Impossível uma única resposta. Tendo em vista que a educação básica é de competência municipal, tem locais onde o ensino público é muito bom e evita o boleto da escola. Mesma coisa Saúde, como o SUS é competência de municípios, estados e União, e entidades privadas, funciona bem em alguns locais, atendendo dignamente, e outros só uma plano para amenizar. O dieese divulga sempre o salário mínimo ideal para uma família de 4 pessoas viver dignamente, mas é uma média que acaba incidindo nas grandes diferenças regionais que mencionei. Atualmente esse salário é 6400.
Tem a questão do estilo de vida por exemplo. Tem pessoas que gostam de restaurantes, viagens, drinks, etc, e outras passar o dia na praia, caso morem próximo.
Na minha região, para atender o que diz a CF sobre viver dignamente (moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social), uma família deveria ganhar uns 8k. Educação pública aquém e saúde pública loteria, eventualmente vai precisar desembolsar particular. Boas opções de lazer gratuitas.
Muito dificil pq tem muitos 'porens' relacionados... Os principais pra mim são: filhos e aluguel
Na minha experiencia morando em SP eu nao consigo imaginar ninguem vivendo "dignamente" com uma renda inferior a 3~4k (dignamente eu considero: conseguir pagar todas as contas sem depender de cartao de credito e emprestimos e nem passar nenhum tipo de necessidade basica). Abaixo disso da pra viver tambem, mas a dignidade ja nao fica tao intacta.
Exatamente, eu morava no Grajaú pagando 800 de aluguel, porém sair do Grajaú para qualquer lugar é horrível e moroso, moro muito melhor e mais acessível porém pago 1200 e fim do ano vai aumentar de novo.
Na real que se for olhar preço de aluguel em regiões centrais de SP, muda bem esse valor mínimo necessário. Maioria dos apto são de 30m e pacote de aluguel + condomínio na faixa de 3,5k.
Pior que aqui em Brasília é isso mesmo. Pra viver bem é 20k, isso sem ter muito filho. Casa simples em cidade satélite não é menos de 300k, em Brasília mesmo o céu é o limite.
Só de aluguel 1.2k, +200~300 de energia, 100 de água, 150 de internet
VA sozinho não aguenta as compras do mês, acrescento mais ou menos 500.
Investimentos em saúde pra minha mãe e sogra vão mais ou menos +500.
Ajuda com familiares e entidades +/- 500.
Streaming e serviços +/- 200
O resto é o iFood pq eu sou descontrolado e fodo minha dieta.
Antes de 2019 eu ganhava 2k e vivia relativamente melhor financeiramente.
E olha que o "se matar" é literal, ontem trabalhei até hoje 1 da manhã e o chefe quer pontualidade às 09. Já atrasei 30 minutos outras vezes e ele ameaçou advertência.
Puramente necessidade, to me esforçando pra ter coragem de estudar Cloud e migrar pra trabalho 100% remoto.
Questão de gastos no mercado, visitei Pernambuco e Alagoas no início de Agosto, a situação está beeem pior, porém todo o resto é bem mais barato.
Pra responder essa pergunta é necessário saber antes de qual cidade ou região a pessoa mora e se a pessoa é sozinha, se tem esposa/marido e filhos, pois existem diversos fatores que influenciam no impacto sobre a renda do trabalhador, de repente um salário de 3 mil para uma pessoa que vive sozinha pode permitir certo conforto mas para uma família de 3 pessoas ou mais pode permitir apenas sobreviver dignamente, dependendo da cidade ou região onde essas pessoas moram. Ganhar 5 mil morando em SP capital é muito diferente de ganhar 5 mil morando em alguma cidade mais carente da região nordeste.
Pois é, são muitas variáveis. O vivente pode morar no interior, ganhar 4k, mas ter plano de saúde pela empresa, auxílio creche, cesta básica, enfim. Vai viver melhor que um autônomo de SP que ganhe 6k.
acho que esse cálculo é muito relativo pq depende da cidade, situação familiar etc. Eu ajudo a sustentar minha mãe, então 2k do meu salário já nem vejo rs. Me sobra líquido 4.5k pra viver em sp Capital e mesmo trabalhando de home office e cozinhando todo dia em casa, vivo no aperto e fazendo conta pra tudo.
Antes da pandemia eu conseguia ter dinheiro pra almoçar e jantar na rua todos os dias, não dependia do parceiro pra pagar minhas cervejas e ainda conseguia guardar dinheiro :| hoje isso é uma realidade mtooooooooo distante pra mim
Hahaha sabia... pelo tamanho da cidade e estado que descreveu... Maioria da cidade vive com bem menos viu.... 3k é salário de engenheiro ai... e tem gente ai que ostenta com muito menos que 3k.... por curiosidade, qual bairro mora?
Olha, estávamos discutindo sobre isso em uma roda de amigos no sábado. Escola da filha está mais cara que qualquer curso/faculdade/pós que já paguei na vida. Isso porque temos gimpass e evita custos extras com natação, ginástica artística, aula de circo. Esposa não gasta mais com carro nem combustível pois a empresa fornece, mas eu gasto um tanque de etanol por semana. Vou muito no mercado pela facilidade e disponibilidade que tenho e meu cálculo é 10 reais por item em média, sendo isso frequente. Como tenho filha pequena, sempre temos atividades que a esposa inventa e isso também é um custo absurdo, tipo teatro e depois uma pizza e já era 300. Fora os custos "operacionais" de água, luz, Internet, condomínios, etc... Chegamos a conclusão de que somos ricos frente a maioria. Meu apartamento, quando comprei era 640k em 2017, negociei e consegui fechar por 610. Agora tem gente no prédio pedindo mais que o dobro que isso. E ainda temos que ter planejamento para manter o padrão quando por uma eventualidade alguma fonte secar.
O padrão de vida é muito relativo e facultativo. Tem gente que vive de uma forma que só vive afogado em dívidas, outros deixam a vida ir levando e não tem perspectiva de nada, só de acordar no outro dia. Você tem que encontrar o equilíbrio de o que você quer ter e como vai ter/manter isso. E sempre achei que educação financeira tinha que ser matéria escolar desde a primeira infância.
Esqueci das férias.... Com a passagem aérea do jeito que está fica difícil. Meio do ano fomos de carro pela primeira vez com a promessa de no final do ano or fazer uma mais longa.
E moro em São Paulo, capital.
Cara hoje ganho 8k como PJ, não contribuo INSS. Gasto bem mais com itens supérfluos e saídas, do que antes quando ganhava 3k CLT. Talvez por ter mais grana, por achar q é meu último dia e mereço tudo....kkkkkkk
Mas em suma, procuro poupar 30% do salário e já tenho uma reserva mediana.
Trabalho viajando muito, quase não fico em casa, meus gastos são relativos, tem mês q vai mais outros menos, mas minhas despesas fixas gira em 2k.
Resumindo, vivo bem com esse salário, mas penso todo dia em empreender e maximizar os ganhos, para ajudar família, pagar estudo para sobrinhos, dar boa saúde pra minha mãe, etc...
Depende do que seria "viver bem"
Interior: casal 5k
Com filhos - 10k
Sem pagar aluguel. Com aluguel, uns 2k a mais.
Capital acredito que seja mais caro.
Custo de vida de SP solteiro
Dignamente 10k(vai quase metade só em moradia,casinha mais romeno 4k+iptu em 10x que vai fechar 5k)
confortavelmente 30k,(moradia mais diferenciada, podendo até viajar sem parcelar nada)
viver bem 70k+++ (morando bem, viagens internacionais sempre que possível ,bens materiais acesso a praticamente tudo tirando o superluxo).
Agora pensem nossos pais e avós não tinham nem cartão de credito,parcelamentos e nem planilhas, então imagem quanto eles ganhavam a mais para fazer as mesmas coisas.
Pensando no que eu gostaria, creio que 5k, com alguns benefícios como vr/va e plano de saúde, por exemplo, daria pra viver relativamente bem. 10-12k seria o meu mundo ideal, porque daria pra viver com folga, guardar uma grana e planejar o futuro, viajar e tals. Mais que isso ajudaria na aquisição de bens melhores a longo prazo. Isso solteiro, claro. Com filhos, creio que seria necessário o dobro.
Cidade com 500k habitantes, solo, colocaria 2000 de aluguel, 1500 comida, 500 transporte, 1000 educação, 800 saúde, aí dizem que 30% do salário se deve guardar, então acho que precisaria ser uns 10k por pessoa. E ainda os valores são bem no chute, tem o aluguel e aí vem IPTU/condomínio/alguma melhoria, comida já aumenta mais se for comer fora vez q outra, transporte teria ainda manutenção/ipva, educação tb varia bastante conforme curso/se precisa comprar material a parte, saúde eu, por exemplo, estou gastando mais de 1000 só com remédios (SUS não fornece e preciso de advogado pra tentar ajuda do governo), aí tem mais plano de saúde/diferenças consulta. Teria ainda que pensar em lazer, se tem algum bichinho de estimação, férias, cultura, ongs...
Vivemos (eu, esposa e 4 pimpolhos), com tudo justo com 6 a 7 salários. Eu vivia muito bem com o dobro, mas devido a investimento em um curso superior para minha esposa (tempo + dinheiro) não é mais possível trabalhar como antes e ganhar como antes. Daqui uns 2 anos vamos voltar a poder trabalharmos como antes e assim, se for o caso do cenário ainda permitir, no mínimo dobrar os ganhos atuais e voltar ao patamar de antes. Estimo que para viver bem, 4 pessoas precisam de 4 salários pelo menos.
Um dos segredos da vida é que pra 99,9% das pessoas o conforto de ganhar bem nunca vai existir. Exceto pelos bilionários, todas as pessoas vão experimentar limitações causadas pelas mudanças no padrão de consumo conforme melhoram de condição. A única forma de escapar disso é simplesmente não ter onde gastar, morando numa cidade sem muitos atrativos. Mas isso por si só já é se privar de algo.
Sem educação financeira nem que vc ganhe 200k por mês vc vive bem. Lembre que viver bem eh ter saúde mental também.
Eu já ganhei pouco e agora ganho bem, continuo gastando tudo kkkkk
Impossível uma única resposta. Tendo em vista que a educação básica é de competência municipal, tem locais onde o ensino público é muito bom e evita o boleto da escola. Mesma coisa Saúde, como o SUS é competência de municípios, estados e União, e entidades privadas, funciona bem em alguns locais, atendendo dignamente, e outros só uma plano para amenizar. O dieese divulga sempre o salário mínimo ideal para uma família de 4 pessoas viver dignamente, mas é uma média que acaba incidindo nas grandes diferenças regionais que mencionei. Atualmente esse salário é 6400.
editado em 22 de set. de 2022 15:14Tem a questão do estilo de vida por exemplo. Tem pessoas que gostam de restaurantes, viagens, drinks, etc, e outras passar o dia na praia, caso morem próximo.
Entendo. Mas sem dieese, pra você, acha? Poxa, no gancho, em que cidade vive pra ter essa base?
Na minha região, para atender o que diz a CF sobre viver dignamente (moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social), uma família deveria ganhar uns 8k. Educação pública aquém e saúde pública loteria, eventualmente vai precisar desembolsar particular. Boas opções de lazer gratuitas.
= aqui
Muito dificil pq tem muitos 'porens' relacionados... Os principais pra mim são: filhos e aluguel
Na minha experiencia morando em SP eu nao consigo imaginar ninguem vivendo "dignamente" com uma renda inferior a 3~4k (dignamente eu considero: conseguir pagar todas as contas sem depender de cartao de credito e emprestimos e nem passar nenhum tipo de necessidade basica). Abaixo disso da pra viver tambem, mas a dignidade ja nao fica tao intacta.
dignidade não tão intacta rachei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Bacana. SP capital? ou interior
SP Capital... Aluguel abaixo de mil reais vc so acha em locais bem afastados e com pouca segurança... so nisso ja come metade do orçamento
Exatamente, eu morava no Grajaú pagando 800 de aluguel, porém sair do Grajaú para qualquer lugar é horrível e moroso, moro muito melhor e mais acessível porém pago 1200 e fim do ano vai aumentar de novo.
Na real que se for olhar preço de aluguel em regiões centrais de SP, muda bem esse valor mínimo necessário. Maioria dos apto são de 30m e pacote de aluguel + condomínio na faixa de 3,5k.
4-5k grandes capitais, 3-4k médias e 2-3k cidades pequenas.
Esse valor é para 1 pessoa né? se for casal ou tiver filhos acredito q muda tudo, certo?
isso, viver solo
Séloco, caro demais...
Se não tiver que vender o almoço pra comprar a janta pra mim já é rico.
Dignidade vem do berço.
Então vira agricultor no interior. Comida nunca faltará, mas roupas dependerá da boa vontade dos outros.
editado em 22 de set. de 2022 15:43Queria eu kkkk
Os agricultor desse Brasil tudo rico
Sobreviver dignamente -> 5k
Viver bem -> 20k
Confortavelmente acima de 100k
Caraca tu mora em Brasília só pode
SP capital… se for contar imóvel próprio entao em regiao nobre pra viver confortavelmente, aí tem que adicionar mais uns zeros
editado em 22 de set. de 2022 15:55Pior que aqui em Brasília é isso mesmo. Pra viver bem é 20k, isso sem ter muito filho. Casa simples em cidade satélite não é menos de 300k, em Brasília mesmo o céu é o limite.
Pelo menos 10k. Com horas extras eu alcanço 7k mas não vivo confortável nem com folga financeira, moro na ZS de SP.
Caralho mano.... gasta com que tanta grana? Se puder responder...
Só de aluguel 1.2k, +200~300 de energia, 100 de água, 150 de internet
VA sozinho não aguenta as compras do mês, acrescento mais ou menos 500.
Investimentos em saúde pra minha mãe e sogra vão mais ou menos +500.
Ajuda com familiares e entidades +/- 500.
Streaming e serviços +/- 200
O resto é o iFood pq eu sou descontrolado e fodo minha dieta.
Antes de 2019 eu ganhava 2k e vivia relativamente melhor financeiramente.
Entendi...
Aí que está. Se o cara precisa se matar pra encher a despensa, já se foi embora o viver dignamente.
E olha que o "se matar" é literal, ontem trabalhei até hoje 1 da manhã e o chefe quer pontualidade às 09. Já atrasei 30 minutos outras vezes e ele ameaçou advertência.
E a saúde mental mandou abraço. Admiro que more em SP. Não teria coragem.
Puramente necessidade, to me esforçando pra ter coragem de estudar Cloud e migrar pra trabalho 100% remoto.
Questão de gastos no mercado, visitei Pernambuco e Alagoas no início de Agosto, a situação está beeem pior, porém todo o resto é bem mais barato.
Alguém precisa consultar a palavra "literal" no dicionário.
A não ser que esteja escrevendo esse comentário do além.
Pra responder essa pergunta é necessário saber antes de qual cidade ou região a pessoa mora e se a pessoa é sozinha, se tem esposa/marido e filhos, pois existem diversos fatores que influenciam no impacto sobre a renda do trabalhador, de repente um salário de 3 mil para uma pessoa que vive sozinha pode permitir certo conforto mas para uma família de 3 pessoas ou mais pode permitir apenas sobreviver dignamente, dependendo da cidade ou região onde essas pessoas moram. Ganhar 5 mil morando em SP capital é muito diferente de ganhar 5 mil morando em alguma cidade mais carente da região nordeste.
Pois é, são muitas variáveis. O vivente pode morar no interior, ganhar 4k, mas ter plano de saúde pela empresa, auxílio creche, cesta básica, enfim. Vai viver melhor que um autônomo de SP que ganhe 6k.
Verdade em, muita gente que ganha pouco não costuma levar em consideração os beneficios da empresa.
acho que esse cálculo é muito relativo pq depende da cidade, situação familiar etc. Eu ajudo a sustentar minha mãe, então 2k do meu salário já nem vejo rs. Me sobra líquido 4.5k pra viver em sp Capital e mesmo trabalhando de home office e cozinhando todo dia em casa, vivo no aperto e fazendo conta pra tudo.
Antes da pandemia eu conseguia ter dinheiro pra almoçar e jantar na rua todos os dias, não dependia do parceiro pra pagar minhas cervejas e ainda conseguia guardar dinheiro :| hoje isso é uma realidade mtooooooooo distante pra mim
Moro no interior de MG. Cidade de 350k habitantes.
Acho que sobreviver: 3k
Viver bem: 7k
Ostentar: 15k+
Isso por pessoa. Se tiver companheiro (a), multiplica por dois e se tiver filho, por 3 kkkkk
Que cidade?
Uberaba!
Hahaha sabia... pelo tamanho da cidade e estado que descreveu... Maioria da cidade vive com bem menos viu.... 3k é salário de engenheiro ai... e tem gente ai que ostenta com muito menos que 3k.... por curiosidade, qual bairro mora?
editado em 22 de set. de 2022 17:35Kkkkk verdade.. mercês!
Show, mercês é bom! Cresci aí em Uberaba nas periferias é claro, mas conheço a cidade e a fauna como a palma da mão!! Hahaha
Olha, estávamos discutindo sobre isso em uma roda de amigos no sábado. Escola da filha está mais cara que qualquer curso/faculdade/pós que já paguei na vida. Isso porque temos gimpass e evita custos extras com natação, ginástica artística, aula de circo. Esposa não gasta mais com carro nem combustível pois a empresa fornece, mas eu gasto um tanque de etanol por semana. Vou muito no mercado pela facilidade e disponibilidade que tenho e meu cálculo é 10 reais por item em média, sendo isso frequente. Como tenho filha pequena, sempre temos atividades que a esposa inventa e isso também é um custo absurdo, tipo teatro e depois uma pizza e já era 300. Fora os custos "operacionais" de água, luz, Internet, condomínios, etc... Chegamos a conclusão de que somos ricos frente a maioria. Meu apartamento, quando comprei era 640k em 2017, negociei e consegui fechar por 610. Agora tem gente no prédio pedindo mais que o dobro que isso. E ainda temos que ter planejamento para manter o padrão quando por uma eventualidade alguma fonte secar.
O padrão de vida é muito relativo e facultativo. Tem gente que vive de uma forma que só vive afogado em dívidas, outros deixam a vida ir levando e não tem perspectiva de nada, só de acordar no outro dia. Você tem que encontrar o equilíbrio de o que você quer ter e como vai ter/manter isso. E sempre achei que educação financeira tinha que ser matéria escolar desde a primeira infância.
Esqueci das férias.... Com a passagem aérea do jeito que está fica difícil. Meio do ano fomos de carro pela primeira vez com a promessa de no final do ano or fazer uma mais longa.
editado em 22 de set. de 2022 19:11E moro em São Paulo, capital.
Show, bacana seu relato.
Cara hoje ganho 8k como PJ, não contribuo INSS. Gasto bem mais com itens supérfluos e saídas, do que antes quando ganhava 3k CLT. Talvez por ter mais grana, por achar q é meu último dia e mereço tudo....kkkkkkk
Mas em suma, procuro poupar 30% do salário e já tenho uma reserva mediana.
Trabalho viajando muito, quase não fico em casa, meus gastos são relativos, tem mês q vai mais outros menos, mas minhas despesas fixas gira em 2k.
Resumindo, vivo bem com esse salário, mas penso todo dia em empreender e maximizar os ganhos, para ajudar família, pagar estudo para sobrinhos, dar boa saúde pra minha mãe, etc...
Tá certo, guardando parte pro seu futuro e estabilidade, o resto é torrar mesmo...
PJ -> 8 mil
CLT -> 4 mil + Plano Saúde + Odonto + VR
Basicamente, esses valores atenderiam as necessidades de qualquer família da classe média.
editado em 22 de set. de 2022 21:52Depende do que seria "viver bem"
Interior: casal 5k
Com filhos - 10k
Sem pagar aluguel. Com aluguel, uns 2k a mais.
Capital acredito que seja mais caro.
Aqui em Porto Alegre se for sozinho creio que 5k / 8~10k / 15k+
Custo de vida de SP solteiro
Dignamente 10k(vai quase metade só em moradia,casinha mais romeno 4k+iptu em 10x que vai fechar 5k)
confortavelmente 30k,(moradia mais diferenciada, podendo até viajar sem parcelar nada)
viver bem 70k+++ (morando bem, viagens internacionais sempre que possível ,bens materiais acesso a praticamente tudo tirando o superluxo).
Agora pensem nossos pais e avós não tinham nem cartão de credito,parcelamentos e nem planilhas, então imagem quanto eles ganhavam a mais para fazer as mesmas coisas.
Pensando no que eu gostaria, creio que 5k, com alguns benefícios como vr/va e plano de saúde, por exemplo, daria pra viver relativamente bem. 10-12k seria o meu mundo ideal, porque daria pra viver com folga, guardar uma grana e planejar o futuro, viajar e tals. Mais que isso ajudaria na aquisição de bens melhores a longo prazo. Isso solteiro, claro. Com filhos, creio que seria necessário o dobro.
Cidade com 500k habitantes, solo, colocaria 2000 de aluguel, 1500 comida, 500 transporte, 1000 educação, 800 saúde, aí dizem que 30% do salário se deve guardar, então acho que precisaria ser uns 10k por pessoa. E ainda os valores são bem no chute, tem o aluguel e aí vem IPTU/condomínio/alguma melhoria, comida já aumenta mais se for comer fora vez q outra, transporte teria ainda manutenção/ipva, educação tb varia bastante conforme curso/se precisa comprar material a parte, saúde eu, por exemplo, estou gastando mais de 1000 só com remédios (SUS não fornece e preciso de advogado pra tentar ajuda do governo), aí tem mais plano de saúde/diferenças consulta. Teria ainda que pensar em lazer, se tem algum bichinho de estimação, férias, cultura, ongs...
Vivemos (eu, esposa e 4 pimpolhos), com tudo justo com 6 a 7 salários. Eu vivia muito bem com o dobro, mas devido a investimento em um curso superior para minha esposa (tempo + dinheiro) não é mais possível trabalhar como antes e ganhar como antes. Daqui uns 2 anos vamos voltar a poder trabalharmos como antes e assim, se for o caso do cenário ainda permitir, no mínimo dobrar os ganhos atuais e voltar ao patamar de antes. Estimo que para viver bem, 4 pessoas precisam de 4 salários pelo menos.
Um dos segredos da vida é que pra 99,9% das pessoas o conforto de ganhar bem nunca vai existir. Exceto pelos bilionários, todas as pessoas vão experimentar limitações causadas pelas mudanças no padrão de consumo conforme melhoram de condição. A única forma de escapar disso é simplesmente não ter onde gastar, morando numa cidade sem muitos atrativos. Mas isso por si só já é se privar de algo.
Quanto mais, melhor....
Sem educação financeira nem que vc ganhe 200k por mês vc vive bem. Lembre que viver bem eh ter saúde mental também.
Eu já ganhei pouco e agora ganho bem, continuo gastando tudo kkkkk
Sobreviver dignamente = 5k
Viver confortável = +10k
Estou removendo filhos dessa equação.
70k/mês
Sobreviver dignamente: 5k
viver bem: 15k
confortável: 30k +