Comentários comentar

Sem querer polemizar ou fazer debate bobo, mas pra mim o espírito de INOVAÇÃO da Apple morreu em 2011, junto com o Steve Jobs. O último dispositivo inovador da Apple foi o iPhone 4.

Tim Cook é o CEO "padrão". Ele não tem a personalidade visionária do Jobs... ou de um Elon Musk.

Rafael @dRYJOzHd - em 02/02/2021

triste, mas concordo

Esse Tim só foi empurrando o que o Steve "criou" e ainda foi contra vários dogmas dele, como o tamanho das telas... Isso não foi inovação alguma, só tendência de mercado!
Bom, ele tirou o conector p2, tirou o carregador da embalagem...

Ariel Souza @26xsEC8U - em 02/02/2021

Pura verdade.

Ele só é um CEO bom. Genio mesmo era o Jobs.

justiceiro @justiceiro - em 02/02/2021

Concordo. Tanto que quando o Steve Jobs ficou fora por um período, a Apple lançou vários modelos de computadores com especificações semelhantes e que os clientes não conseguiam distinguir claramente. Quando ele voltou, enxugou tudo isso com o argumento de que o processo de escolha precisa ser fácil e não complexo. É a Apple voltou a dar muito resultado. Foi só ele morrer que o portfólio de variedades aumentou novamente.

Sem querer polemizar mas a Apple não faz só iPhone e os MacBook tão dando um pau na concorrência...

Aliás, esse endeusamento do Musk é sinal de uma geração que não consegue formar a própria opinião sozinha. O cara fala “bitcoin” e o treco sobe 15%. Não faz sentido algum pra quem acredita que colonizar Marte é uma saída viável.

Tim Você criou o MacBook??? A crítica da geral é que ele não mudou a Apple como o título do livro indica... Ele só continuo tocando a empresa... Claro ele pode ter assumido em um período onde fazer grande inovação é difícil pois as principais já tinha sido feito por Jobs. Então basicamente é que ele é ótimo CEO mas não revolucionou/mudou em nada a Apple no máximo a nova postura em adotar o serviço como futuro econômico da empresa.... Que já é tendência em outras faz muito tempo.

Ah claro.. o chip M1 dos macbook atuais existem desde a segunda guerra mundial... o Jobs não usava pq achava mto fora de moda.

O chip M1 não mas a arquitetura sim, ele só é uma evolução...

Pronto. Sabia que viria um argumento tosco desse.

A natureza tá aí a bilhões de anos... o Jobs não criou nada novo tb.

Fernando @cuFrAL2k - em 02/02/2021

Não é argumento tosco. A arquitetura ARM do M1 existe a bastante tempo..

Cara, não tem nada de tosco, o M1 usa a arquitetura ARM, a única ousadia foi abandonar a arquitetura x86, coisa que a Microsoft não fez.
Além do que, o próprio Windows já é compatível com arquitetura ARM faz tempo, a diferença é que a Microsoft não chutou o balde e abandonou a x86. Isso sem falar no Linux que já é compilado pro ARM e já roda no M1 com os pés nas costas.
A Samsung está desenvolvendo um chip próprio com GPU AMD, deve impulsionar ainda mais o uso dessa arquitetura para desktops.

Ariel Souza @26xsEC8U - em 23/02/2021

“Ousadia”
Vc acha mesmo que se trata de ousadia?

Vc precisa rever o significado de ousadia no seu dicionário.

Não existe nada de especial em um S.O. rodando na arquitetura ARM, meu jovem.

Rapaz, essa discussão não morre não?

Não adianta desvirtuar a conversa. O foco é no fato: a apple cresceu 20x na mão do cara por ter tido uma excelente gestão. Não é obra pra “qualquer CEO”. Aliás, sequer é obra pra uma pessoa... essas empresas tem conselho de administração. O Jobs foi ejetado quando quis se impor. Ao propor uma ideia ao board o CEO tem que convencer, não basta vencer.

Não acho que o Musk seja mais gênio que o Bill Gates ou que o Tim Cook. Ele só colocou dinheiro nas ideias dos outros, nunca idealizou nada inédito. Nem o Paypal foi fundado por ele. Talvez única ideia própria seja essa obsessão de habitar Marte, que soa um desperdício de recursos naturais da Terra. No fim, ele se vende nesse discurso de gênio pro mercado e na especulação de criptomoeda tá encontrando mais lucro do que na própria Tesla, que girava no vermelho até começar a vender carro na China.

Rodrigo @3UGuE9tF - em 23/02/2021

Bah, Vitor. Ainda bem que eu não vivo no mesmo ambiente que tú. Tu deve ser mala pra caralho e teus amigos sabem disso.

Vc quer ver a minha mala? Tinha que ser gaucho

Claramente você não leu esse livro, né? Eu não li, mas tenho a plena percepção da dificuldade que é fazer uma empresa crescer o que a Apple cresceu nos últimos 10 anos. Quando o Jobs saiu a Apple mal valia 300 bilhões, hoje vale 2 trilhões e 300 bilhões.

Falar que não é mérito de quem assumiu é dizer que um time qualquer teria feito o mesmo. E isso é burro.

Contra fatos não há argumentos: https://www.statista.com/statistics/263401/global-apple-i...

Sergio Moro @dAIH9x7X - em 02/02/2021

Análises e mais análises, todas parciais...
Tim Cook mudou o rumo da apple, que era baseada em produtos, para se basear em serviços, cujas cobranças são recorrentes, com margens maiores de lucro e custos menores de desenvolvimento. Iphone não é o melhor dispositivo do mercado, também não é o mais barato ou o mais vendido, isso também é verdade quando se fala em macbooks. Ipads é wearables são líderes em suas categorias mas, jamais sustentariam a operação da apple sozinhos.
Ele pode não ser inovador como Jobs, mas a visão de negócios dele é muito mais apurada e voltada a resultados, sem dúvida.

Parabéns isso mesmo como falei a grande mudança de rumo que Tim fez foi o foco em serviço

justiceiro @justiceiro - em 02/02/2021

Bom ponto Sérgio

Lves @alvesmeiaum - em 23/02/2021

Só uma observação quanto aos iPhones não serem os mais vendidos, na verdade eles são sim, no ultimo trimestre a Apple vendeu bem mais que a Samsung, a segunda colocada.

Cara você tem problema... Inclusive falando coisa que ninguém disse.
"Falar que não é mérito de quem assumiu é dizer que um time qualquer teria feito o mesmo. E isso é burro."

Paro aqui com argumentação... Nunca tirei o mérito dele, só que ele não mudou rumo da empresa, aliás disse até que era um ótimo CEO. Se quiser continuar defendendo um livro que não leu... E uma empresa e um cara que não conhece pessoalmente... Vai lá seja feliz!

"A crítica da geral é que ele não mudou a Apple como o título do livro indica"

Tá parecendo o Bolsonaro. "É o que o pessoal diz por aí".

“Sem querer polemizar ou fazer DEBATE BOBO”

Exatamente! O M1 é foda e com um preço muito bom em comparação a quem oferece especificações semelhantes.

Concordo. Dizem também que jobs ante ade morrer deixou vários projetos para as próximas gerações.

Concordo contigo Moderador CC, mas Jobs antes de morrer deixou alguns projetos prontos para darem continuidade. Na questão dos Smartphones parece que seu último projeto tinha sido o iPhone 5S..!!

Marcos @marcosbr - em 02/02/2021

seria tipo o Lula surfando a onda boa q o FHC deixou?

Esse post é imã pro que a gente costuma chamar de “engenheiro de obra pronta”

Leonardo @cOk3Ba4Z - em 02/02/2021

Concordo plenamente, mesmo não gostando dos produtos da Apple (gosto, não falei que é ruim) é inegável a inovação que Jobs trouxe ao mundo da tecnologia, não somente à Apple. Quem buscou o mouse das gavetas mais empoeradas da Xerox foi Jobs. O PC que nós conhecemos existe graças a ele. Smartphone e outras diversas evoluções só vieram graças a Jobs. O cara era simplesmente foda. A morte dele foi uma tristeza a todos os amantes da tecnologia. Ele vivia a algumas décadas a frente.... O céu deve estar bem mais moderno hoje....

Pra não ser injusto com o Tim Cook, talvez a grande façanha dele seja a luta da Apple pela privacidade de seus usuários. Tô gostando muito de ver a atitude dele frente ao Facebook.

Harley @skilloskillo - em 02/02/2021

Poxa, o cara faz milhões de otários comprarem a mesma caca todo ano, convenceu o povo que nem precisa enviar carregador junto...eu acho isso inovador e incrível

Filho da puta de sucesso ahsduhaudsh

Ingreed @diiFIH42 - em 22/02/2021

Sou fã da Apple, só uso ela, mas concordo plenamente contigo.

Peppa Pica @peppapica - em 23/02/2021

Por mais que falem que não, a Apple morreu com o Jobs... ficou sem inovação por anos, só em 2020 que veio a inovação com o M1!

Doca @docadoca - em 23/02/2021

Concordo bastante. Esse título não condiz com o que vemos do Tim Cook. Marketing pessoal forçado.

Mas ele é um bom CEO, sem dúvidas. A empresa tem se mantido crescendo perenemente.

Talvez o título foi overcooked.

Lucas Lira @lucaslira - em 13/04/2021

Gosto muito da Apple e já estudei razoavelmente sobre Steve Jobs; concordo contigo.

Felipe Spengler @flep - em 02/02/2021

/gif John Travolta looking around

Renan @5XFzk8iZ - em 02/02/2021

jaja aparece alguém pra falar do preço do iphone.

heitor @22Cc83kc - em 02/02/2021

Mas vcs já viram o preço do iPhone?

Aloizio @julioaloizio - em 02/02/2021

O segredo é esperar passar umas 4 a 5 gerações pra comprar, tipo daqui a 4 anos vai ser acessível comprar o 11.

Renato @renatomix - em 02/02/2021

O gênio que inovou tirando o carregador do iphone. O cara alterou o Apple Park idealizado por Jobs para economizar dinheiro, um total desrespeito com o que seria um legado póstumo. Agora para quem acha que Jobs era santo pesquisem os problemas da animação 3D Cassiopeia, roubaram a produtora para atrasar o filme e Toy Story ser o primeiro longa 3D, teve um problema para passar para película também, se não me engano um incêndio bastante suspeito.

GGPO @silvaricardo - em 02/02/2021

Só vim ver os analistas e acionistas defendendo Jobs e Cook.

Não me decepcionei.

Botaram até o Musk na salada.

Daniel @metallikl - em 02/02/2021

kkkkkkk

Pejotinha miliquinhento e "seus ídolo" CEO: produto mais bem acabado do capitalismo doentio.

LaoLucLu @laoluclu - em 02/02/2021

Ele não inova nada, mas ele revolucionou todo o processo produtivo da Apple, cortou custos de produção, reduziu drasticamente o gasto com mão de obra, e fez a Apple ter lucros absurdamente mais altos do que os absurdos que já tinha. O que ele fez pra ter essa lucratividade é de fazer esquerdista chorar em posição fetal abraçado com o beck, mas foi muito efetivo.

"Fazer esquerdista chorar em posição fetal abraçado com o beck". Realmente, o Gatry é só o retrato dos tios de churrasco, pavê e mesa de bar Brasil afora.

Tá ficando cada dia mais difícil identificar se tô lendo os comentários do Gatry ou do UOL

swineone @660T4O9C - em 02/02/2021

Tim Cook está acabando com a Apple.

A qualidade dos produtos despencou brutalmente desde a época do Steve Jobs. Isso é visível para qualquer pessoa que acompanha a empresa há muito tempo (no meu caso, já comprei uns 30 produtos Apple, começando com um Mac Mini G4 -- ainda da arquitetura PowerPC, não era Intel - - em 2005). Só no meu notebook atual, já precisei acionar duas vezes a garantia (problema na tela e no teclado butterfly). Apple Pencil que não dura nem um ano, Smart Keyboard do iPad que também não dura nem um ano, o iPad Pro com manchas na tela.

Se não arrumarem esse problema de qualidade, eu acredito que em 2030 a Apple será tão (pouco) conhecida quanto era em 2005, quando entrei no ecossistema.

Quer dizer, talvez o povo que prioriza a compra de um iPhone a rebocar a parede da casa ainda existirá. Mas quem TRABALHA mesmo com Apple (não apenas ostenta logo da maçã em rede social) vai pular fora do barco antes que termine de afundar. Eu mesmo, se tivesse que comprar um novo notebook hoje, quase certamente seria um Dell XPS.

Acionista não tá nem aí. Quando o Satya acabou com Windows Mobile, em franco processo de expansão em diversos países e continentes (inclusive Europa!), ele CAGOU pros consumidores. No entanto, entregou os maiores lucros da história da Microsoft com a Azure.

swineone @660T4O9C - em 02/02/2021

Então, mas isso foi uma mudança de ramo, basicamente.

Agora, se a Apple quiser continuar no ramo de eletrônicos, e quiser continuar cobrando os preços obscenos que cobra, precisa ter uma qualidade impecável. De outra forma, vai definhar e morrer.

Sem contar com a Obsolescência Programada que sempre fez parte da política da empresa, desde os tempos do Ipod, sofrendo inclusive condenação na justiça Americana por tal pratica. Mas como disse um dos colegas aí Fã Boy, fecha os olhos pra tudo que é ruim.

MatheusO @matheuso - em 12/04/2021

A Apple não vai necessariamente "acabar" nesse meio tempo. O problema é que se manter essa política de obsolescência, falta de inovação em frente aos concorrentes chineses, vai perder parte da força que mantem hoje.
Não é em todo lugar do mundo que cobrar preços obscenos por um produto igual ao da concorrente vá funcionar só por conta da força da marca.

uriel @4UB46WiA - em 02/02/2021

Só vim ter ctz que os fãs boys da apple continuam tão chatos como os da xiaomi e qualquer outro tipo de fã boy, kkkkkkkkk ....
E não é que nada mudou ...

Tiago @tmedeiros - em 23/02/2021

Detalhe importante: o livro não fala que ele é o gênio da inovação. Fala sobre ter mudado a história da Apple.

LoCasto @boletosim - em 23/02/2021

Pessoal não tem noção de quantos $ a Apple tem em caixa, hoje em dia nem se eles quiserem essa empresa quebra.

Os acionistas imaginários da Apple se atacam de unha.

ISSO NAO E' UM GENIO ,JOBS FOI UNICO

tetri @tetriiii - em 23/02/2021

ia comprar o livro mas li todos os comentários e parece ter mais conteúdo que o próprio livro
obrigado Gatry

LaoLucLu @laoluclu - em 23/02/2021

Ele não é gênio, mas é um excelente CEO para a Apple. Ele reduziu violentamente o custo de mão de obra, de insumos, de produção, e multiplicou a lucratividade da empresa.

swineone @660T4O9C - em 23/02/2021

Perfeito o que você mencionou.

Único problema é que não está gerenciando seu pessoal direito e deixando cair a qualidade. E quem paga preço de Apple (a menos que seja para ostentar em rede social), paga com uma expectativa de que tenha qualidade proporcional ao custo do equipamento. Claro que as pessoas não param de comprar do dia para a noite, porque a marca ainda tem muita fama, mas se não voltarem ao antigo padrão de qualidade, não poderão continuar cobrando esse preço para sempre.

E outra coisa: a fama da marca se origina dessa própria qualidade que ela está perdendo. É como os relógios suíços, quem compra Casio não compra relógio suíço e vice-versa. Se algum dia a Apple for vista como tendo a mesma qualidade de qualquer fabricante de Android, será o prego no caixão dela.

Matheus @matheusdc - em 23/02/2021

Questionável, o cabo da Apple tem problema crônico de estragar de vez em sempre. Apple você compra status de usar um produto Apple, mas a parte de inovação realmente está lenta, um amigo disse ali em cima que a Apple vendeu muito mais que as concorrentes, na verdade ela teve mais lucro, mas na parte de vendas acho que Samsung e Xiaomi ficaram acima da Apple em quantidade de unidades vendidas. Tim Cook foi esperto mesmo, ele aumentou o valor dos produtos, manteve a qualidade e boa, como CEO ele fez a jogada certa!

Sim revolucionou, aumentando o tamanho da tela dos Iphones coisa que o Jobs abominava e era tendência no mercado

FcoFelix @fAYSkGlD - em 12/04/2021

Obrigado. Gênio ou não, está a frente de uma das maiores empresas do mundo. Só isso já vale a leitura ;-)