Comentários comentar

Queijo @queijo - em 30/04/2022

Garantia 5 Anos.

Fabio Souza @fabiosrq - em 30/04/2022

Boa!!! Alguém sabe me dizer se é compatível com a configuração do meu PC (tá bem lento com o único jogo que gosto, PUBG) - acho que não, porque é DDR4 a que possuo, mas não entendo muito (e aceito sugestões) - config: Mem DDR4 2133 8.0GB(1x8) Kingston HyperX Fury PR / Gabinete DT3sports Axtro Window / Proc skt AM4 Ryzen 1400 3.2Ghz / MB AM4 Asus Prime A320M-K DDR4 s/v/r ?

Ianzer @aoxn4wb0 - em 30/04/2022

Sem placa de vídeo dedicada dificilmente vai conseguir jogar alguma coisa (3D) dessa década de forma satisfatória.

Fabio Souza @fabiosrq - em 02/05/2022

Opa, amigo. Acabei não destrinchando no comentário, porque pensei que tava subentendido, erro meu. Possuo uma 1050ti (e 1TB de SSD). POr isso acho que o gargalo é na memória mesmo. Mas valeu pela ajuda!

Thiago @nesdrooo - em 01/05/2022

Oi Fábio. Não vai funcionar, vc realmente precisa de uma memória que seja DDR4. Sobre melhorar o desempenho, vou te dar algumas opções e vou RESUMIR MUITO, colocar em termos LEIGOS (estou destacando isso para evitar os haters de plantão que acham que vou detalhar tudo na vida de informática em um comentário):

1) Formate seu pc, com o tempo o windows vai ficar mais e mais lento, e formatar e instalar tudo novamente vai te dar mais desempenho. Aqueles aplicativos de "Limpeza" só ajudam até certo ponto. E a formatação é uma solução real.

2) A memória existem muitas situações, mas a que se encaixa em 99% dos casos é: só vale a pena colocar mais se o seu pc estiver exigindo mais, colocar além disso é disperdicio de dinheiro, ou ganho de desempenho mínimo. Vc tem 8gb de memória, quando o PC está usando? uns 4gb? se for, não vale a pena aumentar. Está usando uns 6gb? Ai pode ser que vale a pena sim. No seu caso é um únic pente de 8gb, se colocar outro de 8gb vc pode ter melhor desempenho, não pela quantidade total de RAM mas sim pq vai habilitar o dualchannel que em resumo, melhora a velocidade da memória RAM.

3) Disco, se seu PC utiliza disco rígido, a sua solução está aqui. Troque por um SSD, o SSD em mérida é 3x ou 4x vezes mais rápido que um HD normal. Existe um nível acima que é o SSD PCI-E NVMe, um pouco mais caro que o SSD comum, mas o SSD NVME é de 5x até 7x mais rápido que o SSD comum, e o SSD NVMe é uns 18x mais rápido que o HD comum. HD comum tem uns 150mb/s de velocidade (se não entender essa sigla, considere como velocidade em km/h mesmo), o SSD comum fica em 400mb/s e um de 256GB custa uns R$220,00 e SSD NVMe de 256GB custa uns R$250,00 e a velocidade de até 2400mb/s. Nota: Pesquisei sua placa-mãe e ela aceita o SSD NVMe viu.

4) Placa de vídeo, esse é um aumento de desempenho exclusivo para jogos (e quem trabalha com edição). Vai te dar um desempenho real, porém se a memória RAM e HD/SSD não acompanhar, é dinheiro jogado fora.

Boa sorte

PauloCesar @paulocizar - em 01/05/2022

Por mais pessoas como você.

Fabio Souza @fabiosrq - em 02/05/2022

Rapaz, que comentário maravilhoso. Muito obrigado pela paciência.

Respondendo os questionamentos:

1. Formatei recentemente;

2. Quando estou jogando (novamente, só jogo PUBG), o consumo da RAM vai no teto, por isso imaginei que outra memória aliviaria a minha situação. Minha maior dúvida era em relação à frequência para conseguir o dual channel que você citou (ou tanto faz a frequência, bastando ser DDDR4?).

3. Mudei recentemente. Único upgrade que fiz (na verdade, meu trampo pagou) foi colocar 1TB de SSD (comum mesmo, mas já deu um up significativo, mas mesmo assim encontro gargalo em jogos).

4. Não comentei sobre ter placa de vídeo, porque imaginei que não era relevante pra discussão (pensei que tava subentendido, errei kkk). Tenho uam 1050ti.

Em resumo, tendo em vista que: a) já tenho SSD; b) o PC foi recentemente formatado; c) nos jogos a ram é quase toda utilizada; e d) tenho uma placa de vídeo antiga, mas que em tese rodaria algo, imagino que a solução seja mesmo mais memória. Só não sei qual específica comprar (justamente para conseguir o dual channel).

De todo modo, agradeço novamente pela sua paciência em explicar. Um grande abraço!

CapirotoZ @capirotoz - em 02/05/2022

Quanto a compatibilidade toda Placa Mãe tem uma lista das memórias testadas nela no caso da sua segue link:
https://www.asus.com/Motherboards-Components/Motherboards...

Não quer dizer que necessáriamente vai ter que comprar exatamente a que está na lista, mas terá grandes chances de não ter problemas se o fizer.

Se você já tem um pente de 8GB recomendo comprar um do mesmo modelo.
se sua placa é DDR4 só vai aceitar esse tipo.
Você pode colar memórias de frequencias diferentes por exemplo 2333Mhz e 3000mhz a placa mãe fará as duas trabalharem em 2333Mhz (sempre vai se basear na com menor desempenho)

Fabio Souza @fabiosrq - em 02/05/2022

Perfeito, obrigado pela aula!

User42354 @edegpsf0 - em 02/05/2022

SSD é vida!!! lembrando que nem todas as placas tem slot para os SSDs NV***

extraneu @extraneu - em 01/05/2022

Não, DDR3 e DDR4 são totalmente incompatíveis. Se você estiver rodando Windows 10, eu acho que 8GB é pouco mesmo, quase o mínimo pra qualquer uso, mas a configuração recomendada do jogo é 8GB (a mínima é 4GB, o que pra mim sugere que a medição deles foi no Windows 7), então pode ser que o colega que sugeriu a placa de vídeo tenha razão.

Porém, não identifiquei qual é o seu processador, e pela descrição parece ser o Ryzen 5 1600, que não tem GPU integrada.

O jeito mais prático de testar se o gargalo é memória é conferir o Gerenciador de Tarefas enquanto estiver rodando o jogo, mas como a medição do Windows considera o swap e faz uma salada de números, acho uma boa configurar "corretamente" o Swap - dimunir pra uns 800MB. Se a memória ainda ficar abaixo dos 90% (ou o Windows não reclamar de falta rs), o problema é outro, aí teria que analisar...

editado em 1 de mai. de 2022 20:07
Fabio Souza @fabiosrq - em 02/05/2022

Opa, essa dica (do Swap) eu realmente não sabia (detalhei melhor o aspecto do meu PC no comentário acima). Muito obrigado pelas infos!

Ianzer @aoxn4wb0 - em 30/04/2022

"Multilaser" e "garantia de 5 anos" são duas coisas que deveriam ser proibidas de serem utilizadas de forma conjunta.
Só quem já teve um Multilaser sabe a dor de cabeça que essa marca representa.

heitor @22cc83kc - em 01/05/2022

Multilaser não fabricou essa memória, é só procurar informações sobre os chips dela, devem ser micron, hynyx ou Samsung, e memória ram não é algo que costuma dar problema fácil, principalmente DDR 3

Thiago @nesdrooo - em 01/05/2022

É que a marca tem a fama que a marca tem né. É o nome que ela criou para si mesmo e terá que conviver com isso.

Rodrigo @2icvxnzd - em 01/05/2022

Brasil não fabrica semicondutores... É rebrand

extraneu @extraneu - em 01/05/2022

Isso não muda o que o colega falou, provavelmente é rebrand de um produto de baixa qualidade e a garantia da Multilaser vai tentar todas as maneiras de te enrolar.

editado em 1 de mai. de 2022 20:07

se vc usa uma máquina com ddr3 já é sinal que precisa mais que memória e provavelmente algo está prestes a perecer, quando eu perdi memória e placa mãe numa tacada só