Comentários comentar

Enchendo @enchendo - em 12/01/2020

Pessoal, um #off:

Alguma dica de onde encontrar Split que ainda use gás R22?

Descobri que a tubulação do prédio é vagabunda e algumas unidades estão dando problemas, não quero trocar e os instaladores em geral recomendam R22 porque exerce menos pressão, o problema é que parece que esse gás foi banido e o tal R410A dá problema direto.

Procede? Dica de onde encontrar para compra online?

Jefferson @jeffersons - em 12/01/2020

Não. Vai totalmente do equipamento, está correto que a pressão do 410 é maior.

Enchendo @enchendo - em 12/01/2020

Dois instaladores falaram que inverter (curioso que eu queria inverter por ser mais eficiente), quente e frio (só frio) e R410 (só R22) vai aumentar uns 50% a chance de dar problema. E aí, se for usar R410 (não acho mais R22 a não ser que pegue um antigo que mandei higienizar em outro imóvel) qual aparelho seria tranquilo? Estou com um Samsung na caixa aqui parado fora do prazo de troca que já foi desaconselhado.

Eric @ericguimaraes - em 13/01/2020

Muito relativo isso aí! Agora o sistema de controle de um inverter é infinitamente mais complexo que um convencional, o convencional é basicamente um microcontrolador que monitora a temperatura e liga e desliga o compressor, e sempre na potência máxima, não há controle em relação a isso, enquanto o inverter nunca desliga o compressor, ele ajusta a potência do compressor de acordo com a temperatura, isso traz um excelente conforto térmico, não gera picos de consumo na rede, ainda corrige o fator de potência diminuindo ainda mais o consumo, etc, é só vantagem. Mas claro que essas vantagens trazem desvantagens... Uma placa com 20 componentes eletrônicos tem bem menos chances de queimar do que uma placa com 300 componentes... MAS há fabricantes que utilizam 300 componentes de alta qualidade e reduzem drasticamente a probabilidade de queima, por isso um Inverter Fujitsu é mais caro, por isso um Philco é mais barato, etc.
Tente pegar um Inverter LG, Samsung, Fujitsu, terá maiores chances de durar uns anos a mais. E contrate um profissional que siga as normas de instalação (geralmente os de assistência técnica, mas não necessariamente o cara pra ser bom tem que trabalhar em uma assistência técnica). O meu penúltimo instalador não usava bomba de vácuo, e não se atentou a falta do aterramento, etc. E foi depois dessa última instalação que o meu ar queimou após 24h de instalação, mas o ar passou 6 meses parado antes dele ter instalado, também já tinha quase 8 anos de uso, então não posso afirmar que foi culpa do instalador, mas suspeito que tenha uma parcela de contribuição. Eu infelizmente não me atentei ao nível do profissional e confiei, mas não erro mais nesse quesito.

Eric @ericguimaraes - em 13/01/2020

Acho que falaram que vai aumentar as chances de defeito em 50% porque se basearam falando apenas da sua situação, e não no geral, correto? Tem essa interpretação também, se for isso, realmente faz sentido pela questão da pressão, mas veja se não há alguma forma de passar uma outra tubulação e não utilizar essa sua do prédio, mesmo que seja algo meio "adaptado" na estrutura, mas que seja algo confiável e que só gaste uma única vez.

Recomendo comprar split que tenha serpentina de cobre para evitar problemas com vazamento. Lógico que também tem que ser feita uma boa instalação, ou seja, técnico bom (difícil achar neste ramo). Recomendo os novos da LG, pois são os únicos que permitem que façam a instalação (sem ser da autorizada) e ainda te dão 1 ano de garantia, desde que seja seguida a recomendação da instalação conforme o manual.

Enchendo @enchendo - em 12/01/2020

A questão é a tubulação do prédio. Split jogo no lixo, mas tubulação vazando = quebrar paredes, nego faz tubulação de alumínio e depois o comprador (que nem sou eu, minha noiva) se ferra.

James @1UTCrWbW - em 12/01/2020

Não entendi isso de tubulação do prédio. Ele já tem o ar condicionado pre instalado? Não dá pra colocar outra tubulação? Pra você fazer essa pergunta, provavelmente não dá. Mas confesso que não entendi...

Enchendo @enchendo - em 12/01/2020

Sim, tem a tubulação pré instalada.

Realmente aí não tem jeito, é complicado. Só trocando mesmo. Com o tempo, independente do tipo de gás que o aparelho utilizar, vai ter problemas.

Cristiano @4bPJe5W2 - em 12/01/2020

Meu apartamento tem uma tubulação problemática que já deu pau em dois inverters. Um Samsung e outro Fujitso. Ambos do antigo proprietário. Tenho medo na hora de fazer a substituição pois o prejuízo já foi alto ali...
Pretendia por outro inverter, mas agora com esses comentários aí, fiquei na dúvida se vale a pena correr o risco de perder grana nisso...um inverter custa entre 40 a 60% a mais.

Enchendo @enchendo - em 12/01/2020

Se eu soubesse uns anos atrás tudo que sei de construção e reforma... O rolo ainda é encontrar o convencional. Isso que Fujitsu é bom.

Eric @ericguimaraes - em 13/01/2020

Sim, de fato são aproximadamente 50% mais caros, mas no meu consumo eu tiro essa diferença em aproximadamente 1 ano com a economia no consumo, o resto é lucro. O meu último inverter durou quase 8 anos, um Samsung, peguei outro agora, então se o seu durar no mínimo 1 ano a 2... acredito que você tire essa diferença também.
E em relação a essa questão da tubulação dia prédios... não é só o gasto com a substituição por um novo que está em jogo, mas todo um inconveniente gerado juntamente com as despesas, vocês é quem sabem da dificuldade em tentar substituir ou "adaptar" essa tubulação que já existe no prédio, eu tentaria substituir isso, não sei se o acesso a esses prédios são muito difíceis, mas estudem novamente esse caso, porque a tendência é que esses produtos que R22 sumam do mercado, até a manutenção futuramente poderá aumentar.
Em relação ao Inverter ser mais sensível e dar mais defeitos... É aquela mesma conversa de carros 8 e 16 válvulas, o de 16 é mais complexo e obviamente custará mais na hora do reparo, embora compense com o desempenho, não se justifica continuar usando um motor 8v pensando nos contras do 16v, minha opinião.

Eric @ericguimaraes - em 13/01/2020

Mais uma coisa que vou deixar como dica, procurem profissionais que fazem a instalação com bomba de vácuo, esse processo do vácuo "pode" aumentar consideravelmente a vida útil de todo o sistema, infelizmente muitos profissionais consideram besteira e infelizmente quando um compressor apresenta um problema não terá como você afirmar que alguma umidade ou contaminação fez com que desencadeasse o problema. O prejuízo é seu e colocam a culpa na tubulação, energia, etc. Um ar condicionado que poderia durar 5,7,8 anos pode ter a vida útil bastante reduzida, 2, 3 anos, mas é bem relativo isso aí.

Enchendo @enchendo - em 13/01/2020

Bomba a vacuo é básico, profissional tem que ser muito de baixo nível ou iniciante para não usar.

Eric @ericguimaraes - em 13/01/2020

Pois incrivelmente tem muitos, mas talvez isso possa variar de região pra região, mas se você já sabe então tá bom, um problema a menos que você já se livra.