Comentários comentar

DiClaps @pdiclaps - 11 horas atrás

Acho que é um iPad sem touch

Beto @TheBeto - 9 horas atrás

mas com sistema macos (que deve ser melhor que ios imagino eu)

Kreiton @Kreitos - 9 horas atrás

Exato, nada demais

Rocketman® @EltonJohn - 11 horas atrás

8k por aqui de certo

Will @wills - 10 horas atrás

7.299 no site da Apple.

radiobrasil @2rljgvrz - 8 horas atrás

Eu vi por 5k a vista pra "student" , apple br

Rocketman® @EltonJohn - 8 horas atrás

Estudante não é mais ferrado como antigamente?

Ubermensch @ubermensch - 9 horas atrás

Esperando chegar no precinho na xôpi

Eduardo @eduardoks - 7 horas atrás

Acredito que vai ser uma boa! Eu to pensando em pegar um, mas não sei se 8GB é o suficiente pra mim que trabalha com dados. Hoje no Windows eu trabalho em um note com 32GB de RAM

radiobrasil @2rljgvrz - 7 horas atrás

O gargalo eu ACHO que é na ram mesmo... mas é um macbook BÁSICO, que em termos do processamento equivale a pelo menos um intel i5

Chainsaw @chainsawbr - 7 horas atrás

Seus dados vão para algum lugar. Se acabar a RAM vai para o disco. Se disco for rápido como a RAM não vai sentir diferença de velocidade.

puternic @puternic - 6 horas atrás

Brother, o problema é que não existe um armazenamento com performance nem próxima à de uma memória ram.

- velocidade (largura de banda): um SSD NVME gen4, por exemplo, é cerca de uma ordem de grandeza mais lento que uma memória ram ddr5 trabalhando em dual channel (padrão nos PCs modernos).

- latência: aqui que fica a grande diferença. enquanto q a latência de uma memória ram eh na ordem de nanossegundos, a de um ssd nvme gen4 (top de linha), é na casa dos microssegundos, ou seja, um tempo de resposta milhares de vezes mais lento.

radiobrasil @2rljgvrz - 6 horas atrás

Outro detalhe: muito swap vai reduzir DRASTICAMENTE a vida util do ssd... e se "queimar" o ssd interno (soldado, não troca fácil.. é quase impossivel). ferrou tudo

Chainsaw @chainsawbr - 6 horas atrás

sim, por isso aqui rodo o ImDisk ! Gastei e RAM, mas não gasto tempo esperando o disco.

puternic @puternic - 6 horas atrás

Dá não brother. Vai passar raiva.

O único forma que eu penso que poderia dar certo é se vc não tem aplicações rodando em seu PC (100% de aplicações em nuvem). Mas aí qquer equipamento serviria.

Ps.: sou da área tb.

puternic @puternic - 7 horas atrás

Interessante hein. Agora fiquei até imaginando o próximo lançamento dessa nova linha: "Mac mini neo". Se viesse na faixa dos 350 usd, (valor proporcional ao desconto do macbook neo em relação ao air), seria um produto muito bacana para a turma que só navega pela internet, pacote office e assiste um youtube.

radiobrasil @2rljgvrz - 6 horas atrás

Eu tenho macbook 2008 (os primeiros aluminio) que ainda servem pra alguma coisa... usando opencore, bota um Ventura da vida, dá pra navegadar, editar txt, gravar áudio (uso basicamente pra isso em viagens.. pq se perder o equipo, o prejuízo é baixíssimo). Também tenhos os mac pro ralador de queijo, 2008 a 2012 que ainda sao beeeeeeeeeeem uteis aqui pra audio/video (claro, upgrade de gpu).. ah tenho mac mini "core duo" (foi meu primeiro mac, 2006) que uso TODO dia (windows xp -> visualizar imagens dvr tempo real)

editado em 6 de mar. de 2026 17:31
puternic @puternic - 6 horas atrás

Parque de macbooks bacana hein brother!!!

radiobrasil @2rljgvrz - 5 horas atrás

Precisando de ajuda com opencore em maquinas mais antigas, estamos aí!

puternic @puternic - 4 horas atrás

Thanks!!!