Tem pessoas que preferem adquirir "franquia" a desenvolver um negócio próprio, lembro que além de vc ter que pagar pelo "Know-How" do franqueador , vc será um eterno "subordinado" e dependente de terceiros, tem pessoas que preferem assim.
Falo isso pq tenho um sobrinho que é franqueador de fastfood e tá rindo até hj de ganhar dinheiro, apenas orienta os franqueados e mantém apenas 2 lojas próprias, já teve vários curiosos que abandonaram a FRANQUIA
Mc é mais garantido pq vai bem onde estiver, mesmo assim o investimento é alto, se não me engano é no mínimo 1 milhão e leva de 12 a 16 meses para chegar no break-even.
O que não vale é a dor de cabeça, a menos que vc contrate um gerente pra ficar na loja cuidando de tudo, mas aí vc tbm acaba virando um burguês safado.
Mc pelo que vi recentemente é pra cima de 4 mi pra abrir qualquer coisa, e tem o esquema de geralmente vc locar imóveis que pertence a eles (pelo menos nos EUA é muito comum)
Pelo que sei a franquia do MC é um péssimo negócio.
Você paga tudo e a franqueadora que decide o ponto que você vai abrir e pra piorar eles compram o lote onde sua franquia vai ser construída.
Anualmente o aluguel é reajustado até que você tenha pouquíssima margem líquida e por fim a franqueadora compra a sua franquia. Claro, se a loja for dar lucro, do contrário ela mantém com o franqueado.
Hoje a grande maioria das lojas do
Me é da própria franqueadora pq já foram compradas.
na moral eu ia passar reto, mas porks tu errou feio, tenho parente que trabalha na parte contábil lá e trab com auditoria e a MAIORIA das lojas de RUA são próprias do mc desde o zero, mas há muitas que são franqueados e assim fica, lojas de shop no geral é franqueada.
Bom saber, o que sei é o que comentam em podcasts de empreendedorismo. Não conheço ninguém de dentro.
Com certeza sua informação é mais quente que a minha.
Esses podcasts maioria é tudo bobagem. Não tem essa de Mc comprar a franquia. Pensa bem, qual o sentido disso? Quem iria ser franqueado assim? Sabendo que tem os dias contados? Aqui tem vários Mcs franquias históricos na cidade é nunca foram comprados.
Existe isso sim, não sei se é muito frequente mas existe. Um outro caso que ouvi falar era da SmartFit. Com o passar dos tempos a franqueadora comprava a franquia.
Normalmente quase toda franquia tem essa cláusula de compra no contrato, mas entendo que essa ação pode virar um tiro no pé mesmo.
De fato, há bastante risco e burocracia envolvidos, mas depende muito da franquia (ao meu ver). Que outras opções vc julga melhor e custo menor? Meu pensamento com franquia é dado a formatação, pegar algo "pronto", recuperar o investimento e continuar caso viável.
Hoje em dia eu só foco em negócios altamente escaláveis, e nesse ramo não há nada melhor que produtos digitais, sem a necessaidade de cuidar de logistica e transportadora. Vc vendo algo digital e praticamente foca em entregar bons produtos e gerenciar boas campanhas.
O controle entre faturar mais ou menos está em saber sobre escala e gerenciar o investimento, basicamente tudo é feito só com seu mouse.
A maior parte dos PLRs vendidos por aí são materiais de péssima qualidade que o pessoal traduz no automatico e sai vendendo, eles fazem uma oferta mentirosa prometendo maravilhas, fazem a venda e o entregável é sofrível, nada daquilo que foi prometido. E no final dificultam ao máximo o reembolso de 7 dias que a lei protege.
Há excessões, mas apesar da oferta ser o que realmente faz a diferença, eu prefiro ter um entregável de alta qualidade e focar em longo prazo e LTV.
O mercado de marketing digital no brasil foi muito espancado pelos Enzos que compram "mentoria" de linguarudos com Ferrari e saem fazendo qualquer lixo. O publico fica sofisticado e o mercado queimado.
Mas existem oportunidades, dá pra entregar infoproduto, arquivos digitais como modelos 3d, planilhas, dá pra vender mockups e templates em pdf, em notion, tem microSaaS, games... opções não faltam.
bem zoado. franquia só se for de marca bem conhecida em shopping. é que dps do Temer veio o modelo liberal, vi os caras comprando franquia de coxinha, bjijouteria, aushushasuhasauhs foi bizarro!
Franquia boa é de quiosque de chopp em praça de alimentação de shopping.
Onde moro tem uma franquia de gelato (Borelli) que fatura muito bem, em loja de rua, o lucro liquido deve girar em torno de 50k/mes. Sei pq cheguei fazer entrevista com a franquia, que é de Ribeirao Preto. Então há casos e casos. Mas realmente, chopp é sem erro kkkk
Eu sou franqueado de uma rede grande de açaí e tenho ZERO arrependimento. Já fiz entrevista para várias outras franquias. O ponto chave é você saber escolher o negócio, leva tempo para descobrir.
Mas um ponto a observar que é simples.
Se a franqueadora tem poucas lojas próprias (tipo 1 ou 2) e já está vendendo franquias FUJA. Se tiver gente famosa no meio, FUJA PRA MAIS LONGE AINDA.
É o que mais tem hoje em dia, virou modelo de negócio de sucesso. Aqui no norte do Paraná tem uma franquia de bares que tem 1 loja própria que roda a 2 meses e já está divulgando forte franquia. Fiz a entrevista, eles não fornecem absolutamente nada de exclusivo (além da marca) tudo você pega com fornecedores. O modelo de negócio não está nem validado, eles divulgam um faturamento anual de 2milhoes. Valor totalmente fictício
O que mais tem é isso aí hoje. Tem que tomar cuidado.
Outra dica é na hora da entrevista, onde fala dos faturamentos, peça para ver o faturamento mensal de alguma loja de franqueado (não própria). Se não mostrarem FUJA. Alguns falam que não tem acesso à informação mas é mentira, pq recebem % do bruto como royalts.
A dica de ouro é você não acreditar na opinião alheia de quem nunca teve uma franquia. Ou depoimentos da internet. Vá até uma franquia que você tem interesse e conversa com o franqueado, diga que você está querendo abrir uma loja em outra cidade e você queria saber o que ele tem achado da franquia.
Esse papo de se tornar escravo da franqueadora é relativo, isso só vai acontecer se você apostar numa dessas franquias de aproveitadores. Mas aqui no Brasil existem franquias muito boas.
Vou dar meu exemplo aqui, eu pago royalts todo mês, ok. Mas a franqueadora (fabricante) me vende a caixa de 10kg de açaí por R$130. Se eu fosse comprar da fábrica concorrente (Polpa Norte) eu pagaria R$170.
No fim ainda é mais lucrativo pagar os royalts do que ser independente e comprar meu produto com outros distribuidores
Show, mto obrigado pelo esclarecimento. A que estou pensando, no caso, a franquia possui 3 lojas proprias (2 no interior de SP e outra em SP capital), e já opera há 8 anos. Estão começando a franquear agora. Entendo o risco mas não trata-se de um "scam" digamos assim. Mas realmente, como iniciaram a franquear agora, poderia acabar servindo de cobaia p/ algo que pode não vingar rs.
Com todo esse tempo de mercado, acho que fica um pouco mais seguro mesmo. Tenta sondar se não entrou um sócio famoso para alavancar a franquia. Se isso aconteceu eu recomendo fugir.
Tenha em mente uma coisa. Por ser franquia nova a franquia vai estar crescendo junto com a franqueadora.
No indício você não vai ter um suporte muito bom, o sistema (se existir) provavelmente vai ter muitos bugs.
Mas em contra partida você pode estar pegando uma franquia de sucesso no início da sua trafegaria, e você vai pagar bem mais barato nela. Provável se ela começar a vender muito, os valores para novos franqueados tbm aumentem.
O ponto mais legal de ser uma franquia nova é que se for muito lucrativo pouca gnt vai saber e com isso você consegue fazer uma expansão forte antes que pragueje de franqueados. Kkkk
Folks, a porks até onde sei é de Curitiba. Lembro da inauguração da primeira lá a uns 5 anos atrás.
Não exatamente folks, mas Agrobar.
Eles tão metendo o faturamento da Folks pra venda do Agrobar sendo que é algo novo e muito mais simples que o Folks. Franquia muito cara pelo que entrega. Risco total ao meu ver
Quem vai ter que levantar a rede vão ser os próprios franqueados
Franquia é algo sem futuro. Alto investimento para uso de marca e maioria quebra com pouco tempo. Trabalho com contabilidade e vejo que são as menos longevas.
Começar um negócio já com um financiamento é furada. E franquia só vale a pena de coisas que você não possa fazer sozinho ou que tenha um apelo de marca.
Tipo franquia do hambúrguer do juquinha... não faz sentido pois fazer hambúrguer não é difícil... mas uma franquia McDonald's já faz sentido pois te traria milhões de clientes... mas tudo tem seu custo...
editado em 14 de nov. de 2023 20:14
Atenção!
Você precisa estar logado para compartilhar promoções e avalições!
Atenção!
Você precisa estar logado para comentar ou responder!
Tem pessoas que preferem adquirir "franquia" a desenvolver um negócio próprio, lembro que além de vc ter que pagar pelo "Know-How" do franqueador , vc será um eterno "subordinado" e dependente de terceiros, tem pessoas que preferem assim.
Falo isso pq tenho um sobrinho que é franqueador de fastfood e tá rindo até hj de ganhar dinheiro, apenas orienta os franqueados e mantém apenas 2 lojas próprias, já teve vários curiosos que abandonaram a FRANQUIA
Entendo... com ctz ser o franqueador é o melhor dos mundos, mas nem todo mundo tem o tempo/conhecimento para isso. obrigado pelo feedback.
Acho um péssimo modelo, jamais investiria em franquia.
Demora para recuperar o dinheiro, tem uma série de regras para seguir, pouco controle na promoção do seu negócio, rotatividade de funcionarios alta.
Tem mtas opções melhores para empreender com custo menor.
Meu sonho antigamente era uma franquia do Mc, abrir junto com alguns amigos. Mas hj em dia é inviável. Será que tb é ruim como você fala?
Mc é mais garantido pq vai bem onde estiver, mesmo assim o investimento é alto, se não me engano é no mínimo 1 milhão e leva de 12 a 16 meses para chegar no break-even.
O que não vale é a dor de cabeça, a menos que vc contrate um gerente pra ficar na loja cuidando de tudo, mas aí vc tbm acaba virando um burguês safado.
Mc pelo que vi recentemente é pra cima de 4 mi pra abrir qualquer coisa, e tem o esquema de geralmente vc locar imóveis que pertence a eles (pelo menos nos EUA é muito comum)
Pelo que sei a franquia do MC é um péssimo negócio.
Você paga tudo e a franqueadora que decide o ponto que você vai abrir e pra piorar eles compram o lote onde sua franquia vai ser construída.
Anualmente o aluguel é reajustado até que você tenha pouquíssima margem líquida e por fim a franqueadora compra a sua franquia. Claro, se a loja for dar lucro, do contrário ela mantém com o franqueado.
Hoje a grande maioria das lojas do
Me é da própria franqueadora pq já foram compradas.
Eu não arriscaria em MC mesmo se tivesse grana
Com o boom das hamburguerias, o MC continua faturando alto? Pq quem é um pouco mais exigente consegue comer muito melhor as vezes pelo mesmo preço.
na moral eu ia passar reto, mas porks tu errou feio, tenho parente que trabalha na parte contábil lá e trab com auditoria e a MAIORIA das lojas de RUA são próprias do mc desde o zero, mas há muitas que são franqueados e assim fica, lojas de shop no geral é franqueada.
Bom saber, o que sei é o que comentam em podcasts de empreendedorismo. Não conheço ninguém de dentro.
Com certeza sua informação é mais quente que a minha.
Esses podcasts maioria é tudo bobagem. Não tem essa de Mc comprar a franquia. Pensa bem, qual o sentido disso? Quem iria ser franqueado assim? Sabendo que tem os dias contados? Aqui tem vários Mcs franquias históricos na cidade é nunca foram comprados.
Existe isso sim, não sei se é muito frequente mas existe. Um outro caso que ouvi falar era da SmartFit. Com o passar dos tempos a franqueadora comprava a franquia.
Normalmente quase toda franquia tem essa cláusula de compra no contrato, mas entendo que essa ação pode virar um tiro no pé mesmo.
Creio que a maioria das lojas não sejam próprias não, mas da Arcos Dourados, principal franquia master deles.
De fato, há bastante risco e burocracia envolvidos, mas depende muito da franquia (ao meu ver). Que outras opções vc julga melhor e custo menor? Meu pensamento com franquia é dado a formatação, pegar algo "pronto", recuperar o investimento e continuar caso viável.
Hoje em dia eu só foco em negócios altamente escaláveis, e nesse ramo não há nada melhor que produtos digitais, sem a necessaidade de cuidar de logistica e transportadora. Vc vendo algo digital e praticamente foca em entregar bons produtos e gerenciar boas campanhas.
O controle entre faturar mais ou menos está em saber sobre escala e gerenciar o investimento, basicamente tudo é feito só com seu mouse.
Hmmm. PLR? Vc cria seu proprio produto digital ou revende?
Não, PLR é uma bobagem.
A maior parte dos PLRs vendidos por aí são materiais de péssima qualidade que o pessoal traduz no automatico e sai vendendo, eles fazem uma oferta mentirosa prometendo maravilhas, fazem a venda e o entregável é sofrível, nada daquilo que foi prometido. E no final dificultam ao máximo o reembolso de 7 dias que a lei protege.
Há excessões, mas apesar da oferta ser o que realmente faz a diferença, eu prefiro ter um entregável de alta qualidade e focar em longo prazo e LTV.
O mercado de marketing digital no brasil foi muito espancado pelos Enzos que compram "mentoria" de linguarudos com Ferrari e saem fazendo qualquer lixo. O publico fica sofisticado e o mercado queimado.
Mas existem oportunidades, dá pra entregar infoproduto, arquivos digitais como modelos 3d, planilhas, dá pra vender mockups e templates em pdf, em notion, tem microSaaS, games... opções não faltam.
bem zoado. franquia só se for de marca bem conhecida em shopping. é que dps do Temer veio o modelo liberal, vi os caras comprando franquia de coxinha, bjijouteria, aushushasuhasauhs foi bizarro!
Franquia boa é de quiosque de chopp em praça de alimentação de shopping.
Onde moro tem uma franquia de gelato (Borelli) que fatura muito bem, em loja de rua, o lucro liquido deve girar em torno de 50k/mes. Sei pq cheguei fazer entrevista com a franquia, que é de Ribeirao Preto. Então há casos e casos. Mas realmente, chopp é sem erro kkkk
Conheço ela, realmente o lucro é alto. Várias empresas lá tem um lucro altissimo.
Eu sou franqueado de uma rede grande de açaí e tenho ZERO arrependimento. Já fiz entrevista para várias outras franquias. O ponto chave é você saber escolher o negócio, leva tempo para descobrir.
Mas um ponto a observar que é simples.
Se a franqueadora tem poucas lojas próprias (tipo 1 ou 2) e já está vendendo franquias FUJA. Se tiver gente famosa no meio, FUJA PRA MAIS LONGE AINDA.
É o que mais tem hoje em dia, virou modelo de negócio de sucesso. Aqui no norte do Paraná tem uma franquia de bares que tem 1 loja própria que roda a 2 meses e já está divulgando forte franquia. Fiz a entrevista, eles não fornecem absolutamente nada de exclusivo (além da marca) tudo você pega com fornecedores. O modelo de negócio não está nem validado, eles divulgam um faturamento anual de 2milhoes. Valor totalmente fictício
O que mais tem é isso aí hoje. Tem que tomar cuidado.
Outra dica é na hora da entrevista, onde fala dos faturamentos, peça para ver o faturamento mensal de alguma loja de franqueado (não própria). Se não mostrarem FUJA. Alguns falam que não tem acesso à informação mas é mentira, pq recebem % do bruto como royalts.
A dica de ouro é você não acreditar na opinião alheia de quem nunca teve uma franquia. Ou depoimentos da internet. Vá até uma franquia que você tem interesse e conversa com o franqueado, diga que você está querendo abrir uma loja em outra cidade e você queria saber o que ele tem achado da franquia.
Esse papo de se tornar escravo da franqueadora é relativo, isso só vai acontecer se você apostar numa dessas franquias de aproveitadores. Mas aqui no Brasil existem franquias muito boas.
Vou dar meu exemplo aqui, eu pago royalts todo mês, ok. Mas a franqueadora (fabricante) me vende a caixa de 10kg de açaí por R$130. Se eu fosse comprar da fábrica concorrente (Polpa Norte) eu pagaria R$170.
No fim ainda é mais lucrativo pagar os royalts do que ser independente e comprar meu produto com outros distribuidores
Show, mto obrigado pelo esclarecimento. A que estou pensando, no caso, a franquia possui 3 lojas proprias (2 no interior de SP e outra em SP capital), e já opera há 8 anos. Estão começando a franquear agora. Entendo o risco mas não trata-se de um "scam" digamos assim. Mas realmente, como iniciaram a franquear agora, poderia acabar servindo de cobaia p/ algo que pode não vingar rs.
Com todo esse tempo de mercado, acho que fica um pouco mais seguro mesmo. Tenta sondar se não entrou um sócio famoso para alavancar a franquia. Se isso aconteceu eu recomendo fugir.
Tenha em mente uma coisa. Por ser franquia nova a franquia vai estar crescendo junto com a franqueadora.
No indício você não vai ter um suporte muito bom, o sistema (se existir) provavelmente vai ter muitos bugs.
Mas em contra partida você pode estar pegando uma franquia de sucesso no início da sua trafegaria, e você vai pagar bem mais barato nela. Provável se ela começar a vender muito, os valores para novos franqueados tbm aumentem.
O ponto mais legal de ser uma franquia nova é que se for muito lucrativo pouca gnt vai saber e com isso você consegue fazer uma expansão forte antes que pragueje de franqueados. Kkkk
Também acho, vamos ver como se vai vingar rs...
Você tá falando da franquia Porks ou Folks? Kk
Folks, a porks até onde sei é de Curitiba. Lembro da inauguração da primeira lá a uns 5 anos atrás.
Não exatamente folks, mas Agrobar.
editado em 13 de nov. de 2023 19:37Eles tão metendo o faturamento da Folks pra venda do Agrobar sendo que é algo novo e muito mais simples que o Folks. Franquia muito cara pelo que entrega. Risco total ao meu ver
Quem vai ter que levantar a rede vão ser os próprios franqueados
Você tb é de Londrina? Ah Agrobar é o antigo FKS Buteco. Fiquei sabendo agora a transição de nome.
Franquia é um trabalho CLT com os malefícios do PJ, se não for mcDonalds pula fora.
Franquia é algo sem futuro. Alto investimento para uso de marca e maioria quebra com pouco tempo. Trabalho com contabilidade e vejo que são as menos longevas.
Uhhhhhh machão, divulga sua marca ai pra nós!! kkkk
A idéia seria p/ minha esposa gerenciar mesmo heheh
Oh louco bicho! Esculachou a mulherada na caruda! Pena que a Desiree partiu dessa @desiree
editado em 14 de nov. de 2023 17:21Depois do vídeo do John Oliver sobre o Subway... nunca
Começar um negócio já com um financiamento é furada. E franquia só vale a pena de coisas que você não possa fazer sozinho ou que tenha um apelo de marca.
Tipo franquia do hambúrguer do juquinha... não faz sentido pois fazer hambúrguer não é difícil... mas uma franquia McDonald's já faz sentido pois te traria milhões de clientes... mas tudo tem seu custo...
editado em 14 de nov. de 2023 20:14