Comentários comentar

Tiago SSP @tiagossp - em 02/06/2021

Que comecem os jogos!

Mortaaaaaaal Koombaaaat !!!!! TAN TAN TAN TAN TAN TAN TAN TAN.....

Hahahaha "Alguns homens só querem ver o circo pegar fogo" Alfred, 2008

Estamos vendo na prática que a direita também não, aí complica né?! rs

Deliri @userettt - em 02/06/2021

Bolsonaro é de direita? rs

é sempre assim... o cara é de direita, mas só até dar errado, daí joga pra outro canto do espectro político

Deliri @userettt - em 02/06/2021

Bolsonaro é um desleixado. No começo até vendeu que seria liberal, mas depois só demonstrou que queria se manter no poder mesmo. Meu partido é o PIB, não defendo nenhum politico.

sin @3HQchVVd - em 02/06/2021

Bolsonaro é extrema-direita.
Pode segurar o filho que esse aí é cria de vocês!

Jefferson @5uW9sZNd - em 02/06/2021

Oque Bolsonaro fez pra ser Extrema Direita?
Aliás, você consegue ao menos definir as pautas de direita e esquerda?
Vamos começar com uma fácil? Privatizações de Estatais. É de direita, certo?
Diga 1 estatal que Bolsonaro tenha privatizado. (Pelo contrário, ele criou uma nova, a NAV Brasil... Bolsonaro é só mais um lixo populista que quer se manter no Governo, e com família corrupta, ele e Lula são idênticos)

Darkprime @darkprime - em 02/06/2021

Aconselho a se informar sobre fatos sobre os governos. dá uma olhada nesse video.
https://www.youtube.com/watch?v=WnSpOP-SyMc

Jefferson @5uW9sZNd - em 02/06/2021

Valeu Darkprime! O vídeo é legal e bem informativo, estou assistindo aqui...
Mas até o ponto que estou aqui, não muda nada sobre oque eu disse... Eu falei sobre pautas de direita ou esquerda, e oque colocaria o Bolsonaro como Extrema-Direita...
Enquanto o vídeo, até onde estou está falando sobre a desvalorização da nossa moeda.
Mesmo assim o vídeo está excelente, to acompanhando aqui.

Edit: Obrigado pelo vídeo, mesmo eu que acompanho bastante e costumo me informar bem, consegui tirar bom proveito das informações passadas ali! Ainda assim, não vejo muita ligação com a minha postagem inicial, onde eu queria era saber oque coloca o Bolsonaro na Extrema-Direita.

Ah sim. A competência deles é igualmente reconhecida, inclusive internacionalmente. O mundo respeita Bolsonaro e Lula da mesma forma. São idênticos.
Bem que dizem que amor e ódio se confundem. Ê povo que não esquece do Lula. O cara saiu da presidência faz 1 década e o cara não esquece aquele amor não correspondido.

Faz o contrário, fala o que Lula fez para ser de esquerda. Ele privatizou estradas, deixou os bancos lucrarem como nunca. Isso é esquerda?

Jefferson @5uW9sZNd - em 02/06/2021

Sim idênticos... Dois populistas, corruptos e com a família toda envolvida nos esquemas.
E como eu posso esquecer do nosso querido Ex-Presidiário? Ainda mais com ele tão presente e elegível para 2022... kkkk Não consigo esquecer o Lulinha

Rocketman @Elton John - em 02/06/2021

O ideal seria que o povo esquecesse o Lula e olhasse pra frente. Concordo contigo!

ele diz que sim, e os gados tbm se sentem de direita... e ele fala mal da esquerda... Então concluímos que sim.

Jefferson @5uW9sZNd - em 02/06/2021

Falar até papagaio fala... kkkk

Diego @diegos - em 02/06/2021

Direita extrema, e como todo bom extremo: burro, sem noção, sem projeto, lava as mãos e é inapto.

heitor @22Cc83kc - em 02/06/2021

Extra extra! A direita votou em peso e elegeu um esquerdista!

Jefferson @5uW9sZNd - em 02/06/2021

Bem isso! kkkk

SamCSM @samucsmm - em 02/06/2021

em quem voce votou? acho que precisamos do voto impresso mesmo, pq tem cheiro que votou 17 mas fala que votou amoedo...

Jefferson @5uW9sZNd - em 02/06/2021

Cara, eu fiz uma merda grande em 2018, eu queria muito ter votado no Amoedo...
Mas ele estava tão lá embaixo nas pesquisas, que acabei votando no Bolsonaro no primeiro turno, e agora eu percebo o quão errado foi isso... Como grande parte das pessoas seguiram esse pensamento Burro, elegemos o Bolsonaro e tá aí (Mas também oque ele está fazendo no Governo vai completamente em Contramão às Propostas que ele apresentou em campanha)
Por consequência votei novamente no Bolsonaro no Segundo turno, mas não porque eu amava ele, e sim porque eu estava desde 2010 de saco cheio do PT, fiquei puto da vida quando a Dilma foi reeleita em 2014...
Em 2022 eu não quero nem ver essas porra de pesquisa, vou votar no que eu achar que tiver melhores propostas no primeiro turno, e se o segundo turno acabar sendo Lula e Bolso, eu prefiro não votar...

No dia que tudo tiver sido privatizado e a carga tributária estiver abaixo de 10% e estivermos na mesma, aí você solta uma dessas. Enquanto isso seguimos nesta merda de social-democracia.

Tão utópico quanto o socialismo dando certo, só muda o lado mesmo kkkk

A diferença é a liberdade. Vale a pena.

Boldt @guilhermeboldt - em 02/06/2021

Duas palavras: países escandinavos.

swineone @660T4O9C - em 02/06/2021

Enriqueceram com estado mínimo e agora estão praticando esse experimento natimorto de social democracia, quando começaram isso o PIB começou a despencar:

http://freedomandprosperity.org/wp-content/uploads/2016/1...

Boldt @guilhermeboldt - em 02/06/2021

Exatamente.

Camargo @66EHc9ca - em 02/06/2021

Pessoal usa país Escandinavo como modelo para o mundo hoje em dia e não tá ligado em nada do que eles fizeram e fazem, nem como estão ficando, mas segue tranquilo, vai seguindo aí com a ideia que eles são um modelo a ser seguido... huaehuaeh

Boldt @guilhermeboldt - em 02/06/2021

Só tu és o estudado.

heitor @22Cc83kc - em 02/06/2021

Pega o exemplo da Coreia do sul e da China então.

LaoLucLu @laoluclu - em 02/06/2021

Coréia do Norte, Argentina e "democracias latino americanas" ninguém lembra que são os mais perfeitos exemplos de esquerda neh ?

heitor @22Cc83kc - em 02/06/2021

"não privatizou o suficiente"
-Mas cara, privatizou 99% do país
"pois é, faltou 1%, então ele é socialista"

swineone @660T4O9C - em 02/06/2021

Você quis dizer "privatizou 1% e faltou 99%", certo?

Boldt @guilhermeboldt - em 02/06/2021

O que ele privatizou? Nada. Inclusive criou a NAV Brasil.

Anderson @4ez8UJsH - em 02/06/2021

BR Distribuidora, Ceitec, TAG, Liquigás, Etetrosul, e-Petro, Correiospar, BNDES PLC, Logigás etc.

Boldt @guilhermeboldt - em 02/06/2021

Foram concessões, não privatizações.

Anderson @4ez8UJsH - em 02/06/2021

BR Distribuidora foi vendida por 9,6 bi. A Tag por 33,5 e a Liquigás por 4. Concessão é para estrada, ferrovia, exploração de recursos naturais etc.

Boldt @guilhermeboldt - em 02/06/2021

Br Distribuidora, Tag, Liquigás, eram ativos da Petrobrás. Enquanto a Petrobrás não for privatizada, isso que disseste nem conta. O mesmo ocorre com os outros. Ele não privatizou, apenas vendeu alguns cabides. Penso que estás comentando isto apenas para tirar a galera do sério, porque se não vês desta forma, chega a assustar. Ora, é óbvio que são subordinadas da empresas maior, exemplo Tag da Petrobrás, Correiospar dos Correios.

Sério mesmo? Chamas isto de privatizações? Pois eu não. Daí eu retorno a pergunta inicial. O que o governo atual privatizou? Nada. Nem a TV Lula que o Bolsonaro tanto criticou na campanha (que nem precisa de congresso para privatizar). Apenas criou a NAV Brasil, outra estatal.

Quanto a definição de concessão, estás equivocado, isto porque concessão é um contrato em que a Administração Pública transfere à pessoa jurídica a capacidade de desempenhar o serviço público assumindo o risco inerente a atividade. Um exemplo são os portos públicos com mão de obra exclusiva do órgão gestor de mão de obra - o que nem é o foco da discussão aqui.

Em suma, o governo não privatizou até agora. Apenas criou a NAV Brasil.

Nem vou entrar na promessa do Guedes de até final de 2019 ter privatizado 17 empresas, kkkkk! Governo de canalhas!

Rocketman @Elton John - em 02/06/2021

Caralho, é cabide de emprego que não acaba mais. Nem 30 anos daria pra acabar com essas joças!

Engraçado que só público é taxado de cabide de emprego. A casta financeira mais alta definindo toda a diretoria até as gerências, colocando amigos, parentes e afins, PODE! No governo, não! Vsf esses pobres de merda!

Rocketman @Elton John - em 02/06/2021

O Estado não dá conta do básico, educação, segurança e saúde, e quer ser proprietário de 450 estatais sem contar as municipais. É cabide sim! Qualquer um bandeirando na esquina depois é recompensado! Tem que acabar! Primeiro com os CCs!

buga @62TGfVYj - em 02/06/2021

O que ele privatizou?

Darkprime @darkprime - em 02/06/2021

respondido acima. sério vcs olham aonde as noticias ?? no estadão/g1 ??? hahaha

Frank @frankutio - em 02/06/2021

Nunca então, onde eu moro ja privatizaram a empresa de luz e agua e os preços dobraram, sem falar no tanto de taxa que apareceu, empresa privada não vai ficar com algo que de prejuízo, simples, privatizou os preços sobem! mas é bom mesmo, privatizar tudo, na hora que precisar de um hospital pagar 1000 reais no atendimento (consulta, honorário medico e medicação, deve dar mais que isso)

Você está dizendo que empresas são mais eficientes quando gerenciadas por políticos, burocratas e corruptos?

heitor @22Cc83kc - em 02/06/2021

Os donos da Odebecht eram todos honestos.

swineone @660T4O9C - em 02/06/2021

E corromperam em conluio com políticos bandidos.

Bandido existe em todo lugar (claro, a proporção é imensuravelmente maior na política), cabe a nós escolher um sistema de governo que torne a corrupção impossível na prática. E isso é muito fácil: não dê dinheiro na mão do governo (vulgo políticos). Se o governo responder por, digamos, 5% do PIB, limita-se naturalmente o quanto de corrupção pode ocorrer.

buga @62TGfVYj - em 02/06/2021

Mas garanto que todos os funcionários lá trabalhavam, eram eficientes, até pra dar propina.
Ao contrário dos que ganhavam.

Inocente. Pelo visto nunca teve uma carteira assinada. Na minha primeira eu vi que não era bem assim.

radiobrasil @2RlJGVrz - em 02/06/2021

A resposta - Celesc de SC, cia elétrica que deixou a região de Caçador - Planalto Norte de SC quase 4 dias ininterruptos sem energia elétrica....

swineone @660T4O9C - em 02/06/2021

1. Quando privatizaram? Está contando a barbeiragem de reduzir preço na canetada da Dilma, que obrigou (como era previsível) a aumentar tudo depois?

2. Ao longo de que prazo os preços dobraram? Com aumento desenfreado de gastos do governo, com a previsível impressão tresloucada de dinheiro associada, não dá pra comparar os preços desse ano com o de 10 anos atrás. Mal dá pra comparar com os preços de poucos anos atrás?

3. Preço de água e energia é tabelado por quem?

4. Existe um mercado livre de água e energia ao consumidor, ou só um monopólio chancelado ao consumidor? Você pode escolher entre várias concessionárias na sua região, como em outros países, ou tem uma opção para água e uma para luz?

heitor @22Cc83kc - em 02/06/2021

A eletrobrás foi privatizada, veja só, para uma ESTATAL chinesa. Esses chineses são muito burros mesmo, não é a toa que o Brasil hj está bem e é uma potência econômica e desenvolvida e a China está mal das pernas. SQN!

swineone @660T4O9C - em 02/06/2021

Tem resposta para alguma das perguntas que eu fiz?

PadreGato @padregato - em 02/06/2021

A privatização da Eletrobras ainda não foi efetivada. https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/06/01/...

heitor @22Cc83kc - em 02/06/2021

carga tributária da Dinamarca segundo o Heritage foundation: 49%
Nossa como eu queria essa porcaria de social democracia, comunismo, seja lá o que a direita chama isso, eles lá vivem bem melhor que a gente com carga tributária de 35% segundo o mesmo Heritage foudation.

Claro, um país de terceiro mundo é rico igual a Dinamarca sim, não temos nem esgoto e podemos nos dar ao luxo de gastar igual à Dinamarca sim amiguinho...

swineone @660T4O9C - em 02/06/2021

Sem contar que a Dinamarca (e o mundo inteiro) virou sob o estado mínimo por sua história inteira, acumulando muitas riquezas, e começou esse experimento natimorto da social democracia em meados do século passado. Aí é fácil brincar de social democracia. Mas a conta chega já já.

heitor @22Cc83kc - em 02/06/2021

Estado mínimo que cobra 49% de imposto, nem mesmo os idealizadores do liberalismo concordam com isso.

swineone @660T4O9C - em 02/06/2021

Sem contar que a Dinamarca (e o mundo inteiro) virou sob o estado mínimo por sua história inteira, acumulando muitas riquezas, e começou esse experimento natimorto da social democracia em meados do século passado. Aí é fácil brincar de social democracia. Mas a conta chega já já.

heitor @22Cc83kc - em 02/06/2021

Vou colar o seu comentário aqui

"No dia que tudo tiver sido privatizado e a carga tributária estiver abaixo de 10% e estivermos na mesma, aí você solta uma dessas. Enquanto isso seguimos nesta merda de social-democracia."

China, Coreia do Sul, Dinamarca e até mesmo o EUA não fazem isso são desenvolvidos, agora eu quero um exemplo de país desenvolvido que fez. Vou aguardar.

swineone @660T4O9C - em 02/06/2021

É fato consumado, indiscutível, que o tamanho do governo é negativamente correlacionado com o crescimento do PIB. Vou jogar a primeira figura que surgiu no Google, mas pode pesquisar mais se quiser que vai encontrar muitas como essa:

https://www.researchgate.net/figure/Relation-Between-Econ...

heitor @22Cc83kc - em 02/06/2021

Ainda que essa afirmação fosse verdade, correlação não implica causalidade. Dizer que quanto menor o governo maior vai ser o crescimento do PIB, é o mesmo que dizer que sorvete aumenta o número de crimes, já que dados mostram que o número de crimes violentos e a venda de sorvete tem pico no verão. Essas são "variáveis dependentes" de uma "variável independente" que é o calor. É o calor que faz o número de crimes violentos e a venda de sorvete aumentar.

swineone @660T4O9C - em 02/06/2021

Parabéns, aprendeu um pouquinho de ciência, coisa rara entre esquerdistas.

De fato o gráfico não prova a causalidade. Mas o gráfico destrói a tese básica dos esquerdistas, que o governo estimula a economia. Correlação não implica causalidade, isso é fato, mas também é fato que não existe causalidade sem correlação. Aqui, não só não existe a correlação esperada pelos esquerdistas (correlação positiva entre tamanho do governo e crescimento do PIB), como existe o inverso. Então, a tese que o governo estimula a economia se torna impossível diante desses dados.

heitor @22Cc83kc - em 02/06/2021

"Mas o gráfico destrói a tese básica dos esquerdistas, que o governo estimula a economia"

É só pegar os dados da economia brasileira ano passado antes e depois do auxílio emergencial pra derrubar essa afirmação.

swineone @660T4O9C - em 02/06/2021

Evidentemente que uma injeção artificial de dinheiro pode levantar o morto por alguns meses/anos. Tão evidente quanto é que a conta do gasto desenfreado sem lastro chega a médio e longo prazo.

Ninguém jamais disse que políticas esquerdistas não funcionam a curtíssimo prazo. O problema é que conta SEMPRE chega.

heitor @22Cc83kc - em 02/06/2021

A GM recebeu investimentos bilionários do governo norte americano em 2008 para que não decretasse falência. Tá demorando a chegar a conta dos EUA e da GM. China então já devia ter quebrado de tanto que o governo manipula o mercado como quando se retirou da bolsa de valores na crise de 2008 e de lá pra cá cresce de 7% a 11% todo ano. Aquele Rafael do ideias radicais e economistas liberais estão prevendo o estouro da bolha chinesa há décadas, será que esse ano eles acertam?

swineone @660T4O9C - em 02/06/2021

É claro que injetando dinheiro na GM, a mesma sobrevive. A pergunta é o que teria acontecido num mundo paralelo onde o governo não tivesse sequestrado esse dinheiro para salvar a GM. Resposta: o resto da economia teria ficado melhor, e o ganho para a economia em geral seria muito maior do que o pequeno ganho que houve com a não-falência da GM.

heitor @22Cc83kc - em 02/06/2021

KKKKKKKKKKK, o governo americano não injetou dinheiro na GM pq é boazinha, eles fizeram isso pq sabiam que as perdas pra o país seriam muito maiores se a GM fechasse as portas visto que Toyota estava ganhando mercado levando capital pra fora dos EUA. Os EUA investiu na GM com base em análise de especialistas, não por pena da empresa.

PadreGato @padregato - em 02/06/2021

Cuidado, vc pode estar caindo na falácia de correlação x causalidade.

Ao falar que a carga tribut. da Dinamarca é alta e ela é um país ótimo para se viver, vc está fazendo uma relação de causa e efeito. "A Dinamarca é um ótimo país para se viver POR CAUSA da carga tributária alta".

Geralmente as discussões (em tudo, na real) caem nesse reducionismo.

São literalmente dezenas de fatores/indicadores/dados que devem ser analisados.

Vou dar um exemplo, usando a mesma lógica.

"A Dinamarca é um ótimo país porque está em 9º no ranking de liberdade economica"

Percebe ?

Vc escolheu a carga tributária, eu escolhi o ranking de liberdade econômica. Um terceiro poderia escolher, sei lá, o ranking de criminalidade.. e por aí vai.

heitor @22Cc83kc - em 02/06/2021

Eu não falei que Dinamarca é bom de se viver pq tem carga tributária alta. Eu dei um exemplo de um país que cobra mais impostos que o Brasil e que tem IDH infinitamente melhor que o nosso para demonstrar justamente que carga tributária baixa não tem relação com qualidade de vida e desenvolvimento como estão tentando demonstrar aqui.

PadreGato @padregato - em 02/06/2021

"....que carga tributária baixa não tem relação com qualidade de vida e desenvolvimento como estão tentando demonstrar aqui"

Mas vc pegou um exemplo.

E Hong Kong? E Taiwan? E a Estônia? São países com baixas cargas tributárias e alta qualidade de vida.

E o Zimbábue? E O Lesoto? e a Bósnia? São países com altíssimas cargas tributárias e baixas qualidade de vida.

Novamente, NÃO vou entrar na discussão política que envolve esses assuntos, só estou tentando mostrar alguns vieses que a gente tende a ter quando defende um ponto.

swineone @660T4O9C - em 02/06/2021

Você está certo (ao escolher o ranking de liberdade econômica) e ele errado, por um fato simples.

Se sair pegando países com carga tributária alta, vai ter alguns países ricos e muitos países pobres.

Mas se sair pegando países com muita liberdade econômica, quase todos serão ricos.

heitor @22Cc83kc - em 02/06/2021

Dinamarca não tem Estado mínimo, eles têm serviços públicos de qualidade para toda a população custeado pelo Estado através de tributos colhidos pela população além de que eles têm várias estatais. De novo, liberal é quem menos sabe o que é liberalismo.

swineone @660T4O9C - em 02/06/2021

"De novo, liberal é quem menos sabe o que é liberalismo."

Pelo jeito você é adepto da teoria que uma mentira repetida milhares de vezes se torna verdade (um conceito que a esquerda tenta usar à risca). Infelizmente para você, não é assim que funciona.

PadreGato @padregato - em 02/06/2021

Eu nem quis adentrar na discussão per se (porque envolve crenças bem enraizadas), apenas mostrar falhas no argumento. Eu vejo TANTO isso de correlação x causalidade, em várias áreas e pontos a discutir, que é sempre bom lembrar....

Na própria resposta que ele me deu, ele não percebeu, já que (inconscientemente) novamente está fazendo causa e efeito entre carga tributária e IDH Alto, ignorando outras dezenas de variáveis... rs

Thiago @thiagoliveiraq - em 02/06/2021

Privatizar é um pequeno adianto, precisa abrir mercado tbm.

Leonardo @cOk3Ba4Z - em 02/06/2021

Somente privatizar sem abrir o mercado cria um monopólio privado. A privatização é um conjunto de ações.

O cara ali em cima reclamou que privatizou a companhia de energia dele e os preços subiram. O mercado foi aberto? Existe concorrência? Ele pode escolher a fornecedora de energia? Se a resposta for NÃO, então a coisa não foi feita de maneira correta.

Sou a favor de privatizar tudo, mas com abertura do mercado na mesma lei que aprovou a privatização, ou seja, o mercado privado pagará mais barato pois não levou uma estatal com monopólio. Ele levou uma estatal que está na frente na prestação do serviço pois ainda detém todos os clientes, mas.ele deverá prestar um bom serviço para continuar com os clientes.

A privatização que fazem (quando fazem) é feita para encher os caixas de dinheiro e dão ao mercado privado o monopólio por 10, 20 e até 30 anos como forma de garantir preços exorbitantes. Nesse caso a coisa se mantém igual até o final do período de monopólio.

Na prática, até piores.

Carcereiro @carcereiro - em 02/06/2021

Com a nossa moeda desvalorizada como está? Vai sobrar só o resto pro brasileiro, igual já tá acontecendo.. O povo brasileiro não ganha nada com isso. Só olhar a carne por exemplo.. Pessoal fala q a gente ia virar a Venezuela com o PT, mas a gente tá caminhando pra isso com o bolsonaro. Em 2022 eu voto no mendigo da esquina mas não voto no bolsonaro ou Lula. Chega de corrupto e incompetente no poder.

Resumindo, não aprendeu nada, e vai repetir o erro, mas se escusando... Típico!

Eu vou entrar em todo comentário desse merduncho e mandá-lo tomar no cu!

Zeca @ehdbrdtq - em 02/06/2021

O problema no caso não é o sistema, e sim o operador dele.

Thiago @thiagoliveiraq - em 02/06/2021

Ah sério, acho que esse operador está operando uns 30 anos pelo menos né...

jardel @jardelfb - em 02/06/2021

Bolsonaro é direita extrema, e como todo extremista, só faz merda.

Ariel Souza @26xsEC8U - em 02/06/2021

eh sim. extrema direita. Pode confiar.

Ariel Souza @26xsEC8U - em 02/06/2021

O que estamos vendo é vc e a maioria das pessoas não sabem o que é direita.

Simples: eles dependem de cálculo econômico pra planificar as coisas. Isso é impossível.

Parece contraditório, mas pelo visto é um livro que serve para entender, na verdade, o atual desgoverno, que de liberal não tem nada kkk

Quem manda aqui não é o presidente. São as castas que não aceitam perder sua boquinha. Vivemos pra bancar luxos de poucos. Se tentar diminuir os gastos do governo da nisso: o sistema reage e tudo trava.

Como é que um ex-deputado, que passou quase 30 anos no Congresso, se torna presidente e finge que não sabe como o Congresso funciona? Em todo país presidencialista, o chefe do executivo precisa negociar com o Congresso. Ele, que foi deputado por décadas, não sabia disso?

Loló @lolothedog - em 02/06/2021

E ele sempre foi um político baixo clero do centrão, preocupado com as rachadinhas da família, homenagear milicianos e bostejar preconceitos aos quatro ventos.
Ai do nada, resolvem achar que ele poderia comandar o país e o povo que votou nele dá a desculpa de que era ele ou o "petê que destruiu o país".

swineone @660t4o9c - em 02/06/2021

Chora mais, Bolsonaro 2022 reeleito.

Boldt @guilhermeboldt - em 02/06/2021

Se ele continuar nesta toada, teremos o Bolsonaro do PT, afinal de contas:

1. nomeou Augusto Aras (um petista na PGR, se é que sabes o que um PGR faz)
2. nomeou um ministro petista no STF.
3. apoiou o Lira (condenado em segunda instância para a presidência da câmara, podendo ter apoiado o Marcel van Hattem que era uma opção liberal)
4. tem ao seu lado o Roberto Jefferson como um conselheiro.
5. sancionou o juiz de garantias.
6. criou uma estatal.
7. não privatizou a TV LULA (que não precisa do congresso para ser privatizada)
8. presidente que mais gastou em cartão presidencial (isso já nos dois primeiros anos de mandato)
9. presidente que mais deu emendas para o centrão.
10. deu cargo para o Pazuello que provavelmente seria preso, usando da mesma artimanha que a Dilma que usar com o Lula quando quis nomear ele para a casa civil (a Dilma tinha chamado aquela nomeação de Messias)
11. recusou 14 vezes as compras das vacinas.
12. foi o governo que mais imprimiu dinheiro (o que resultou nessa inflação imensa e que ainda aumentará)

Cara... só não vou continuar porque preciso trabalhar, mas são inúmeras outras atitudes que fazem com que o Bolsonaro venha a provar cada vez mais que é um cara que só pensa na própria família. Tudo que ele faz ou fez foi para livrar o filho dele da cadeia. Vendeu o país para livrar o cu do filho. Se isso não é ser mau-caráter, não sei o que é.

Se ainda queres votar no Bolsonaro, saiba que estás votando por má-fé, porque ele não fez coisas boas. Votei nele, mas não voto mais.

Outrossim, não penses que o mundo é dicotômico onde preciso escolher Lula ou Bolsonaro. Não quero Lula, nem Bolsonaro. Eu quero uma terceira opção, e se ficar entre Lula e Bolsonaro, anularei meu voto.

Jefferson @5uW9sZNd - em 02/06/2021

Aí sim! Estamos juntos nessa!

vc @jovialhypatia - em 02/06/2021

Quase 2022 e os cara ainda passando pano pro presidente... https://www.istoedinheiro.com.br/guedes-diz-a-pacheco-que...

Rodrigo @3UGuE9tF - em 02/06/2021

Signma, algumas perguntas sinceras:
Tu tem o conhecimento de que é proibido sair de cuba (emigrar)?
Se cuba fosse tão boa, por que existiria essa lei?

Tu tem o conhecimento de que milhares de cubanos anualmente constroem barcos com lixo flutuante e arriscam a vida para emigrar ilegalmente?
Se cuba fosse tão boa, por quê eles fariam isso?

Tu tem o conhecimento de que durante o programa Mais Médicos, diversos médicos cubanos desapareciam nas cidades brasileiras, dando um verdadeiro "perdido" pra não precisar voltar pra cuba, e hoje trabalham em subempregos no brasil pois aqui têm mais liberdade?
Se cuba fosse tão boa, por que raios eles não continuariam sendo médicos lá?

Tu tem o conhecimento de que não existe ninguém fazendo fila pra se mudar pra cuba?
Se cuba fosse tão boa, por que não atrairia estrangeiros?

Existe um fenômeno que é muito persistente nas mentes religiosas: o de ignorar totalmente qualquer informação que desminta a farsa em que a pessoa vive.
Esquerdismo é, definitivamente, uma religião.

Deliri @userettt - em 02/06/2021

Isso é tão lógico. Governo sempre vai dar menos que tira, matemática básica.

Adeptos da esquerda, por favor citem um país de esquerda que realmente deu certo!

Mentolado @mentolado - em 02/06/2021

Depende do ponto de vista;)

Nayo @sheroqueholmes - em 02/06/2021

Adeptos de direita digam o país que deu certo hahahaha

Vanessa @dCJhMl3F - em 02/06/2021

EUA e todos os países ricos!!! hahahha

Está vendo só Vanessa, veem apenas o que querem. É tão óbvia a resposta e mesmo assim e não sabia. kkk

Vai dar uma voltinha na Florida, e ao invés de visitar o Michey, visite bairros pobres. Veja os mendigos em Tampa. Veja os mendigos em frente Apple Store de Miami. Saia dos parques e veja a vida real, com gente morando em carros!

radiobrasil @2RlJGVrz - em 02/06/2021

EUA é bom pra quem ganha muito bem, fato!

Ariel Souza @26xsEC8U - em 02/06/2021

Vc sempre vai encontrar pobres em qualquer pais.

O problema é vc comparar um bairro pobre com um país pobre, na miseria, graças as ideologias esquerdistas.

Nayo @sheroqueholmes - em 02/06/2021

Hahahahahah se decidam. Social democracia é direita ou esquerda? Hahahah pqp

Cingapura? Coréia do Sul?

Portugal ? Canadá ? Nova Zelândia ?

swineone @660T4O9C - em 02/06/2021

Suíça, Hong Kong, Singapura, Nova Zelândia.

heitor @22Cc83kc - em 02/06/2021

Singapura que tem leis que prendem até quem não dá descarga em banheiro público agora é exemplo de liberalismo. Liberal é quem menos sabe o que é liberalismo.

swineone @660T4O9C - em 02/06/2021

Qual % do PIB de Singapura é sequestrado pelo governo?

heitor @22Cc83kc - em 02/06/2021

Então agora vc admite que um país com carga tributária alta como a Dinamarca não pode ser liberal?

swineone @660T4O9C - em 02/06/2021

Não sei o que você fumou, mas estava estragado. Você já não está mais falando coisa com coisa.

heitor @22Cc83kc - em 02/06/2021

Eu teria fumado erva estragada se tivesse falado algo assim:

"Sem contar que a Dinamarca (e o mundo inteiro) virou sob o estado mínimo por sua história inteira, acumulando muitas riquezas, e começou esse experimento natimorto da social democracia em meados do século passado. Aí é fácil brincar de social democracia. Mas a conta chega já já."

heitor @22Cc83kc - em 02/06/2021

percebe que as coisas que vc fala não têm nexo com a realidade e nem ao menos coerência? Primeiro que a Dinamarca NUNCA foi liberal, NUNCA teve Estado mínimo nem nada do tipo. Segundo que "essa experiência natimorta da social democracia" vem dando certo há décadas, é só ver a qualidade de vida dos países que entregam Estado de bem estar social. Terceiro que se a social democracia nasceu morta, o que vc quer dizer quando fala que "é fácil brincar de social democracia". Acho que vc tem no mínimo dislexia, devia procurar tratamento.

swineone @660T4O9C - em 02/06/2021

Você tem toda razão. O governo da Dinamarca NÃO sequestrava só 5% do PIB até meados do século XX. O governo NÃO demorou até a década de 1960 para passar a sequestrar mais de 10% do PIB.

http://eh.net/encyclopedia-graphics/henricksen.denmark.fi...

Suas teorias são lindas, só falta você procurar os dados para descobrir que estão todas erradas.

Cuba. Se não fossem os bloqueios comerciais seria extremamente desenvolvida. As sanções que ela e outros países sofrem servem justamente para coibir o desenvolvimento e enganar a percepção mundial, como a sua.

Engraçado você citar Cuba, basta 10 minutos no YouTube e você aprende que eles foram ricos até o Fidel implantar o socialismo.

kkk boa referência. Boa... kkk

Ariel Souza @26xsEC8U - em 02/06/2021

ah sim, conteste o material apresentado la então.

Só porque se trata de um video, vc automaticamente classificou como falso.

Usar Cuba como exemplo é realmente o fim do mundo... kkkk... só rindo... kkkk

Sim, pois o país possui um alto nível de educação e saúde... tá serto.

Proper @eRjsRgTd - em 02/06/2021

Educação = culto a personalidade, não há nada de positivo nisso. Saúde = infraestrutura precária, médicos que ganham 10 dólares por mês e que enveredam para o mercado negro porque ganham mais. Onde diabos você pretende chegar usando esses exemplos ridículos?

já dizia um grande sábio "Em Cuba, só três coisas funcionam: 'segurança, educação e saúde'"

"Só"? É pouco?

Pra mim é o suficiente. Relaxa, tava sendo sarcástico com a galera daqui, respondi você pq veio a calhar lembrar dessa frase dita pelo Ricardo Amorim depois do que você falou.

Vanessa @1blaVMDV - em 02/06/2021

Eles não tem remédio. E eles formam médicos para sustentar o regime. População passa fome e a pessoa acha que o povo tem saúde. É cada um que aparece.

Boldt @guilhermeboldt - em 02/06/2021

E mesmo assim eles arriscam a própria vida nadando pelo mar para escapar daquela maravilha. Aham, estás bem "serto".

Se você fosse trancado em um local que não pudesse fazer negócios com outros sujeitos, e assim não poder consumir devido os embargos, o que você faria?

Boldt @guilhermeboldt - em 02/06/2021

Devolvo a tua pergunta com outra: por que eles estão presos?

Me parece que você tá fazendo uma confusão... Você tá tentando contrapor capitalismo x comunismo, e não direita x esquerda, certo?

Esquerda = coletivismo
Não tem como fugir

heitor @22Cc83kc - em 02/06/2021

China, Coreia do Sul, Japão, Dinamarca... Todos países com carga tributária alta, Estado de bem estar social e alguns deles com sistema bancário todo estatal como a Coreia do sul que estatizou todos os bancos na década de 80 para ter controle de crédito. Agora eu desafio alguém a citar um país que se desenvolveu por laissez faire. Até o EUA passou séculos usando de protecionismo e altos impostos para se desenvolver, o economista Ha Joon Chang demonstra isso em seu livro "chutando a escada". Aliá, ainda hj os EUA é protecionista, é só ver o que fizeram recentemente com a Huawei e taxação que eles impõe ao aço e alumínio brasileiro. Até laranja eles taxam.

Passou nada, os EUA fazem intervenção no mercado para atender seus interesses. Sempre o fez e continua fazendo. Essa história de laissez paire só existe na cabecinha de quem não observa os fatos.

heitor @22Cc83kc - em 02/06/2021

Sim, concordo, e foi exatamente o que eu disse, os EUA nunca deixou de ser protecionista, mas já foi bem mais há séculos atrás quando ainda estava se desenvolvendo. É o que eu digo sempre, liberalismo é tão utópico quanto comunismo, se não for mais, pq eles ficam nesse papo de "capitalismo puro" em que o mercado se auto regula e a mão invisível dá conta de tudo, mas esquecem que o próprio sistema tem falhas que não permitem essa auto regulação como carteis, monopólio, oligopólios, trust etc. Até as empresas gigantes que têm presença global só são o que são pq recebem ou já receberam algum tipo de ajuda do Estado como a própria GM que estava quebrada e recebeu auxílio do governo norte americano para não fechar as portas de vez. A Samsung na Coréia recebeu investimentos bilionários do governo sul coreano quando estava engatinhando e apenas montava eletrônicos de péssima qualidade como a Positivo faz aqui no Brasil.

Boldt @guilhermeboldt - em 02/06/2021

Então esquerda é melhor?

swineone @660T4O9C - em 02/06/2021

EUA passou séculos com altos impostos? Você tá louco? Só depois de 1940 que passou de 10% ao ano. Até uns 100 anos atrás, era na casa de 3 ou 5%, no máximo

https://files.taxfoundation.org/legacy/docs/Chart1_1.jpg

Países que se desenvolveram por laissez faire? Todos. Quem não praticou isso não enriqueceu.

Canadá, Portugal, Brasil no governo Lula foi 6a potência econômica mundial.

Boldt @guilhermeboldt - em 02/06/2021

Até que a maquiagem caiu e a conta veio, daí estamos aí, com o outro lado extremo da moeda.
PT maquiou, Bolsonaro aproveito e cagou tudo.
Com este mesmo argumento, posso dizer que durante o regime militar foi a 8º potência.
Grandes merda.

Rocketman @Elton John - em 02/06/2021

Aí nomeou o Toffoli e o Lewandovski e começou a merda kkk

Crescimento por endividamento
Fácil de confirmar consultando o site do Bacen

Paulo Robson @3tJNeqaI - em 02/06/2021

Opa que ta dando muito certo atualmenteeee

Nayo @sheroqueholmes - em 02/06/2021

Fakenews. Sou canhoto e minha esquerda é certeira.

Nós canhotos somos uma raça superior... kkkkkkkk

Político é tudo igual.

swineone @660T4O9C - em 02/06/2021

Perfeito. Por isso que temos que tirar todo o poder, e especialmente, o dinheiro da mão deles. Se o estado gastasse 5% do PIB ao invés de 50%, haveria muito menos para político roubar.

Thiago @thiagoliveiraq - em 02/06/2021

O país é puro socialismo, o socialismo favorece os mal intencionados. Sem liberdade de mercado, país nenhum prospera, governos somente atrapalham a população.

cara, você nem sabe o que é socialismo

Lucas @lucaslbs - em 02/06/2021

de acordo com os Esquerdistas é so imprimir dinheiro que resolve o problema econômico hahahahaha

Então porque cobrar impostos não é ? é so imprimir dinheiro e dar pro governo direto hahahahahahb

Esquerdista é mt burro

Não manjo muito de política monetária mas, o Meirelles no início da pandemia não tava dando essa solução pra amenizar a crise que o covid tava começando a causar?

Albin @maclister - em 02/06/2021

Projeto de lei do Glauber Braga do PSOL: o Estado contrata todos os desempregados e como detém a máquina de imprimir $ só precisa ligá-la para resolver tudo. Sim, este é um projeto de lei deste dep. federal...

Fonte? Cite o documento. Pois é, não tem...

Lucas @lucaslbs - em 02/06/2021

https://www.institutoliberal.org.br/blog/o-projeto-magico...

engraçado, não é que achei numa rápida consulta na internet ?

Albin @maclister - em 02/06/2021

Pois é, é tão absurdo que nem você acredita! Este deputado gastou nos 5 meses de 2021 636 k reais com cota e verba de gabinete para produzir devaneios tresloucados como este.

Sigma7 @sigmasigma - em 03/06/2021

BolsoFarda: "Novos programas de doutorado das Forças Armadas planejam mandar bolsistas para o exterior ao custo anual de até 1,6 milhão de reais por aluno" https://piaui.folha.uol.com.br/vem-ai-bolsa-farda/

Edson @edsonjjj - em 02/06/2021

Criancice esse assunto, não, não... bobalhão mesmo.
Quase meados do século XXI ficar discutindo Direita X Canhota.
A China nada de braçada e o mundo articulando barreiras de todas as espécies para contê-la.
Sistema ou ideologia política é uma coisa e economia e outra coisa.
Ainda tem aqueles que ficam torcendo para os parceiros ou potenciais parceiros ECONOMICOS do Brasil se ferrarem, sem se darem conta que se isso acontecer, o Brasil também afundará.
Repito, coisa de criança birrenta.
Não li, não vou ler, não vou comprar esse livro, não serve nem para limpar a bunda.

Falou tudo
Tem muito sabichão confundindo as bolas (ou sendo desonesto mesmo) pra defender o que pensa... não sei de onde surgiu tanto filhote de guerra fria nesses ultimos tempos

Luciano Nobile @lucnob - em 02/06/2021

A verdade é q nenhum dos dois lados Presta kkkkkkkkkkkkkkkk
Trabalho , lazer , respeito e familia é isso que precisamos e temos que dar valor!

OLha os pobres de direita ... até pq fazem parte da elite bilionária do país kkk

Esse Mr. Reagan é o maior bostalhão do Gatry. E tem a patotinha q não gosta de escrever muito, "pensa" como ele (se usarmos essa hipérbole de que isso é pensamento), tem perguiça e só vai dar uma "curtida", pra fazer "pesar" o "pensamento" neolib... Se vacilar, muitos desses aí são pejotinhas miliquinhentos que defendem a meritocracia, pq eles se esforçaram e estão "melhores" que os q cresceram junto com ele... P.S.: o "melhor" é ter o tal emprego pejotinha miliquinhentos...

swineone @660T4O9C - em 02/06/2021

Tem argumento ou só ofensas?

O que é um pobre de direita e um pobre de esquerda? Algum deles não é fudido pelo governo seja lá quem é a cara do governo atual?

Grande livro. Merece ser lido por pessoas de vários espéctros políticos, mas infelizmente essa capa é anacronica, visto que o socialismo sovietico e cubano não existiam na epoca de Bastiat.

Diego @diegos - em 02/06/2021

O regime atual é sempre uma merda, e o que nunca conseguiu ser aplicado é o ideal. Sempre assim.

Indian_Horse @WErV1iN - em 02/06/2021

Na minha humilde opinião, não funciona porque quando se intitula "esquerda" ou "direita" você cria uma bolha e tudo que é externo à bolha, seja por ignorância, burrice ou vários outros motivos não é válido. Acho que tanto a capenga esquerda quanto a "cegueta" direita possuem coisas boas e coisas que devem ser excluídas. Eu comparo muito aos membros do corpo humano, os olhos, braços e pernas, o ideal é ter os dois, a visão é mais ampla, nosso alcance e agilidade é maior. Na minha opinião quem é extremista e fanático político são os verdadeiros capengas e "ceguetas", e como existem.

Rocketman @Elton John - em 02/06/2021

A direita é boa pra gerar receita e a esquerda para dividi-la. Mas vai enfiar isso na cabeça dos ilustres kkk

Rafael @dlwxgiio - em 02/06/2021

Parece que esses baits políticos dão mais dinheiro pro Gatry do que as promoções, né?

Como li outro dia, não existe estratégia de engajamento negativa. Alguém sempre vai lucrar (lacrar?).

Filipe @filipefsr - em 02/06/2021

Bingo.

Victor Hugo @2sgDfYdG - em 02/06/2021

O Bolsonaro vai vencer mais uma eleição, facilmente.
Olha como qualquer comentário de vocês aqui se resume ao cara. Não somente quando o produto é este em questão, mas qualquer outro.

Chamar de genocida, fascista e outras dessas é simplesmente alimentar a galera que quer votar no cara.

Rocketman @Elton John - em 02/06/2021

Vai vencer pq o adversário é o lula. Simples assim. O ego do barba não deixa a esquerda decente prosperar. Qualquer outro estaria eleito, sei lá, Flávio Dino,Rui Costa e por aí vai.

Marcos @marcosbr - em 02/06/2021

E digo mais... se o Lula quitar a divida do itaquerão, voto nele..caso contrario no oposto

Caramba, 165 comentários!
Em resumo, esquerda = coletivismo
É o contrário de liberdade
Se você foca no indivíduo e quer que o resultado do seu trabalho fique com você, vote no candidato que quer diminuir o Estado
Até porque eliminar é impossível
Lembre-se, a menor minoria é o indivíduo, então vamos lutar pela liberdade desta.

Quero que o combustível volte a custar 1,89 e o arroz 5 reais. O resto, fodasse!!!

LILOBR @2H1qNGXD - em 02/06/2021

MITOOOOOOOOOOOOO

Edson @edsonjjj - em 02/06/2021

Quero ter gasolina e passagens baratas para poder viajar, carne boa e barata pro churras, breja gelada, que pare de morrer gente, que os brasileiros tenham orgulho de hastear a Bandeira e não ser confundido com um bando de loucos, que tenha remédios eficientes e gratuitos nos postos de saúde ao invés de mata piolhos e carrapatos.

Camilo @aQsnsoHu - em 04/06/2021

Nunca foi algum dia.Pelo andar da carruagem, nunca será

Rodrigo @3UGuE9tF - em 02/06/2021

Enquanto não existir estadunidense fazendo balsa de latão pra migrar pra cuba, a esquerda é um fiasco. Incontestável.

Uau! Esse argumento MATOU, hein? Agora, sim! Deixei de ser socialista, e vou abraçar sua ideologia! Obrigado, amigo!