Comentários comentar

De Paulo Freire. Pedagogia da autonomia reafirma o profundo compromisso ético de Paulo Freire na defesa da existência digna

TukhMD @3I75lZM9 - em 10/12/2020

Pegando a pipoca.

Bruno @bfernand - em 10/12/2020

Mais comentários que o boneco do Luccas neto kkkkkkkk

Burro @buurrooo - em 10/12/2020

Então, Paulo Freire estabelece um método de aprendizagem e por ser brasileiro é o patrono da educação no Brasil. Ser a favor ou contra é um problema pessoal. De qualquer forma, caso haja interesse e a título de informação, existem no Brasil escolas agrícolas que utilizam o método de Paulo Freire. São conhecidas como EFAs, penso que vale a pena conhecer o trabalho. Essas escolas apresentam estudantes com bom desempenho escolar. Conheci alguns estudantes de uma escola do Estado do Espírito Santo e conversamos sobre as rotinas, o ensino e o funcionamento da Escola. Na minha opinião foi uma experiência agradável e relevante, realmente não tinha conhecimento até aquele momento de algo do tipo no Brasil.

GUILHERME @EoNlND6 - em 10/12/2020

vão falar da estátua ?

Burro @buurrooo - em 10/12/2020

Apesar de seu disfarce de iniciativa e otimismo, o homem moderno está esmagado por um profundo sentimento de impotência que o faz olhar fixamente e, como que paralisado, para as catástrofes que se avizinham. Por isso, desde já, saliente-se a necessidade de uma permanente atitude crítica, o único modo pelo qual o homem realizará sua vocação natural de integrar-se, superando a atitude do simples ajustamento ou acomodação, apreendendo temas e tarefas de sua época.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

Não conhecia nenhuma passagem desse mestre e então lendo essa afirmo: que bunda mole.

Burro @buurrooo - em 10/12/2020

Eu não apertei a bunda dele, não posso afirmar.

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

Entendo, um texto muito complexo pro eleitor médio do Bolsonaro.

Eduardo @fn1asQVb - em 10/12/2020

Enquanto o referido pedagogo faz uma profunda reflexão sobre o homem moderno e seus desafios contemporâneos, Rafael o sábio, contrapõe sua teoria com pensamento crítico e perspicaz: "bunda mole". Não deixe as pessoas terem a certeza de que você é um idiota, fique calado e elas permanecerão na dúvida.

Mas o quente hoje é demonstrar que "é foda e tem opinião".
Com o meu pai bolsominion, que passou por todos os estágios de negação da pandemia, ele faria sucesso.

Patrono da educação, querendo ou não.
Exemplo pra nós, educadores.

Goste-se ou não, foi uma grande pensador da educação.

Guilherme @guinaldo - em 10/12/2020

Por isso a educação no BR vai tão mal.... olha o nível dos educadores....

Pior são aqueles que se inspiram em Olavo de Carvalho para qualquer coisa na vida.

Coitado. Formado em "Especialização em Mamadeira de Piroca" na UniZap?

Pois é, está explicado por que o nosso sistema de ensino é um dos piores do mundo. O conhecimento em exatas do aluno brasileiro está entre os mais fracos do mundo e não temos uma única universidade entre as 20 melhores do mundo. Antes que falem em Olavo de Carvalho, ele não teve nenhuma influência sobre como nosso sistema de ensino foi estruturado, pois se tivesse, estaríamos muito melhor do que hoje.

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

qual metodologia de ensino o Brasil usa?

Tenta ensinar matemática pra aluno que vai pra escola com fome.

Tenta ensinar matemática pra aluno que vai pra escola com fome.

Anderson @4YtYJNNN - em 10/12/2020

Vamos ver quem vai ser o primeiro ignorante que vai vir bostejar aqui sem nem saber quem foi, o que fez e pq é admirado no mundo inteiro. Fica aí a dica pra quem nunca leu e reproduz o que o maravilhoso pensador Olavo diz pro gado.

Olavo e pertubado das ideias.

Porque o pessoal tem raiva do Paulo Freire? Porque as ideias dele faz com que tanta gente fique com raiva espumando.

Burro @buurrooo - em 10/12/2020

Paulo Freire acreditava no individuo critico e uma educação libertadora. Grosso modo "se o burro soubesse a força que tem, quebrava a carroça e mandava o carroceiro pastar".

Rocketman @Elton John - em 10/12/2020

Em resumo, ele pregava exatamente o contrário do que o atual e o antepenúltimo governo pretendiam.

Guilherme @guinaldo - em 10/12/2020

Porque levou a educação no Brasil pro lixo.

Burro @buurrooo - em 10/12/2020

Quando que o Paulo Freire foi Ministro da Educação? Quando você foi obrigado a ler um livro do Paulo Freire? Parece aquele povo que diz que todo mundo que estuda em Universidade Federal é Marxista, porém você pergunta para as pessoas e não encontra um filho de Deus que leu Marx.

jeffbezos @jeffbezos - em 10/12/2020

Eu li Marx, fiquei com uns parafusos a menos - porque faz sentido aquela merd@ - mas não concordo com as propostas do cara.

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

não entendi, você acha que faz sentido mas não concorda?

Guilherme @guinaldo - em 10/12/2020

Ué seu burro, se o cara é patrono da educação no Brasil e a educação no Brasil é um lixo, logo o método dele é um lixo. Ta difícil de entender a simples correlação? Burro, diminui a quantidade de maconha, pelo bem dos seus poucos neurônios.

Bruno Borel @brusta - em 10/12/2020

não amigo, apesar dele ser patrono da educação brasileira seus métodos nunca foram incorporados em planos nacionais e/ou estaduais de ensino, vai pastar gado

Bruno @bfernand - em 10/12/2020

Santos Dumont é patrono da aviação... a aviação no brasil é um lixo então a culpa é do cara que inventou o avião... entendi.

Burro @buurrooo - em 10/12/2020

Guilherme peço desculpas, sinto muito, meu comentário foi impreciso e maldoso. Foi digamos ofensivo

Guilherme @guinaldo - em 10/12/2020

Dessa vez eu aceito suas desculpas.

Anderson @4YtYJNNN - em 10/12/2020

Já temos o primeiro candidato ao troféu "Gatry Gado Awards"

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

Conte nos mais sobre a sua formação na area de educação

Guilherme, vc pode dizer o que Paulo Freire tem a ver com isso, objetivamente? Vc pode dizer quando e onde a educação era boa antes da implantação das suas ideias ?

Loló @lolothedog - em 10/12/2020

Calma que ele tá consultando o "Zap" pra ver o que Olavo de Carvalho tem a dizer.

Loló @lolothedog - em 10/12/2020

Ah cara, para de bostejar, repetir o que não sabe.

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

Por que nunca leu e repete o que meia dúzia de olavetes fala

Falam** mais um fã de Paulo Freire que não sabe concordância, ai vemos o nível do educador que ele foi...

Anderson @4YtYJNNN - em 10/12/2020

Sim, pq o Rafael foi educado pelo próprio Paulo Freire em pessoa. Tu é tão burro que não sabe que o método dele era para alfabetização de adultos e não é utilizado no Brasil. É lindo ver um ignorante se achando esperto.

Galvão!!...

Kkkkkkkk

Jota @eusoujota - em 10/12/2020

Sem querer palpitar, mas já palpitando: admite-se a flexão do verbo pela concordância no singular (meia dúzia) ou plural (olavetes), com preferência pelo primeiro, exatamente como ele escreveu. Ele está certo.
Mas essa é só a humilde opinião de um educador com alguns anos de sala de aula de experiência e humildade suficiente pra, concordando ou não, saber a relevância que Paulo Freire tem pra formação humana como um todo :)

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

Obrigado pelas explicações ao intelectual aí de cima

Kkkkkkkkkkkkk meia dúzia singular kkkkkkkk... Um educador disse isso, por isso a educação tá assim... Deve ser fã do senhor do livro também, meia dúzia é a metade de 12 ou seja seis, eu não compro "meia dúzia de ovo" e sim "meia dúzia de ovos"... Isso não é opinião é gramática... Quatro também não é singular, não é pq não tem "s" que não é plural... Jota apaga que dá tempo talvez ninguém tenha visto ainda!!

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

''O verbo pode ficar ou no singular, a concordar com «meia dúzia», ou no plural, concordando com «pessoas» (ver Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, pág. 496, e Evanildo Bechara, Moderna Gramática Portuguesa, pág. 557). Há, no entanto, alguns gramáticos que recomendam o primeiro uso.'' Entretendo, não creio que você saiba a diferença entre substantivo e verbo.

Jota @eusoujota - em 10/12/2020

PowerRanger (Dourado ou Branco, mais uma polêmica), apesar de você soar desrespeitoso, teu comentário foi importante porque me fez gastar uns 5 minutos pesquisando pra saber se não errei em algum lugar do raciocínio. Mas veja só: meia dúzia é uma locução substantiva. Na frase do rafael, que pode ser dividida em três orações, a última é "meia dúzia de olavetes fala". O sujeito é justamente "meia dúzia", enquanto "fala" é o verbo, cuja flexão tem que concordar com o sujeito.
Por isso a preferência, na gramática, pela flexão dele no singular, para concordar com o sujeito. Como a expressão "meia dúzia" também indica uma ideia de plural, parte da gramática também admite, nesse caso, o verbo "falam".
Concordo com você: isso não é opinião, é gramática

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

E ele continua, rs.

Que que eu posso fazer Rafael??... Os caras são uns analfabetos!! Kkkkkkkkkkkkk... E um se diz educador, mas vou parar, não vou comentar mais eu prometo!! "Eu aprendi tudo que sei num ebook de quatro real"... "O substantivo Real está no singular concordando com o numeral quatro" kkkkkkkkkkk... Editei o comentário pois tinha prometido que não ia comentar mais kkkkkkkkkk

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

'Ver Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, pág. 496, e Evanildo Bechara, Moderna Gramática Portuguesa, pág. 557)''

GigaChad @aK3IzSAa - em 10/12/2020

"Nunca li e nunca vou ler nada desse cara, nem conheço, mas como meu guru intelectual e ideológico falou mal dele eu também vou falar mal."

Burro @buurrooo - em 10/12/2020

“Eu não gosto das pessoas que defendem o Paulo Freire. Ele parece um estelionatário falando”.
Danilo Gentili, em 21 de maio de 2019, durante sua participação no programa Provocações, da TV Cultura.

Rodrigo @2ICVxnZd - em 10/12/2020

Na mesma entrevista ele diz que nunca leu nada sobre Paulo Freire, que só sabe pelo que os outros falam
Marcelo Tás tem uma compaixão tão grande perante a ignorância dele, que chega a ser doce a explicação que ele dá para o Danilo

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

A cara de tacho do Gentilli não tem preço kkkk

Loló @lolothedog - em 10/12/2020

Danilo Gentili...........................

Ele deu até uma palestra na Universidade Federal do meu estado 2 meses antes de morrer.
http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/78...

11 comentários até o momento, apenas elogiando ou pensando das criticas. Celebrar também, e não apenas se contagiar na espera (e crença) do pior (do outro e de si :)

Sou professor de escola pública e infelizmente a filosofia dele colocou a Educação Brasileira onde está, há excessões no sistema educacional, mas a grosso modo a teoria crítico construtivista emancipatória não deu certo

E é? Mas não é exatamente o que as escolas de elite no mundo fazem hoje em dia? Finlândia, canada, alemanha, Itália... todos esses sistemas educacionais baseiam -se em ideias dele, derivadas dele ou semelhante às dele.

Gustavo @gbandoni - em 10/12/2020

Você dá aula para adultos ?

Rafael @dlwxgiio - em 10/12/2020

Foi checar o artigo dele na Wikipédia e, pela primeira vez, vejo uma seção de artigo - "Ataque institucionalizado na Wikipédia" - falando sobre um episódio no próprio site. Inception.

MacGyver @macgyver - em 10/12/2020

3 anos para alfabetizar uma criança...

Não passa de outro comunista retardado...

Vc não conheceu o trabalho de alfabetização de adultos em meses que ele desenvolveu , né?

O trabalho para alfabetizar adultos é realmente bom, mas o mesmo não dá para aplicar em crianças, é outra dinamica. Ai que está o erro, por isso hoje as pessoas erram até quando escrevem Sebola kkkkk

Agora me explica como isso é culpa de Paulo Freire.

não disse que é culpa dele e sim de quem usar a metolodogia para as crianças.
O trampo dele é muito bom.

Peppa Pica @peppapica - em 12/02/2021

cagador de regra

comedor de bosta hahahaha

Peppa Pica @peppapica - em 12/02/2021

Cheirador de cú e lambedor de saco.... kkkkkkk

Loló @lolothedog - em 10/12/2020

E o que Paulo Freire ou as metodologias dele tem a ver com isso?

não disse que é culpa dele e sim de quem usar a metolodogia para as crianças.
O trampo dele é muito bom.

Peppa Pica @peppapica - em 12/02/2021

cagador de regra

Jenyffer @jenyprochno - em 10/12/2020

notamos que essa criança não recebeu educação em casa, pq os pais achavam que era responsabilidade da escola

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

Que alternativa melhor você sugere?

Filipe @filipefsr - em 10/12/2020

Oferta pra catar comentário. ADM deve estar precisando de grana pros presentes de natal.

??? não sabia que eles ganhavam por quantidade de comentários tb

Filipe @filipefsr - em 10/12/2020

Sim, tudo monetiza... quanto mais comentário tiver aqui, maior é o alcance. Por isso que tem várias ofertas "polêmicas"...

As vezes o indivídua está loucos nas dogas..

Guilherme @guinaldo - em 10/12/2020

isso aqui não é youtube filho

Filipe @filipefsr - em 11/12/2020

Tu acha mesmo que os caras mantém um site assim no amor? Tem que ganhar uma grana de algum jeito. Da uma pesquisada sobre isso. Não é só YouTube que monetiza, "filho".

Rodrigo @b1Y1Yad7 - em 10/12/2020

"Pedagogia Da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Doutrinativa"

Grande responsável pela excelente educação nacional.

O Brasil tem a legislação ambiental mais avançada do mundo, mas não temos força institucional (e agora, política) para aplicá-la corretamente. Temos um SUS referência para o mundo, porém a gestão ainda é muito falha e faltam recursos e profissionais. Ter um método reconhecimento mundialmente não significa que funcionará no Brasil. Aqui o excelente pode ser (e muitas vezes, é) inexequível.

Rodrigo @b1Y1Yad7 - em 10/12/2020

Cite 5 países que aplicam efetivamente em seus sistemas educacionais nacionais o "mundialmente premiado método Paulo Freire".

Não é inexequível. Canada (meu filho, por exemplo, estuda numa escola canadense que aplica 100% as idéias de paulo freire), alguns estados norte americanos, finlandia, dinamarca, suécia, frança, uma parte do sistema japonês, uma parte do sistema italiano (notadamente as escolas da rede regio emilia)... a lista é enorme. Aqui no brasil, as escolas de elite (que custam mais de 5 k) usam as ideias de Paulo Freire. Toda escola que trabalha com sistemas de investigação/ projeto usam as ideias de Freire.

Eu gostaria de conversar com alguém que efetivamente tenha lido e pudesse fazer comentários práticos e pontuais sobre o que estão chamando de "Método de Paulo Freire".

Rodrigo @b1Y1Yad7 - em 10/12/2020

Prove, por favor. Aceito qualquer referência oficial.

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

Sempre achei que o ônus da prova coubesse ao acusador, mas só pra você passar mais vergonha ainda. - https://www.youtube.com/watch?v=NddyrO1Dnd4&feature=youtu.be

Rodrigo @b1Y1Yad7 - em 10/12/2020

Quem afirma tem que ter a capacidade de comprovar. Ou não? Você é seguidor do Trump?

Vídeo do YouTube agora é referência oficial? Tempos estranhos...

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

Você viu o vídeo? É um vídeo institucional de uma escola canadense, estaria a escola mentindo? Mas como bom olavista, o importante é atacar o meio e não e mensagem, né? rs

Rodrigo @b1Y1Yad7 - em 10/12/2020

Amigo, uma escola canadense prova o quê? Qual país adotou de fato os ensinamentos de Paulo Freire? Qual sistema de educação nacional é baseado nele?

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

você chamou o colega de mentiroso quando ele disse que o filho estudava por esse método, transferindo o ônus da prova do acusador para o acusado, se nem o Brasil adotou o método universalmente, obvio que outros países também não, isso não muda o fato que eh o autor brasileiro mais estudado na língua inglesa e que existem escolas em vários países do mundo que adotam o deep learning - https://www.paulofreireschool.org/about/ (vai dizer que o site de uma escola que se chama Paulo Freire e que diz adotar o método também não é uma fonte válida, né?) Procure deep learnig em artigos acadêmicos que também vai encontrar. Mas claro, é mais fácil adotar a filosofia do grande filosofo terraplanaste e astrólogo e atacar o emissor e não a mensagem - https://www.paulofreireschool.org/about/ - estaria educação do Arizona comprometida?

Rodrigo @b1Y1Yad7 - em 10/12/2020

Sinceramente, eu não compreende como um método tão bom pode ser tão pouco difundido. Um paradoxo do universo. Acredito que alto tão amplamente estudado, admirado e efetivo, seria amplamente implementado pelo mundo. Mas o que vemos são pequenas e poucas escolas e grupos que o adotam. Fico profundamente triste, pois bilhões consciências perderam a oportunidade do não-constituinte do eu se constituir na constituição do constituído.

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

Ele é um dos teóricos e tem pontos em sua metodologia que são criticáveis e muitos outros elogiáveis mas isso não o torna menos importante ou menos válido, a psicologia por exemplo tem 04 grandes forças que se desdobram em vários teóricos, cada qual com suas qualidades e defeitos, você pode criticar Freud mas não pode negar sua importância e influencia na psicologia, mas
uma coisa é estudar uma coisa, encontrar uma falha e apontar uma alternativa, outra é ficar xingando ele na internet porque virou moda falar mal dele. a experiência dele com o mobral eh objeto de estudo no mundo todo. Ademais, a educação brasileira não tem a função de educar e sim de fazer o aluno passar no vestibular

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

procure termos como ''deep learning'' e ''peacing education'' que vai encontrar escolas, artigos, organizações, enfim uma infinidade de referencias fortemente influenciadas por PF

Li tudo, Rodrigo, e só posso dizer uma coisa: QUE MERDUNCHO, hein?

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

Ninguém leu, são os Danilo Gentili - https://www.youtube.com/watch?v=_WofJKSvApg discípulos do ''filosofo'' Olavo de Carvalho

Excelente?

Lau @fomezero - em 10/12/2020

Comprado. Valeu!

Doctor @fz5xbWOc - em 10/12/2020

Se foi um grande pensador da educação, nota-se que ele falhou.......................

Matou a pau a discussão! kkk

Falhou em que exatamente? Como escritor e intelectual é uns dos brasileiros mais bem sucedidos da história. Ele nunca ocupou cargos para de fato "fazer algo", é apenas uma referencia acadêmica (Excelente por sinal).

O problema nunca foi o Paulo Freire ou outro pensador "esquerdista". Ele tinha as ideias dele, sua visão de mundo, e isso tem que ser respeitado. O problema mesmo é quem usa o cara como muleta para promoção política e ideológica, tanto positivamente quanto negativamente, mesmo sem ter nem lido uma única linha do que ele escreveu.

Um sensato!

HenriqueFG @aIjxV7Z9 - em 10/12/2020

Deturparam Paulo Freire.

... que comecem os jogos.

Leonardo @b0HQ6azj - em 10/12/2020

Sempre a mesma coisa, seguem a cartilha, dá merda, e falam que não aplicaram o método de verdade...

Titanico @cniOHOBV - em 10/12/2020

A crítica pela crítica é ruim de qualquer modo.
Daí vem esse pessoal afirmar que, caso vc não goste ou concorde com o Paulo Freire, deve ser "minion", leitor de Olavo, etc. O que uma coisa tem a ver com a outra? Não se pode criticar Paulo Freire... ok... mas daí vem esses comentários políticos pra criticar quem criticou? Que "lógica" absurda é essa?

O problema é que tudo vira questão política ideológica. E isso é péssimo para qualquer debate porque reduz a outra pessoa a um só pensamento: é direita? Não perco meu tempo... é esquerda? Então é burro... e assim vai o "debate" na promoção de um EDUCADOR!
Contradições! O que seria a humanidade sem elas? rs

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

o problema eh que a esmagadora maioria eh papagaio dos discípulos do Olavo e nao tem a MINIMA ideia do que se trata, so repetem os xingamentos, outra é nao gostar ou discordar, mas voce so pode gostar ou discordar de alguma coisa se tiver o minimo conhecimento. eu sou formando em psicologia e estudo psicanalise, tem uma cacetada de coisa que eu nao gosto de Freud mas nem por isso desmereco a importancia dele no campo, outra eh se eu ficasse chamando ele de comunista e xingando na internet porque vi algum tapado fazendo isso

Daniel @eCY3SUVy - em 10/12/2020

Para os Olavetes, deixo aqui uma singela expressão da genialidade de Freire:

"É preciso que, pelo contrário, desde os começos do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado"

Paulo Freire; Pedagogia da Autonomia; 51ª edição; Editora Paz & Terra; página 25

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

tu acha que eles entendem uma frase dessas?

Daniel @eCY3SUVy - em 11/12/2020

É como a fábula da roupa nova do imperador. Só os inteligentes conseguem ver.

Daniel @eCY3SUVy - em 10/12/2020

É gênio que fala?

"Na verdade, não há eu que se constitua sem um não-eu. Por sua vez, o não-eu constituinte do eu se constitui na constituição do eu constituído. Desta forma, o mundo constituinte da consciência se torna mundo da consciência, um percebido objetivo seu, ao qual se intenciona."

Paulo Freire; Pedagogia do oprimido; 58ª edição; Editora Paz & Terra; página 99

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

É emocionante ler PF

Guilherme @guinaldo - em 10/12/2020

Noffa eu quase chorei aqui, que emocionante!!!!!!!!

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

votou em quem?

Guilherme @guinaldo - em 10/12/2020

Votei no poste do criminoso, vulgo marmita de presidiário. Agora o nome, você precisa adivinhar.

Anderson @4YtYJNNN - em 10/12/2020

não vale a pena. o guilherme é só mais um imbecil útil seguidor do olavo de carvalho. olha o comentários no perfil dele. "nao vou tomar essa vacina chinesa", "a terra é plana", "pq reclamam tanto do bolsonaro". Uma pessoa que chegou a esse estado de demência mental não tem mais solução.

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

çei

Rodrigo @b1Y1Yad7 - em 10/12/2020

Quem é Dilma perto de Paulo Freire?

Filipe @filipefsr - em 10/12/2020

Eu não conheço a obra dele. Alguém pode me dar fontes onde eu possa estudar sobre e dizer rapidamente pq ele é tão odiado?

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

Basta ver um vídeo do olavo de carvalho e/ou de seus discipulos, não existe embasamento teórico para esse ódio todo, claro que tudo é passível de crítica, não existe uma verdade absoluta, mas esse ódio é totalmente irracional.

Basta ver o nosso sistema de ensino incrivelmente falho, onde cada aluno passa de ano sem saber o mínimo de matemática básica e sem conseguir completar uma sentença sem erros de ortografia. Essa falha toda é devido ao queridinho da esquerda Paulo Freire.

rafael @3XS1USMA - em 10/12/2020

voce ja estudou alguma coisa de pedagogia?

Filipe @filipefsr - em 11/12/2020

Curioso que os dois lados falaram sobre o ódio e citaram fontes que não são fontes... eu gostaria de entender mais sobre a metodologia dele mesmo(sem precisar comprar o livro da promoção, não é meu tipo de assunto preferido). Se alguém puder citar fontes sobre o trabalho dele, agradecido ficarei.

Filipe @filipefsr - em 11/12/2020

Obrigado, Daniel!

rafael @3XS1USMA - em 12/12/2020

imagine, quem dera todos fossem como você. na internet quase todo mundo é especialista em tudo, de neuroanatomia a física quântica, a maioria das pessoas tem vergonha de dizer ''eu não sei'', perguntar ou simplesmente ficar em silencio, o momento que vive o pais é um reflexo disso

rafael @3XS1USMA - em 11/12/2020

https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=we...

''Em suma, para Paulo “A Paz se cria, se constrói na construção incessante dajustiça social.”.
Justiça social que pode se fazer com a generosidade, a amorosidade e tolerância freireana --- de sua gentidade embutida em sua obra e práxis --- levada a todos os povos, todos os gêneros, todas as religiões, todas as idades.
Sem fome, sem falta de hospital e saúde, sem falta de escolas e sem analfabetismo generalizado, sem falta de moradia e saneamento. Sem falta de comida e deentretenimento. Sem discriminações, sem elitismos, sem autoritarismo e sem a
centralização dessumanizante daqueles que se autodenominam os “donos da democracia”.

me pergunto quem pode ser contra isso

enquanto na europa existem diversas ongs que tem a ''peace education'' como idelogia, com acoes humantiarias em boa parte do mundo, aqui ele é xingado, triste

Filipe @filipefsr - em 11/12/2020

Obrigado, rafael!

Vou resumir em uma frase: ele é odiado pq diz que o analfabetismo ao qual é submetido o miserável não é fortuito, mas coisa pensada (por quem tem grana) para manter o status quo da sociedade. É odiado pq diz que a construção do conhecimento é coletiva... que é melhor fazer experimentos para descobrir como o mundo funciona do que assistir uma aula de 2h do professor despejando conhecimentos sobre como o mundo funciona.

mas, pelo fato do cara ser declaradamente comunista, as pessoas se sentem autorizadas a desqualificar sumariamente seus escritos .

enfim... não leram Marx, não leram Freire, não leram Keynes ou Smith mas se acham filósofos e economistas.

Palmas.

Rogério @fac9xAAs - em 11/12/2020

Tem uma galera aí da demonização que possivelmente segue o canal do clayson kkkk

Se o objetivo dele foi fazer nossa educação ser boa... então ele falhou.
Simples assim.

Idolatrar esse cara como um gênio da educação é o mesmo que idolatrar o Rony pelo mundial do palmeiras. Nenhum dos 2 teve sucesso.

Um brasileiro médio como você aparentemente é demorará um tempo pra reconheecer as benesses.

Um brasileiro médio como eu é capaz de pesquisar índices e analisar dados estatisticos.
Por isso consigo afirmar que a educação do Brasil é uma das piores do mundo, com um índice altissimo de analfabetismo funcional.

Espero que do alto da sua infinita sabedoria, um dia você encontre humildade e saia do pedestal da ignorância.

Quando eu leio comentários aqui, eu vejo p q pejotinha miliquinhento se acha o "suprassumo do vencedor" do mercado de trabalho...