Comentários comentar

Fernando @gvtrinken - 9 meses atrás

Esbarrei com esse kit (https://www.americanas.com.br/produto/2838746439) no dia 26/11 e chegou ontem. Na época paguei R$ 46,60 + R$ 19,99 de frete. Comprei para usar com meu Galaxy Tab S6 que aparece nas fotos pois, em algumas situações, preciso escrever textos mais longos e o reconhecimento de escrita do tablet não ajuda quando estou com pressa (entenda-se: a letra vira um garrancho).

Primeiras impressões: o teclado é bem pequeno, mas as teclas tem tamanho compatível com teclados tipo "chiclete" que se vê nos notebooks. A parte traseira do teclado é de metal, o que permite que fique grudado na traseira da capa magnética que uso no tablet (https://pt.aliexpress.com/item/4000393046952.html?spm=a2g...), juntamente com o receptor USB. O Mouse, por sua vez, parece frágil: é extremamente leve (mesmo com as pilhas) e o material parece "plástico seco". É um mouse baixo, com 2 botões padrão, scroll e um botão para selecionar entre os dois modos de DPI (que não são especificados).

O teclado possui bateria interna (recarregada via USB) e o mouse usa 2 pilhas AAA (não inclusas). Ambos compartilham o mesmo receptor bluetooth USB-A (o que me obrigou a comprar um adaptador USB-A fêmea para USB-C macho, por menos de 6 bozos).

Plugado o receptor, o Android reconheceu prontamente o mouse, mas o teclado precisa ser pareado (há um botão específico para isso nele: apertado, basta selecioná-lo no sistema e confirmar o pareamento).

Algo que fiquei procurando e descobri que não existe é um botão para desligar o mouse: ele desliga automaticamente ao perder contato com o receptor bluetooh. O teclado, por sua vez, conta com uma chave deslizante de duas posições para ligar/desligar, um botão para parear, e leds indicativos de CAPS LOCK, Power e recarga.

Dedicado algum tempo às adaptações, a digitação flui razoavelmente bem: o teclado ficou com o "ç" no local padrão (tecla à direita do "l"). Demorei um tempo para achar os acentos (ver tabela na foto). O trema não está disponível.

A digitação ocorre, em geral, com 9 dedos (não dá pra usar o dedão direito para o espaço pois ele pega na vírgula), mas para ter velocidade, o ideal é usar 3 dedos de cada mão. Não penso em escrever um livro com isso: os trabalhos nos quais prefiro o teclado à S-Pen geralmente são pequenos relatórios escolares, correção de trabalhos de alunos, envio de emails mais longos ou entrada de dados nos sistemas do trabalho. O Mouse vai bem em planilhas e na seleção de textos (flui melhor que com o dedo ou a S-Pen).

Prós: barato, leve, compacto, portátil, reconhecimento fácil.

Contras: leva algumas horas para acostumar com o teclado; mouse extremamente leve; exige adaptador USB (não incluso) para usar com dispositivos portáteis.

Veredito: excelente custo/benefício para quem quer portabilidade e não precisa digitar textos longos, longe do PC/Note, apenas ocasionalmente.

Fernando @gvtrinken - 9 meses atrás

Por algum motivo que não entendi, a avaliação foi sem as estrelas (classifiquei com 3 estrelas) e só foi anexada uma foto. Seguem os links para algumas outras, a título de complemento:

https://drive.google.com/file/d/1luGb6jyuB5FM16NDxUiH0j3p...
https://drive.google.com/file/d/1m9T3qiunniTmZFT4uzpDesX-...
https://drive.google.com/file/d/1m9T3qiunniTmZFT4uzpDesX-...