Comentários comentar

Enchendo @enchendo - em 03/12/2021

O Lula poderia casar com a Gleisi e ter um baby Jesus 2.0.

GigaChad @ak3izsaa - em 03/12/2021

Esse faz jus ao nome de usuário.

Enchendo @enchendo - em 03/12/2021

En che ndo! En ten deu?

Space Cowboy @moya - em 03/12/2021

Deveras perspicaz.

O pior é que muito nego vai cair na labia do velhinho

Enchendo @enchendo - em 03/12/2021

Ah se vai, os que acreditam em padim padi ciço vão em massa, e até difícil culpá-los, vítimas da própria situação.

Lucas @lucasfranco - em 03/12/2021

Tem que saber votar

Patrick @trapique - em 03/12/2021

e comprar.

Enchendo @enchendo - em 03/12/2021

Tem que saber votar.

Edu @eduvinteum - em 03/12/2021

Falar o nome Deus é se dizer evangélico fervoroso? Já vi piores... e olha que não sou petista, menos ainda bolsominion.

Enchendo @enchendo - em 03/12/2021

Falar o nome não, mas desde a última semana ficou claro que ele busca esse apoio evangélico, ademais tem uma ironia fina no comentário, já que o regime estatutário do PT defende não apenas o laicismo do Estado, mas uma sociedade sem religião.

mas a pessoa não pode acreditar em deus e querer que o estado seja laico?

Enchendo @enchendo - em 03/12/2021

Leia o básico do estatuto do PT (especialmente os objetivos) e a política religiosa aplicada em estados socialistas (como busca o PT em seus objetivos, eg. Cuba, Rússia, China etc.) e aí eu te explico.

jeffbezos @jeffbezos - em 03/12/2021

Sabe onde está disponível ou tem o link?

Enchendo @enchendo - em 03/12/2021

Esse aí está atualizado, queria achar para você o anterior com grifos sobre o que eles propunham ali por 2014.

Enchendo @enchendo - em 03/12/2021

Encontrei um aqui,

"Prevalece no eleitorado e no povo brasileiro o desejo de [...] “continue mudando” o Brasil. Noutras palavras, o que significa, programaticamente, um segundo mandato superior ao primeiro? O que significa “continuar mudando” o Brasil? Responder a estas perguntas exige lembrar que, tanto no Brasil quanto no conjunto da América Latina, continua posta a tarefa de superar a herança maldita cujas fontes são a ditadura militar, o desenvolvimentismo conservador e a devastação neoliberal. Esta herança maldita se materializa, hoje, em três dimensões principais: o
domínio imperial norte-americano; a ditadura do capital financeiro e monopolista sobre a economia; e a lógica do Estado mínimo. Superar estas três dimensões da herança maldita é uma tarefa simultaneamente nacional e regional, motivo pelo qual defendemos o aprofundamento da soberania nacional, a aceleração e radicalização da integração latino-americana e caribenha, uma política externa que confronte os interesses dos Estados Unidos e seus aliados."

Palavras-chave: radicalização da integração latino-americana, política externa que confronte os US e aliados (tudo bem, mas porque e em detrimento de quem? China? Rússia?), herança maldita (capitalismo é herança maldita?, o que tem de melhor), estado mínimo (quer o estado máximo? com dinheiro de quem e para que, ter cargos para acomodar os aliados?)... E por aí vai, tem que encontrar todos os documentos desde 1979 e lê-los.

https://pt.org.br/conheca-as-resolucoes-do-14o-encontro-n...

editado em 3 de dez. de 2021 15:59
SamCSM @samucsmm - em 03/12/2021

Cuba é fervorosamente cat[olica, a unica coisa é que o governo nao segue politica de padre pra agradar a crentaiada, como deve ser.

TukhMD @3i75lzm9 - em 03/12/2021

Mentira, a Igreja cubana foi intensamente combatida na época de João Paulo II. Só após a queda do Muro de Berlim, isolado e sem a mesada soviética, o regime buscou afrouxar a perseguição.

Enchendo @enchendo - em 04/12/2021

Exatamente.

Porque confrontar o imperialismo estadunidense? tem milhares de motivos, mas talvez para que eles parem de explorar e se infiltrar em países "menores" e influenciar a política, economia, milícias.... tem bastante informação e documentário sobre isso. Capitalismo tem coisas boas e ruins, mas tá evidente que este sistema precisa mudar ou se adaptar...

Enchendo @enchendo - em 05/12/2021

O sistema precisa evoluir, mas os chineses que colocam minorias como tibetanos e uigures em campos de "reeducação" (completamente diferente da exceção que foi Guantanamo) com mais de 100.000 pessoas, mulheres sendo estupradas por soldados, porque os inimigos dos americanos não costumam sumir do dia para a noite (a CIA realiza clandestine operations, mas não a perseguição a oposição do governo como vemos em Cuba, Venezuela, China, Coreia. Os americanos tem milhares de defeitos, o americano médio é ignorante, mas não surgiu alternativa melhor. Se os americanos saírem da equação geopolítica prepare-se para algo parecido com quando Roma caiu, séculos de obscurantismo, violência e sabe-se lá se não o que Orwell previu em 1984. Apenas num mundo com vários players muito equilibrados os americanos poderiam perder o protagonismo, especialmente quando os outros players que fazem frente a eles são China, Rússia, Índia e Coreia.

Rocketman @eltonjohn - em 03/12/2021

Cara sabe manipular as massas tanto quanto um Edir Macedo da vida.

Enchido @edsonjjj - em 03/12/2021

Olhem o desespero, o Lula deixou o Palácio em 01/01/2011, mas os biroliros não pararam e não param de falar dele, resultado, está jogando deitado, nem precisa fazer campanha e corre o RISCO de ser eleito no primeiro turno.
Aviso, não sou admirador ou defensor de políticos, poupe seus ataques.

Mariana @eumariana - em 03/12/2021

Só um comentário sobre isso:

Ontem eu assisti um pedaço do podcast e tiveram 3 comentários pagos, cada um no valor de R$ 500, e os 3 eram xingando e debochando do Lula.

Achei irônico pra não falar outra coisa...

Enchendo @enchendo - em 03/12/2021

Fala-se até hoje de Hitler. E se ele voltasse do inferno não duvido que se elegeria chanceler da Alemanha. Logo ter seguidores não quer dizer grande coisa, especialmente para populistas. Falácia devidamente destruída.

Ricardo @tevesneves - em 03/12/2021

em 2018, elenão e demais anti-biroliros foram os responsáveis pela eleição. em 2022, biroliros elegerão lula

Enchendo @enchendo - em 03/12/2021

Eu desconsidero os fanáticos e os comprados ou com interesse. O Bozonaro e o Lulodeuso tem cada um aproximadamente 17% de eleitores que votarão neles independente do que ocorra. Dentro dos outros 66% se tem 33% de moderados e que apenas se decidem próximo à eleição e outros 33% que por sua vez se dividem em 16,5% tendentes à direita e 16,5% tendentes à esquerda, mas sem fanatismo. Nas últimas 2 décadas todas eleições foram decididas pelos 33% moderados, tanto que se não fosse a famosa carta ao mercado e a incorporação do personagem Lula Paz & Amor com um vice empresário ele não teria sido eleito. O grande problema do Bozonaro e a vantagem do Lula são pessoas como eu, que nunca votaram em nenhum, mas entre os dois eu não voto no Bozonaro de jeito nenhum. Aí se voto no Lula é uma longa história, pois ainda tem um Moro no meio do caminho. Diagrama de Nolan explica.

editado em 3 de dez. de 2021 17:30
Rocketman @eltonjohn - em 03/12/2021

Entramos num bug. lula nos joga nos braços do bolsonaro e vice-versa.

A unica certeza é que a gente vai tomar no toba. Brasil ta dividido entre dois idiotas.

GigaChad @ak3izsaa - em 03/12/2021

Pode até ser, mas um claramente é muito, mas muito pior do que o outro.

Mephis @mephisto - em 03/12/2021

O problema é que cada um dos lados tem certeza disso.

GigaChad @ak3izsaa - em 03/12/2021

Ou um é pior que o outro ou então os dois são iguais.

Diiego @bqjj2snc - em 03/12/2021

Ver ele num podcast tão famoso e, pior, os comentários fervorosos no YouTube foi um choque pra mim, na real. Povo brasileiro defende um cara que roubou pra caraca, mente descaradamente, pqp. Odeio políticos, e saber que as pessoas são cegas nesse nível é lamentável. Parece o pessoal de comunidade que defende bandido, até eles ganharem fôlego e devolverem o troco. Cada vez mais eu sinto que desisti desse país.

SamCSM @samucsmm - em 03/12/2021

é que voce é especial, o unico dos inteligentes, todo o resto é burro né? É uma analise simples: a vida do povo era MUITO melhor quando o Lula governou, porque ele sabe governar. Tao fazendo mensalao 2.0, pedalada fiscal ai tudo de novo e os minions ficam quietos. Povo nao come PIB e nem IBOVESPA, então eu prefiro um governo que de mais acesso ao basico a todos.

Enchendo @enchendo - em 03/12/2021

Essa análise é ruim ou no mínimo superficial. Eu conheço (literalmente, não é para ilustrar) um sujeito que ganhou na loteria, mas como não sabia gerir aquela quantidade de dinheiro saiu gastando adoidado por uns 10 anos, os filhos amaram ele nesse período, um deles era inclusive um engraxate conhecido na cidade. Enquanto isso um gerente da Caixa e um advogado/contador foram propondo negócios para ele, o cara ia lá e comprava uma casa (uma merd de casa, mas os padrões dele melhor que o barraco em que vivia), dava uma bicicleta, depois uma mobilette, depois uma motinho, depois um carro para o moleque que nem dirigir sabia, comprou um açougue como negócio, enfim, resumo da ópera, o dinheiro acabou um dia e voltaram para a merd de antes, com a diferença que agora tinham vivido um pouco melhor e decair nunca é bom. O Lula pegou o governo com a inflação controlada, o R$ valorizado relativamente e ele é muito bom de conversa, realmente é, com o ciclo das commodities favorecendo, dinheiro chinês jorrando, ele entrou na mente da população que agora era nossa vez, mas tal qual o cara do cartão premiado, em vez de investir em infra, em educação, o que o gênio vez? Um puta projeto populista, requentou o fome Zero do Betinho/FH e renomeou em Bolsa-Família (ou meu dinheiro por seu voto), favoreceu a expansão das uniesquinas onde todo mundo agora tem graduação (com a diferença que não vale de nada e tem engenheiro fazendo Uber), trouxe a Copa e Olimpiadas que em vez de resolverem os problemas apenas nos fizeram passar vergonha diante do não cumprimento de prazos, o bondinho do Alemão que foi uma das melhores coisas está parado enferrujando, enfim, o cara esbanjou toda a grana que entrou num projeto populista. Eu poderia ir além, mas pelo espaço estou sendo apenas para ilustrando o ponto. E o ponto é que ele tal qual o pai do engraxate jogou a família na merd por não ser mais contido, e evoluir o projeto com inteligência, plantar para colher, investir em educação e infraestruturas de primeira, não, ele preferiu comprar o povo e o povo como tal que não sabe seu valor se vende barato. O Brasil perdeu não uma, mas umas cinco ou mais décadas com Lula, Dilma e Bolsonaro, e o resto do mundo não espera, educar de verdade uma população e resolver problemas urbanos demora gerações, então se houver uma evolução grande no restante do planeta essas cinco décadas serão uns 500 anos. É por isso que o futuro já chegou, mas não para todos, enquanto Australianos com 200 anos naquela ilhota seca tem vida de primeiro mundo, o continente africano ainda luta para construir simples privadas em vez de buracos no chão. E ainda é preciso a boa vontade e dinheiro do Bill Gates para isso. Outra coisa, tenho amigos piloto da força aérea que contam as barbaridades que o ex-presidente fazia lidando com os funcionários, tanto ele como o poste que ele colocou faziam questão de destratar cada um dos que tinham que lidar com eles, só muita ingenuidade para acreditar nessa gente.

editado em 3 de dez. de 2021 18:38
Garfield @garfield - em 03/12/2021

Cara, em que mundo você vivia em 2002? A sua "inflação controlada" era de 12,5%, maior que a de hoje! O "real valorizado" era dólar acima dos 4 reais, valor para o qual. só voltou em 2015, 13 anos depois! Tínhamos SELIC acima de 20%, um cenário impossível de empreender.

Enchendo @enchendo - em 04/12/2021

Houve uma crise no final do governo, salvo engano em boa parte pela crise asiática (para comparação, a do subprime foi bem menor), o governo como um todo e logo após a recuperação da crise dos tigres o Lula já pegou o governo ajeitado. Gostaria de saber como teria sido o governo do PT se em vez de depois do Itamar/FH tivesse pego logo após Sarney/Collor.

editado em 4 de dez. de 2021 10:41
dias @fli3brtv - em 04/12/2021

Houve uma crise no início do segundo governo FHC capitaneada pelo fim do câmbio "semi-fixo", resultando em rápida desvalorização do real. Isso se somou a outras consequências negativas (e sistêmicas) das políticas de combate à inflação e resulto uno cenário descrito pelo Garfield.

editado em 4 de dez. de 2021 12:01
Diiego @bqjj2snc - em 03/12/2021

A vida lá na comunidade onde moro também é muito boa, sabe, afinal os ladrões da área dão cestas básicas... Mas qual o problema de eles venderem uma droguinha, fazerem baile pra arrastar trabalhador, impedirem vc de ter qualidade de vida, de fato? Po, eu sou muito privilegiado neh ...

Garfield @garfield - em 03/12/2021

Dessas coisas aí que você falou, problema zero. Se você se incomoda porque "trabalhador é arrastado pra baile" ou pq usa droga, o problema é você. Quando eu era adolescente achava que eu era conservador pelos meus valores. Adulto, descobri que na verdade o que eu achava que era ser conservador era na verdade ser normal, e ser publicamente conservador era ser uma velha virgem fofoqueira.

Diiego @bqjj2snc - em 04/12/2021

Meu caro, baile pra arrastar trabalhador, ou seja, eles liberam o baile, vendem muito mais drogas, mas quem trabalha que se vire, porque se ônibus não passa, se vc não dorme, se a porta da sua casa tá cheia de nóia, dentre tantas outras coisas, não é bo deles, e vc não pode reclamar. Mesmo assim tem gente defendendo eles por causa de cesta básica e pula pula no dia das crianças. Tô nem ai pra quem usa drogas ou pra o que eles fazem, mas não vou defendê-los, porque a "benfeitoria" deles não apaga as merdas. Na real, hoje em dia tanto faz pra mim, desisto de discutir sobre. Bolsonaro, lula, são todos iguais.

A comparação com o Lula é a mesma, com a única diferença que ele não escancara quem ele é de verdade.

editado em 4 de dez. de 2021 00:17
Asa Noturna @nightwing - em 03/12/2021

E ainda vai ter gente que vai votar nele. Inacreditável!

Sassi @sassi - em 03/12/2021

Errado num tá

ninja @ninjatga - em 03/12/2021

é o rabo abanando o cachorro.

Dionathan @dionathan - em 03/12/2021

Lula 2022!!!

Enchendo @enchendo - em 04/12/2021

Moro fácil!

D.Ricci @dricci - em 03/12/2021

As fraldas e os políticos devem ser trocados sempre e pelo mesmo motivo...

Enchendo @enchendo - em 04/12/2021

Verdade. Esse dito nunca perde a contemporaneidade.

Garfield @garfield - em 03/12/2021

Lula copiou o instituto FHC, se beneficiou de fornecedores do governo e estaria preso num país sério, assim como FHC que criou o seu e pediu doações ainda durante o mandato. Moro é mentiroso, combinou despachos com o MP, prendeu um adversário político, foi julgado suspeito, lucrou com a falência das empresas que destruiu e estaria preso num país sério. Não é um filme de bang bang com bandidos e mocinhos. É um jogo de poder.
Mais feio do que votar em um corrupto que fez 8 anos de bom governo é votar em alguém que, na super hipótese otimista, é um bom juiz. Que merda de credencial é essa? Até quando os que jogaram o Brasil nesse fosso vão continuar buscando heróis?

Enchendo @enchendo - em 04/12/2021

Eu concordo com você que é um jogo de poder e sobre a putaria das fundações (e envolvendo os filhos, que você não mencionou) tanto de FH, quanto Lula. Contudo, sobre o Moro, ainda que eu esteja sendo maquiavélico na relativização de que os fins justificariam os meios, eu recomendo (humildemente) que você estude um pouco sobre a máfia, como promotores americanos e italianos atacaram a camorra e forçaram a máfia a buscar negócios mais legítimos por medo da prisão. TODOS os promotores e juízes do sistema judiciário americano não apenas tiveram comunicação ex-parte como usaram a imprensa para vazamentos estratégicos de modo que a opinião pública pressionasse os magistrados corruptos para acompanhar as decisões. Um exemplo célebre é o Rudolph Giuliani no final dos anos 70, que depois foi prefeito de NY e nos últimos tempos era assessor do Trump. Esse jogo não tem santos, mas o Moro fez um bazar de garagem entre vizinhos para vender suas coisas nos US para voltar ao Brasil, você vê o Lula ou o Odebrecht fazendo isso? Se o Moro não tivesse feito o que fez nunca esse país teria um político ladrão preso. Nunca, e infelizmente graças a igual burrice dele em entrar no governo Bozonaro (e por isso o culpo), houve todo esse retrocesso. Sobre empresas quebradas, para isso existe compliance, empresas não deveriam entrar no jogo de suborno, se entraram, estão cientes dos riscos.

Tenho pesquisado sobre essas máfias, principalmente italianas, e não sei até que ponto tu foi sobre o que aconteceu na Itália, porém o que acontece hoje é justamente uma mudança de atuação da máfia, a merda toda continua lá e mais acomodada do que na época em que eles matavam juízes e promotores. O Berlusconi conseguir ser primeiro ministro nos anos 2010 (depois de toda aquela caça à máfia napolitana) te mostra o nível da merda que eles tem que lidar. Caso tenha alguma sugestão de leitura, fique à vontade em compartilhar conosco.

Enchendo @enchendo - em 04/12/2021

É um trabalho insano, sempre haverá quem prende para ganhar holofotes e concorrer a cargos de poder, mas existem outros de princípios que não se vendem, e feita essa diferença, imagine como é ingrato para quem está no segundo caso ser comparado ao primeiro. Em qual grupo está o Moro? Honestamente não sei, todo modo quando os que buscam o bem se calarem não haverá mais nada a fazer, como você disse, a situação de acomoda. Nos Estados Unidos acredito que houve maior sucesso nessa perseguição, a máfia não sumiu, mas se obrigou a buscar negócios legalizados e deixar coisas como drogas e extorsão para as gangues latinoamericanas. Outra coisa, quando ocorre a descoberta do crime, existe prisão, vide o caso Madoff. A bibliografia que tenho usado é mais de lavagem de dinheiro, não sou expertise em máfia, embora o trabalho investigativo retratado em Morcegos Negros (sobre o governo Collor seja uma leitura interessante). Eu acho um pouco de ingenuidade acreditar que esse pessoal do MPF de CTBA gastou 8 anos da vida deles buscando um projeto de poder, penso que é mais realista simplesmente que a cada rolo que puxavam se viam mais envolvidos em outros e não tinham mais como voltar atrás, ainda que alguns possam ter gostado dos holofotes.

Garfield @garfield - em 05/12/2021

A sensação de punição só está na sua cabeça por causa do Lula. Políticos ladroes que atuam desde a década de 80 continuam livres. “Ah, mas o foro…” O Youssef, que só estava cometendo crimes pq Moro soltou no escândalo do Banestado, já está atuando no mercado financeiro de novo. Não era um projeto de combate à corrupção, era um projeto de poder. Tudo visava destruir Lula, por isso todos no caminho receberam regalias para que fizessem delações que interessassem. Eu falava desde o começo: Esses imbecis vão estragar tudo, porque são políticos. E estragaram.

editado em 5 de dez. de 2021 08:42
Enchendo @enchendo - em 05/12/2021

O Lula é o menor dos presos importantes para mim. Os principais foram Odebrecht, Cunha e Geddel. Nem vou quotar mais porque você está presumindo coisas que desconhece, indo para a astrologia e adivinhação. Resumo, o Moro teve peito (podendo morrer, conheço vários juízes vivendo no fórum com a família escondida) de enfrentar não apenas o PT, mas toda a corja que domina Brasília.

Enchido @edsonjjj - em 05/12/2021

O Aécio não decolou, o Bolsonaro nos enganou e agora somos todos Moro, viva, irra, hipi, hipi, urra...

Robson @robrob - em 05/12/2021

Santo mesmo é o marreco de Curitiba. Ou o paraquedista com déficit de inteligência. Acorda, gente, não existe santo nesse mundo não, nem eu, nem vocês e nem ngm. Vai mudar isso como? Não vai. Desde que o mundo é mundo sempre existiu e sempre existirá, não adianta vim com papinho de moralidade pra cima não que não vai colar, não. Já era pra ter aprendido a conviver com isso. Ruim por ruim eu vou de qualquer um em 2022 que tenha mais chances de engolir aquela ameba que hj preside, isso inclui votar no Dória, Lula, Daciolo, Marina, Ciro, quem quer que seja. Qualquer coisa que vier depois desse período de 2018-2021 é um lucro tremendo. É triste falar isso, mas é o que tá tendo. Pra mim fod*-se se é ou não honesto, afinal, político é o reflexo da sociedade.
Mas uma coisa que eu não consigo NÃO achar engraçado é q um certo ex-presidente acabou o mandato com 89% de aprovação e tava todo mundo adorando, até os ricos e banqueiros, daí do nada já não prestava mais kkkkk. Abocanharam o discurso de q esse ex-presidente acabou com o Brasil e tão aqui falando de massa de manobra, que não votam no bolsonaro mas que considerariam votar no marreco… É de cair o c da bunda mesmo kkkkk

Enchendo @enchendo - em 05/12/2021

O marreco colocou Odebrechet, Cabral, Cunha, Geddel (Lula é o menos importante, como disse acima) e mais duas dezenas na cadeia. Não tinha nada a ganhar imediatamente com isso e colocou a família em grande risco quando poderia ficar lá na sala climatizada dele ganhando mais de R$ 50K/mês (tem juízes federais em escala dobrada que chegam a mais de 150). Agora para voltar dos US fez um bazar de garagem entre os vizinhos, não ganhou ap e sítio de telefônica e incorporadora. Acorda. Se não existem santos, está cheio de demônios. Assim como Brizola, quando Lula sair desta para uma pior eu solto uma caixa de foguetes. Para o paraquedista solto duas.