Comentários comentar

Adenilson @fnylumfl - em 25/08/2022

Pros manjadores: Eu tava querendo começar... Qual impressora? Qual curso?

Ender 3 Pro, curso 3D print Academy ou procura o do Mol tech (curso gratuito no Ytube), e muita muita prática. Não partiria pra resina de inicio, exceto se precisa (odonto, joias, etc)

e pega uma imp que tenha uma comunidade grande, por isso sugiro a Ender.

Adenilson @fnylumfl - em 25/08/2022

Valeu mestre.
Tava de olho na 3d print academy mas parece que tão com turma fechada... vai abrir só mês que vem.
Vale antes eu fazer um curso de modelagem 3d? se sim, manja algum bom? gratuito ou pago...
ou a 3d print academy no curso ja aborda tudo, modelagem e tecnicas de impressao?

vai depender muito do objetivo: objetos, joias, vendas (action fugures, etc). Separa as duas coisas, uma é prática, manuseio e ferramentas de impressão. Outra é modelagem, universo a parte. Se quer brincar um pouco com action figures baixa o Mesh Maker, é gratuito. Se quer algo mais profissional vai pro Fusion, quem tem um curso desses é o RocketLabz (pesquisa por Maker Academy). O guri é bom, mas n conheço o curso, vale a pena olhar.

DiaZ @jesusdias - em 25/08/2022

Pq não iniciar na resina? Custo ou curva de aprendizado?
Pergunto pois me interessa pra imprimir miniaturas e AF mais detalhados.

wesley abreu @wsdabreu - em 25/08/2022

Então parta pra resina, mas resina e mais chato, tem que usar luva, máscara etc...
Fora que o custo da resina é alto também.
Mas da pra indicar tranquilamente pela de resina.
Eu tenho ambas aqui e gosto das duas, mas cada uma tem um propósito.

custo, é mais chata de usar/curva de aprendizado e uso mais restrito. Filamento tem amplo uso (exceto se tu ja tem um nicho de uso especifico, joias, odonto, pequenos colecionaveis). O caminho normal é pegar uma de filamebto de entrada, pratica pratica, aperfeiçoa a impressora (na ender tu imprime os upgrades), e quando chegar no limite dela pro seu uso, define se parte pra maior resolução (resina) ou fica no maior tamanho e menor custo.

Não acho válido começar já com curso pago, ainda mais o da 3D Print Academy que é bem caro. Se for pra pagar curso, junta esse dinheiro e compra uma impressora melhor (eu iria logo pra uma SV04 que tá na faixa dos R$3,1k, procure vídeos dela, só por ser IDEX já vale muito). Sobre modelagem, aí sim PODE valer a pena um curso pago, mas você já encontra tanto curso gratuito que também não vejo vantagem. Não recomendo começar com Ender. Realmente a comunidade é maior, mas hoje é fácil encontrar comunidades grandes da maioria das impressoras (o grupo da TT Bluer por exemplo tem hoje quase o mesmo número de membros que o grupo geral de impressão 3D brasil). Fora isso, a Ender costuma ser mais cara pelo que entrega, e todas as impressoras "Creality-like" são bem parecidas na questão de montagem/manutenção, então o tutorial que você achar pra uma vai se aplicar pra outra.

Eu comecei numa BIQU B1, na época era um custo-benefício muito bom, mas hoje se fosse começar compraria uma SV01 junto com uma placa 32 bits.

Um aviso, independente da impressora, você vai ter que estar disposto a aprender. Eu vejo muita gente revendendo sua impressora nos grupos porque se frustrou porque a impressora só imprimiu os arquivos que vêm no cartão de memória e depois começou a dar problema, isso é comum no começo. Vai depender também do que você pretende imprimir (muita gente compra pensando em fazer action figures, que são peças bem mais complexas, exigem um conhecimento maior de fatiamento e suportes e gastam tanto filamento que você não pode se dar ao luxo de errar tanto, aí a pessoa quer começar já partindo pra action figures e se frustra). Dependendo do que você pretende imprimir, pode ser melhor partir pra impressora X ou Y.

Dito isso, você pode já baixar um fatiador (geralmente o pessoal começa pelo Cura), pra poder abrir os modelos que pretende imprimir e começar a ter uma ideia de custo de material, tempo de impressão e energia, e também dá pra ir aprendendo fatiamento antes mesmo de comprar a impressora, aí já diminui a chance de você se frustrar.

wesley abreu @wsdabreu - em 25/08/2022

Ótima impressora, tenho uma e é muito boa, pra aprender tem muita coisa na comunidade e na internet. Não precisa pagar nada pra aprender, mas aí vai de cada um...

por falar em imp de filamento, tem a Anycubic Mega S por menos de mil reais no Ali, esroque Brasil

Leo @lsaganski - em 25/08/2022

Minha intenção era action figures. Comecei com uma Ender e me decepcionei. A comunidade é grande e ajuda bastante. Mas são muitas variáveis que podem fazer dar tudo errado, então achei mais trabalhoso para "acertar". Mas desisti dela por causa da qualidade, que não atingiu minhas expectativas para action figures. Aí comprei uma Saturn e finalmente atingi o padrão de qualidade que eu esperava. Realmente a resina dá mais trabalho, na parte de limpeza, curar, etc... mas a curva de aprendizagem para atingir uma impressão satisfatória é bem menor do que com filamento. Para action figures, jóias e objetos com muitos ou pequenos detalhes, TEM que ser resina. Para objetos onde o refinamento não precisa ser tão alto, ou objetos que exijam força mecânica, vai de filamento.