Comentários comentar

você precisa ver o que é ter clientes assim da GEN X... dificil meu amigo... dificil.

Todos os dias

Mário @mariojjr - 1 dia atrás

Por aqui, a maioria (instituição grande, com muitos estagiários, jovem aprendiz e efetivos também) não dá nem bom-dia mais, todos muito autocentrados, com a cara enfiada no celular, parecem que se incomodam quando conversam com eles. Alguns poucos (infelizmente) são cordiais e interessados no trabalho, em aprender e ajudar.

Zezinho @zezinho - 1 dia atrás

São os Wokeanus

Mário @mariojjr - 1 dia atrás

Aqui na empresa, são todos autocentrados, não dão nem bom-dia mais, parecem que se incomodam quando conversa com eles.

Leres @leofunchal - 1 dia atrás

Eu tive um analista que chegava pra trabalhar quase meio dia e ficava até a noite no escritório.
ele era JR e tinha q ter interação com meu time que chegava 8:30.
Segundo ele o RH disse que o horário era flexível...
Ele saía pra almoçar 15:00 da tarde...

No fim das contas passava quase o dia todo sozinho, não entrava nas reuniões de diretoria que eram 9 da manhã..
E achou um absurdo que foi desligado...

Ele era muito bom tecnicamente, mas simplesmente não conseguia entender o conceito de relação de trabalho

André @andredede - 1 dia atrás

Se foi contratado tendo o horário flexível na proposta, errado foram vocês em tentar encaixar ele numa restrição de horários. Inclusive, causa ganha fácil se ele quisesse ir atrás na justiça.

Mesma coisa de empresas, que até então eram totalmente remotas, e começaram a mudar para híbrido. Várias pessoas com documentações do processo de entrar na empresa afirmando a relação remota.

Exatamente !!! Essas empresas querem "conquistar" novos talentos fazendo estilo "cool", porém o RH é ultrapassado que se basea em livros dos anos 90. Horário flexivel, só quando é interessante para a empresa e não para ambos os lados.

Gabriel A. @anonymu - 1 dia atrás

Meu trabalho é remoto flexível, de 7h até as 22h para cumprir o horário, mas temos dailys em horários marcados.

daniel @dhrr - 1 dia atrás

então é flexível só no nome, se fazem daily que precisa de você as 8h quando sair pode processar até se quiser.

Fernando @phernando - 1 dia atrás

Tudo é bom senso, tu tá me dizendo que não dá pra marcar reunião com o cara porque o horário dele é flexível? Horário flexível pra mim é tu poder adaptar teu horário de trabalho baseado no teu calendário, se tem reunião só meio dia pode começar meio dia, se a última reunião é às 15 pode começar mais cedo e sair às 15, não é trabalhar qualquer hora, tu não é autônomo porra...

Zeizico @Zeizico - 1 dia atrás

Exatamente, esse aí viajou, horário flexível é um intervalo de tempo combinado com o chefe, não várzea que entra e sai hora que quer.

daniel @dhrrrelll - 1 dia atrás

infelizmente o errado é o RH e você caso seja gestor de informar que o horário é flexivel e querer marcar reunião 8h30/9h sendo que as vezes o cara mora na pqp, se o horário é flexivel e não há um horário estipulado em contrato, senta e chora.

Mateus @mateusr - 1 dia atrás

Tudo negociável. UM dia marcar reuniao no horario X OK, agora virar daily ja é cuzada.

Zeizico @Zeizico - 1 dia atrás

Você é geração z né? Horário flexível significa que existe sim um intervalo de tempo aí que vocês podem entrar ou sair da empresa, e não que você pode chegar meia noite e sair às 9 da manhã, vocês estão viajando na batatinha. Se a empresa marcar daily as nove, você tem que entrar às 9, se é flexível, conversa com o chefe pra marcar as 10h que certamente é um horário que todos devem estar na empresa.

Dee Dee @DeeDee - 13 horas atrás

ué.. magina contratam o cara falando que o horário é flexível e ele tem compromissos pela manhã? Flexível com reunião as 9h da manhã é dureza kk. Trabalhei muitos anos com horário flexível e as reuniões acabavam sendo sempre de tarde. Só tinha reunião pela manhã quando a equipe toda concordava com isso.

Pode ser petulância de adolescentes mesmo, mas vejo que os jovens de hoje simplesmente não aceitam calado mais quase nada em termos de trabalho. Existe uma galera alienada sim, mas na minha visão, a maioria é assim. O foda é ser gestor ou responsável por um grupo de funcionários e/ou clientes desse perfil, deve ser bem complicado.

Fico imaginando essa turma defendendo o país numa ameaça estrangeira. Sorte sermos vizinhos da Bolívia e não dá Rússia.

Rússia é parceira comercial do Brasil. Se a ideia era falar de um país colonizador e invasor deveria falar dos EUA, Espanha, Portugal, que por onde passou deixaram um rastro de tragédia e miséria.

Pensei num exemplo atual

daniel @dhrrrelll - 1 dia atrás

sim sim até pq a espanha ou portugal vai ataca o brasil... mesmo sendo parceiro comercial é mais fácil china ou russia atacar.

mais fácil o EUA tentar atacar, já que o BRICS quer implementar outra moeda além do dólar

editado em 24 de jan. de 2025 16:56
Anderson @4ez8ujsh - 1 dia atrás

Sim até porque a China já atacou dezenas de países nas últimas décadas. Ah, não, foi os EUA.

Gxv3t5k2 @ourbshag - 1 dia atrás

Melhor nem cogitar ataque dos EUA ao Brasil nem em sonho… nao teriamos 10 minutos de reação e contra ataque

editado em 24 de jan. de 2025 18:05
Você @eusouvoce - 1 dia atrás

Ué, e cidadão tem que ser obrigado a defender o Estado agora? Tá ficando vermelhinho, roquete.

Sim. Todos estamos sob jugo do todo poderoso Estado

Paulo @asdgashdgjhd - 1 dia atrás

Rapaz, quem defende é besta! O que esse pais já te deu? Só faz tirar... Se me chamarem, me identifico como mulher... o mesmo vale para a época da aposentadoria que irei me aposentar antes dos homens... e quem tiver alguma crítica a minha posição é homofóbico.

Giallorosso @giallorosso - 14 horas atrás

Kkkkkkkkkk

Paulo @asdgashdgjhd - 1 dia atrás

Se os pais não podem fazer nada que traumatiza a criança, como essa ser vai crescer sabendo respeitar autoridade?

Eu deveria ter feito o mesmo quando era junior, teria engolido menos sapo de chefia

Dwight @DwightShrute - 1 dia atrás

O que me preocupa são os profissionais e o tipo de pessoas que esse pessoal será. Por exemplo, esses dias conversei com um amigo dessa geração, que conheci há uns 2 anos em uma empresa onde trabalhamos juntos, e ele me contou que iria participar de uma entrevista. Quando a moça do RH o abordou, aparentemente a vaga era urgente, e ela perguntou se ele poderia participar na manhã seguinte, às 9h. Ele respondeu abertamente que esse horário era "muito cedo", e então ela reagendou para as 11h.

insanedev @insanedev - 1 dia atrás

É complicado mesmo. Esse pessoal é feito de açúcar, qualquer coisa é burnout, não conseguem fazer nada sozinhos, são especialistas em consultar o ChatGPT.

Louis @louisteveaqui - 1 dia atrás

O que mais tem me pegado é que essa galera se desespera muito fácil. Tem um problema simples que se tu parar pra pensar 5 minutos tu resolve, eles se juntam em grupo todos juntos e ficam igual barata tonta sem olhar a página 2, e ainda ficam horas e horas assim. Toda vez que chego peço pra me explicarem as coisas e o roteiro é geralmente assim: "testaram isso? Não. e isso? não. Então como querem resolver o problema se nem identificaram onde está o problema? cri cri cri"

Não me admira os asiáticos nos engolirem e só termos chances na base do protecionismo

André @andredede - 1 dia atrás

Particularmente achei engraçado a atitude dele. Bem prático de expor times e/ou lideranças ociosas.

Se ele fosse mais proativo, poderia ter dado um ou mais skip level, para relatar a situação. Assim ajudaria a empresa, ou sede local, a enxugar custos.

No geral eu vejo com bons olhos as gerações mais novas. Eles são bem inovadores em soluções para otimizar tempo de qualquer fase dos processos da empresa. Eles alcançando esse tipo de sucesso, e eu sendo líder, certeza que eu daria alguns dias off por isso.

Rá! @Yeye - 1 dia atrás

Será que isso acontece em outros países/culturas?

Esse pessoal precisa ser "moldado", pelo menos é assim que funciona aqui na empresa. Caso não se adapte, dará lugar a outro até que tenhamos o perfil desejado. Está funcionando!

Wladimir @Wladimir - 1 dia atrás

Kkkkkk mto foda, mandou benzão. Idolo antitrampo

alex @blzjoia - 1 dia atrás

Na verdade, essa Geração Z, só faz esses tipo de coisas pois abem que tem uma Casa para morar alimentos na mesa entre outras "mordomias", e que são os Pais que tem que preocupar com as contas de casa onde moram.
Duvido, se pagasse aluguel e bancasse seu próprio sustento iriam ficar tocando o Foda-se pra tudo. hehe

Garfield @garfield - 1 dia atrás

Conflito de gerações não é novidade, não é trazido pelo que a geração Z é, mas pela diferença entre gerações. Hoje as pessoas são programadas para não sentir tédio hora nenhuma, inclusive os mais velhos, só que esses já estão acostumados a trabalhar da maneira "antiga" e sentem menos dificuldades no dia a dia.
Cada geração tem algo diferente pra entregar. A pessoa da geração Z provavelmente não vai entregar fidelidade canina a uma empresa, mas pode passar muito tempo nela se achar agradável. É uma pessoa provavelmente mais dinâmica e questionadora, e se o trabalho for de apertar os mesmos parafusos todos os dias, talvez não funcione bem.
Em paralelo, houve significativa melhora econômica nos últimos 30 anos. Essa pra mim é a principal diferença, não a diferença de geração. Os jovens de hoje têm boas condições em casa, então não precisam se humilhar por qualquer coisa. Os mais velhos têm certo ressentimento porque na vez deles eles precisaram.
Na minha experiência no trabalho, a cada ciclo eu encontro e contrato pessoas ótimas sem muita dificuldade.
No mais, se tem algo errado, eu acho que os millenials (como eu) deveriam fazer autocrítica sobre como criaram os filhos.

Rá! @Yeye - 1 dia atrás

Belíssima análise. Disse tudo!

Na minha época de estagiário e primeiro emprego, não faltava na em casa (casa dos meus pais), mas também não tinha luxos e grana sobrando para o meu lazer ou minhas coisas. Se eu quisesse teria que ralar pra conseguir, e foi assim que aconteceu. Sou muito grato por essa educação dada pelos meus pais e trabalho a cabeça das minhas filhas pra isso... Elas não conseguem tudo que querem "de graça", tem que ter uma contrapartida, mesmo que seja com pequenas tarefas como fazer a cama, juntar a bagunça depois de brincar, juntar as roupas no cesto, etc... O dinheiro que elas ganham de presente em aniversários ou datas especiais eu deixo mais livre, mas sempre questiono se realmente é aquilo mesmo o melhor a ser feito com ele, e isso tem funcionando e me mostrado que estamos no caminho certo. Elas não gastam com qualquer coisa e se divertem da mesma forma!

Pandemia + Redes sociais demonstrando que da pra ficar Rico trabalhando pouco.

Eles entendem que o trabalho assim como conhecemos, não compensa gastar energia.

daniel @dhrrrelll - 1 dia atrás

errado não está.

Raphael @raphaelrt - 1 dia atrás

Só mudou um pouco, a 15 anos, todo mundo queria ser jogador de futebol e ficar rico, mas menos de 1% consegue essa façanha, assim como nas redes sociais.

Gxv3t5k2 @ourbshag - 13 horas atrás

A diferença é que no futebol as pessoas sabiam que era dificil… nas redes sociais qualquer besta acha que é influencer… e alguns bestas de fato sao mesmo

Rapaz, é uma geração complicada. Tenho 1001 histórias.

Mas o mais comum que eu percebo é uma queda abrupta na capacidade técnica das pessoas. Na minha época, TI não tinha o appealing que tem hoje em dia, era só metaleiro cabeludo com camisa amassada. Geral ficava o dia no laboratório fazendo trabalho, estudando e jogando. Na pandemia com onda de trabalho remoto, além de ser uma área que tem emprego e paga mais, e a ascenção de IA/Cnc de dados, uma galera ingressou na área só porque virou cool, mas maioria deles não tem raciocínio lógico, não são de exatas, não tem proatividade e nem sabem resolver problemas. Tudo é na base: alguém tem que me ensinar. Numa área onde tudo muda toda hora, é ruim ter uma equipe de gente passiva que tem que ser ensinada (Sim, são profissionais).

É tanta gente ruim, incompetente, que hj em dia eu tenho medo de ir pra uma mesa de cirurgia com médico mais jovem. Além das questões de convívio: vivem se atrasando, fazem coisas que eu nunca faria na vida, como essa que vc mencionou de sair do nada porque não tinha mais trabalho. Enfim, se eu contar os casos específicos, é capaz de algum deles me reconhecerem aqui. kkkkkkkk

Ronaldo @ronaldooo - 1 dia atrás

Ai o RH também tem culpa.

RH é uma piada desde sempre. Reprova pq não desenhou chão

Andrey @oandrey - 11 horas atrás

Tenho 25 anos de CLT, média de 5 anos por empresa, a rescisões sempre foram de minha iniciativa e os salários iniciais compatíveis ou acima da média para o cargo.
Nas empresas que fui efetivado, a primeira etapa do processo seletivo foi com o gestor da área ou coordenador técnico e depois com o RH.
Participei de muitos outros processos seletivos para as mesmas funções, mas quando a primeira etapa que era a entrevista com o RH ou Psicólogo, não avançava para as etapas seguintes.

editado em 25 de jan. de 2025 15:44
Smith @perguntabesta - 1 dia atrás

Se eu disser pra vocês que tem gente dessa geração que não sabe o que é um CTRL-C/V? São extremamente limitados com computadores, não todos é claro.

Mas é meio assustador ver a "geração que nasceu conectada" não saber o básico de um Excel, mandar um e-mail ou imprimir um documento.

daniel @dhrrrelll - 1 dia atrás

já peguei isso também não sabe os atalhos do teclado, pq só sabe usar celular.

Smith @perguntabesta - 1 dia atrás

Eu falei pro cara:

Abre o menu iniciar e digita CMD

O cara vira pra mim e pergunta: O que é menu iniciar?

Gxv3t5k2 @ourbshag - 1 dia atrás

Tive funcionarios gen z… e nao recomendo… mandei todos pro colo da mamae novamente… da nao… só contrato acima de 30 agora

Fernando @phernando - 1 dia atrás

"Isso é coisa pra pleno/senior fazer", quem nunca ouviu isso de estagiário que atire a primeira pedra haha, fato é que se tu não souber executar as atividades do teu próximo cargo tu nunca vai ser promovido, certo ou errado é como as coisas funcionam e essa gurizada nova acha que direito sobre as coisas, volta e meia me impressiona.

Fernando @phernando - 1 dia atrás

Pelos comentários vejo que há muita confusão sobre o que é horário flexível. Horário flexível é poder adaptar seu horário de acordo com sua agenda. Se só tem reunião ao meio dia é poder começar ao meio dia, se tem uma reunião às 15 é poder começar mais cedo e sair logo depois da reunião, veja bem, não é trabalhe em qualquer horário, mesmo que tu seja um vendedor de porta em porta há limitações, tu não pode sair batendo na casa dos outros 9 da noite.

Garfield @garfield - 18 horas atrás

A "vantagem" que idosos de adultos mais velhos têm, como falei ali em cima, é que tiveram experiência com o mundo de antes. Mas todos, dos 5 aos 80 anos, estão derretendo seus cérebros na tela do celular todo santo dia. Os jovens de hoje são só a primeira geração que não conheceu o mundo de antes bem como é a primeira geração que tem pais com cérebro derretido por feeds infinitos de redes sociais.

Sim, mas começar a derreter aos 60 creio que seja diferente de começar aos 2

Garfield @garfield - 15 horas atrás

O efeito prático é diferente, mas o cara que tá derretendo a mente aos 60 não tem autoridade moral pra falar. Só levou sorte de ter nascido jeca

Jeca = sem cavalinho no tiktok, tigrinho e bet

Mucamo @mucs - 12 horas atrás

Acho válido muitas reivindicações. Nossa geração abobada que aguentava qualquer coisa calada pq "é assim que o mundo é" que errou.

Nego trabalha 44h se ferrando por merreca. Essa ideia de trabalho ser FIQUE LA MESMO FAZENDO NADA PQ SIM é absurda. Não tem nada para fazer? Vou para casa e pronto.

Faz maia de 100 anos que eu acho que não tem uma grande mudança na estrutura trabalhista que vivemos. Tem que mudar mesmo.

A geração que leva a mãe nas entrevistas que vai salvar o mundo...

Mucamo @mucs - 10 horas atrás

Não é salvar o mundo não, é não ser imbecil como uma geração toda foi. Eu concordo. Graças a Deus nunca fui CLT. Mas concordo total com a posição de ser contra isso.

editado em 25 de jan. de 2025 17:32
Hendrixx @hendrixx - 12 horas atrás

Estamos acostumados com uma realidade onde só o que importa é o trabalho. Ele é mais importante do que a família, do que a nossa própria saúde mental.. Normalizamos isso e achamos que essa é a relação 'correta' com o trabalho. Damos o máximo, nos entregamos por completo ao trabalho, temos comprometimento total com o patrão.. A gen Z chega com uma visão muito diferente de mundo. Eles não veem sentido nisso. Estão errados? Acho que não. Só pensam diferente.
Eles estão dispostos a viver com menos para não ter que se sujeitar a isso. Nem automóvel eles querem ter. Apesar disso, são geniais.
Acho que nós é que devemos aprender a entender o que eles valorizam para conseguir aproveitar esse potencial.. Querendo ou não, eles são o futuro. Uma hora essa geração toda de workhaolics vai se aposentar e o que restará serão eles... Se quiser comprometimento cego com horário, hora extra, sem dar desafios reais, vai perdê-los e alguém vai aproveitar um profissional excelente por um preço menor que um gen X só dando a ele horário flexível e home office.

editado em 25 de jan. de 2025 15:02