Comentários comentar

Cheiro de heresia no ar

Boldt @guilhermeboldt - em 10/07/2020

Caminho certo para à apostasia.

só não coloca fogo nos irmãozinhos.

User0154 @lulalivre - em 10/07/2020

Heresia é matar em nome de Deus. Heresia é se dizer cristão e desejar a morte de alheios. Heresia é associar a riqueza financeira a quantidade de doação que você faz a igreja.

Boldt @guilhermeboldt - em 10/07/2020

Na verdade, não. Heresia é a teoria, ideia, prática etc. que nega ou contraria a doutrina estabelecida (por um grupo).
Isso que tu disseste é um conjunto de hipocrisias. É diferente.

boa explicação
agregou

Victor Hugo @euUDTXNW - em 11/07/2020

Na verdade não, mesmo. Heresia é *o ato de contrariar*/não seguir, a teoria/ideia/prática são os valores, é outra coisa. De qualquer forma, o que você disse é literalmente a mesma coisa que o cara acima, heresia é não seguir a ideologia ou a prática, exatamente como você e o cara disseram, contrariar os ensinamentos sendo hipócrita ou "tendo um conjunto de hipocrisias" é ser herege.
Resumo; você falou pouco mas falou errado.

Boldt @guilhermeboldt - em 11/07/2020

Discordo da tua *opinião*.

SamCSM @samucsmm - em 11/07/2020

também discordo. hipocrisia =/= heresia. Lembrando que cristianismo nao é norma, para os dois serem iguais.

Eduardo @duhfernandes - em 11/07/2020

CRÉU

Pedro @plmorooo - em 10/07/2020

cheiro de "cristão" que se acha dono da doutrina. rs

A doutrina cristã não pertence ao espiritismo, se você estudar vera que desde o início do cristianismo existem estudos e concílios que afirmam ou negam uma verdade sobre a doutrina.
Não é qualquer um que pode chegar e dar pitaco sem estudo.

Pedro @plmorooo - em 10/07/2020

vc conhece a história do espiritismo? você tá afirmando que o cristianismo não pertence a ele, mas quem afirmou que pertence? "qualquer um" vc se refere ao prof Hyppolite ?

Entre acreditar nos relatos dos primeiros cristãos e algum que fala com amigos imaginários em quem vou acreditar?

Pedro @plmorooo - em 10/07/2020

putz, você é um coitado. nem vale a pena discutir.

vitor @2d0X778T - em 10/07/2020

Oxi. E quando vc reza é monologo é?
O roto falando do esfarrapado...

Titanico @cniOHOBV - em 11/07/2020

Interessante seu raciocínio. Duas questões:

1. Salvo engano, 02(dois) "amigos imaginários" se apresentaram para Jesus no Monte das Oliveiras, antes de sua captura.

2. Após a morte de Jesus, ele se tornou "amigo imaginário" de muitos que disseram tê-lo visto.

Nesses casos, como explicar ter sido possível com os primeiros Cristãos e negar a possibilidade com os Espíritas?

Todo mundo é ateu de pelo menos um deus.

Jobston @jobstonalo - em 10/07/2020

Quando você morrer certamente irá para o inferno de alguma religião.

william @willhunting - em 10/07/2020

Pelo jeito você não sabe o que é heresia...

o que é?
SEM OLHAR O WIKIPEDIA

Victor @victorcesar - em 10/07/2020

Deviam ensinar isso nas escolas.
#TRETA

Uma religião querendo se meter e interpretar algo de outra, credibilidade zero.
Cada qual que tenha a sua e deixe a dos outros em paz.

Victor @victorcesar - em 10/07/2020

Uma religião fazendo qualquer coisa, credibilidade zero.

william @willhunting - em 10/07/2020

Sem dúvida

religião, credibilidade zero.

Pedro @plmorooo - em 10/07/2020

Como assim, estudioso? em qual religião o espiritismo tá se metendo, doutor?

Boldt @guilhermeboldt - em 11/07/2020

O evangelho e o cristianismo são desconexos. Portanto, creio que o que o colega acima comentou, está relacionado ao título do livro. Espiritismo interpretando o evangelho.
Em minha opinião é sem noção também. Um exemplo, espiritismo acredita na justiça da reencarnação. Tal fato é contrário aos evangelhos.

Pedro @plmorooo - em 11/07/2020

então vc não leu NEM os evangelhos, NEM a interpretação do espiritismo. abraços

Boldt @guilhermeboldt - em 11/07/2020

Legal a tua afirmação, but no.

Gabidog @gabidogg - em 10/07/2020

escola é pra aprender, conto de fadas é em casa

Se for pela lógica qualquer religião é conto de fadas, um céu de contemplação eterna é meio conto de fadas

Titanico @cniOHOBV - em 10/07/2020

Pelo seu comentário, bem como dos que deram "joinha", vejo que não há limites para a ignorância (no sentido de não conhecerem absolutamente nada).

A Igreja Apostólica Romana foi fundada no século IV, com a conversão do Estado Romano.
Após isso, Jerônimo (depois chamado São), reuniu os 04 textos para formar a Vulgata em latim.
A Igreja passou a utilizar então essa versão.

Já o Espiritismo, em o Evangelho, faz um estudo dos ensinos morais de Jesus, somente isso. Não entra nos outros assuntos. E faz a explicação das causas e consequências morais da humanidade, em seus vários estágios.

Em resumo, o Espiritismo não analisa o Catolicismo, mas os ensinos do Cristianismo.

Pedro @plmorooo - em 10/07/2020

é que esse gênio acredita que o catolicismo dele é o cristianismo único e soberano. tristeza, viu.

Parei de ler quando disse que a igreja católica foi fundada no século IV daí já se vê que o cara é bem burrinho.

Titanico @cniOHOBV - em 11/07/2020

Sério cara, pare de passar vergonha.
Vc não sabe a diferença entre Cristianismo e Catolicismo.
Talvez o que vc conheça seja o Catolicismo... Pesquise aí quando foi a conversão do Estado Romano para transformar a Igreja Católica na religião oficial do império.
A resposta é nos anos 300... Que século é esse?

Pedro @plmorooo - em 11/07/2020

tá tendo promo de vergonha aqui no gatry? o cara tá abusando

Alex @asmorgath - em 10/07/2020

Charadinha da heresia!

Vcs sabem qual é a igreja que ilumina?
R: Aquela que esta em chamas :D

Philippe @6Kgal0DQ - em 10/07/2020

Comprei 5

VAI REVENDER?

Esse comentário foi desabilitado por ser reportado por diversos usuários!

ops...ai nao, mais respeito e elegancia com as diferenças

Philippe @6Kgal0DQ - em 10/07/2020

Espero que não falem assim de sua crença! rs

João @eS1T1tHl - em 10/07/2020

Tratem os outros como gostariam de ser tratados!

exato
so q tem uns que se odeiam e nao se amam

Timbinha @bMUFbKWX - em 10/07/2020

Comprei só pra conhecer um pouco da religião da minha tia. Viva a sociedade plural e tolerante.

User0154 @lulalivre - em 10/07/2020

Espiritismo não é uma religião, mas uma doutrina.

Timbinha @bMUFbKWX - em 10/07/2020

Ok então, vou ler um pouco sobre a doutrina da minha tia. Viva a sociedade plural e tolerante.

Titanico @cniOHOBV - em 10/07/2020

Segundo Allan Kardec, o Espiritismo não é uma religião com dogmas, cerimônias, hierarquia. Mas é uma religião no sentido filosófico, no sentido de religar a um Ser Superior.

Boldt @guilhermeboldt - em 11/07/2020

Não é água no sentido molhado, é água no sentido H²O.
Leia teu comentário novamente.

Titanico @cniOHOBV - em 11/07/2020

Não é uma religião no sentido formal, da qual é normalmente concebida. Mas é sim o mais puro religar, ou seja, uma ligação com um Ser Superior... Isso é o sentido filosófico.

Boldt @guilhermeboldt - em 11/07/2020

Do dicionário. Leia o número 3.

Religião
Aprenda a pronunciar
substantivo feminino
1.
crença na existência de um poder ou princípio superior, sobrenatural, do qual depende o destino do ser humano e ao qual se deve respeito e obediência.
2.
postura intelectual e moral que resulta dessa crença.
"homens ímprobos, que vivem longe da r."
3.
sistema de doutrinas, crenças e práticas rituais próprias de um grupo social, estabelecido segundo uma determinada concepção de divindade e da sua relação com o homem; fé, culto.
"r. cristã"
4.
culto que se presta à divindade, consolidado nesse sistema.
5.
observância cuidadosa e contrita dos preceitos religiosos; devoção, piedade, fervor.
"viver frugalmente, dia a dia, na r."

Titanico @cniOHOBV - em 11/07/2020

A diferenciação também é relacionado ao conjunto de conceitos da época. Allan Kardec cunhou a definição na década de 1860, bem distante do que definem os dicionários, pois esses últimos confundem inúmeros conceitos.

Ex: o termo Vidente.

1. Segundo o Espiritismo, o qual criou o conceito e definiu em O Livro dos Médiuns na década de 1860:
Vidente é o médium que tem a capacidade de ver Espíritos.

2. Segundo o dicionário:
adjetivo de dois gêneros
1.
que é dotado da faculdade de ver o passado, profetizar o futuro, conhecer o que se passa ainda que não esteja presente.
"havia muitos magos v. naquele país"
2.
que foi proferido por uma pessoa com essa faculdade.
"uma profecia v."

Essa definição do dicionário está equivocada de acordo com os preceitos Espíritas porque foi esse último quem definiu os conceitos. Quem possui a condição de certa presciência do futuro é o Médium com a especialidade de Profecia ou Pressentimento.

Boldt @guilhermeboldt - em 11/07/2020

Não sei se estás brincando ou de fato acreditas nisso.

Vamos aos fatos.
Achei interessante o teu método. Tu afirmas de forma contundente pra me convencer, mas creio em fatos.
Vou pegar apenas um vidente que é dos anos 1500, bem antes de Allan Kardec existir.
O nome dele é Nostradamus, e detalhe, uma das maiores obras dele se chama profecias.
Portanto, percebes o quão errado estás?

Queres forjar toda uma história com base em Allan Kardec como se ele fosse o precursor de tais proezas?

Agora vai minha opinião: Allan Kardec não passou de um charlatão, assim como muitos outros que o precederam e os que estão por vir.

Não tente passar a perna em mim em uma discussão. Seja honesto comigo e contigo mesmo.

Existem inúmeros outros que precederam o Allan Kardec. Agora, se tu queres crer que ele criou tais conceitos, beleza.
Eu discordo frontalmente dessa afirmação.

Titanico @cniOHOBV - em 11/07/2020

Nostradamus é o conceito do que seria um Profeta. Historicamente o profeta era um enviado da Divindade para esclarecer os homens. Ele seria reconhecido principalmente pela questão moral.
Com o passar do tempo, como alguns profetas poderiam predizer o futuro, aceitou-se que todo Profeta tinha essa capacidade, o que não é verdade (basta verificar na história).

Espiritismo, Hinduísmo, Teosofia... Todos possuem conceitos próprios e que não são bem definidos pelos dicionários.
Todos as citadas são doutrinas Espiritualistas (contraposição ao materialismo). Mas o Espiritismo possui toda uma estrutura e conceituação próprias, todas definidas nas 05(cinco) Obras Fundamentais.

Para falar de todos esses conceitos Espíritas e Espiritualistas é necessário conhecer, estudar. Não se pode querer analisar sem o mínimo de conhecimento. Por isso não me atrevo a falar de inúmeros assuntos dos quais desconheço.
Vc já faz, inclusive por afirmar que são charlatães todos anteriores e posteriores a Allan Kardec... Ou seja, falácia. Nega tudo do assunto sem conhecer nada.

A honestidade minha vem da vontade de aprender, aceitar, acreditar. Vc a sua vem de onde, da negação? Dos ataques? De querer desqualificar tudo o que não conhece?

Fique com suas verdades, mas cuidado para não espalhar inverdades.

Pedro @plmorooo - em 10/07/2020

sensato perto de tanto revoltado espumante

boto fe ...menos intolerancia

Titanico @cniOHOBV - em 10/07/2020

Depois as pessoas pedem respeito uns pelos outros! Não entenderam que liberdade de expressão # liberdade para ofender.

Além disso, pelos comentários, verifica-se facilmente o motivo de tudo estar uma bagunça: ninguém conhece ou estuda e quer se manifestar sobre o tema.
Resultado: um monte de gente passando vergonha com seus achismos...

Pedro @plmorooo - em 10/07/2020

obrigado por isso

Pois é, e que bom que além de tudo que a doutrina espírita ensina está a compaixão pelo próximo, porque realmente vemos que esse mundo tem muito o que aprender e evoluir visto os comentários postados aqui.

apesar de muitos dos seus seguidores serem hipocritas, elitistas e arrogantes
do resto concordo

Boldt @guilhermeboldt - em 11/07/2020

Daí tu vens, dizes que a igreja católica foi fundada no século IV e os outros estão passando vergonha com seus achismos. Tu e teus likes, isso sim.

Anderson @abiegel - em 10/07/2020

Caracas tá mais quente que comentários políticos

Andre @usavaesqui - em 10/07/2020

E assim falou Zaratustra....

"Em verdade, em verdade vos digo..."

"Em verdade, em verdade vos digo..."

Os critianitas são tão pouco crentes que qq coisinha com o deus deles já querem ir queimando na fogueira... "ui, com deus não se brinca" "ui, vou mandar meu pastor / padre/ médium atrás de vc... " aauahuhauhauhauha

Vou resumir treta sobre religião, meu amigo imaginário é melhor que o teu