Comentários comentar

giovani @c7eXkh7x - em 29/01/2021

Infimamente melhor que o Air do outro dia, mas ainda caro pra Kct, mesmo assim esse m1 já tá muito melhor que os i9, só faltou aí + RAM pra quem trabalha pesado.

Enchendo @enchendo - em 29/01/2021

Não. Em relação a esse aí e "infinitamente" melhor. Particularmente acho que o Air M1 é oferta de verdade, o Pro tem poucas melhoras (gráficos um pouco melhores e bateria), na Apple Educacional compra o M1 por R$ 9 e pouco. Também tem aparecido ofertas.

Daniel @dytp0VAH - em 29/01/2021

Como consegue por 9 e pouco? Aqui apareceu R$ 10.529,10 à vista. Posso pedir pro meu irmão (universitário), comprar pra mim?

Enchendo @enchendo - em 29/01/2021

R$ 10,5 mesmo, acho que teve um reajuste, mas tem aparecido no Submarino por menos de 10. Pode pedir para não se incomodar, mas a Apple exige apenas autodeclaração, não é como Google que tem validação.

Lves @alvesmeiaum - em 29/01/2021

O preço é esse desde o lançamento, não teve reajuste não.

Lves @alvesmeiaum - em 29/01/2021

Na Apple ainda leva os AirPods de brinde. Talvez valha a pena garimpar promoções, mas já é um preço próximo do varejo.

Daniel @dytp0VAH - em 29/01/2021

Assim que não tiver mais restrição de voo, vai compensar muito comprar nos eua, paga a passagem e mais umas 3 diarias de hotel com o preço BRL

Anderson @21ZekUKV - em 29/01/2021

ele disse "infimamente" não é "infinitamente"

Bie @eS8S70Zq - em 29/01/2021

Eu acho arriscado meter um notebook sem cooler, pais tropical malandro, lá na Europa até que vai. Ainda mais que eu to trabalhando de casa, home office sem ar-condicionado, pra esse note aquecer é um tapa.

giovani @c7eXkh7x - em 29/01/2021

Exato

Ronaldo @ronaldooo - em 29/01/2021

Eu ja ia comprando pq preciso de um mas simplismente nao tem opcao de 16gb. Ai nao vale a pena pra mim

Ariel Souza @26xsEC8U - em 29/01/2021

Depende. Vc ja trabalha com a apple ou esta migrando do Windows?

Ronaldo @ronaldooo - em 29/01/2021

Eu desenvolvo pra ios e android e nao tem como rodar xcode + android studio com 8GB

Wesley @weeslost - em 29/01/2021

Com esse valor não seria mais vantajoso montar um HackinTosh?

Ronaldo @ronaldooo - em 29/01/2021

Eu quero portabilidade e hackintosh em notebook e sofrivel.

Wesley @weeslost - em 29/01/2021

Sim, eu montei em um S145 com I7, até roda liso mas o driver placa de vídeo não é reconhecido, acho que pra rodar um android studio e xCode vai sofrer um pouco.

Ronaldo @ronaldooo - em 29/01/2021

Placa de video nao e problema pra esse tipo de finalizade, so preciso de processador mesmo. Mas ja tentei em um asus e nao reconhecia teclado e wifi, ai desisti.

Wesley @weeslost - em 29/01/2021

Tem alguns componentes que os drivers não são compatíveis mesmo. No meu caso só a placa de vídeo não foi, o resto foi perfeito. A placa Wi-Fi tbm não mas por 200 conto vc compra a da apple no AlliExpress e funciona tudo perfeito inclusive o AirDrop. Se for fazer em note tem que dar uma pesquisada legal.

giovani @c7eXkh7x - em 29/01/2021

Eu rodo macos numa VM no Windows mesmo, Ios sim rola consideravelme te bem, já Android rodava perfeitamente antes do Catalina, agora nem tanto, mas gosto bastante da praticidade e facilidade de backup.
Ah, venho de um iMac i5, late 2011

Ariel Souza @26xsEC8U - em 29/01/2021

Bom, então vc sabe que devido a essa nova arquitetura, os 8gb podem não significar um problema.
Mas tem que ver os comparativos de desempenho.
Um colega abaixo postou.

E achar o mac m1 com 16gn aqui no br... vao ser bem difícil.

Gustavo @XnzTKdJ - em 30/01/2021

Se for M1 pode ir com 8gb de ram que vai te atender perfeitamente no xcode por muitos anos.

Lves @alvesmeiaum - em 29/01/2021

Versões personalizadas acho quase impossível achar no varejo, então com 16GB só comprando direto na Apple.

Vale mais a pena importar comprando no site da Apple US, usa algum serviço de redirecionamento que deve sair quase o mesmo preço da versão de 8GB inclusive.

Joel @joelcachioli - em 29/01/2021

infinitamente? o poder de processamento é praticamente o mesmo. Tirando a touchbar, 1 core a mais de video, o cooler e o brilho da tela.

Guilherme @soaresgui - em 29/01/2021

Infimamente, não infinitamente

Joel @joelcachioli - em 30/01/2021

foi mal. Li errado. Agora concordo hahah

swineone @660T4O9C - em 29/01/2021

Infinitamente melhor, concordo 100%, e infinitamente mais caro.

Quem compra aquele não compra esse, e quem compra esse não compra aquele.

São dois mercados totalmente diferentes.

Guilherme @soaresgui - em 29/01/2021

Infimamente, não infinitamente

mas pudera né o dobro do preço

Ronaldo @ronaldooo - em 29/01/2021

O problema e a memoria

Top d+ este note !

Esta arquitetura ARM junto com o sistema operacional da apple, não precisa de muito memória. Ele com 8 GB faz o mesmo que outro com 32GB .... tem um canal no youtube gringo que o cara faz comparações com um notebook com 64GB de RAM em ambiente de desenvolvimento (.net, java, node,reactjs, eclipse, intellij, etc) e vc não percebe diferença, aliais, o M1 abre e finaliza as coisas mais rápido...
Tem um gerenciamento e arquitetura muito diferente, não da pra comparar

Ariel Souza @26xsEC8U - em 29/01/2021

Sim. Em renderização ele perde pra outro note com ARM e mais memória.
Mesmo assim ainda é mais rápido que um com i9

swineone @660T4O9C - em 29/01/2021

Isso é lero-lero de quem não sabe o que fala.

Se estivesse comparando macOS com iOS, concordaria que aplicativos de iOS podem gastar menos memória. iOS é uma plataforma notadamente mais restrita, e é natural que os programadores sejam mais cuidadosos com os recursos disponíveis, até porque se o aplicativo estiver usando muitos recursos, o iOS mata o aplicativo mesmo e não quer nem saber, coisa que o macOS não faz de jeito nenhum.

Mas, se é macOS (ARM) com o macOS (x86), e os softwares são os mesmos (apenas compilados em ARM ou Intel, de acordo com o hardware), então o uso de memória será aproximadamente igual. O software vai fazer as mesmas alocações de memória, do mesmo tamanho, tudo igual, justamente porque ele está executando o mesmo código (pensando no código-fonte original, em C, C++, Objective-C, Java, Swift, C#, Python, seja o que for). O que muda é só o código em assembly, mas isso não influencia a quantidade de memória alocada. Não tem como ser diferente, e se alguém falar que é, falou besteira.

O suposto teste que você menciona deve ser algo de tipo: um PC de 64 GB e um M1 de 8 GB. Aí os dois rodam rápido -- e beleza, de fato esperaria que um PC de 64 GB rodasse rápido mesmo. A pergunta é: ele testou o mesmo PC, com só 8 GB, para PROVAR que ele é mais lento, ou só ASSUMIU (já que "todo mundo sabe que o PC não dá conta com menos RAM")? Se não testou, sinto informar, mas se você gastou X minutos assistindo isso, são X minutos da sua vida que você jogou fora.

Amigo, estou falando de softwares compilados nativamente para ARM, já tem vários, vc pode conferir em :
https://isapplesiliconready.com/

O macOS faz um gerenciamento de memória mais inteligente.
Não tem jeito, esta primeira versão do processador Apple Silicom M1 para PCs de entrada (linha air) já está batendo em quase todos notebooks tops de linha intel e AMD .... imagina quando começarem lançarem as versões realmente PRO ... com 32 núcleos (rumor) ....16> de RAM .... (já tem o modelo com 16RAM)

Sou programador Java com +10 anos de experiencia, entre outras tecnologias, acompanho isso de perto,
Da uma olhada neste canal abaixo, o cara faz testes comparativos em ambientes de desenvolvimento, utilizando o Mac Air M1 (que é de entrada, sem cooler) .... contra outro mac com i9 e 64 de RAM ....
Em praticamente todos cenários o note com M1 apresenta melhores resultados .....
De novo, é um notebook de "entrada", linha Air ...... é só o começo, quando sair os PRO mesmo, já era pra intel/amd....
https://www.youtube.com/watch?v=RD6qELOBr5U&feature=share

swineone @660T4O9C - em 29/01/2021

Você não entendeu mesmo nada do que eu falei. E não adianta dar carteirada, que se eu começar a dar carteirada de volta, garanto que não vai ter nem graça.

Sua afirmação (copiada e colada do post original) é "Esta arquitetura ARM junto com o sistema operacional da apple, não precisa de muito memória."

Vou devolver com uma contra-afirmação: "O fato de ter arquitetura ARM é irrelevante, 8 GB de RAM em um Mac com Intel é igualmente suficiente/insuficiente que 8 GB de RAM em um Mac com ARM".

É verdade esta afirmação? Tenho 99% de certeza que sim, mas para afirmar com 100% de certeza, só fazendo um teste. E qual seria o teste adequado? Comparar um Mac com Intel e 8 GB de RAM.

Comparar com um Mac com 64 GB de RAM só serve para gerar manchetes para clickbait: "Mac de 10 mil dólares de 2019 tem desempenho pior que Mac de 1000 dólares de 2020". Uma análise muito mais sensata, honesta e útil seria comparar um computador com toda a configuração idêntica, dentro do possível, com exceção obviamente do processador.

Como vc mesmo disse, disputar com vc nem tem graça, vc é o cara ! vc é bixao mesmo ! vc tem toda razão e verdade!
Tchau

swineone @660T4O9C - em 29/01/2021

E assim, senhoras e senhores, é como se comporta uma pessoa que ficou sem argumentos (porque estava errada desde o começo), mas é orgulhosa demais para admitir a derrota.

Só lembrando: quem começou com carteirada (e pior, irrelevante) foi o colega aí.

“admitir a derrota” hahaahah
não sei pq perco tempo com mentes infantis na internet kkkkkkkk não vou gastar meu conhecimento técnico com otarios da internet de graça, eu cobro por hora.
Tá bom, eu aceito a derrota filho, vc venceu ! vc é um gênio! não existe argumento contra sua inteligência divina.
Até nunca mais :)

Ronaldo @ronaldooo - em 29/01/2021

Que eu saiba trabalhar com java nao e requisito pra saber como funciona uma memoria ja que java é alto nivel. E sinto muito mas ele esta certo. Se e mais rapido blz, mas vai ocupar o mesmo tanto de memoria. Como ele e mais rapido pode fazer menos diferenca do que faria com um processador lento mas ainda sim vai ter diferenca apenas pq o processador consegue tirar e colocar coisas da memeoria mais rapidamente, nao pq tem um melhor gerenciamento dela.

Ariel Souza @26xsEC8U - em 29/01/2021

Mas colocar e tirar coisas mais rapidamente da memória é uma forma de gerenciar melhor.

swineone @660T4O9C - em 29/01/2021

Não existe essa de "tirar e colocar mais rápido da memória".

1. Se os programas que estiverem rodando usarem tanta memória que chegarem ao ponto de precisar fazer swap (mandar parte da memória para o HD ou SSD), você está ferrado. E pouco importa se você tem um SSD NVME que transfere dados a 3500 MB/s. Isso ainda é, facilmente, 1/10 da banda da memória RAM, e a latência de acesso de um SSD é muito pior.

2. A velocidade da memória (frequência de clock e largura do barramento, resultando em um valor em GB/s) provavelmente é a mesma entre um Mac com Intel recente e um Mac com ARM, ou muito próxima. E processadores mais recentes conseguem, muito facilmente, saturar o barramento de memória: a CPU lê e escreve dados muito, MUITO mais rápido que a memória consegue fornecer. Então, se a memória for igual (e provavelmente é), nenhum dos dois conseguirá ler mais rápido do que o outro.

Então, a conclusão é, e sempre foi: o processador M1 dos novos Macs é muito mais rápido que um Intel, e 8 GB é suficiente PARA OS PROGRAMAS QUE FORAM EXECUTADOS NO TESTE.

Como a quantidade de memória é suficiente, pode colocar 8 GB, 16 GB, 32 GB, 64 GB, 1 TB ou 1 PB de memória. Se for suficiente, a velocidade é igual.

E como eu sei que 8 GB é suficiente? Simples: se não fosse, e o Mac com M1 fosse obrigado a fazer swap, então podia comparar um computador de 10 anos atrás com 16 GB de RAM, que o computador de 10 anos atrás seria visivelmente mais rápido. É simples assim.

Ariel Souza @26xsEC8U - em 30/01/2021

Amigo, vc se perdeu nos seus argumentos.

Mas meu objetivo aqui não é discutir tão profundamente sobre essas coisas.

swineone @660T4O9C - em 30/01/2021

Seu analfabetismo funcional que fez você se perder numa frase com mais do que 5 palavras.

Pra quem falou a merda descomunal lá no começo (“ Mas colocar e tirar coisas mais rapidamente da memória é uma forma de gerenciar melhor.” — coisa mais ridícula que eu li esse ano, pelo menos), não esperava menos.

Essa discussão está pelo menos uns 40 pontos acima do seu QI, melhor não se meter.

Ariel Souza @26xsEC8U - em 30/01/2021

Vc está nervoso porquê?

Te ofendi em algum momento?

Me acusa de analfabetismo, mas nem leu o que escreveu.

No item 2, vc diz que velocidade de leitura e escrita são as mesmas para Windows e Mac, se baseando apenas no hardware. Um erro infantil de quem ignora que são SOs diferentes.
Mesma coisa que dizer que um amador e um piloto profissional pilotando um mesmo carro de corrida irão obter o mesmo tempo para completar um volta no circuito.

Logo em seguida vc diz que se colocar mais memoria não vai alterar o desempenho.

Mas ignora que em momento algum foi falado tal coisa.

Apenas foi falado que com 8gb de ram, o M1 consegue ser superior a outros com muito mais memoria.

E na sua ultima frase vc contradiz o seu argumento do item 1.

Aconselho ler o que vc posta.

swineone @660T4O9C - em 30/01/2021

Reitero que a presente discussão está pelo menos uns 40 pontos de QI acima da sua capacidade, mas se quer se meter do mesmo jeito, azar o seu.

1. O número de nanossegundos para o dado chegar da memória após a execução da instrução em assembly de carga da memória, e quantas dessas instruções podem ser executadas por segundo, é absolutamente, 100%, uma propriedade do hardware. Ela é independente de construções ad-hoc como o sistema operacional específico que está executando, e não muda nem mesmo se você estiver executando sem um sistema operacional (já me adiantando à sua resposta: sim, isso é possível, não demonstre sua ignorância discutindo esse ponto).

O que poderia fazer diferença de um SO para o outro, e não é o que está sendo discutido aqui, são estratégias de alocação de memória, como as chamadas de sistema utilizadas na implementação de funções em C como malloc() e free(). Mas isso tem ZERO relação com velocidade de leitura e escrita, que aponto mais uma vez, é propriedade única e exclusiva do hardware, absolutamente 100% independente e ortogonal ao sistema operacional sob o qual o software está executando.

2. O que estava sendo discutido desde o começo, e que você ignorou, é que o ilustre programador Java com mais de 10 anos de experiência trouxe um argumento absolutamente irrelevante, sobre um Mac com M1 e 8 GB de RAM ser mais rápido que um Mac com Intel e 64 GB de RAM.

Como já apontado, o resultado seria absolutamente o mesmo, totalmente idêntico, se o referido Mac com Intel tivesse 8 GB de RAM. Se o M1 é 250.000% mais rápido que o Intel com 64 GB de RAM, ele seria 250.000% mais rápido que o Intel com 8 GB de RAM.

O mero fato de alguém vir encher a boca que “ganhou de um Intel com S-E-S-S-E-N-T-A E Q-U-A-T-R-O G-I-G-A-B-Y-T-E-S D-E R-A-M!!!!!!!”, como se fosse a pica das galáxias, indica uma confusão mental a respeito de conceitos básicos sobre hardware.

Infelizmente tem muita gente que pensa que RAM de computador, para fazer uma analogia automotiva, é igual hp de motor: quanto mais, mais rápido.

Na real, RAM é igual combustível: ou você tem o suficiente para completar a viagem, ou vai ficar enguiçado no acostamento e vai ter que empurrar o carro se quiser chegar no seu destino.

swineone @660T4O9C - em 30/01/2021

Aproveitando:

“Te ofendi em algum momento?”

Vamos recapitular.

Você fala uma besteira inominável (“Mas colocar e tirar coisas mais rapidamente da memória é uma forma de gerenciar melhor.”) Na real, isso faz tanto sentido quanto o Lula tentando falar alguma coisa sobre economia.

Eu, idealista que sou, resolvo tentar explicar para ver se conserto essa sua confusão mental.

Você, ao invés de ler, tentar entender e aproveitar a oportunidade de aprender algo, ainda vem falar um absurdo tipo “vc se perdeu nos seus argumentos”.

Aí sinto muito, a paciência acabou.

Lves @alvesmeiaum - em 29/01/2021

Só vale a pena se a pessoa fizer muita questão da touch bar. E se precisar do núcleo extra da GPU, melhor pegar o Air 512GB, que é 8-core.
Sobre a ventoinha, imagino que o ganho no processamento não seja tão perceptível pra justificar a compra do Pro.

vitor @2d0X778T - em 30/01/2021

Esse processador tá um hype danado ein! Ele é bom em tudo mesmo ou só em criação de conteúdo?
Gostaria de saber como ele se sai em analise estrutural.

Gustavo @XnzTKdJ - em 30/01/2021

Tenho o MacMini M1 e ele tem uns bugs rodando suite Adobe. Isso deve sumir quando liberarem a versão nativa para arm. Notei uns bugs TB quando a máquina retorna do repouso, mas logo deve sair atualização. Fora isso, minha experiência tem sido excelente.

vitor @2d0X778T - em 30/01/2021

Qual software de engenharia vc utiliza?

Gustavo @XnzTKdJ - em 30/01/2021

Uso apps de design gráfico, não de engenharia. Mas dei meu relato pois achei que pode ser relevante mesmo assim. Abs

Alaor @cxUqnjrL - em 30/01/2021

8GB numa maquina dessas não dá, infelizmente.