Comentários comentar

Bill @billpower - em 06/07/2021

Bom ver que não é só uma carcaça de plástico. Já esperado da Intelbrás que não faz coisas péssimas na verdade. Achei um tanto caro, mas é só uma impressão.

Intelbras só compra white label e mete Marca deles. Quando eu peguei um dvr deles para abrir, vi que é um chinês. Só tacaram o emblema e GG.

isso não quer dizer que seja ruim ou de qualidade baixa, apenas que você compra igual no Ali por 1/3 do preço.

Gxv3t5k2 @orjrhrhhr - em 06/07/2021

Esses dispositivos de proteção só funcionam e fazem sentido quando na instalação elétrica da tomada existe o aterramento, coisa que pouquíssimas casas possuem no br

swineone @660T4O9C - em 24/08/2021

Fonte?

Gxv3t5k2 @orjrhrhhr - em 24/08/2021

Fonte: Física (Ensino Fundamental). Obs.: O pino do meio serve para aterramento.

Mas e for o iclamper não precisa de aterramento e protege contra raios. Com aterramento evita até câncer.

swineone @660T4O9C - em 24/08/2021

Acho que vou jogar meu diploma de engenharia elétrica no lixo. O usuário "DogeCoin" do Gatry acabou de refutar tudo o que eu aprendi apenas com três palavrinhas mágicas: "Física (Ensino Fundamental)".

Por favor, se verem qualquer comentário meu nas outras promoções sobre DPSes, ignorem, porque está tudo errado, acabou de ser refutado pelo usuário "DogeCoin" do Gatry, que provou saber muito mais do que eu sobre o assunto com suas três palavrinhas mágicas. Por favor direcionem qualquer pergunta sobre DPSes para um grande especialista como ele.

Caramelo @caramelo - em 24/08/2021

55% das residências do Brasil não possuem aterramento. Fonte: IBGE

Pra quem mora em prédio (acho que construído depois da década de 70) é garantido que tem…

Lembrando que aterramento não é o pininho da tomada e sim a barra de cobre enterrada no quintal e ligada corretamente à rede elétrica…

swineone @660T4O9C - em 24/08/2021

No caso pedi uma fonte para a afirmação que não protege nada sem aterramento, mas já recebi: "Física (Ensino Fundamental)".

Segue o link de um dos mais conhecidos engenheiros elétricos da internet sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=B14QsoUgGRE. Talvez sirva para acalmar o ânimo dos amigos aí numa discussão que não vai levar em lugar nenhum, afinal: "Uma discussão prolongada significa que ambas as partes estão erradas" Voltaire.

radiobrasil @2RlJGVrz - em 24/08/2021

Sem aterramento vai proteger contra um tipo específico de surto apenas, se não me engano "diferencial" ou algo assim. Protege menos, mas melhor que nada.

e se pá nesse aí é bom ter um desse pra cada equipamento da casa né?! pra "se protegerem da proteção" de outro dispositivo com isso, rs

radiobrasil @2RlJGVrz - em 24/08/2021

Os surtos elétricos do dia a dia nem sempre causam danos de imediato, mas vão detonando aos poucos com as fontes de eletronicos. Surtos são mais comuns do que se imagina e muita gente nem nota. Aquela "piscadinha" da luz faz muito estrago, pois quando a energia volta após breve interrupção geralmente vem com picos que podem passar fácil de 300 - 400 volts. Um DPS assim segura muito esses picos de tensão. Tem uns testes de DPS assim que o pessoal usa arma de choque nos pinos, dá pra ver e ouvir que não há o estalo quando o DPS está no meio do circuito.

swineone @660T4O9C - em 24/08/2021

Mas isso é porque com certeza a arminha de choque, portátil, a bateria, está conectada ao terra por meio da tecnologia de aterramento wireless.

Afinal, sem aterramento não protege nada. Fonte: Física (Ensino Fundamental) apud DogeCoin. "Dispositivo De Proteção Elétrica Intelbras Eps 302 Intelbras Eps Bivoltv Preto". Disponível em: https://gatry.com/promocao/detalhes/154674/dispositivo-de.... Acessado em 24/08/2021.

radiobrasil @2RlJGVrz - em 24/08/2021

Pode ser huahuahuha. Só sei que perdia MUITA coisa com surtos em casa e no escritório. Depois de instalar DPS não tive mais problemas com fontes queimadas, portão eletronico... Alias, nas 2x que queimou a placa do portão foi por surto e torrou o varistor e fusivel termico da fonte dela e não tinha DPS na época.

swineone @660T4O9C - em 24/08/2021

Errado, não protege nada.

Fonte: Física (Ensino Fundamental) apud DogeCoin. "Dispositivo De Proteção Elétrica Intelbras Eps 302 Intelbras Eps Bivoltv Preto". Disponível em: https://gatry.com/promocao/detalhes/154674/dispositivo-de.... Acessado em 24/08/2021.

Gxv3t5k2 @orjrhrhhr - em 24/08/2021

Não comentei que não protege nada e sim que só funcionam como “proteção” com aterramento, “protege só algum tipo específico de surto” não é proteção. Eu perdi TV e modem após surto elétrico, os dois ligados no mesmo “dispositivo de proteção” intelbras.

swineone @660T4O9C - em 24/08/2021

Tem razão, 100% a ver com o aterramento e 0% a ver com uma provável falta de coordenação dos DPSes na instalação, ditada pela NBR5410, assim como limites inerentes a qualquer tecnologia.

swineone @660T4O9C - em 24/08/2021

Ironias com os Dunning-Krugers da vida à parte, em caso de qualquer dúvida, sugiro acessar o FAQ da Clamper para dirimir qualquer dúvida ao invés de escutar pessoas aleatórias na internet.

https://www.lojaclamper.com.br/institucional/duvidas-freq...

Mesmo a residência não possuindo aterramento posso utilizar os protetores da linha Plugue & Use?
Resposta = Sim. Na falta do condutor de terra o protetor efetuará o dreno do surto elétrico pelo condutor de neutro.

Aparentemente o pessoal da Clamper, empresa mais respeitada do ramo no Brasil, faltou às aulas de "Física (Ensino Fundamental)". Sugiro fazerem uma denúncia ao Ministério Público, Procon e outros órgãos governamentais mandando fechar essa empresa picareta. Qualquer coisa peçam para o usuário "DogeCoin" do Gatry fazer um laudo pericial para os referidos órgãos governamentais.

radiobrasil @2RlJGVrz - em 24/08/2021

Eu ia postar isso, mas vc chegou antes.

Cara tu pegou mesmo no pé do mano hein! Hahahhahahahahhahaha

swineone @660T4O9C - em 24/08/2021

Se a pessoa tivesse um pouco menos de soberba ao diarreiar pela boca sobre assuntos que tem ZERO conhecimento, se encaixasse pelo menos um "eu acho" no meio, aí eu só corrigia com educação.

Gxv3t5k2 @orjrhrhhr - em 24/08/2021

Pegou ar mesmo hein… o meu comentário foi sobre proteção e experiência própria com dispositivo de proteção intelbras, e vc perguntou sobre a fonte para a validação do meu argumento, e citei a disciplina de física do ensino fundamental onde aprendemos sobre a função do aterramento em instalações elétricas, qual o motivo da ira? (Ou aterramento é inútil? Se for me prove porque o fabricante constrói a tomada com a fase Terra, além de neutro e fase) … na minha experiência própria perdi dois equipamentos eletrônicos em um único surto… isso teria acontecido se o dispositivo estivesse ligado adequadamente ao aterramento? em nenhum momento mencionei clamper… e sim que o dispositivo mencionado no post só faz sentido como “proteção” se tiver aterramento, se faz sentido pra você ter apenas meia proteção sem aterramento, tá tudo certo, concordo que é melhor que nada.

Gxv3t5k2 @orjrhrhhr - em 24/08/2021

Mas se você é limitado e quer entender que eu disse que não protege nada tá tudo certo, segue a vida aí

swineone @660T4O9C - em 24/08/2021

Seu comentário inicial: "Esses dispositivos de proteção só funcionam e fazem sentido quando na instalação elétrica da tomada existe o aterramento"

Mas o limitado sou eu.

Admite que diarreiou pela boca, fica menos feio para você. Pra todo mundo que está lendo aqui isso já está na cara, você só está passando de mau perdedor.

Gxv3t5k2 @orjrhrhhr - em 24/08/2021

Kkkk to disputando com aleatório nenhum da internet não, ganha aí a disputa que vc acha que está. Pra mim a opinião é a mesma: pra esse dispositivo do post, se faz necessário a ligação adequada ao aterramento para ser um “dispositivo de proteção”, não comentei nada sobre clamper que obviamente a tecnologia é outra.

swineone @660T4O9C - em 24/08/2021

Por isso, senhores, que sempre deve se consultar um profissional. Escutando pessoas aleatórias da internet, você arrisca fazer cagada.

No começo foi deixado esse link mostrando o dispositivo da Intelbrás por dentro: https://www.guiadopc.com.br/analises/39205/analise-dos-pr...

Ele tem três varistores (entre neutro e fase, neutro e terra e fase e terra), exatamente igual aos dispositivos Clamper. É um circuito absolutamente padrão, clássico, qualquer engenheiro que já teve o mínimo de contato com o assunto conhece esse circuito. É o arroz com feijão dos dispositivos de proteção.

Ao contrário do que segue diarreiando pela boca o nosso amigo, "obviamente a tecnologia é outra", na verdade a tecnologia é exatamente a mesma.

Gxv3t5k2 @orjrhrhhr - em 24/08/2021

“ A proteção atua nos três pinos: fase, neutro e terra. Aliás, é importante salientar que para o funcionamento correto do protetor, a instalação elétrica deve contar com o aterramento (pino terra).”

Disse ele sobre o próprio link postado

swineone @660T4O9C - em 24/08/2021

Evidente que os varistores de fase para terra e neutro para terra não estão lá apenas de enfeite.

Daí a concluir que "só funcionam e só fazem sentido quando na instalação elétrica da tomada existe o aterramento" (contrapositiva: "se não existir o aterramento, não funcionam e não fazem sentido"), deixo para os Dunning-Krugers da internet.

Já os profissionais reconhecem que todo DPS, mesmo sem aterramento, cumpre um papel, cuja proteção é amplificada (sob pena da redundância, mesmo sem aterramento) pela correta coordenação entre DPSes de diferentes classes ditada pela NBR5410, coisa que o nosso amigo certamente nem sabe do que se trata, e por isso culpa o equipamento ao invés de sua instalação elétrica feita nas coxas.

Gxv3t5k2 @orjrhrhhr - em 24/08/2021

Não tenho dúvidas que a instalação elétrica da minha casa foi feita nas coxas, pode perceber já pela falta de aterramento assim como em várias casas no brasil e é sobre a proteção para esse tipo de instalação que estava referindo meu comentário inicial. Proteção amplificada não é proteção, você não vai baixar a bola mas tenho certeza que entendeu. O fato é que não funcionou, confiei em um dispositivo que não atendeu como proteção, e não posso nem reclamar visto que a minha instalação não foi a recomendada pelo fabricante.

swineone @660T4O9C - em 24/08/2021

Tem DPS no quadro? Se não tiver, não existe nenhuma "coordenação entre DPSes de diferentes classes ditada pela NBR5410", como venho exaustivamente batendo na tecla. Aí você acha que um dispositivo sozinho faz milagre e está reclamando?

O problema é única e exclusivamente com você, zero problema com o produto. Se alguém compra um comprimido, e por ignorância usa como supositório e não funciona, dá mesmo pra reclamar que o comprimido não presta?

Gxv3t5k2 @orjrhrhhr - em 24/08/2021

Em que momento no marketing do produto ou no manual é informado que necessita dps no quadro? O produto é vendido como dispositivo de proteção

swineone @660T4O9C - em 24/08/2021

Não é informado porque assume-se que a instalação elétrica foi projetada e executada por profissionais de acordo com a NBR5410.

Precisa informar também que, se o eletricista incorretamente conectar a fase no pino de terra na tomada, isso apresenta risco de morte ao tocar na carcaça metálica de um aparelho (independente do uso do dispositivo de proteção, para ficar claro)? Não, porque presume-se que nenhum eletricista cometeria esse crime de tentativa de homicídio.

Gxv3t5k2 @orjrhrhhr - em 24/08/2021

Ou seja: se a instalação tivesse sido realizada dentro da norma haveria aterramento.

swineone @660T4O9C - em 24/08/2021

Com a diferença que adicionar aterramento a uma instalação existente é uma reforma significativa e custosa, enquanto que adicionar um DPS ao quadro é trivial e barato.

E você continua sem perceber que está assumindo que o problema é falta de aterramento, quando poderia ter sido prevenido por coordenação entre os DPSes.

Segue o link de um dos mais conhecidos engenheiros elétricos da internet sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=B14QsoUgGRE. Talvez sirva para acalmar o ânimo dos amigos aí numa discussão que não vai levar em lugar nenhum, afinal: "Uma discussão prolongada significa que ambas as partes estão erradas" Voltaire.

Gxv3t5k2 @orjrhrhhr - em 24/08/2021

Minha revolta não é com o usuário do gatry não e sim por ter comprado um “dispositivo de proteção” que não protegeu meus equipamentos e me gerou prejuízo financeiro

Obs.: Min 3:34 do video: “vale dizer pessoal que isso não significa que a gente não precisa de aterramento nas instalações elétricas”

swineone @660T4O9C - em 24/08/2021

Gerou prejuízo financeiro única e exclusivamente em função da sua burrice e preguiça de se informar. Jogou dinheiro no lixo comprando o protetor sem fazer a coordenação adequada, achou que estava protegido, e tomou uma lição importante: pague um profissional que é mais barato. Nem precisa ser um engenheiro, até o eletricista do bairro provavelmente sabe dessas coisas que estamos discutindo aqui.

“vale dizer pessoal que isso não significa que a gente não precisa de aterramento nas instalações elétricas” E? Frase tirada de contexto, quem assistir o vídeo inteiro vai constatar seu desespero em fugir do fato que expeliu uma diarreia sangrenta pela boca, mas contra fatos não há argumentos.

Vamos agora sim transcrever uma parte relevante do vídeo: "e o DPS classe III, ele possui menor capacidade, que são esses DPSes aqui, inclusive também os filtros de linha, tá? Esses DPSes classe III, ele tem menor capacidade de descarga de corrente, eles devem ser utilizados EM CONJUNTO COM OS QUE EU JÁ FALEI, COM O CLASSE II, e também com o classe I. Dessa forma, a gente tem A COORDENAÇÃO DE DPS EXIGIDA NA NORMA".

swineone @660T4O9C - em 24/08/2021

Nunca tinha visto esse vídeo, mas entendo se alguém me acusar de só repetir o que o rapaz falou, porque ele disse exatamente tudo o que eu disse. Em particular, sobre a parte de coordenação dos DPSes que o Dunning-Kruger que diarreiou pela boca ainda não entendeu. É simplesmente conhecimento comum, básico, entre engenheiros eletricistas.

Agora, tem Dunning-Kruger que acha que ter assistido umas aulas de "Física (Ensino Fundamental)" lhe dá algum mínimo de qualificação para emitir opinião sobre assuntos que não conhece. Infelizmente, esse tipo de gente presta um desserviço àqueles que poderiam estar pendendo a comprar um DPS, que é muito útil, que protege contra diversos surtos, e ainda mais se tiver a coordenação adequada entre DPSes, coisa muito simples de fazer instalando um DPS classe II no quadro. Serviço simples, barato, com peças baratas, que até um leigo com boa vontade poderia fazer sozinho (note que não estou recomendando isso, apenas discursando sobre uma situação hipotética). O nível de dificuldade é exatamente idêntico a trocar um disjuntor no quadro.

swineone @660T4O9C - em 24/08/2021

Vergonha de manter o que você escreveu aqui? Medo ser reportado/banido? Não tem problema, chegou a notificação no meu email e eu replico:

"Quem soltou uma diarreia grande foi a puta da tua mae quando te pariu"

karaiiii, os 2 estao discutindo ainda hahaha

eu achei que era uma discussão qualquer q rola... beleza, acontece as vezes. Engraçado se estender tanto, mas acontece.

Só que com teu comentário fui ver quanto tempo tá durando e meu deus, o primeiro comentário é de 1 mês atrás!!!!!!