Comentários comentar

Por conta de vários CEOs costumarem falar besteira, eu cada vez mais percebo o quão distantes eles estão da realidade.

Quem realmente sabe da realidade é quem está trabalhando/operando diretamente na linha de produção e vê as cagadas que uma IA sem supervisão faz.

Gxv3t5k2 @ourbshag - 1 dia atrás

Mas isso é o presente, o futuro (1 - 2 anos) provável que vai ter evoluído muito

radiobrasil @2rljgvrz - 20 horas atrás

Lembro quando surgiu o 3D no cinema/tv... atores ficariam desempregados rss Até hoje o 3d não saiu do "vale da estranheza" rss Ainda não chegaram na perfeição passados mais de 20 anos

jmmadruga @jmmadruga - 15 horas atrás

Tem um perfil que posta somente besteira que CEO de tecnologia falam, e diria fácil que eles vivem em outra realidade. Se vocês acham Elon Musk, Zuckberg e companhia problemáticos, esperem até ouvir sobre o Peter Thiel.

Aesthesys @aesthesys - 56 minutos atrás

Exatamente. CEO vive fora da casinha, em Nárnia.

Gxv3t5k2 @ourbshag - 1 dia atrás

O fato é, as IAs hoje erram muito, mas tbm estão sendo aperfeiçoadas dia após dia.

Se realmente isso acontecer de acabar a profissão de desenvolvedor em um futuro próximo, depois de passar muitos anos estudando e se dedicando, como vocês se sentem? Estão preparados? Tem um plano? Ou realmente acham que isso nunca vai acontecer?

E lembrando que elas melhoram em tempo absurdamente mais rápido que qualquer ser humano em fase de capacitação profissional.

Cearensezinho @cearensebr - 23 horas atrás

Pilotos de IA.
Gerar contexto, montar skills(rules) de como a IA vai interagir com o projeto.
Vamos virar revisores de IA, traduzir as regras de negócio pra ela.
Código em si, ninguém vai mais bater.
Levantamento de requisitos com o pessoal de negócio, e depois traduzir em uma skill pra IA bater esse código pra gente.

Trabalho braçal de código não vai ter mais, a gente vai ser cada vez mais Analistas e menos devs.

Curioso que são os próprios prejudicados que estão trabalhando na escala 996 pra isso ocorrer bem rápido...

tico @1sjpudll - 1 dia atrás

é que os filhos da ### tão ganhando dinheiro suficiente para não precisarem trabalhar em pouco tempo

Gxv3t5k2 @ourbshag - 1 dia atrás

Só a meta por exemplo montou um dream team com alguns dos melhores engenheiros do mundo focados em desenvolver e aprimorar essas IAs da nova geração

De repente sejam melhores com IA do que com rede social

jmmadruga @jmmadruga - 15 horas atrás

Em termos de Gen IA, o time da meta no geral tá bem abaixo do resto. Provavelmente perde para Gemini, Chatgpt e Claude, no mínimo. E não tem nenhum produto de destaque para usuário final até o momento. Vamos ver se a compra do Manus muda o cenário.

Gxv3t5k2 @ourbshag - 15 horas atrás

Os nomes na meta parecem ter mais peso: https://www.reddit.com/r/singularity/comments/1m3zn2l/det...

Maioria ja liderou grandes cargos em outras empresas de tecnologia famosas e tbm tem os founders que foram comprados de startups de ai.

Eles estao focados na superinteligencia que a meta vai lancar, por isso ainda nao vimos nada de novo na meta

jmmadruga @jmmadruga - 14 horas atrás

Interessante o link, realmente no papel parece ser ótimo.

Mas não conhecia o plano de "Superinteligência" da meta. Além de parecer que foi escrito com o chatgpt usando o prompt de uma criança de 5 anos. Basicamente o texto descreve a "superinteligência" como a Alexa com menos privacidade e um pouco mais de utilidade. Parece pior do que o Sam Altman falando que já alcançaram SGI e ninguém notou.

Os melhores trechos é esse aqui:

"Se as tendências continuarem, podemos esperar que as pessoas passem menos tempo usando softwares de produtividade e mais tempo criando e se conectando. A superinteligência pessoal, capaz de nos conhecer profundamente, entender nossos objetivos e nos ajudar a alcançá-los, será de longe a mais útil. Dispositivos pessoais, como óculos que entendem nosso contexto por verem o que vemos, ouvirem o que ouvimos e interagirem conosco ao longo do dia, se tornarão nossos principais dispositivos de computação." - Sonharam com o Jarvis, acordaram com óculos da meta sendo vendido na Chili Beans.

"Acreditamos que os benefícios da superinteligência devem ser compartilhados com o mundo o mais amplamente possível. Dito isso, a superinteligência suscitará novas preocupações de segurança. Precisaremos ser rigorosos na mitigação desses riscos e cuidadosos com o que escolhermos disponibilizar em código aberto. Ainda assim, acreditamos que construir uma sociedade livre exige que busquemos empoderar as pessoas o máximo possível." - Sim, certamente tornar tudo código aberto seria uma grande falha de segurança, nossa, que pecado. Nem sei como o Linux funciona.

Para quem ficou curioso:

https://www.meta.com/superintelligence/

Drager @drager - 23 horas atrás

Segundo a Gartner, até 2030 a IA vai ser extremamente competente. Como desenvolvedor, acredito que não vai "acabar" com meu emprego, principalmente porque existem diversos sistemas legados não integrados (e que não vão se integrar, como é o meu caso) com a IA. Vai apenas reduzir o número de pessoas necessárias para tocar um software ou projeto. Em vez de ter uma equipe com 4,5 caboco, vai ser você, uma IA e Deus.

puternic @puternic - 23 horas atrás

Concordo brother ... sempre que um novo paradigma tecnológico é alcançado, uma galera bosteja falando dos empregos perdidos e tals ... Isso eh algo tão natural e sempre rolou, vide acendedores de poste que perderam o emprego por causa da eletricidade, assessoristas de elevador, datilógrafos, e mais um zilhão de casos rs.

Programadores se tornarão profissionais mais eficientes, sendo "pilotos de IA", outros se tornarão arquitetos de IA, outros engenheiros de IA, outros serão Data IA, e por aí vai ....

O negócio é se posicionar rápido pq, como meu pai diz, "quem chega primeiro bebe água limpa". Eu mesmo estou passando por isso, tentando absorver ao máximo esse "novo mundo" e aproveitar as oportunidades que surgem todos os dias.

O legal é que a nossa geração está presenciando vários paradigmas: a revolução da internet nos anos 2000; as finanças descentralizadas com o advento cripto e, agora, as LLMs com todo seu potencial de produtividade e que nem sabemos onde pode gerar (algo fascinante).

Enfim, dentre os 117 bilhões de serumaninhos que já caminharam pela Terra, acredito que estamos entre os 7 bilhões mais sortudos que puderam presenciar tanta coisa bacana, ao vivo.rs

Gxv3t5k2 @ourbshag - 21 horas atrás

Eu acho que isso que vc esta falando ja eh o presente, os devs ja sao pilotos de ia… maioria que eu conheço pelo menos ja usa ferramentas como claude copilot cursor e nao programa mais como antigamente… o ponto é realmente se daqui 1 ou 2 anos a IA nao vai mais precisar de supervisão e vai fazer todo o trabalho do dev

Drager @drager - 18 horas atrás

IA sem supervisão e 100% autossuficiente é o grande X da questão mesmo. Eu HOJE falo que não tem como. Daqui um ano, talvez...

Linux @sLinux - 23 horas atrás

Truco ladrão

Quantos meses para IA substituírem CEOs?

Alan Bedoura @alanbedoura - 23 horas atrás

Em resumo, a IA não substituirá os CEOs em "meses" (como 6 ou 12), mas os CEOs que não utilizarem IA perderão seus cargos para aqueles que usam, tornando a tecnologia uma competência central de liderança já em 2026.

Cearensezinho @cearensebr - 22 horas atrás

Acho que isso vai ser pra tudo, mestre das taxas de juros...
Vc não vai ser substituído de cara por uma IA, mas vc vai ser substituído por uma pessoa que faz o que vc faz usando IA e sendo mais produtivo.

editado em 3 de fev. de 2026 11:52
Alan Bedoura @alanbedoura - 22 horas atrás

Eu não porque eu já me garanti em um concurso público... Hehehehe
Mas eu tenho essa preocupação para meus filhos pequenos.

editado em 3 de fev. de 2026 17:17
Alan Bedoura @alanbedoura - 22 horas atrás

Inclusive era a dica que eu ia dar. Não quer ter chefe enchendo o saco, evitar as turbulências do mercado, mudanças drásticas, o concurso público é uma opção interessante.
O crescimento profissional é que ficará comprometido.

Anderson @4ez8ujsh - 22 horas atrás

Meu palpite é que nunca vai substituir completamente, entretanto as oportunidades profissionais tendem a diminuir, principalmente para iniciantes. Para os desenvolvedores de CRUD e relatório creio que o mercado vai diminuir muito. Para os bem especializados, dificilmente a IA vai conseguir substituir qualquer coisa. Em resumo: se no seu trabalho você já teve que projetar uma estrutura de dados nova pra conseguir implementar certas coisas, seu emprego está seguro. Se o máximo que a pessoa faz é CRUD em tabelas, aí já acho que está em risco.

Sigma7 @sigmasete - 21 horas atrás

Sem IA, veja o caso da criação de blog e sites, que atualmente, via sistemas como WordPress, é tudo basicamente visual, arrastando e soltando coisas. Acho que essa já era a tendência, de uma programação mais visual, e dai vejam também o caso do desenvolvimento chamado No Code. A IA tende a acelerar tudo isso, permitindo que algo seja descrito, ditado e surgindo visualmente, daí é preciso apenas realizar um acabamento final. Acho que os DEVs devem se especializar nesse acabamento. Acredito que alguns produzirão obras de arte e assim se diferenciarão, mas outros serão mais brutos, fazendo apenas o "feijão com arroz".
Fazendo um paralelo, os DEVs hoje são arquitetos e pedreiros, pois precisam construir a "casa" toda e, com a IA avançada, serão designers de interior, cuidando mais da aparência final, do acabamento. Ao invés de ficarem estudando fortemente apenas IA, deverão estudar também design.

Ronaldo @ronaldooo - 17 horas atrás

No code nunca deu certo e não vai dar, não tem como customizar em um nível que chegue a programação, wordpress mesmo é baseado nos templates programados em php. Agora IA é revolucionário mesmo.

O que tem de gente que sonha com esse dia hahahahah

Assim como o copiar e colar não matou jornalistas ou escritores, a IA n vai matar o DEV.

Lembrando que: IA só reproduz o que foi ensinada, não cria nada.

Gxv3t5k2 @ourbshag - 15 horas atrás

Esse é o ponto, tudo relacionado a IA tem que terminar a frase com um ainda, não cria nada… ainda. Daqui 1 ano não sabemos, o que sabemos e que evolui a passos largos dia após dia

Garfield @garfield - 15 horas atrás

Por definição, é impossível uma LLM responder algo para o qual não foi treinada.

jmmadruga @jmmadruga - 14 horas atrás

Ia responder exatamente isso. Só se mudar o paradigma de Gen IA para outra coisa nesse meio tempo. Mas ai é um chute na lua.

A gente mora no BR… aqui tem matsunaga, Tio Paulo, descondenamento, mundial sem libertadores, mundial que não é mundial e mais uma infinidade de coisas inexplicáveis. O pessoal viaja em achar que a vida do dev segue um roteiro linear a ponto de uma IA genérica se adaptar a tanta maluquice diária.

xodozin @xuxuXodo - 16 horas atrás

Vim aqui deixar minha risada: hahaha. Somente, obrigado pela atenção.

Garfield @garfield - 15 horas atrás

1. Ele é CEO de uma empresa de IA. Antes de qualquer coisa, é obrigação dele falar isso.

2. Ele disse: uma IA vai substituir tudo que o engenheiro de software FAZ HOJE. E deu o exemplo dentro da própria companhia. Essa substituição de trabalho já começou, e ele disse que ela vai chegar aos 100%, que é o engenheiro de software não digitar mais nenhum código manualmente. A manchete diz outra coisa, o que é uma ironia, porque se você não sabe escrever direito nem interpretar direito, você vai ter muita dificuldade com LLM.

3. A maioria dos desenvolvedores vive em Nárnia e acha que nunca será atingido e que IA só faz código ruim. Esses talvez estejam no último emprego da área na vida.

Garfield @garfield - 15 horas atrás

E lembrando o melhor comentário de um amigo sumido aqui do fórum: tomara que ela faça mesmo, to cansado.

Rocketman® @EltonJohn - 5 minutos atrás

Que Deus o tenha!

Davi Ferreira @daviferreira - 50 minutos atrás

Eu duvido, mas tem um ponto importante: há 4 anos atrás era lançado o chatgpt, no lançamento errava mais que acertava e causava problemas. em 4 anos temos um ecossistema de IA que já faz muito mais do que fazia e evolui dentro de si mesma. Imaginem nos próximos 5 anos?

Rocketman® @EltonJohn - 3 minutos atrás

A única certeza é que em 5 anos um azulejista vai ganhar mais que programador...