Comentários comentar

Vale. Pra quem precisa armazenar coisas, e não usar pro sistema principal, vale e vale muito.

Andrey @clsu5fn0 - em 26/10/2022

Pra quem ainda tem o sistema principal em disco mecânico vale sim.

Alfred @fuexfjyc - em 26/10/2022

Mas quem tem o SO em HD ainda, não sabe o que ta perdendo. É da água pro vinho.

Justo. O problema é que a velocidade extra não vai durar se não houver cache DRAM. Quando vc gravar 100% da capacidade do SSD, o que tipicamente acontece em torno de um mês de uso, ele vai ficar tão lento quando um HDD para algumas tarefas. Não todas, ainda é MUITO melhor no geral. Nunca será pior. Mas aí, por 230 reais, é melhor comprar um de 240gb que tenha DRAM, e usa o HDD que já existe na máquina como segundo drive. Posso estar errado mas 240GB deve ser suficiente pra qualquer usuário comum (não gamer, não profissional).

Iran Paulo @ipsflores - em 26/10/2022

@RocketmanBabaca Calma lá, não é todo mundo que enche 100% da capacidade do SSD. Por exemplo: no escritório compramos SSD de 80 ou 120GB e complementamos com um HDD de 500GB (alguns com 1TB).
Quando compro SSD, só procuro DRAM se for usar com o SO, caso contrário prefiro comprar um SSD mais confiável para armazenamento de dados.
Na época dos HDDs, a série Green da WD era tão ruim que dispensaram ela e focaram na série Blue. Agora com os SSDs, eu não sei com está o desempenho da série Green.

editado em 26 de out. de 2022 16:58

Não é encher, é gravar/escrever em disco.

Iran Paulo @ipsflores - em 27/10/2022

@RocketmanBabaca Nesse caso, o problema vai ser o TBW.

Não é disso que estou falando. TBW não vai ser problema pra um usuário comum. A questão é que drive barato usa QLC. Fisicamente falando, um nível dos quatros opera como "cache". Não é bem isso, não sei os termos, mas na prática, quando todas as células forem usadas pelo menos uma vez, esse "cache" deixa de estar disponível em alta taxa de transferência pq esse nível da célula não é tão rápido para apagar+gravar nova informação. Na primeira vez que cada célula é escrita, esse primeiro nível está limpo. Não há nada nele, fisicamente. Não há bits gravados. Nessa hora, esse "cache" é funcional e tudo. Depois que vc gravar algo em casa célula do seu SSD, não haverá mais células limpas e esse "cache" vai ter que fazer agora duas ações: limpar as células, e gravar os dados novos. Isso coloca latência na operação.

Pq as controladoras dos SSDs são inteligentes, elas usam primeiro todas as células vazias antes de voltar a usar uma célula que já foi usada.

Ou seja... Se vc grava, digamos, 20GB por dia no SSD, em um mês vc gravou 600GB o SSD. "Gravar" não é ter o SSD ocupado em capacidade... É ter sido escrito nele. É normal isso, e esse número de 20GB por dia é bem típico.

Ou seja, ou seja, depois de menos de um mês seu SSD já caiu a performance tremendamente, e tudo isso porque não tem dram.

É isso. Agora, eu não sei os nomes das coisas, só sei que é mais ou menos assim que funciona e é mais ou menos isso que acontece.

Tudo isso é sem dram e só pra qlc(e acho que tlc também), até onde sei.

Enfim... Ainda será melhor que HDD.

Iran Paulo @ipsflores - em 28/10/2022

@RocketmanBabaca Entendi onde você queria chegar. No meu uso, eu não notei diferença de performance, mas pode ser que aconteça.

Iran Paulo @ipsflores - em 26/10/2022

@clsu5fn0 Sim, o SSD 2,5' ainda tem o preço menor em relação ao SSD M2. Em termo de igualdade, o protocolo SATA perde fácil em velocidade para o protocolo NVMe.

Iran Paulo @ipsflores - em 26/10/2022

@RocketmanBabaca Pelo contrário, para quem quer usar para instalar o sistema principal e não precisa de backup para armazenar arquivos importantes, vale muito.

buga @62tgfvyj - em 27/10/2022

A linha green é para guardar arquivos. Justamente como o Rocket Man falou no 1 post. Pra instalar os jogos, filmes, fotos que não vão se alterar.

Já sobre o sdram ele viajou.quando vc só guarda arquivos e le (assiste seus filmes, fotos, ets) não precisa de ram e o ssd não grava muito, apenas lê. Cada vez que entra no seu the witcher 3 lê um Monte de dados, mas não grava quase nada.

Pro sistema principal ou swap, editar vídeos, compilar programas, manter um banco de dados vai precisar da ram, pra evitar ficar gravando direto. MAs tiver backup e usar eventualmente vai de boa.

Iran Paulo @ipsflores - em 28/10/2022

@62tgfvyj Na verdade a série Green é custo benefício, e a série Blue para armazenamento, segundo a própria WD.
https://www.westerndigital.com/pt-br/solutions/color-drives
Obs: Para games, a WD tem a série Black, que se não me engano concorre com os Samsung EVO.