Ler livros é um bom começo.
E nao to falando dessa quantidade de lixo de auto ajuda e coach e como ficar rico com 100 reais.
To falando dos clássicos com todos os seus problemas relacionados a epoca em q foram escritos.
Estou bem no começo disto, bastante mudanças na minha mente.
Me preparei muito esperando um filho (Não sei o porque, mas vejo que sim) , mas vai vir uma filha .
Mas o que desejo fazer, e quero é : Ensinar principalmente valores básicos , dar o exemplo, fazer o possível para livrar ela do mundo e visão woke e vitimista que tentam implementar atualmente.
Eu não sou religioso, mas acho que estudar em colégios de freiras parte da vida, me ajudou a criar alguns valores que considero bons . Quando troquei para outra escola, vi que a perda de certos valores me influenciaram para algumas coisas ruins. Não sei como ainda, mas quero passar de alguma maneira isto para ela.
Profissão.. bom ,acho que isto vem depois. Importante são passar bons valores, acho que isto vem com uma boa convivência com a família e exemplo.
Um bom esporte, pouca tela, bastante acompanhamento no mundo digital.
No meu caso tem sido livro e esporte, além de acompanhar o que assiste nas telas. No tablet ele usa Duolingo ABC e outros apps de aprendizado que adora, TV é a conta do YT Kids só com canais que libero, leio livro todo dia pra ele e deixo ele brincar com livros de figuras e ele mesmo me contar as historias como ele entende (3 anos, não sabe ler) e já está no judô e ano que vem pretendo colocar no Jiu também.
Presença, acho que é o mais difícil quando se trampa para poder sustentar o restante
Restante: esporte (natação primeiro pq criança ama água e vejo como maior risco pra criança pequena), idioma (eu falo ing então pretendo mostrar o mundo nas duas linguas pt e ing), poucas telas e +livros. Tela vira vício, os sobrinhos da minha esposa entraram em contato com telas e videogame pequenos e hoje NADA tira eles das telas, é infernal a relação.
Sempre que possível expor a natureza: parque, animais...
Alimentação sem açucar o max de tempo q der e sem ultra processados .
Primeiramente, tratando ela como um ser humano, antes de ser minha filha, colocando amor e respeito, acima de tudo.
Entender que ela tem escolhas individuais, necessidades individuais e eu tenho que estar ali para guiar para onde seja mais seguro para ela.
Não impor religião, qualquer divindade e muito menos livro religioso. Ela tem que descobrir e sentir o mundo pelas pernas dela.
Algo que ajuda muito, para crianças menores e manter até adolescência é ensinar ter autonomia, mas autonomia não é liberação para abandono.
Mostrar no dia a dia, tratando a mãe dela bem, com respeito e amor, minha esposa, o melhor possível, pra ela saber, caso ela se envolva em alguma relação, o que ela merece e quando dever sair.
Hoje ela prática natação e ballet, 1 vez na semana, cada. Não é recomendo criança praticar tanta coisa. Criança precisa de ociosidade para expor sua criatividade e também aprender a lidar com frustração e tempo de espera.
Não dar tudo de mão beijada, pra ela aprender o valor das coisas, ensine tudo, ensine arrumar a cama, ensine levar o prato na pia. Ensine a criança a respeitar o próximo, o que tem de criança birrada que desrespeita o próximo é brincadeira, a criança acha que o mundo gira em volta dela e pode tudo. Saiba impor limites e saiba prepara-la para o mundo. Bota pra praticar alguma luta e ensine se defender. Como eu disse, tem muita criança que desrespeita o próximo e certamente vão ter algumas dessas crianças convivendo com a sua.
Ler livros é um bom começo.
E nao to falando dessa quantidade de lixo de auto ajuda e coach e como ficar rico com 100 reais.
To falando dos clássicos com todos os seus problemas relacionados a epoca em q foram escritos.
Uma língua, uma luta e um esporte e muito exemplo
editado em 26 de jun. de 2026 10:58Esse esquema dos pais bancar +1 língua (pelo menos), ainda criança, "deveria ser lei" ! Muitoooo mais fácil aprender quando ainda é jovem.
Melhor ainda se os pais conversarem com a criança em uma segunda lingua, apresentando o mundo em ambas. Criança já desenvolve quase sem sotque
Estar presente de corpo e alma na vida deles sendo referência com bons exemplos. Não tem como dar errado.
Difícil. Mas a ideia é criar os meus para que não se tornem esquerdistas
Estou bem no começo disto, bastante mudanças na minha mente.
Me preparei muito esperando um filho (Não sei o porque, mas vejo que sim) , mas vai vir uma filha .
Mas o que desejo fazer, e quero é : Ensinar principalmente valores básicos , dar o exemplo, fazer o possível para livrar ela do mundo e visão woke e vitimista que tentam implementar atualmente.
Eu não sou religioso, mas acho que estudar em colégios de freiras parte da vida, me ajudou a criar alguns valores que considero bons . Quando troquei para outra escola, vi que a perda de certos valores me influenciaram para algumas coisas ruins. Não sei como ainda, mas quero passar de alguma maneira isto para ela.
Profissão.. bom ,acho que isto vem depois. Importante são passar bons valores, acho que isto vem com uma boa convivência com a família e exemplo.
Um bom esporte, pouca tela, bastante acompanhamento no mundo digital.
editado em 26 de jun. de 2026 11:12No meu caso tem sido livro e esporte, além de acompanhar o que assiste nas telas. No tablet ele usa Duolingo ABC e outros apps de aprendizado que adora, TV é a conta do YT Kids só com canais que libero, leio livro todo dia pra ele e deixo ele brincar com livros de figuras e ele mesmo me contar as historias como ele entende (3 anos, não sabe ler) e já está no judô e ano que vem pretendo colocar no Jiu também.
Presença, acho que é o mais difícil quando se trampa para poder sustentar o restante
Restante: esporte (natação primeiro pq criança ama água e vejo como maior risco pra criança pequena), idioma (eu falo ing então pretendo mostrar o mundo nas duas linguas pt e ing), poucas telas e +livros. Tela vira vício, os sobrinhos da minha esposa entraram em contato com telas e videogame pequenos e hoje NADA tira eles das telas, é infernal a relação.
Sempre que possível expor a natureza: parque, animais...
Alimentação sem açucar o max de tempo q der e sem ultra processados .
Ideal é não ter filhos (conselho de quem fez errado uma vez)
Primeiramente, tratando ela como um ser humano, antes de ser minha filha, colocando amor e respeito, acima de tudo.
Entender que ela tem escolhas individuais, necessidades individuais e eu tenho que estar ali para guiar para onde seja mais seguro para ela.
Não impor religião, qualquer divindade e muito menos livro religioso. Ela tem que descobrir e sentir o mundo pelas pernas dela.
Algo que ajuda muito, para crianças menores e manter até adolescência é ensinar ter autonomia, mas autonomia não é liberação para abandono.
Mostrar no dia a dia, tratando a mãe dela bem, com respeito e amor, minha esposa, o melhor possível, pra ela saber, caso ela se envolva em alguma relação, o que ela merece e quando dever sair.
Hoje ela prática natação e ballet, 1 vez na semana, cada. Não é recomendo criança praticar tanta coisa. Criança precisa de ociosidade para expor sua criatividade e também aprender a lidar com frustração e tempo de espera.
Gostei!
Paulo Freire nele.
O mentor da mundiça kkk
Não dar tudo de mão beijada, pra ela aprender o valor das coisas, ensine tudo, ensine arrumar a cama, ensine levar o prato na pia. Ensine a criança a respeitar o próximo, o que tem de criança birrada que desrespeita o próximo é brincadeira, a criança acha que o mundo gira em volta dela e pode tudo. Saiba impor limites e saiba prepara-la para o mundo. Bota pra praticar alguma luta e ensine se defender. Como eu disse, tem muita criança que desrespeita o próximo e certamente vão ter algumas dessas crianças convivendo com a sua.
1. Inglês. 2. Não confiar em ninguém 3. Brasil é infernal
Inglês, educação financeira e como tirar passaporte.