Comentários comentar

Vou dar meu feedback:
Tenho um delivery em casa, minha conta ficava em média no ano uns 500~600 reais. MInha ideia inicial era colocar 8 placas e no fim acabdei instalando 16 placas, com um inversor que toca até 8000W, foi o dobro do que eu pensava inicialmente, muito por conta da sombra que gera no predio do lado da minha casa.
Dito isso:
Meu consumo de energia subiu muito desde la, uso ar condicionado sem medo, acabei trocando um fogão aqui da empresa pra de indução(economizo no gás), troquei um freezer por um modelo maior e acabei ativando uma outra geladeira que tinha parada aqui e coloquei ar condicionado dentro da minha cozinha comercial.
Minha conta inicialmente ficava na casa dos 130~140, mas depois por conta desse governo maldito o mais baixo que consegui chegar nela foi 170.
No meu caso, acho que foi um excelente investimento a médio prazo, em 5anos vou recuperar o investimento, e tenho placas com previsão de geração pra 20~25 anos, sem falar no ganho em qualidade de vida, ar em casa sempre que quero, até miha gatinha quango viajo eu deixo o ar ligado pra ela ficar no fresquinho...

wiskas @wiskas - 1 dia atrás

Valeu!!!

Não esquece de colocar na conta possiveis reparos/trocas de equipamentos... Quanto custa esse inversor? E granizão tipo bola de beisebol, cai na sua região? Seguro cobre danos em placas?

editado em 19 de dez. de 2025 13:27
wiskas @wiskas - 1 dia atrás

Campinas/SP, não é comum ter tempestades desse tipo. Quanto ao seguro, ótimo ponto, vou verificar.

Anderson @azavatti - 1 dia atrás

jovem se voce comprar um kit intelbras, como um todo, ou seja, inversor, placas etc, com credenciado, vc tem garantia de 10anos em inversor, e 20 anos em placas ...

wiskas @wiskas - 1 dia atrás

Meus pais fecharam com a Intelbras mesmo, mas queria ler a opinião da galera (por mais que o negócio já tenha sido feito kkkk)

Isso é bom.. só resta saber se seguro cobre danos nas placas por granizo / vendaval ou impactos

Anderson @azavatti - 1 dia atrás

Seguradora particular ? se for SIM, como o caso do Itau, ( meu caso ) , vc adiciona na clausula , e boas....
Na intelbras acredito que não, pois são causas naturais, nesse caso acho que estão certos,
E lembre-se de comprar em seu nome ou de quem for a residencia ser propria, o valor gasto deve ser declarado e é considerado uma benfeitoria que agrega valor ao imóvel, o que pode trazer benefícios no futuro, especialmente no momento da venda do bem.

Anderson @azavatti - 1 dia atrás

No meu caso, eu tenho o inversor EGT 4600 com 10 placas 550w , tudo intelbras, cabeamento de qualidade etc,
Kit total ficou em 15K parcelados em 12x sem juros,
Atualmente uso 3 Ar Midea Xtreme 12000 btus, 2 em quartos somente a noite, e 1 na sala ligado todo dia, fds praticamente nao se delisga, nem mesmo quando vou dormir pra deixar ambiente climatizado, com tudo fechado, ajuda manter a limpeza , " e como disse o Nobre amigo acima, deixo ar ligado na sala pra cachorrinha quando saio, sem me preocupar com uso ...
Meu consumo atual é de 400-500kwh , contando chuveiro ( mudei pra um de otima qualidade 7800W 220v )
Uso muito cocktop eletrico, airfryer , cafeteira, maquina de pão, forno eletrico, automatizei as lampadas com alexa, pra acender durante a noite ( quintal / corredor / garagem , pois moro em casa ) sem preocupação,
bujão de Gas dura media 7 mes agora ou mais, e ainda sim estou gerando mes 650/700 , ja chegando a 800kwh mes em periodo sem chuvas, media de conta 80-100 reais CPFL ( teve mes como periodo de frio vem *** sem conta minima , que seria 61,00 ) e com kwh acumulado : Saldo em Energia da Instalação: Convencional 5.196,0000000000 kWh, estou com esse projeto desde 04/04/2024 ...
ao meu ver, se vc for usar com tudo que tem direito, ele se paga muito rapido ,e ainda quero conseguir o carro eletrico para melhorar esse rendimento.

editado em 19 de dez. de 2025 14:03
wiskas @wiskas - 1 dia atrás

MUITO obrigada!

Anderson @azavatti - 1 dia atrás

Fora o fato de ser totalmente gerenciavel pelo celular , saber produção etc , e SE voce tiver mais imoveis , pense sempre em expansão , pois voce pode ter por exemplo 2 codigo de instalação, o seu gerador, e consumidor, e se tiver sobras, vc manda essa sobra pra outra instalação , abatendo na conta.
pode ser gerar mais instalações , porem todas precisam ser em seu nome.. o documento da CPFL quefaz isso é GED-15303 , eles são chatos pra te informar, mas o documento e bem auto explicativo, e voce faz diretamente com eles , isso se tratando de CPFL

wiskas @wiskas - 1 dia atrás

É CPFL mesmo. Valeu pelas dicas!

Jvolt @jvolt - 1 dia atrás

É a única forma de voce se defender dos aumentos na conta de energia, coloque mais do que usa hoje e compre carro elétrico para andar na cidade. Vai economizar muito no dia-a-dia para o resto da vida, isso faz muita diferença no longo prazo

wiskas @wiskas - 1 dia atrás

Obrigada!!

Jvolt @jvolt - 1 dia atrás

Isso é inveja de quem mora em apto e não pode gerar, ficam com esse papinho de subsídios, que o mais pobre paga mais e etc. É claro que se voce consumir mais deve pagar mais e quem tem geração própria vai consumir menos e pagar menos. Aqui em casa eu produzo 1200kwh/mes e consumo 800, mesmo assim, ainda pago 180 reais/mês pela disponibilidade/rede, eu pago mesmo "sem usar", sim eu sei que uso a noite e injeto de dia. A energia que eu forneço em excesso para a rede ninguém me paga, e eu ainda tenho que pagar 180/mês. Concordo que a energia solar, por ser instável, gera problemas no sistema nacional e obriga as grandes geradoras a desligarem durante o dia, se a questão fosse estritamente essa, ok, mas esse papo de o pobre pagar pelo rico é pura inveja.

180 taxa minima por ser trifásico?

Jvolt @jvolt - 1 dia atrás

Isso.

KGB @KGBA - 1 dia atrás

Com relação ao sistema fotovoltaico... vai sem medo! Você vai se arrepender de não ter colocado antes.
Já quanto a marca (Intelbras), não recomendo. Eles não fabricam absolutamente nada de fotovoltaico. É tudo white label. E o pior de tudo... eles não instalam as proteções de corrente contínua (proteção contra surto e raio). Pergunte ao seu vendedor se eles colocam String Box de corrente contínua independente (externa). A resposta vai ser: "Não precisa! O inversor já tem proteção interna, embutida, embarcada etc."
Ou então vão tentar te convencer que o DPS de corrente alternada é proteção de corrente contínua

DPS e disjuntor pra ac não "funfa" com DC, certo!

KGB @KGBA - 1 dia atrás

Isso! Como dizia aquele velho conhecimento da filosofia grega: Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!

Por exemplo: os disjuntores têm um componente chamado câmara de extinção. Um disjuntor AC não tem uma câmara de extinção projetada pra conter um arco elétrico causado quando se interrompe uma corrente DC. Então é risco de incêndio certo.

Lembre-se que na AC no Brasil a frequência é de 60Hz, ou seja, 60 vezes por segundo a onda senoidal cruza o zero. Então é mais fácil de conter um arco. Mas na contínua não. Ela não cruza o zero. É linear

Tenho a 8 meses, antes pagava 400 de conta, hj é apenas mínima + iluminação pública, e na casa ao lado tem desconto mas vareia de 50 a até 200 mensais em época de sol a pico. Então vai sem medo.

DiClaps @pdiclaps - 1 dia atrás

Duvida aproveitando o fio.. em sao paulo(capital), daria para colocar em uma residência as placas e utilizar do crédito delas em um apto por exemplo?

editado em 19 de dez. de 2025 17:13

Pelo que sei, vc pode abater $$ na conta de outro imovel, desde que ambos sejam de mesma titularidade.

KGB @KGBA - 1 dia atrás

Sim se os imóveis estiverem sob a área de atuação da mesma concessionária.
E obviamente se as contas de luz estiverem sob a mesma titularidade

sandro @sandrorosignoli - 14 horas atrás

Alguém recomenda empresa em SP, capital, tanto para o projeto quanto para a instalação? Ou alguma marca a se evitar? Obrigado!

Acompanhando aqui. Também tenho interesse

Thiago @thiagomn - 7 horas atrás

Vou acompanhar também. Fiz alguns orçamentos com empresas bem avaliadas no Google aqui na ZL e deu por volta de 13k, considerando placas para a a aquisição de carro elétrico no futuro.

KGB @KGBA - 5 horas atrás

Intelbras e WEG são imbatíveis em outros segmentos, mas resolveram adentrar pelo fotovoltaico e não são bons. Evite! Fuja de Growatt e Elgin. Deye se o preço estiver muito bom você pode considerar. Fronius é a Ferrari dos inversores, mas eu acho que o que ele oferece a mais não vale o tanto que é cobrado. Se tiver disposto a gastar, pode ir sem medo no Fronius. Outros muito bons são Solis, Solplanet, SAJ, Huawei, Sungrow, Canadian, Livoltek (é muito bom, mas o suporte tem demorado a dar resposta). Se optar por micro inversor, os melhores são Hoymiles e APSystems

sandro @sandrorosignoli - 2 horas atrás

Irmão, muito obrigado pela resposta tão completa, vou estudar as marcas recomendadas.