Comentários comentar

Aquela que todos esperavam.

Parece boa e está com bom preço... creio que seja um bom CxB... porém, atenção que não é com bateria removível...
sugiro procurar por reviews em https://www.youtube.com/c/CanalViagensEUA/search?query=DE...

Procurei a informação de que a bateria nao é removivel mas nao a encontrei. Mas é um ponto de atenção com certeza

Acho que a bateria é removivel sim. Tanto que é tratada como um item diferente no conteúdo da embalagem.

Chuck @chucktb - em 07/06/2021

A bateria é removível, mas a entrada do carregador é embutida no corpo da ferramenta, dando a impressão do contrário

ah sim, entendi. Mas deve ter opção de comprar um carrgador separado.

Guigui @guiguicar - em 07/06/2021

Pra mim o problema é a baixa amperagem da bateria.

joliverio @4uIpOVxo - em 07/06/2021

O problema deve ser outro porque ela tem bateria de 20 volts e torque de 42 Nm, é super forte

Guigui @guiguicar - em 07/06/2021

Uma coisa é a voltagem e a outra é a amperagem. 1.5ah é baixo!

Chuck @chucktb - em 07/06/2021

Ampère-hora é capacidade da bateria, essa tem 1.5Ah, capacidade baixa para furadeiras 18-20v atuais. E 42 N.m é um torque baixo para essa voltagem, já existem furadeiras de 12V que chegam a 40 N.m como a Milwaukee M12 2503 (muito mais cara que essa Deko, porém), além de não ter impacto.

joliverio @4uIpOVxo - em 07/06/2021

Suas afirmaçoes sao incoerentes, se voce diz que tem uma parafusadeira de 12 volts que chegam em 40 Nm de torque, essa do anuncio tem 42 Nm, ela é mais forte

Chuck @chucktb - em 07/06/2021

Um Opala 1986 Álcool tem 132 CV, enquanto um Polo 200 TSI tem 128 CV, qual dos dois é o melhor carro?

Claro que o Opala

Chuck @chucktb - em 07/06/2021

Não concordo nem discordo, muito pelo contrário.

marquim-rpo @2U7EBsWV - em 07/06/2021

N.m é uma unidade de medida de torque e não de potência ou eficiência elétrica. Baixa tensão com mesmo torque pode significar uma menor autonomia da bateria. O que mais interessa no caso da bateria é a capacidade em VA.

Chuck @chucktb - em 07/06/2021

Volt-ampère é uma unidade de medida de potência e não de capacidade. Caso esteja se referindo a potência máxima que a bateria suporta, só conseguiríamos essa informação abrindo a carcaça e checando as informações das células, já que a fabricante não as fornece, mas podemos extrapolar levando em conta as células mais comuns no mercado, de 1500mAh e 15A de corrente máxima de descarga:

Sendo 5 células de 3.6V nominais, 1500mAh, e 15A, temos uma bateria de 18V nominais, 1500mAh de capacidade (carga), e 15A de corrente, podemos concluir que a potência máxima da ferramenta é de, supostamente, 270 Watts (18V * 15A).
Nessas condições a duração da bateria seria de 6 minutos (1,5Ah / 15A = 0,1 hora), mas dificilmente uma ferramenta trabalha em potência máxima 100% do tempo.

"Baixa tensão com mesmo torque pode significar uma menor autonomia da bateria."
Não é possível chegar nessa conclusão sem as informações de corrente de descarga e/ou potência.

Quis dizer acima que muitas outras furadeiras de 18-20v (Baterias de 18 e 20 Volts são idênticas e diferem apenas no rótulo, as de 18V marcam a tensão nominal e as de 20V, a tensão máxima) têm torque maior que 42 N.m, até mesmo da própria Deko, então em comparação com outras furadeiras concorrentes, essa tem baixo torque.

se pá isso só tem a ver com a duração, não?

Guigui @guiguicar - em 07/06/2021

Quanto maior a amperagem, mais força ela terá

Sim, diz respeito apenas a autonomia da bateria, vamos por pontos:

Ampér (A) é corrente, e essa informação não é divulgada normalmente pelos fabricantes, e é irrelevante pro consumidor, esses motores podem passar facilmente de 30A na partida, então não tem nada a ver com os 1,5Ah;

mAh ou Ah, é mili-Ampér/hora, usado pra medir a capacidade da bateria, quanto maior, mais tempo dura, desde de que comparado com uma menor, usada no mesmo equipamento. Por exemplo, se você usar uma bateria de 1,5Ah em uma parafusadeira, e uma de 3Ah numa esmerilhadeira, provavelmente a parafusadeira vai durar mais tempo ligada;

A força é medida pelo torque, que é definido pela velocidade do motor, aliada ao tamanho das engrenagens do conjunto, por isso uma de 12V pode ser mais forte que uma de 20V, tudo depende do projeto, da mesma forma q dois carros (diferentes) 1.0 podem ter potências diferentes ou um 1.0 ser mais potente do que um outro 1.4.

Chuck @chucktb - em 07/06/2021

Concordo com você, mas o Guigui também está correto, mesmo que subjetivamente.

Nesse caso específico de "Quanto maior amperagem, mais força", creio que o que muitos querem dizer é "Quanto maior a capacidade da bateria, maior a potência da ferramenta".

As baterias de maior capacidade costumam usar vários bancos de células. Tomo como exemplo as de 18V da Makita como essa que ele postou a baixo:

Considerando um banco de 5 células de 3,6V nominais e 15A de corrente máxima de descarga e 2Ah de carga, 18V e 15A de corrente de descarga máxima, a potência máxima que um banco suporta é de 270W

Bateria 18V, 2Ah:
1 banco de células, a potência máxima suportada pela bateria é de 270W

Bateria 18V, 6Ah:
3 bancos de células, a potência máxima suportada pela bateria é de 810W

A correlação não implica causalidade, mas a situação é válida para maioria das baterias.

Seu nome é Iberê Thenório ? kkk

Sua explicação faz sentido, pensando apenas na parte elétrica, tá ok, tensão X corrente = potência (desprezando a eficiência que não é 100%).
Mas me baseei pelos modelos que conheço, daquelas parafusadeiras que aceitam tanto bateria de 1,5Ah como 3Ah, do meu ponto de vista não teria lógica a ferramenta trabalhar com o dobro da potência com a de 3Ah, se fosse esse o caso, o fabricante prometeria o dobro de potência e não o dobro de autonomia, que é o que acontece. O fato da bateria de 3Ah fornecer 15A+15A, como você falou, não significa que o motor vai consumir os 30A, se fosse assim, a bateria duraria o mesmo tempo da de 1,5Ah, ou seja, quem comprasse com a bateria de 1,5Ah ia ter meia ferramenta? Pois só teria metade da potência. Como falei, o raciocínio em relação a elétrica foi certo, mas pelos modelos que conheço, não é assim que funciona.

12V*15A = 180W* 1,5Ah/15A = 0,1 (6 minutos) - Normal
12V*30A = 360W* 3Ah/30A = 0,1 (6 minutos) - Errado
12V*15A = 180W* 3Ah/15A = 0,2 (12 minutos) - Anunciado pelos fabricantes, 2x autonomia
*Valores hipotéticos de corrente de partida e pico de potência, obviamente não opera normalmente com essa potência, e dura muito mais do que 6 minutos.

https://br.dewalt.global/cordless-power-tools/flexvolt-60v

Como exemplo, tem essa linha da Dewalt, com bateria flexvolt 60V, que nada mais é do que 3 conjuntos de 20V(2Ah) como mostra no vídeo, que funcionam em série nas ferramentas (Martelete) que precisam de 60V, com capacidade de 2Ah, e alterna pra paralelo nas que funcionam com 20V (parafusadeiras), fornecendo 6Ah.

Chuck @chucktb - em 07/06/2021

Digamos que um motor tenha potência máxima de 360W, com uma bateria que só consegue fornecer 180W, ele não conseguirá atingir essa potência. Caso seja utilizada uma bateria que consiga fornecer os 360W, a autonomia da bateria seria a mesma que a de 180W, pois o motor utilizaria o dobro de corrente e estaria funcionando no máximo de sua potência. Por isso a parafusadeira do vídeo abaixo demonstra mais força com a bateria de maior capacidade.

Algumas ferramentas Dewalt 20V, como a furadeira DCD998, contam com o sistema Power Detect, que reconhece qual bateria está sendo usada para fornecer mais "força" à ferramenta. O sistema reconhece as baterias XR 8Ah e FlexVolt, que quando usadas, concedem até "29% mais força" à ferramenta, isso de acordo com a Dewalt.

foi o que imaginei, pq tenho uma makita 333 e veio com duas de 1.5A, mas vi em algum lugar (na época que comprei, nem lembro onde), que as maiores conferiam maior autonomia

alnarciso @2pbNqq8y - em 07/06/2021

A marca é muito boa! Tenho 2 parafusadeiras já da Deko, e não tenho o que reclamar. Não é deste modelo, mas em relação da marca é top!

homidogarfo @ckZrh1DC - em 07/06/2021

Tenho a de 12v, muito bruta! Furo alvenaria com 8mm tranquilo aqui, nem tiro a furadeira mais do case....

MAGNO @6JrO2MXf - em 07/06/2021

A marca é muito boa, a 6 meses tenho uma gcd20du3 comprada no Aliexpress com estoque no brasil. Não tenho do que reclamar... me surpreendi com a função de impacto, e mesmo tendo 1,5Ah a bateria tem bastante autonomia...

Paguei R$700,00 no kit com a maleta contendo chaves,bits, e 2 baterias.
https://pt.aliexpress.com/item/4000273668255.html?spm=a2g...

Tamanho do mandril: 1/2-inch

Configurações de embreagem: 15 + 2

Peso da broca: 1.58kg

Nenhuma carga rpm: 0-450/0-1,600

Torque avaliado: 58n. m

James @minhaeiro - em 07/06/2021

DEKO É BOM?

MatthauS @matthaus - em 08/06/2021

Tenho uma há alguns anos, forte e robusta, já furei até concreto (com muito trabalho e paciência), mas as baterias são o ponto fraco. Já estou na 2ª , enquanto houver estoque no Brasil é uma boa opção.