Comentários comentar

Gxv3t5k2 @ourbshag - 1 semana atrás

6000 pj tua renda ainda é mto baixa, talvez consiga aprovação de financiamento somente minha casa minha vida… procura uma agencia caixa pra fazer uma simulação. Obs.: o financiamento nao pode comprometer mais que 30% da sua renda mensal liquida

editado em 1 de out. de 2024 11:12
Allen walker @Allenwalker - 1 semana atrás

Se não tem pressa, procure lançamentos na planta. Converse com corretor para ver a possibilidade de MCMV. Para primeiro imóvel tem beneficio de imposto e só

dzn1 @dznnnnnn - 1 semana atrás

To com um em mente que vai sair em julho/2026.

Eh a boa?

Allen walker @Allenwalker - 1 semana atrás

Quem tem que dizer é voce kkk depende da planta, região, preço, parcelamento etc

guineime @esmagamonstro - 1 semana atrás

se voce ganha 6k hoje, a previsão é que seu salario aumente até 2026 e voce vai conseguir dar conta de um financiamento tranquilamente. Com seu salário hoje voce consegue pelo mcmv. O que mata nesses financiamentos são as parcelas de evolução de obra, mas nao tem jeito

kalungando @kalungando - 1 semana atrás

fiz a simulação e pega 8,47% de juros, então não é só imposto não fora mcmv vai ser acima de 10% de juros.

Passei por um dos casos infelizes de quem comprou imóvel na planta. Desaconselho fortemente.

Allen walker @Allenwalker - 1 semana atrás

O que aconteceu no seu caso?

No mesmo contrato que dizia que em caso de atraso de três meses o imóvel iria para leilão, também dizia que em caso de atraso dos valores durante a obra, poderia ter atraso.
Conclusão: houve atraso, imóveis envolvidos não foram para leilão e a obra atrasou por três anos e muitas novas parcelas para concluir.
Com anuência e auxílio de um advogado e professor famoso de curso de pós-graduação em Direito imobiliário entrei na justiça e perdi a causa, tendo de indenizar em 20K a empresa.
Duas coisas que aprendi: Não se deve arriscar muito dinheiro em algo com o nivel de risco de um imóvel na planta. Judiciário só em último caso.

Welinton @welintonp - 1 semana atrás

Depois que analisei compra na planta ou não, decidi que nao era bom comprar na planta, e desde 2015 venho perdendo oportunidades de comprar na planta por um preço mais acessível, hoje os imóveis estão altamente inflacionados mesmo na planta, o que me faz reforçar que não devo comprar na planta. Em resumo comprar na planta pode dar a sensação de perder dinheiro, sim, mas perder a oportunidade é algo pior. Voce tem que considerar muito que sua renda tende a crescer no decorrer da vida, e com isso você se organiza e amortiza mais parcelas.

Ricardo @ricardory - 1 semana atrás

"Quais dicas voces tem p dar entrada no primeiro imovel?" Guardar dinheiro, R$50K pelo menos

xodozin @xuxuXodo - 1 semana atrás

Tô com o brother, o mais importante é ter 20% do valor financiado pra dar de entrada

Urso @ursoRarw - 1 semana atrás

Eu tou com 50% do valor do imóvel pra dar de entrada e ainda acho pouco.
Juros e parcela muito alta ainda.
Isso pq minha renda é maior que do cara aí. Mas não entro no mcmv, que ajudaria.

Allen walker @Allenwalker - 1 semana atrás

Se você tem 50% do valor do imovel para dar de entrada, as vezes nem compensa comprar, veja quanto esse dinheiro vai render e alugue. Geralmente o aluguel é 0,5% do imovel, como voce tem 50% dele, sai elas por elas e você não descapitaliza

lucrd @lucrd - 1 semana atrás

Teu caso vale a pena procurar uma taxa de juros mais baixa (Caixa normalmente) e financiar dando entrada de 20%. Pega os 30% e investe (com assessoria de alguma vinculada à XP se você não tem tato para investimentos (como é o meu caso), por exemplo, que podem te ajudar com o teu objetivo). E vê como fica na SAC, que é decrescente (parcela mais alta para a mais baixa). Se conseguir pagar as primeiras, só vai.

dzn1 @dznnnnnn - 1 semana atrás

Eu tenho 25 mil guardado. Tenho receio de que quando eu consiga os 50 mil ja nao tenha tantas oportunidades...

Garfield @garfield - 1 semana atrás

Todo mundo tem esse receio. Se chama FOMO. Não é conectado com a realidade (embora possa sim acontecer de depois ficar mais difícil). Comece simulando o site da Caixa e levantando seus comprovantes de renda. Tenha o valor de entrada e mais uns 10% pra pagar as taxas. Quando tiver tudo isso, procure um correspondente Caixa Aqui. IO serviço deles por contrato com a Caixa é gratuito, então se te cobrarem, você denuncia. Você pode ir até a etapa de carta de crédito e em seguida procurar seu imóvel.

Ze Seringa @zeseringa - 1 semana atrás

Tô na mesma dúvida que o OP sobre comprar meu primeiro imóvel. A diferença é que moro na zona sul do rio, ou seja, qualquer imóvel minimamente decente é 1.2 milhão, ou seja, fora do MCMV. Nesse caso, o roteiro é parecido? É melhor eu ir ao banco primeiro e pegar essa carta de crédito ou procurar o imóvel primeiro e só depois ir ao banco? Num valor desse, a Caixa financia? Pretendo pegar abaixo de 1.5 milhão pra poder usar o FGTS.

Garfield @garfield - 1 semana atrás

Mesma coisa. O limite do SFH é a exatamente 1,5mi. “Pegar a carta de crédito” na verdade e deixar no sistema da caixa, via correspondente bancário, o crédito pré aprovado e em seguida poder procurar um imóvel naquele valor.

Allen walker @Allenwalker - 1 semana atrás

Nesse seu caso o ideal é aproveitar a oportunidade e deixar o RJ kkkkkkkkkkk

Ze Seringa @zeseringa - 1 semana atrás

kkkkkkkk. Pow, nem me fale. Vontade que eu tenho é de ir pro interior de SP ou alguma cidade do sul, mas profissionalmente ainda não é viável. Quem sabe na aposentadoria, chegar feito um estranho em uma cidadezinha no interior do PR, todo mundo sem entender nada, achando q sou um criminoso foragido do RJ. kkk

Gxv3t5k2 @ourbshag - 1 semana atrás

Depende da cidade que vc quer comprar tbm

Garfield @garfield - 1 semana atrás

Procure o imóvel que você quer, e se for corretor ou direto com proprietário, pouco importa.
Com construtora, imóvel que não está pronto, tem risco. Facilita pq são mais permissivos que banco quanto a comprovar renda, mas é mais comum que não valha a pena. Construtora não consegue oferecer juros de banco, e quando você paga antes de ter o imóvel, você tá deixando de receber juros do seu dinheiro.

GhostOso @ghostoso - 1 semana atrás

Eu guardei dinheiro pra pagar a vista e peguei de leilão

Sam @samgatry - 1 semana atrás

Precisou reformar?

GhostOso @ghostoso - 1 semana atrás

Só preciso reformar o banheiro, mas nem é culpa do morador, a construtora fez um serviço meio porco

Xerox Holmes @xeroxholmes - 1 semana atrás

Como é sua realidade hoje?
Mora com seus pais?
Tem uma boa relação com eles ou quem você mora?
Pretende se casar/juntar no curto prazo (5anos)?
Ramo de atuação?
Está estabilizado na sua profissão?

dzn1 @dznnnnnn - 1 semana atrás

Moro com meus pais, tranquilamente, so nao tenho muita privacidade kkkkk
Tenho uma boa relacao, nada que atrapalhe a convivencia, tenho tudo quero.
Nao pretendo me casar, nao em tao pouco tempo.
Eu sou SysAdmin, mas moro em Maceio e aqui n eh taao valorizado assim por isso o valor baixo.
Digamos que estou desde os 18 sem saber o que eh ser desempregado, entao acredito que sim, estou estabilizado.

Mario @10g25lnj - 1 semana atrás

Sendo de Ti eu recomendo fortemente buscar evoluir o inglês e buscar trabalhar remoto pra fora. Fiz isto por 2 anos e praticamente paguei meu apto. Tendo uma fluência média já dá pra conseguir, tem muita procura. Dá uma ajeitada no perfil no Linkedin, deixa tudo em inglês, logo aparecem recrutadores mandando mensagem. Se conseguir conciliar os 2 empregos vai mais rápido ainda.

Fernando @phernando - 1 semana atrás

Ando procurando também, segundo imóvel no meu caso, mas se eu entendi bem uma situação que me propuseram, cuidado com os financiamentos na planta, famosos lançamentos. Como não tem habite-se geralmente se faz um parcelamento direto com a construtora, tu vai pagando mensalmente e quando sair o habite-se subtrai o que pagou pra construtora do valor e financia o resto, parece ótimo né? Problema é que o índice de reajuste utilizado pela maioria das construtoras é altíssimo, vezes IGPM, outras IPCA+Taxa fixa, corre o risco de pagar anos e não ter um puto descontado da dívida original, ou seja, vai pagar atoa pra construtora e quando sair o habite-se vai conseguir abater muito pouco do valor que precisava ser financiado.

CapirotoZ @capirotoz - 1 semana atrás

É assim imóvel na planta só vale a pena se o mesmo estiver muito abaixo de um imóvel pronto o que não é a realidade hoje, antigamente você comprava um imóvel na planta que o valor do mesmo era 50% mais barato hoje estão cobrando mais caro vai entender.

1) Imóvel pronto você tem a garantia de receber (já está pronto)
2) Imóvel pronto você compra já pode morar ou alugar para abater o valor do financiamento.

Meu primeiro imóvel foi na planta mas como disse ele custava 50% a menos do que os prontos então valia a pena correr o risco. Obs. O risco é grande se for financiado diretamente com a construtora portanto verifique muito bem quem são já vi muita gente tomando calote, construtora para a obra e some.

Garfield @garfield - 1 semana atrás

Exato. Se for correção somente pelo IPCA faz sentido, mas se for outra taxa ou IPCA + algo, você tá pagando juros por algo que não foi antecipado a você, o que é um grande ato de inocência.

Higor @hpimentel - 1 semana atrás

Correção feita pra imóvel na planta é INCC, outro tipo de correção tão te enganando. Mas mesmo o INCC tá alto

Cobra Commander @fsckrcib - 1 semana atrás

Problema de imóvel não é o financiamento, é a entrada.

Se você não tem pressa, compre na planta. Se no meio do caminho decidir passar o imóvel, certamente terá valorização. Só se atente se é Sol da manhã/tarde e se fica virado para áreas de lazer (salão de festas/piscina). Esse costumam ser mais em conta por causa do possível incômodo frequente.

Rodrigo @guigoecv - 1 semana atrás

Imóvel na planta só se vc sabe que vai valorizar muito quando finalizado, ou se for investidor
Se estiver pagando aluguel, fuja

Zeizico @Zeizico - 1 semana atrás

Vou contribuir com meu 1 centavo.
- Guarde o suficiente para dar 30% do valor do imóvel se quiser comprar algum já pronto.
- Tenha planejamento financeiro, ao meu ver 6k PJ é pouco pra comprar um imóvel, a caixa dificilmente vai aprovar e so banco que aprovarem vão te enfiar a faca nos juros...melhor investir.
- Sempre existem oportunidades, não fique desesperado pelo imóvel dos sonhos, ou com corretores tentando dizer que aquela é uma oportunidade especial, tenha paciência, sério, muita gente peca nesse quesito e se arerepende depois, lembre-se serão pelo menos uns 20-30 anos pagando...
- Imóveis na planta tem diversas correções que aumentam abruptalmente o custo, e nem estou falando das suspresas do pós chave como ap mal feito, concodminio caro etc...
- Prefira sempre imóveis usados ou já prontos, você sabe mais ou menos o real estado, e tem muita, muita gente enforcada em financiamento, doida pra vender e se livrar dele, ou como o meu, os herdeiros queriam o dinheiro então consegui barganhar....por isso, paciência... muita paciência, quando for o imóvel certo você vai fechar, e se perder não se desespere, sempre tem oportunidades.
- Olhe a região do imóvel, hoje voce pode não se importar com uma fármacia, mercado, praça, escola... mas amanhã para vender ou criar os pirralhos pode facilitar...
- Sol, verifique onde bate o sol no imóvel no inverno e verão, veja se não tem muitos prédios tampando seu sol ou a possibilidade de construir um.
- Eu acho que um pedaço de terra sempre vale mais que um pedaço de céu, e isso é um fato, pegue qualquer apartamento em sp, e se tiver uma casa do lado desse condominio faça a comparação de valor... sempre, SEMPRE a casa vai valer mais, exceto no morumbi que compartilha parede com paraisopolis, mas aí é a excessão da excessão. Claro, ap ou casa, cada um com seus beneficios e maleficios, questão de gosto tbm...
- Amortize sempre que possível, um bom financiamento pelos meus calculos deve ser pago em entre 7 e 14 anos. E as vezes vale um juros maior com prazo menor do que um prazo maior com juros menor.
- Achou o imóvel ideal? procure por ele em todas as plataformas, OLX, imovelweb etc... Sempre tem diferença de valor e em muitos casos voce consegue até falar com o proprietario, seja cara de pau, vá até o imovel e tente falar com ele, pesquise no cartorio o nome dele e tente falar pela internet, gastei 40k a menos evitando imobiliaria, e foi tudo ok, zero problemas, basta se informar pela internet.
- Outro ponto, Minha casa minha vida, é muito bom para pessoas com renda baixa, nesses casos eu acho que vale a pena comprar ap na planta, só o que pega é tua renda que é alta para o programa, mas ainda assim, acredito que vale.

Boa sorte.

editado em 2 de out. de 2024 11:17

eu já desisti. moro em SP e tenho um bom salário.
não vou abrir mão da região que moro, muito boa. mas o apto mais barato é 950 mil reais. Sozinho é impossível comprar. hoje pago 2.3k de aluguel e to tranquilo.
Jaja vem os 'ainn mas não é seu imovel'
EU não ligo. moro onde gosto, posso mudar a qq momento e meu objetivo em SP é ir para o interior...

Host @hostepas - 1 semana atrás

Você não está errado. Essa bolha estourará em algum momento, e por enquanto, compensa muito pra você. Repare que o proprietário tem um baita prejuízo, pois tem imobilizado quase 1 milhão de reais e o rendimento é de 0,2 ao mês. Enquanto os proprietários ficarem segurando esses imóveis a preços absurdos com alugueis baixos, mais perderão. Então a tendência é que essa bolha estoure em algum momento e os preços caiam drasticamente - ou o aluguel suba drasticamente - mas sabemos que o aluguel subir é quase impossível devido a situação do país onde o salário médio é de 2.5k.

Um país desse tamanho, com tanto espaço, terrenos baratos e crédito facil, alem agora do home, as pessoas podendo trabalhar em empresas top sem precisar se sujeitar a SP, acho que talvez demore pra estourar isso, se é que vai.

exatamente, amigo.
só sinto falta de não poder fazer grandes coisas no apto. Mas, eu só venho para dormir mesmo rs..
detalhe...
70 metros, 2 dorms , 1 suite, 1 vaga, deposito na garagem. Vou a pé ao metrô, faço tudo a pé e para quem é de SP, estou a 10 min do parque ibirapuera. só vejo vantagens.

Alan Bedoura @alanbedoura - 1 semana atrás

Se fizer os 6000 bruto, quais valores de tributos e despesas (contador, taxas) você está sujeito?