Comentários comentar

Enchido @edsonjjj - em 27/10/2021

Dinheiro jogado fora essa tecnologia peltier.

justiceiro @justiceiro - em 28/10/2021

Explique mais. Tenho uma dessa há mais de 5 anos e nenhuma reclamação até agora. Costumo manter as garrafas entre 12 e 14 graus e ela mantém. No início achava que por ser Philco não iria muito longe, mas parece que queimei minha língua.

justiceiro @justiceiro - em 28/10/2021

Complementando, minha adega fica no interior da casa em um local que não há tanta variação de temperatura, o que pode ser positivo pra vida útil dela.

Enchido @edsonjjj - em 28/10/2021

Elas abaixam a temperatura em aproximadamente 4 graus à temperatura externa e não são precisas, então seriam inviáveis para a maioria das regiões do Brasil. Em locais muito quentes você não consegue manter a temperatura adequada constante para o vinho,
Para as regiões frias até funcionam dentro dessa variação térmica, observada as recomendações de instalação em locais mais frescos, protegidos do sol e com ventilação adequada.
Outra questão é a durabilidade/vida útil da placa peltier, em locais muito quentes e com variações bruscas e constantes de temperaturas, ocorre sobrecarga de trabalho e ela queima. Os custos que as AT cobram não compensa os reparos, troca a adega ou usa como objeto de decoração.
Alguns amigos passaram por isso, queimaram duas... três, até investirem em uma com compressor.
Pelo seu relato, você teve sorte, talvez pelas conjunção dos fatores na instalação e a região que mora.
Às vantagens do peltier: preço baixo, menor consumo de energia, não tem trepidações, sem ruído, dimensões menores...

Trabalho com a manutenção delas e o que muita gente não sabe é que elas precisam de manutenção, pois ela possui uma ventoinha de arrefecimento, como nos pc's, que precisam regularmente de serem limpas do acumulo de poeira: Como não é feita, cai primeiro o desempenho e a longo prazo provoca a queima prematura da pastilha. Meus clientes, como já foram alertados, não tem queixa contra a tecnologia.

RABUGENTO @rabugento - em 28/10/2021

Para não se aborrecer compre uma adega com compressor.