Comentários comentar

Thiago @nesdrooo - em 22/10/2022

Tenho uma, é excelente. Mas temos algumas observações:

1) Ela só muda o modo de escovação com a escova ligada, para mudar de escovação de dentes para lingua vc precisa ligar a escova e joga agua para todo lado. E quando vc esquece de mudar e já colocou a pasta? voa pasta para todo lado. Vacilo dos caras.

2) A case deveria ter uma LED com luz UV para desinfectar a escova, colocar a escova úmida em um local escuro, apertado e fechado não é uma boa ideia. Vacilo, colocaram uma porta USB adicional mas não colocaram um simples LED.

3) A case abre do lado errado, quem tem uam vai entender kkkk

Também tenho e compartilho das observações

Sigma7 @sigmasete - em 22/10/2022

[rico detected]

swineone @660t4o9c - em 22/10/2022

Por um acaso já estive envolvido no projeto de um aparelho com desinfecção por UV-C, onde foram consideradas duas possibilidades para a fonte de UV-C: lâmpada fluorescente CCFL ou LED. O LED foi imediatamente descartado, pois um LED sozinho de tipo 1 mW (que, na nossa aplicação, não fazia nem cócega na desinfecção) custava bem mais caro que a lâmpada CCFL de alguns W, portanto milhares de vezes mais potente e que aí sim tinha efeito desinfectante na nossa aplicação.

Pode até ser que, apenas para as cerdas de uma escova, alguns LEDs de 1 mW, agindo durante várias horas, até poderiam ter efeito. Mas alguns LEDs, se o preço efetivamente for aquele que a gente viu, facilmente dobrariam ou triplicariam o preço da escova.

Thiago @nesdrooo - em 22/10/2022

boa, aproveitando. E aqueles suportes de escova da china de 20 conto que, segundo eles, tem luz UV para desinfecção? E a luz é bem forte até, e como disse, custa 20 conto o produto todo.

Isso não vai contra o que vc falou? O negocio esteleriza e custa 20 conto, para o fabricante custa menos ainda.

complementando, olha o dispositivo do link abaixo, tem 4 suportes para escova, tem luz para desinfecção que ou são 4 fontes de iluminação ou tem uma única fonte de iluminação UV com corpo longo, ainda tem sensor de presença, tem bateria de 1200mha, tem dispositivo de prensa para a pasta de dente, tem uma carcaça de plástico gigantesca para acomadar tudo... E tendo toda essa parafernalha, ainda custa míseros 16 contos, NO VALOR DE REVENDA, o custo do fabricante então é quase de graça.

Então... gostaria de comentar sobre esse produto?

https://pt.aliexpress.com/item/1005003450970618.html?_ran...

editado em 22 de out. de 2022 23:04
swineone @660t4o9c - em 22/10/2022

Pelo tamanho do produto caberia uma lâmpada fluorescente que, aí sim, é muito mais barata. Já num case para uma escova elétrica como você sugeriu que o produto da Oral-B deveria ter, não consigo imaginar outra solução que não LED.

Mas pode ser que você tenha esse produto, tenha desmontado e tenha confirmado que é LED e não uma lâmpada fluorescente. Nesse caso, vejo duas possibilidades: primeiro, o preço despencou desde quando vi -- e a informação que dei foi de algo que aconteceu há diversos anos atrás, então é possível, especialmente considerando que houve uma pandemia no meio do caminho que aumentou o interesse nisso, pode ter havido ganho de escala. Achei que os LEDs usassem materiais muito específicos que eram mais caros para gerar o comprimento de onda específico, mas posso estar enganado, realmente não domino os pormenores da fabricação de LEDs. A segunda possibilidade é que o produto não use LEDs UV-C, e sim outra faixa do ultravioleta que é muito mais barata de fabricar, mas que não tem poder desinfectante (ou é muito mais fraco). Não seria a primeira vez que um chinês venderia gato por lebre, e sem equipamento especializado, será difícil confirmar que usa o comprimento de onda correto. Pessoalmente, acredito mais na segunda possibilidade.

Thiago @nesdrooo - em 22/10/2022

LED UV 19 reais pacote com 10 unidades, preço de venda no varejo ao consumior final. R$1,9 cada um, para atacado então o valor é mínimo. Então é como eu disse, não acredito que seja uma peça cara e pode ser facilmente incluída no projeto com custo mínimo.

https://pt.aliexpress.com/item/1005002310393752.html

swineone @660t4o9c - em 23/10/2022

Confirmou exatamente o que eu disse ser a segunda possibilidade. Todos os comprimentos de onda disponíveis para esse produto são muito superiores aos 254 nm que ressona com a estrutura atômica do DNA, desativando células de vírus/bactérias. A mais próxima é 365-370 nm, que cai bem no meio da faixa de UV-A, não UV-C que é germicida. O efeito desse tipo de LED UV na desinfecção é efetivamente zero. Já aqueles que realmente são de 254 nm são (ou pelo menos eram) muito mais caros.

Mas não precisa acreditar em mim, pesquise sobre o comprimento de onda de 254 nm que eu mencionei e veja que é esse o comprimento de onda efetivo para desinfecção, não UV-A como o caso do que você mandou. E depois tente encontrar um LED UV-C de potência similar e mesmo preço.

Thiago @nesdrooo - em 23/10/2022

O meu argumento é que é possível sim colocar luz UV pra dinfecção da escova dentro da case e com preço muito razoável, o seu argumento é que é extremamente caro e que dobraria o valor do produto. É mano, melhor vc disistir. Vamos ser práticos, led extremamente baratos

https://www.alibaba.com/premium/254nm_uv_led.html?src=sem...

editado em 23 de out. de 2022 13:31
swineone @660t4o9c - em 23/10/2022

Trouxe apenas uma informação que, desde o começo, deixei claro que era a realidade de vários anos atrás, chuto que uns 7. Não me atualizei desde então porque não participei do projeto de mais nenhum produto com esse requisito. De fato, barrando a exigência de uso de algum material caríssimo, é esperado que as coisas baixem de preço com o tempo, especialmente se houve uma pandemia no meio que criou uma enorme demanda por algo que antes tinha demanda desprezível.

Mas agradeço a pesquisa, se eventualmente me envolver novamente em um projeto do tipo, já sei que minha informação de 7 anos atrás está defasada. Fico feliz de ter aprendido algo (coisa rara por aqui), e por isso agradeço.

Sandro @sanmagno - em 22/10/2022

De modo geral, tenho uma ponderação sobre os refis Oral B. Acredito que muitos nem percebam que a cabeça da escova deixa de girar ao iniciar realmente a escovação... A escova em si gira normalmente, inclusive ao ligá-la com a pasta, mas a vibração da escova oculta que, ao colocar a escova na boca, ela não gira (apenas vibra de modo que realmente confunde). Acredito que o mecanismo que transmite a rotação seja de plástico e com alguns dias isso ocorre sem que a pessoa perceba. Cheguei a entrar em contato com a Oral B e eles me enviaram alguns refis substituindo alguns nos quais observei o problema, mas todos apresentaram isso. Sugiro que observem a cabeça da escova e tente identificar se ela está girando ou vibrando durante a escovação. Talvez seja por isso que algumas pessoas relatem que o refil dura bastante, já que o refil não está fazendo seu trabalho como deveria...

Thiago @nesdrooo - em 22/10/2022

em todas as escovas/refiz que eu usei, isso não procedeu amigo. O teste é simples, basta vc ligar a escova e pressionar na mão, assim vc pode ver se ela gira ou não. Não será um defeito na sua escova que está "sem força" ???

Sandro @sanmagno - em 23/10/2022

Não. A escova gira com a mesma intensidade e força de antes. A perda do movimento giratório é sutil, quase imperceptível porque acaba sendo confundida com a vibração provocada pela rotação. O teste com a mão ou mesmo o dedo, pelo menos no meu caso, ainda confunde. Pode-se notar também esse desgaste prematuro, com a escova desligada, pela folga entre a cabeça rotativa e o restante do corpo do refil.

Thiago @nesdrooo - em 23/10/2022

entendi foi nada, vc falou uma coisa antes, depois se contradiz em seguida. Sinceramente não entendi pra vc da onde veio, pra onde vai e nem onde vc quer chegar com isso. kkkkkkkkk

frase 1: Acredito que muitos nem percebam que a cabeça da escova deixa de girar ao iniciar realmente a escovação
frase 2: A escova gira com a mesma intensidade e força de antes

o que eu acredito é que nem vc realmente sabe onde vc quer chegar com isso.

Sandro @sanmagno - em 23/10/2022

Girar com a mesma intensidade e força não significa que o movimento são se perca. Tá bom, sabidão. Vou deixar seu post em paz. Interpretação 0.

Thiago @nesdrooo - em 23/10/2022

cara, vc mesmo escreveu: . A perda do movimento giratório é sutil, quase imperceptível

Ai eu te pergunta, e daí?