistor abaixa a resistência. A resistência dele cai quando sobe a tensão, mas não volta ao que era antes devido ao desgaste.
Outra coisa é que em teoria , se tiver Um único em casa já resolve para todas as tomadas. Não é precisa ter um pra cada equipamento.
E a diferença entre a classe do dps é a velocidade de resposta e a tensão "de corte". Tem modelos para alta tensão (proteção de raio) e tem modelos pra transientes de redes (tensões mais baixas).. O ideal é ter um de cada. Um amigi escreveu que tem um no quadro e outro individual como redundância, e é bem isso.
Cara, tudo começa pela sua rede externa, seu sistema de proteção geral na entrada da residência e a rede interna. Se toda essa instalação for boa, diminui consideravelmente a sua chance de ter problema. Normalmente as pessoas que vivem em apartamento já tem uma instalação pronta e nem sempre é das melhores, então é bom ter uma proteção legal. Você encontra variados tipos de proteção, como esse individual e as "réguas" com mais de um. Mas é sempre bom ter um DPS geral.
Dps está na norma, pra por no quadro de entrada. Única coisa que o terra da tomada é aterrado no medidor. Não existe proteção, salvo prédios grandes que possuem um transformador exclusivo.
Mais interessante para produtos que não possuem fonte chaveada. Até boas fontes de computadores dao conta de variações na rede. Nossa rede melhorou muito nos últimos 20 anos. Na minha infância bastava começar a chover pros meus pais puxarem as velas.
Além do mais faz uns anos que os novos padrões de energia elétrica exigem DPS.
Pro portão arrumei uma solução definitiva, tirei do gabinete a eletrônica. No portão ficou só o motor e os sensores magnéticos.
Comprei uma caixa de automação pequena e instalei sob uma área coberta. Acabaram os problemas com umidade. Pode parecer impressão minha mas até o capacitor parece estar durando mais.
Acorda!
Acompanho isso aí desde o início do Prime, preço totalmente normal. Já esteve em menos de 22.
Não se fazem benjamins de louça, como antigamente.
isso é protetor de surto cara, para de postar asneiras na internet.
Salvei uma tv de 4 mil reais com esse negócio aí.
Conte mais.
Deu um raio e não queimou a TV de 4 mil reais dele graças a esse produto.
Eu vi, eu tava lá.
Sim, mas deduziu como, perdeu alguma outra coisa? Só ontem devem ter caído uns 100 raios aqui, "não queimou nada, mas eu tinha isso numa tv e ela não queimou graças ao produto", essa relação de causa-efeito não é válida, mas se queimou toda sua casa menos a tv, pode ser...
Um eletricista foi mexer na minha instalação e não sei o que ele aprontou, mas ouvi um estalo alto e um cheiro de queimado violento. O eletricista desesperou e falou desliga a chave, desliga a chave. Quando ele chegou em casa e sentiu o cheiro de queimado, falou, nossa, queimou todas as suas coisas. Quando fui olhar, era o clamper que estava destruido e carbonizado, foi o que fedeu queimado. E a tv ficou intacta... De alguma maneira ele segurou todo o surto. Como valeu o investimento... Atualmente uso em tudo. Tv, geladeira, Videogame...
Protegeu do surto elétrico e principalmente do surto de raiva que vc ia ter com o eletricista.
Não fala isso que o povo buga. A regra agora é falar mal de clamper.
Fora o clamper, queimou mais alguma coisa?
Eu tenho uns aqui espalhados pela casa e junto uso dps na caixa de disjuntores .
Aqui em casa perdemos o microondas, 3 ar condicionados e várias lâmpadas depois de uma forte descarga elétrica. Só se salvaram a TV e a geladeira pq estavam ligados em um filtro
Essa galera que já perdeu coisa por descarga elétrica. Onde vocês moram?
Isso é por tempestade?
Onde eu moro esse trem parece até fantasia, nunca ouvi falar de alguém que perdeu alguma coisa por descarga elétrica.
Um transformador de poste já estourou aqui na rua, tudo na casa que tava no stand by ou ligado funcionando queimou, menos a geladeira por algum motivo estranho. Não sei se um desses salvaria, mas tá aí o caso
Sim, salvaria. Ele abriria ou desarmaria, na pior das hipóteses carbonizava a proteção, mas evitaria que a carga fosse distribuída para os aparelhos nela conectados.
Onde moro tem vários surtos elétricos, causados pela infraestrutura podre da companhia elétrica, depois de 3 fontes de notebook perdida e algumas placas de eletrônicos , comecei a usar isso e desde então tem segurado bem. Se Vc mora em una região que não tem surtos elétricos, provavelmente Vc não precisa de um desses.
Lembrando que esses problemas, em caso de queima de aparelhos eletrônicos a distribuidora de energia deve ser responsabilizada.
Digo mais, em lugares assim até recomendo aqueles seguros residenciais que abrangem esse tipo de coisa.
ja tive problemas em casa com surto de energia e perdi uma maquina de lavar (aquelas plaquinhas dela queimou), foi burocratico (bem pouco até) mas consegui que a empresa de energia pagasse o conserto.
Aqui no RJ ocorre direto em vários bairros.
Foda é reclamar com a milícia né. Eles não são os melhores atendentes pro pós-venda.
ou são, vc só reclama 1x, e garanto que nunca mais receberam reclamação sua.
Realmente onde moro isso nunca ocorreu, por isso fiquei incrédulo.
Tenho 27 anos e nunca tive qualquer aparelho queimado devido a isso.
Já tiveram algumas quedas de luz no meu prédio em razão de roubo de cabos de energia, até teve um acidente com uma árvore que caiu em um transformador de luz queimando três carros no meu quarteirão.
Contudo, apesar disso, nada aconteceu no meu prédio e nos da região.
O Brasil mudou muito nos últimos 30 anos. A questão que se queimar a operadora deve te pagar o concerto deve ter ajudado muito. Mas mesmo assim, cidades pequenas e áreas rurais ainda possuem péssima estabelidade. Também vai depender se você mora logo depois antes de um transformador na rua. Logo após o transformador possui uma melhor estabelidade.
Outra coisa que precisa lembrar é que o nosso pais é o pais que mais ocorre descargas atmosféricas.
https://www.youtube.com/watch?v=Ofz79yUcIRw
Segue um teste com o produto:
https://www.youtube.com/watch?v=Ofz79yUcIRw
Perguntinha, um filtro de linha oferece a mesma proteção que um baguio desse daí???
Se for iClamper sim, este modelo:
https://www.amazon.com.br/gp/product/B0763VCVYD?ref=ppx_p...
Se tiver varistor sim, os da Intelbras TB são bons.
Aguenta ar condicionado 9000 btus inverter Samsung ?
Para ar condicionado tem que ser os DPS classe III da clamper (ou outra marca conceituada) para quadro de energia, aliás, todas as residências deveriam ter DPS nos QDC. Porém por economia burra e falta de profissionais qualificados no nosso mercado, não são utilizados, se fossem, não teríamos a necessidade de usar filtro de linha nas tomadas internas.
Exato. Por outro lado, existe quem defenda o uso interno mesmo c DPS no quadro porque o Dps protege do surto da rede para a casa, já na rede interna, como algum equipamento pode causar um surto, teria que ter o dps de tomada para a proteção total ou mais completa, acho que faz sentido.
Sim você está correto, para nossa realidade atual. Porém se tudo fosse feito dentro da norma ABNT 5410, não precisaria, pois teria aterramento (feito corretamente conforme a norma), dessa forma mesmo que o equipamento desse um curto (pior cenário) por problema interno, ele seria direcionado para o terra. Por isso, para que que o DPS funcione corretamente, tem que ter um terra para ser eficiente, mesmo que seja o terra da concessionária (que geralmente é aterrado no Neutro).
Agora, proteção nunca é demais. Não custa nada mesmo tendo a instalação elétrica perfeita, ter filtros (verdadeiros) protegendo cada equipamento elétrico da casa.
Muito boa explicação, segurança nunca é demais, ainda mais quando não é acompanhado a instalação elétrica da casa p saber se seguiram o que exige a norma.
Me desculpa, mas o que você falou não faz sentido. Se tudo fosse na norma, não precisaria de dps (ok, teria no quadro). Mas o aterranento por si só não desvia o um surto pro terra. Aterranento é um terra de segurança, pra não matar ningiem eletrecutado se acontecer do fase encostar na carcaça. O aterranento "desvia" o excesso de tensão se tiver um dps no quadro. Um não, dois. O correto é dps entre fase e terra e outro entre terra e neutro. Também não adianta ligar entre o fase e o neutro (melpor do que nada) e deixar o terra voando. Ptrqye num raio, meu amigo, até o terra (o fio terra da sua casa) vai oscilar.
Ao pessoal que questiona o uso de um equipamento desse: na área rural, bastante suscetível a raios sazonais, esses aparelhos salvam equipamentos eletrônicos diversos (modens, roteadores, tvs, eletrodomésticos etc). Depois que comecei a usar tive uma série de equipamentos poupados. Vale o investimento, inclusive do dps antes da distribuição do quadro geral da residência (uso em redundância pra ter uma garantia maior).
PRETO MESMO PREÇO = https://www.amazon.com.br/DPS-tomada-iClamper-Pocket-Pret...?
Desculpem a ignorância, mas esse DPS tem que ser trocado de tempos em tempos?
E, pelo que entendi, é ele quem é fritado em casos de surtos, ou seja, não é recomendavel que ele fique escondido em espaços ínfimos, apertados, de difícil acesso e próximos demais de outros materiais que possam vir a reagir com o calor e causar um pequeno incêndio... é isso?
Minha geladeira é de 3 pinos...posso furar esse negocio de boa aí pra encaixar?
a versão de 3 pinos está 28
Esse é top em.. da pra ver a corrente elétrica passando kkkk
então é meio que gamer, né?