Por mim podem usar o nome manteiga à vontade, mas deixem sempre em letras garrafais que é vegano, ou seja, mais caro e sem o macronutriente mais importante ( científica e historicamente) na alimentação humana: proteína animal.
Se é vegano não pode ser manteiga. É que nem carne de soja, se é de soja não pode ser chamado de carne. Aliás não sei pq se repudiam tanto o que é de origem animal, pq continuar usando nomes de produtos de origem animal em seus produtos veganos.
Metonímia: figura de retórica que consiste no uso de uma palavra fora do seu contexto semântico normal, por ter uma significação que tenha relação objetiva, de contiguidade, material ou conceitual, com o conteúdo ou o referente ocasionalmente pensado.
Sempre comprei como pasta de amendoim. Mas a crítica é outra, pq pra convencer um vegano a comprar determinado produto, tu tem que colocar o nome de um produto de origem animal pra convence-lo comprar?
Não é pra convencer a comprar. Existem vegans por vários motivos que não a repulsa por consumir bicho morto e derivados, muitos sentem falta de alimentos de origem animal. O nome é mais como uma referência de produto por ter consistência parecida, sabor parecido, propriedades nutricionais parecidas, etc
Poxa cara, o que te faz pensar que vegano não é gente? Você deve ter amigos veganos muitos chatos. Os que eu tenho são pessoas fantasticas que se aprende muito com elas. O fato de uma pessoa nao comer ou usar derivados de animais te incomoda tanto assim? Olha que ponto estamos vivendo onde quem quer proteger os animais não são considerados gente. Bem triste esse tipo de mentalidade.
O fato de a pessoa não comer carne e derivados de origam animal não incomoda, mas já tive contato DIRETO ao menos com 5 veganos (tia, primo, namorada de primo etc..) e todos sem exceção era militantes pró veganismo muito chatos, do tipo que é difícil socializar, sentar na mesma mesa (ter que ouvir que tinha defunto na mesa kkkkk) ou mesmo ficar jogando conversa fora. Se existe esse vegano super tolerante e socializável, pode ter certeza que é a minoria.
para fazer uma plantação desmata-se uma enoooorme área... milhares de animais mortos ou expulsos de seu habitat natural. Os agrotóxicos usados matam centenas de milhares de insetos e pequenos roedores, alem de matar até as minhocas q ficam no solo perto da superfície. Estes mesmo agrotóxicos contaminam até aves q acabam sendo mortas tb. e se tiver fontes de agua próximo, até os peixes podem morrer...
ou seja... comer comida vegana causa a morte de muitos animais... muuitos mesmo....
sem contar nas embalagens (plasticas ou de papelão) e tintas usadas nelas. Existem tintas feitas com insetos como o conrante choconilha. este corante é feito com o Dactylopius coccus (um pequeno inseto). este corante é de cor carmim e é utilizado em tintas, cosméticos e como aditivo alimentar. Ou seja. não come carne mas passa maquiagem feita de animais.... consome produtos com aditivos de animais. e embalagens pintada de animais...
Muitos tipos de plástico, inclusive as sacolinhas de supermercado, contém um ingrediente que diminui o efeito estático que o material pode causar: gordura animal.
e o biocombustível??? Tá pensando que só existe álcool de cana de açúcar e biodiesel de óleo de mamona? Ledo engano. Ele também pode ser feito com gordura de carne de boi e de frango.
Amaciante de roupas. Ele contém dihydrogenated tallow dimethyl ammonium chloride em sua fórmula. Esse derivado da amônia vem das ovelhas, cavalos e vacas.
Shampoos e condicionadores podem ter até 20 ingredientes vindos de animais
Açúcar branco e mascavo. Por essa você não esperava! Algumas marcas utilizam cinzas purificadas feitas com ossos no refinamento do açúcar. Há como fazer o mesmo processo com carbono granulado ou um sistema de troca de íons. Mas é caro e gera menos lucro... poucas fabricas usam o processo "vegano".
Bom, acredito que você tenha se equivocado em algumas afirmações ao atribuir esses meios de produção apenas aos produtos veganos. Veja bem:
O desmatamento e todas as suas consequências ocorrem por conta de plantações (correto) e pastos para a criação de gado, fora que as plantações não são utilizadas única e exclusivamente para produção de produtos veganos e sim para todo e qualquer tipo de produto que utilize o ingrediente em questão. O mesmo podemos falar sobre o uso de agrotóxicos, isso é um problema agropecuário em geral. Nesse caso, podemos dizer que só o fato de "comer comida" causa a morte de diversos animais. O objetivo do produto vegano é minimizar ao máximo esse impacto, evitando o sacrifício direto de animais nesse processo.
Falando sobre a produção plásticos/papelão, podemos afirmar também que não está atrelada única e exclusivamente aos produtos veganos, visto que são utilizados em todas as embalagens e repito mais uma vez, o objetivo dos produtos é minimizar o impacto.
Sobre o restante das informações que você colocou, existem sim esses produtos que utilizam animais no processo, como os cosméticos citados, mas você se engana ao achar que as pessoas veganas consomem esses produtos, pra isso existem os rótulos contendo as informações dos ingredientes, se houver algum que venha de origem animal, acredito que não irão comprar ou de fato seria uma hipocrisia.
Eu não sou vegano então não tenho muita propriedade pra falar, mas muitos dos meus amigos são e sempre me explicam como funciona e tudo mais.
Enfim, só quis colocar o meu ponto de vista aqui... Boa semana pra todos.
Caramba, eu não sabia disso... Você me mostrou que o veganismo é uma ilusão! Vou deixar de hipocrisia e comprar uma picanha agora!
Obrigado, Marcelo do Gatry!!!!!!! /s
Falando sério agora, eu não sou vegano mas fingi morder a isca pra ver a pirueta argumentativa que você ia fazer, e não me decepcionei.
Vamos ignorar o fato de a sua pergunta ser genérica demais para ter uma resposta objetiva e vamos analisar seus "argumentos":
- "plantações desmatam enormes áreas": isso também vale para não-veganos, e boa parte das plantações são para alimentar o gado para a produção de carne.
- "agrotóxicos matam vários animais": também vale para não-veganos, e muitos veganos dão preferência a produtos orgânicos para evitar agrotóxicos. (Enquanto isso, o Bozo libera o uso de centenas de agrotóxicos, alguns proibidos em outros países.)
- "existem tintas feitas com insetos": é diferente de "todas as tintas são feitas com insetos".
- "muitos tipos de plástico contêm gordura": "muitos" é diferente de "todos".
- "biocombustível pode ser feito com gordura": "pode ser feito" é diferente de "todos são feitos".
- "shampoos e condicionadores podem ter até 20 ingredientes vindos de animais": se tiver 21 deixa de ser shampoo? Vamos lá, "podem ter" é diferente de "todos têm".
- "algumas marcas de açúcar utilizam cinzas purificadas": por essa eu não esperava! Mais uma vez explicando que "algumas" não significa "todas".
Você deu exemplos de produtos não-alimentícios com origem animal, mas ignora o óbvio: veganos optam por opções veganas. Por fim, essa lógica de "tudo ou nada" é uma falácia. A impossibilidade ou dificuldade de ter opções veganas em alguns casos não implica, por si, na hipocrisia do veganismo.
Na boa, se você não quer ser vegano, não seja (eu não sou), mas pare de querer "refutar" os outros. Se você não está disposto a ter uma discussão honesta e produtiva, é melhor ficar calado. Já tem gente demais no mundo falando bosta, não seja mais um.
Totalmente de acordo Antônio. Eu também não sou mas nem por isso fico tentando refutar quem é, até porque eu não teria como fazer isso, nem se quisesse. Não tem argumentos pra invalidar o veganismo.
Falou pouco mas falou bosta e não foi pouca não, foi muita.
Triste ver pessoas que procuram um ponto distorcido de um assunto para tentar negar todo o resto.
Não é isso, é que sempre existiu "manteiga vegana", e se chama "margarina". A margarina é gordura vegetal com aroma de manteiga. Manteiga é feita de leite.
Essa não é margarina. Margarina é margarina. Essa é imitação de manteiga (sem nome similar), verifique os ingredientes e veja que não tem a ver com margarina. Fala-se manteiga somente como referência ao uso e sabor.
Acho que os veganos não devem comer essas margarina que vendem no mercado não. Por exemplo Qualy é da BRF que vende a margarina (vegetal) mas vende diversos produtos de origem animal.
As pessoas sempre foram. A internet é só um lugar que elas podem se expressar, por isso teclam bastante. (olha só o twitter por exemplo, tá vivo até hoje)
Pq na vida real, são reprimidos pois ao tentar conviver 'socialmente' falando suas 'verdades' são taxados de imbecis.
Por isso geralmente convivem com outros iguais, ou se reúnem na internet.
Tóxica porque pessoas como você fazem questão de fazer comentários desnecessários e/ou falaciosos. Discordar é outra coisa.
Por que expressões como "manteiga vegana" e "carne de soja" te incomodam tanto? Se um atendente te pergunta "pastel de carne ou frango?" você responde "mas frango também é carne"? Você usa "esponja de lã de aço" ou bombril? Esse "purismo" linguístico seletivo parece ser só picuinha mesmo.
Sobre os cinco veganos "muito chatos" que você conheceu, é uma evidência anedótica. Você poderia ter parado por aí, dizendo que sua convivência com veganos não foi positiva, e você estaria certo. Concluir que "veganos tolerantes são minoria" é um ataque gratuito, além de ser burrice.
E ninguém aqui falou em discurso de ódio, pare de criar espantalhos.
margarina
Por mim podem usar o nome manteiga à vontade, mas deixem sempre em letras garrafais que é vegano, ou seja, mais caro e sem o macronutriente mais importante ( científica e historicamente) na alimentação humana: proteína animal.
quanta baboseira numa linha só
Se é vegano não pode ser manteiga. É que nem carne de soja, se é de soja não pode ser chamado de carne. Aliás não sei pq se repudiam tanto o que é de origem animal, pq continuar usando nomes de produtos de origem animal em seus produtos veganos.
Mais um fiscal de dietas
É só nome, amigo. Ou alguém vai fiscalizar o leite de rosas?
Metonímia: figura de retórica que consiste no uso de uma palavra fora do seu contexto semântico normal, por ter uma significação que tenha relação objetiva, de contiguidade, material ou conceitual, com o conteúdo ou o referente ocasionalmente pensado.
É tipo uma explosão... Pode ser de fogo, de água, de mosquito... Então essa é uma manteiga, versão vegana.
Que?? Dilmou
Próximos alvos: manteiga de amendoim, de cacau e de karité. Aguardem!
Sempre comprei como pasta de amendoim. Mas a crítica é outra, pq pra convencer um vegano a comprar determinado produto, tu tem que colocar o nome de um produto de origem animal pra convence-lo comprar?
Não é pra convencer a comprar. Existem vegans por vários motivos que não a repulsa por consumir bicho morto e derivados, muitos sentem falta de alimentos de origem animal. O nome é mais como uma referência de produto por ter consistência parecida, sabor parecido, propriedades nutricionais parecidas, etc
Manteiga de amendoim é diferente de pasta de amendoim. Só tem importada e é uma delícia.
Esse Papel manteiga também é uma farsa.
Faz sentido, já que vegano não é gente!
Poxa cara, o que te faz pensar que vegano não é gente? Você deve ter amigos veganos muitos chatos. Os que eu tenho são pessoas fantasticas que se aprende muito com elas. O fato de uma pessoa nao comer ou usar derivados de animais te incomoda tanto assim? Olha que ponto estamos vivendo onde quem quer proteger os animais não são considerados gente. Bem triste esse tipo de mentalidade.
muito triste irmão
O fato de a pessoa não comer carne e derivados de origam animal não incomoda, mas já tive contato DIRETO ao menos com 5 veganos (tia, primo, namorada de primo etc..) e todos sem exceção era militantes pró veganismo muito chatos, do tipo que é difícil socializar, sentar na mesma mesa (ter que ouvir que tinha defunto na mesa kkkkk) ou mesmo ficar jogando conversa fora. Se existe esse vegano super tolerante e socializável, pode ter certeza que é a minoria.
Isso chama polissemia, a gente aprende isso lá pela 8a série, você ainda vai chegar lá.
Oloco, será que não vaza tudo isso no transporte? Derretendo e tals
Pergunta pros veganos! Vc sabe quantos animais morreram pra fabricar seus "produtos veganos" ???? responde aí...
Reportado
Nossa, que masho
Essa geração soy tá ruim de aturar... O, falta que faz ter um pai em casa, viu?
Saiu pra comprar cigarro, não voltou, e olha a merda que isso aí virou.
Nenhum?
para fazer uma plantação desmata-se uma enoooorme área... milhares de animais mortos ou expulsos de seu habitat natural. Os agrotóxicos usados matam centenas de milhares de insetos e pequenos roedores, alem de matar até as minhocas q ficam no solo perto da superfície. Estes mesmo agrotóxicos contaminam até aves q acabam sendo mortas tb. e se tiver fontes de agua próximo, até os peixes podem morrer...
ou seja... comer comida vegana causa a morte de muitos animais... muuitos mesmo....
sem contar nas embalagens (plasticas ou de papelão) e tintas usadas nelas. Existem tintas feitas com insetos como o conrante choconilha. este corante é feito com o Dactylopius coccus (um pequeno inseto). este corante é de cor carmim e é utilizado em tintas, cosméticos e como aditivo alimentar. Ou seja. não come carne mas passa maquiagem feita de animais.... consome produtos com aditivos de animais. e embalagens pintada de animais...
Muitos tipos de plástico, inclusive as sacolinhas de supermercado, contém um ingrediente que diminui o efeito estático que o material pode causar: gordura animal.
e o biocombustível??? Tá pensando que só existe álcool de cana de açúcar e biodiesel de óleo de mamona? Ledo engano. Ele também pode ser feito com gordura de carne de boi e de frango.
Amaciante de roupas. Ele contém dihydrogenated tallow dimethyl ammonium chloride em sua fórmula. Esse derivado da amônia vem das ovelhas, cavalos e vacas.
Shampoos e condicionadores podem ter até 20 ingredientes vindos de animais
Açúcar branco e mascavo. Por essa você não esperava! Algumas marcas utilizam cinzas purificadas feitas com ossos no refinamento do açúcar. Há como fazer o mesmo processo com carbono granulado ou um sistema de troca de íons. Mas é caro e gera menos lucro... poucas fabricas usam o processo "vegano".
enfim... a hipocrisia...
Olá Marcelo, tudo bem?
Bom, acredito que você tenha se equivocado em algumas afirmações ao atribuir esses meios de produção apenas aos produtos veganos. Veja bem:
O desmatamento e todas as suas consequências ocorrem por conta de plantações (correto) e pastos para a criação de gado, fora que as plantações não são utilizadas única e exclusivamente para produção de produtos veganos e sim para todo e qualquer tipo de produto que utilize o ingrediente em questão. O mesmo podemos falar sobre o uso de agrotóxicos, isso é um problema agropecuário em geral. Nesse caso, podemos dizer que só o fato de "comer comida" causa a morte de diversos animais. O objetivo do produto vegano é minimizar ao máximo esse impacto, evitando o sacrifício direto de animais nesse processo.
Falando sobre a produção plásticos/papelão, podemos afirmar também que não está atrelada única e exclusivamente aos produtos veganos, visto que são utilizados em todas as embalagens e repito mais uma vez, o objetivo dos produtos é minimizar o impacto.
Sobre o restante das informações que você colocou, existem sim esses produtos que utilizam animais no processo, como os cosméticos citados, mas você se engana ao achar que as pessoas veganas consomem esses produtos, pra isso existem os rótulos contendo as informações dos ingredientes, se houver algum que venha de origem animal, acredito que não irão comprar ou de fato seria uma hipocrisia.
Eu não sou vegano então não tenho muita propriedade pra falar, mas muitos dos meus amigos são e sempre me explicam como funciona e tudo mais.
Enfim, só quis colocar o meu ponto de vista aqui... Boa semana pra todos.
Obrigado por este comentário.
Caramba, eu não sabia disso... Você me mostrou que o veganismo é uma ilusão! Vou deixar de hipocrisia e comprar uma picanha agora!
Obrigado, Marcelo do Gatry!!!!!!! /s
Falando sério agora, eu não sou vegano mas fingi morder a isca pra ver a pirueta argumentativa que você ia fazer, e não me decepcionei.
Vamos ignorar o fato de a sua pergunta ser genérica demais para ter uma resposta objetiva e vamos analisar seus "argumentos":
- "plantações desmatam enormes áreas": isso também vale para não-veganos, e boa parte das plantações são para alimentar o gado para a produção de carne.
- "agrotóxicos matam vários animais": também vale para não-veganos, e muitos veganos dão preferência a produtos orgânicos para evitar agrotóxicos. (Enquanto isso, o Bozo libera o uso de centenas de agrotóxicos, alguns proibidos em outros países.)
- "existem tintas feitas com insetos": é diferente de "todas as tintas são feitas com insetos".
- "muitos tipos de plástico contêm gordura": "muitos" é diferente de "todos".
- "biocombustível pode ser feito com gordura": "pode ser feito" é diferente de "todos são feitos".
- "shampoos e condicionadores podem ter até 20 ingredientes vindos de animais": se tiver 21 deixa de ser shampoo? Vamos lá, "podem ter" é diferente de "todos têm".
- "algumas marcas de açúcar utilizam cinzas purificadas": por essa eu não esperava! Mais uma vez explicando que "algumas" não significa "todas".
Você deu exemplos de produtos não-alimentícios com origem animal, mas ignora o óbvio: veganos optam por opções veganas. Por fim, essa lógica de "tudo ou nada" é uma falácia. A impossibilidade ou dificuldade de ter opções veganas em alguns casos não implica, por si, na hipocrisia do veganismo.
Na boa, se você não quer ser vegano, não seja (eu não sou), mas pare de querer "refutar" os outros. Se você não está disposto a ter uma discussão honesta e produtiva, é melhor ficar calado. Já tem gente demais no mundo falando bosta, não seja mais um.
Agora vou ali esquentar o frango pro almoço.
Totalmente de acordo Antônio. Eu também não sou mas nem por isso fico tentando refutar quem é, até porque eu não teria como fazer isso, nem se quisesse. Não tem argumentos pra invalidar o veganismo.
Enfim... Valeu pela ótima resposta!
Falou pouco mas falou bosta e não foi pouca não, foi muita.
Triste ver pessoas que procuram um ponto distorcido de um assunto para tentar negar todo o resto.
Achei caro pracas!
Da saga "Biscoito ou bolacha" agora mais essa ......Manteiga ou Margarina?? meodeus
Não é isso, é que sempre existiu "manteiga vegana", e se chama "margarina". A margarina é gordura vegetal com aroma de manteiga. Manteiga é feita de leite.
nem toda margarina é vegana, já que algumas contém leite.
Essa não é margarina. Margarina é margarina. Essa é imitação de manteiga (sem nome similar), verifique os ingredientes e veja que não tem a ver com margarina. Fala-se manteiga somente como referência ao uso e sabor.
Acho que os veganos não devem comer essas margarina que vendem no mercado não. Por exemplo Qualy é da BRF que vende a margarina (vegetal) mas vende diversos produtos de origem animal.
O motivo nem é esse, quase todas margarinas levam leite na composição.
Galera aqui é tóxica pakas
As pessoas sempre foram. A internet é só um lugar que elas podem se expressar, por isso teclam bastante. (olha só o twitter por exemplo, tá vivo até hoje)
Pq na vida real, são reprimidos pois ao tentar conviver 'socialmente' falando suas 'verdades' são taxados de imbecis.
Por isso geralmente convivem com outros iguais, ou se reúnem na internet.
Tóxica pq tu não concorda com elas? Famoso, não concordo logo é "discurso de ódio'
Tóxica porque pessoas como você fazem questão de fazer comentários desnecessários e/ou falaciosos. Discordar é outra coisa.
Por que expressões como "manteiga vegana" e "carne de soja" te incomodam tanto? Se um atendente te pergunta "pastel de carne ou frango?" você responde "mas frango também é carne"? Você usa "esponja de lã de aço" ou bombril? Esse "purismo" linguístico seletivo parece ser só picuinha mesmo.
Sobre os cinco veganos "muito chatos" que você conheceu, é uma evidência anedótica. Você poderia ter parado por aí, dizendo que sua convivência com veganos não foi positiva, e você estaria certo. Concluir que "veganos tolerantes são minoria" é um ataque gratuito, além de ser burrice.
E ninguém aqui falou em discurso de ódio, pare de criar espantalhos.
Eu não sei se esse comentário foi pra mim, mas se foi, cê foi um imbecil por fazer textão sobre mim como se me conhecesse.