Comentários comentar

O problema é o homicida e não o sistema de transferência de dinheiro.

É mais ou menos como culpar a mulher que saiu de mini saia e não o estuprador

Joao @joaobrass - em 24/01/2023

Você está falando besteira.

O crime se adapta ao que está rolando e faz novos golpes.

Primeiramente, o PIX que o Bolsonaro criou não é novidade há muitos anos.
Na China eles usam dinheiro dessa forma há anos. O WhatsApp Pay estava sendo homologado (e o bacen bloqueou pq ia dominar o mercado).
Portanto assim que algum desses métodos digitais entrasse no mercado, esse mesmo golpe surgiria.

Fato 2:
O BACEN regulamenta MUUUUITO o PIX. É muuuuito chato.
E tbm vai criando métodos para proteger o usuário (forçando os bancos a implantar com deadlines curtos).
Por exemplo, contato seguro, limite de transferência.

Porém essa forma rápida de transferência pode ser usada pro bem ou pro mal.
Acidentes de carros matam pq as pessoas andam há 80/h na via.
Por isso vamos voltar a andar a pé de São Paulo a Manaus.
Não faz muito sentido, vamos nos proteger utilizando cinto de segurança, airbag, abs, regras de trânsito mais pesadas, etc.

Só uma correção: o pix não foi criado pelo Bolsonaro. Ele foi idealizado em 2018 pelo governo do vampirão. Começou em 2020 pois foram anos de criação, licitações e testes.

E mais um adendo: O BC é independente (espero que continue assim). Dessa forma ele é "quase" imune à governos A ou B.

Joao @joaobrass - em 25/01/2023

FOI IRONIA GALERA.

Vcs acham mesmo que um BOÇAL que SÓ FALA consegue SER EFICIENTE?

Perdeu a eleição pro P3t3 pq falou tanta m3rd4. Foi incompetente até nisso.

As críticas presidenciais só mostram a importância de blindar instituições da sanha política.

Copium (8cm) @copium - em 25/01/2023

VAMPIRÃO!!!
UAHAHUIASHAHASUIHASIUHASHAUIIHUASHUSAIHAUSIASH

Mentolado @mentolado - em 25/01/2023

Tá esperando as 72horas ainda né? rsrsrsrs

Roni @6by6dz4t - em 25/01/2023

Besteira não é, o que mais tem é reportagem mostrando o quanto absurdamente aumentou esse tipo de crime. Aqui mesmo no gatry é comum o pessoal relatar ter adotando um telefone extra pra deixar em casa depois que isso se tornou um crime comum. Quanto ao fato 2, os meios de segurança adotados pelo pix não tão eficazes. Agora veja bem, não é uma crítica a quem criou o sistema, ele é ótimo, mas você não acha que seria melhor tornar o sistema mais seguro? Na minha opinião, poderiam criar um período de carência para recebimento de grandes somas em contas novas, isso dificultaria pro golpista, que tem muita facilidade de criar contas falsas ou em nome de laranjas. Claro que é apenas a opinião de um leigo, tem certeza que no banco central eles têm uma equipe muito competente e podem sim implementar melhorias para prevenir de forma mais eficaz crimes dessa natureza.

" Primeiramente, o PIX que o Bolsonaro criou não é novidade há muitos anos."

Já errou aí, nem isso o miliciano fez (mas adora dizer que foi ele). Foi o Temer.

Joao @joaobrass - em 25/01/2023

É ironia. O cara não conseguia falar pras pessoas usarem máscara pra economia voltar mais forte.

Que facilitou os golpes não da pra negar. Mas ainda sim a culpa é de quem pratica.

O Brasil é obrigado a viver no passado em várias coisas por conta da insegurança. Não dá pra ter caixa eletronico pq explodem, nao da pra ter itens de mobilidade urbana pq roubam, os bancos tem q amarrar a porra de uma caneta bic com uma corrente lkkkkkkkk é complicado

E olha que o Brasil é referência em formas de pagamento para a maioria dos países.

Antes tinha TED que caia em poucos minutos. A diferença é só a tarifa.

Gxv3t5k2 @orjrhrhhr - em 25/01/2023

Então não vai demorar muito pra se igualarem

akumaevil @akumaevil - em 25/01/2023

Minutos nada podia ser até 2 horas ,inviabilizava vc pagar uma compra assim, pq ficava dois tonto esperando cair, pix vc comprar até fruta na feira livre por pix.

Sam @samgatry - em 24/01/2023

Nesse caso do DF em específico esses monstros iriam cometer essa atrocidade independente do meio de transferência de dinheiro.

"Bom mesmo era no meu tempo, quase não tinha crimes, era só dar 2 galinha, 3 pato e o cara ia embora, ladrão tinha honra"

Roni @6by6dz4t - em 24/01/2023

Eu também gosto do pix e não quero que acabe. Acho o maior problema é a facilidade de criar essas contas digitais. Outro dia vi um diálogo entre bandidos em que um se gabava da facilidade de criar contas falsas.

Roni @6by6dz4t - em 24/01/2023

Isso facilita muito os golpes. Deveria ter uma camada a mais de segurança, e talvez restringir o pix somente para bancos de verdade e não para esse aplicativos de pagamento.

Beto @TheBeto - em 25/01/2023

restringir pix para "bancos de verdade" criaria concorrência desleal, não concordo e como consumidor não gostaria que isso acontecesse, até porque aposentei o bradesco e itau desde que chegou nubank, inter e c6.

Roni @6by6dz4t - em 25/01/2023

Todos que vc citou são bancos. Né referi a apps tipo picpay mercado pago

Beto @TheBeto - em 25/01/2023

tenho também porem nao uso nem picpay nem mp (trabalho com ML mas retiro o dinheiro toda semana ou quando bate 10k). Não confio em nenhum dos dois. Mas Ainda assim pix é mao na roda no MP pra tirar a grana kkkk

Kel @julias - em 24/01/2023

Aconteceria, não eh a primeira vez que acontece esse tipo de crime, isso acontece desde sempre independente do tipo de transferência do dinheiro.
Tem mais coisa aí tbem além do dinheiro, vi uma reportagem, qdo ainda desconfiavam do sogro e do marido, que a polícia dizia que os dois eram velhos conhecidos da polícia.

editado em 24 de jan. de 2023 21:33
akumaevil @akumaevil - em 25/01/2023

"se aceitar perder sua liberdade em nome de sua segurança, acabará sem nenhum dos dois" - isaac newton

Roni @6by6dz4t - em 25/01/2023

Por algum motivo ao admin deleta algumas respostas minhas. Mas a ideia do questionamento não é acabar com o pix, é melhorar a segurança. Você não acha que seja possível isso?

akumaevil @akumaevil - em 25/01/2023

Qual a falha de segurança?

Se o bandido te obriga a transferir vc perde o dinheiro não tem o que fazer , a questão é vc agir de forma nunca entrar nessa situação, não é o sistema que é inseguro.

O sistema seria inseguro se golpistas entrassem no sistema e transferissem dinheiro da sua conta,sem suas senhas.

O que os bancos poderiam fazer é vc logar com uma senha diferente,e entrar com o saldo e o limite sejam bem inferiores(configurável).

Roni @6by6dz4t - em 25/01/2023

Não é falha, mas creio que seja possível implementar mais uma camada de segurança. Você já deu uma ideia boa aí, talvez os especialistas do banco central possam pensar em algo até mais efetivo.

Lucas Paiva @hellzaoo - em 25/01/2023

Sim, trouxe. Igual a mini saia, a roupa de academia, o relógio, o celular.

Tem dó

Thiago @thiagoliveiraq - em 25/01/2023

Sim trouxe insegurança, aliado de praticidade.
Mas o problema é muito maior, bandidos tem a sensação que o crime compensa e talvez compense mesmo (Pra eles)...

Beto @TheBeto - em 25/01/2023

Até para nós pessoas comuns e de bem temos a visão de que o crime compensa, imagina pra quem é criminoso. Enquanto nós tivermos essa consciência de que compensa (pq é um fato), pra eles vai ta compensando.
Só vai começar à melhorar quando não compensar mais.

Zoe @Zoee - em 25/01/2023

O problema é a impunidade e os exemplos que temos que o crime compensa.

Beto @TheBeto - em 25/01/2023

Estava por fora desse fato de Df. Na vdd eu vi alguma coisa mas faz tempo, não sabia que tinha atingido tantas pessoas. Pesquisei por varias materias aqui e fiquei chocado. Simplesmente lamentável o que aconteceu

Como já falaram aí, é como dizer que a culpa da mulher estuprada é dela pois usou roupa curta.

Roni @6by6dz4t - em 25/01/2023

Comparação de extremo mal gosto para quem se banca ser progressista.

Como? Estamos falando de dois crimes onde um grupo de pessoas sem noção sempre culpabiliza as vítimas.

Roni @6by6dz4t - em 25/01/2023

Não cara, em nenhum momento as vítimas do pix foram culpadas. Além disso a comparação não faz sentido, uma rápida pesquisa se averigua que com o pix aumentou o tipo do crime:
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-esta...
Já com o estupro… att… não há nem o que que falar. Além de não ter base nenhuma os dados, o assunto é um gatilho, e não deveria ser usado pra piadas ou mitadas.

" em nenhum momento as vítimas do pix foram culpadas. "
Sempre tem gente que diz que a vítima é burra por cair em golpe.

"uma rápida pesquisa se averigua que com o pix aumentou o tipo do crime: "
Eu disse o contrário? Claro que vai ter golpe em cima disso.

"Além de não ter base nenhuma os dados"
Que dados?

"não deveria ser usado pra piadas ou mitadas."
Concordo e acima de tudo, o que não pode é culpar a vítima.

editado em 25 de jan. de 2023 17:17
Lucas Paiva @hellzaoo - em 25/01/2023

Gostei. A lacração do esquerdismo se voltando pro esquerdista. Briguem