Comentários comentar

Agora nem isso: Ventania derruba Papai Noel da avenida Paulista; prefeitura suspende eventos de Natal…

a enel é ótima, 24h sem luz em casa, o que tem dentro da geladeira foi pro saco "fiz compras domingo" e o preju fica pro trouxa que paga 280 conto de energia por mês e nem fica em casa (2 pessoas).

DiClaps @pdiclaps - 19 horas atrás

toda vez a mesma ladainha, ai o bananinha vai pra TV e fala que vai revogar contrato, vai multar se não arrumarem em 48h, ai fica facil...

o problema que o ´nico que pode suspender o contrato com a enel é o nosso querido ministério de minas e energia.

Ernani @2sonxznw - 19 horas atrás

Mas o pessoal diz que a privatização é boa e melhora os serviços.

DiClaps @pdiclaps - 19 horas atrás

e fora o tanto de árvore que tem pedido aberto de poda na prefeitura e nada de podar, pra que podar se a natureza vem e faz naturalmente né? Pessoal da poda tava instalando luzinha de natal nas árvores

giovani @rachador - 17 horas atrás

Claro, até porque as empresas públicas são exemplos de eficiência nesse país.

Ernani @2sonxznw - 14 horas atrás

pois é... então aguarda ai 48/96 horas até alguem resolver o problema da energia. Por exemplo aqui no PR (publico) tivemos os mesmos ventos e não temos pontos sem energia em grande escala como ai...

giovani @rachador - 13 horas atrás

Que comparação ótima, vamos fazer assim então, eu aqui em em uma cidade do estado de SP não fiquem sem energia, que estranho né?
Mais estranho ainda é você dizer que a COPEL é pública.

Drager @drager - 10 horas atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKK Copel pública foi foda

veHagah @veHagah - 16 horas atrás

Se tá ruim privado, imagina no público.
Prefere correios ou mercado livre/amazon?

DiClaps @pdiclaps - 16 horas atrás

Depende, se eu for investir prefiro mercadolivre e amazon, mas se eu for usar para enviar uma encomenda, eu vou nos correios mesmo...

Ernani @2sonxznw - 14 horas atrás

pergunta pra quem mora no interior do Brasil se prefere Amazon ou Correios...

Zeizico @Zeizico - 19 horas atrás

Caros, eu odeio a enel, mas vou ser obrigado a discordar, vai a árvore em cima das linhas de energia, não tempo que fazer, eu mesmo sou contra cortar as árvores, aqui em são Bernardo eles estão cortando árvores que estão a décadas no bairro justamente pela preguiça de ficar podando, e claro, talvez não tenha efetivo pra isso tbm, e quando tem poda eles podam de verdade, deixa só o tronco... É foda mas eventos adversos tem em todo lugar do planeta, e enterrar os fios é inviável.

Garfield @garfield - 19 horas atrás

Entendo que a questão não é essa, é o tempo até a energia ser reestabelecida. Todo mundo sabe que se chover pode faltar energia. Complicado é passar de 12 horas de falta de energia como vem acontecendo.

evento adverso há, mas ficar 24h sem energia é incompetência. fica 24h sem resolver um problema de cliente seu para você ver.

E outra 1500 equipe de 3 pessoas que dá 4.500 funcionários para atender mais de 1.5 milhão de residências? tá cagando para população e amiga minha trabalha nessa merda e falou que teve cortes de custos forte nos dois anos anteriores de técnicos.

Zeizico @Zeizico - 16 horas atrás

Não é defendendo meu amigo mas é uma questão de razoabilidade, mão de obra não é uma plataforma SaaS como AWS que você pode contratar mais servidores em um minuto caso a sua demanda esteja alta... Você como empreendedor contrataria 30% de efetivo a mais o ano inteiro só por causa dos feriados comemorativos?

Eu tenho pavor da enel, já tive n problema com eles, e realmente acho que o efetivo deles é baixo, mas isso que você está falando não é razoável, evento adverso é exatamente isso, evento adverso, se fosse algo comum eu concordaria que é incompetência.

DiClaps @pdiclaps - 16 horas atrás

Estão esquecendo das manutenções preventivas não realizadas, o que soma quando um evento adverso acontece, mas é um problema recorrente e não em eventos adversos, qualquer chuva em são paulo a luz acaba, e digo isso em bairros nobres, sem contar que todos os semáforos da cidade apaga. (https://iclnoticias.com.br/nunes-acumula-20-mil-pedidos-d...)

editado em 11 de dez. de 2025 10:49
DiClaps @pdiclaps - 16 horas atrás

Duplicado

editado em 11 de dez. de 2025 11:07

não seria incompetência deles se tivessem aterrados os fios, ah mas vamos lembrar que eles iam gastar dinheiro e eles queriam que a população pagasse.
e ai como não quiseram gastar e a população não tem que arcar com o instrumento de lucro deles, deixaram quietos e ai todo vento que da em sp acontece isto, ai junta com o pouca mão de obra que tem e olha + 24h sem luz, mas o culpado é o vento ou o cliente e não o cara que é o dono da única prestadora de serviço pq não pode ter outras, que não se precaveu mesmo sabendo com antecipação do evento climático que ia ter.

DiClaps @pdiclaps - 16 horas atrás

obrigaado rs

Anderson @4ez8ujsh - 17 horas atrás

A responsabilidade da poda das árvores perto dos fios sempre foi da empresa de energia. O problema é que de uns tempos pra cá eles demitiram muita gente então simplesmente falta mão de obra pra fazer o serviço, que se acumula.

Rocketman® @EltonJohn - 4 horas atrás

Não é bem assim, a responsabilidade é compartilhada com o município, e se estiver do lado de dentro do terreno, comum em árvores grandes, do proprietário

Mark_76 @markap - 19 horas atrás

Calma gente, vcs acham que a Liz chega por wi-fi? Ciclone foi um dos mais fortes dos últimos anos, fez muitos estragos, muitos postes derrubados, principalmente em áreas de difícil acesso. Vcs acham que um tornado nos EUA a energia chega rapidinho? Parece que sim, mas lá a maioria das casas já possuem geradores de energia pq o povo sabe que em eventos assim a energia demora a chegar. Pq aqui seria diferente?

DiClaps @pdiclaps - 17 horas atrás

Não é bem assim rsrs, não são diversos postes que caíram, foram arvores, e a maioria das árvores que caem, é porque estão podres, com cupim ou outra doença, árvore saudável atipicamente cai, e como nosso amigo acima falou, o efetivo da ENEL não comporta a população de São Paulo, não é calma, é noção e bom senso, o serviço é caro e aumenta todo mês, mas a qualidade só decai. Estamos falando de São Paulo uma das maiores capitais do planeta que se chover ou ventar para, e não é só quando tem ciclone.

Raphael @raphaelrt - 18 horas atrás

Povo está cheio de mimimi mesmo, até algumas décadas atrás, nem energia tinha e todo mundo vivia bem. Agora passa um ciclone, algo que nunca acontece no Brasil, querem que todos os cabos e postes estejam prontos com meia hora. Aproveitem e vão fazer crianças.

Anderson @4ez8ujsh - 17 horas atrás

> "antigamente não tinha energia e todo mundo vivia bem"
Parabéns, fazia tempo que eu não lia uma justificativa tão burra assim.

DiClaps @pdiclaps - 17 horas atrás

melhor nem perder tempo...

Raphael @raphaelrt - 16 horas atrás

Muito boa sua retórica, vindo de alguém que curte estocar vento, não é de se esperar algo diferente.

antigamente não tinha computador, então faz o favor de desligar e usar máquina de escrever pra trabalhar. e se precisar participar do grupo, manda telegrama.
e vá fazer criança também está precisando, mas lembrando que levar por trás tu não vai engravidar.

O Brasil é assim que funcionam as coisas:
- infraestrutura elétrica aérea - porque é mais rápido de se instalar e passar cabeamento. Porém ignoram o fato de ser um país tropical e com muitas árvores, então o que "é mais rápido" se torna menos confiável. Se a infraestrutura fosse subterranea, daria menos manutenção, seria mais bonito e não sofreriam tanto com as chuvas.

Ai eu concordo, e so lembrando que a decadas atras pagamos um valor a mais nas faturas que seriam exatamente para esse trabalho de torna-los todos subterraneos. Agora não da para jogar tudo nas costas da prefeitura e/ou Enel (nesse caso) pois foi realmente algo surpreendente aonde eu vi uma arvore "aparentemente" sadia ser arrancada do chão em segundos.

DiClaps @pdiclaps - 17 horas atrás

sim realmente coisas atípicas acontecem, mas quando junta com um monte de cagada sobrecarrega o sistema, sobrecarrega funcionários, que não são muitos... rsrs, manutenção preventiva é muito fraca, e ficam jogando responsabilidade de um para o outro(prefeitura/Enel) e ninguém resolve.

lembrando que ano passado ou retrasado levantou a pauta sobre isso novamente e a enel falou que teriamos que pagar novamente e nisso o prefeito ao menos barrou a patifaria e ai a enel não quis tirar dinheiro do bolso e deixou quieto.

Anderson @4ez8ujsh - 17 horas atrás

Não aguentamos mais, tem que privatizar pra ontem! Rs...

Tigan @warlem - 17 horas atrás

É no Brasil todo. Aqui em BH-MG tb tá tendo falta de luz e varios picos de energia. Isso é culpa do natal e desse monte de árvore de natal ligada, não tem nada haver com politica.Imagina

Alan Bedoura @alanbedoura - 13 horas atrás

Onde moras? Moro em BH há 20 anos. Se somar o tempo que fiquei sem energia nesse tempo todo não deve dar 40 horas.

Rocketman® @EltonJohn - 17 horas atrás

Conforme o uso ideológico, as mudanças climáticas são esquecidas rapidinho...

DiClaps @pdiclaps - 17 horas atrás

sim verdade, toda super capital sofre com esses problemas de mudanças climáticas iguais de são paulo e demoram 12h a 24h para resolver... é proibido cobrar uma empresa privada para melhorar os serviços e oferecer o básico para a população? só pra entender...

Rocketman® @EltonJohn - 17 horas atrás

Aqui no sul leva 1 semana, seja estatal seja privada.

editado em 11 de dez. de 2025 10:13
DiClaps @pdiclaps - 17 horas atrás

ai no sul voces tem problemas todos os anos de enchentes e ninguém resolve também... deveria reclamar mais ou são eventos adversos da natureza, sem solução?

Rocketman® @EltonJohn - 17 horas atrás

Com certeza efeito das mudanças climáticas e sinceramente, a única solução é remoção compulsória. Existe obra pra lidar com 800mm de chuva em 1 semana? Não tem. Tira a turma das várzeas, banhados e beira rio. Ngm mais lava roupa em rio, não entendo pq morar do lado de um.

Rocketman® @EltonJohn - 17 horas atrás

Essa semana em algumas regiões choveu mais de 300mm em menos de 2 dias. Não tem obra capaz de lidar com isso, nem bairro esponja, e blá blá blá

DiClaps @pdiclaps - 17 horas atrás

entendi

DiClaps @pdiclaps - 17 horas atrás

ou 4 mil funcionários é o suficiente pra atender a população de são paulo toda?

Rocketman® @EltonJohn - 17 horas atrás

Isso quem responde é a Aneel. Ngm aqui do G@try acho que tem capacidade pra responder.

Rocketman® @EltonJohn - 17 horas atrás

Pra quê serve a Aneel? Cabidão?

DiClaps @pdiclaps - 17 horas atrás

ahh entendi, a empresa PRIVADA precisa de um órgão PÚBLICO para fiscalizar... oras oras.

Rocketman® @EltonJohn - 17 horas atrás

Claro que precisa né meu fio. O serviço é delegado pelo ESTADO. Foi o ESTADO que optou conceder, mas ainda é sua responsabilidade a prestação correta dele

DiClaps @pdiclaps - 16 horas atrás

ta bom ta bom, então a culpa é de quem? Do órgão público que não fiscaliza corretamente? Vamos deixar de lado a informação que privatizaram prometendo entregar fiações subterraneas, melhoria dos serviços e redução de custo, e não da empresa privada fazendo merda, como por exemplo quando tinha 24 mil funcionários em 2019 e hoje tem 4 mil..

DiClaps @pdiclaps - 16 horas atrás

Pegar a SABESP de exemplo, que o Pedágio de Freitas vulgo Tarcisio, prometeu quando privatizou que não haveria aumento ou reajustes e 5 meses depois teve o aumento, queda de qualidade dos serviços, entre outros? A culpa é da empresa de órgão público não fiscalizou?

Rocketman® @EltonJohn - 16 horas atrás

Primeiro precisa ver se tem culpa ou num ciclone de ventos de mais de 100km/h é assim mesmo. Ngm tem estrutura pra algo inédito. Nas enchentes você acha que levou quanto tempo para os municípios, estado e União resolverem as coisas? Ainda não resolveu, tem gente morando em lona. Em Mariana idem, tinha estrutura preparada? E tendo culpa, existem sanções contratuais e legais que o Estado deve aplicar. Se é corriqueiro, até a perda da concessão pode ocorrer.

editado em 11 de dez. de 2025 10:34
DiClaps @pdiclaps - 16 horas atrás

Duplicado

editado em 11 de dez. de 2025 11:07
DiClaps @pdiclaps - 16 horas atrás

Tente ver minha resposta abaixo

Rocketman® @EltonJohn - 17 horas atrás

Serviço público tb é fiscalizado. Pra que tantos Tribunais de Contas, CGU, corregedorias, etc?

giovani @rachador - 16 horas atrás

Ventos de 85km/h aqui arrancou árvores com raiz e tudo, sim, a ENEL é uma porcaria, mas acho que dessa vez talvez não de para por 100% da culpa na empresa.
Ah mas o problema é que é privada deveria ser estatal, e onde é estatal você vai ouvir o contrário. Na minha opinião não adianta, estatal só funciona onde o povo é 100% honesto e trabalhador, empresa privada só funciona onde existe concorrência ou, o povo é 100% honesto e trabalhador, ou seja

DiClaps @pdiclaps - 16 horas atrás

Sim, essas somadas com o que deveria ser feito antes realmente vai ser difícil de atender a todos.... https://iclnoticias.com.br/nunes-acumula-20-mil-pedidos-d...

giovani @rachador - 16 horas atrás

Postei algo relacionado ontem, eu solicitei o corte de umas árvores do lado de casa, a prefeitura de Barueri negou, felizmente nenhuma caiu, só galhos.

DiClaps @pdiclaps - 16 horas atrás

Estão esquecendo das manutenções preventivas não realizadas, o que soma quando um evento adverso acontece, mas é um problema recorrente e não em eventos adversos, qualquer chuva em são paulo a luz acaba, e digo isso em bairros nobres, sem contar que todos os semáforos da cidade apaga.

Rocketman® @EltonJohn - 16 horas atrás

A título de curiosidade, ranking das distribuidoras de energia:
https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/noticias/2025/ane...

radiobrasil @2rljgvrz - 9 horas atrás

Concordo.. Copel na 29! ODEIO ESSA EMPRESA DOS INFERNOS.