Comentários comentar

puternic @puternic - 1 mês atrás

Brother, eu acho q o governo alcançou o objetivo de controle total da vida financeira do brasileiro com o pix e o open banking. O drex desde sua concepção foi algo sem sentido (cripto moeda rodando em uma blockchain centralizada não faz o menor sentido).

Enfim, sugestão aos jovens gatryanos: tentem ao máximo tirar o Estado da vidas de vcs e tenham bitcoins (fora de corretoras)!

random @randomnet - 1 mês atrás

Por onde vc compra?

Dá para comprar em corretora e transferir para carteira fria ou da propria rede do ativo comprado.
O não ter em corretora é não deixar na corretora, mas não impede de comprar por lá.
Dá pra comprar P2P também mas ai eu não sei como funciona.

random @randomnet - 1 mês atrás

Saquei. Mas aí qual o benefício de se deixar numa carteira própria?
Pensei que o "governo não ter controle" seria no sentido do rastreamento de bens e coleta de impostos pelo rendimento

Se for corretora com sede no Brasil podem bloquear e reter suas Criptos.
Fora o fato de que se a corretora falir ou der qualquer merda você pode perder tudo.

Assim como aconteceu com FTX com o caso LUNA, não sei se os investidores chegaram a perder tudo, mas foi um verdadeiro pesadelo o que aconteceu.

random @randomnet - 1 mês atrás

Entendi o ponto. Sinceramente acho que Binance é tão gigante (e minha grana lá é tão baixa) que não vale o esforço de deixar em carteira própria, mas aí é opinião pessoal. De qualquer forma valeu pela explicação

puternic @puternic - 1 mês atrás

Compro em corretoras gringas antigas (binance, kucoin e okx). O importante é comprar e sacar na hora para uma carteira de sua posse. Tem uma frase antiga no mundo cripto mas que se prova a cada dia é: "Not your Keys, not your coins." Frase tão boa q ultimamente ele vale até para o mercado financeiro tradicional. rs

random @randomnet - 1 mês atrás

Aqui só compro na Binance. Mas a dúvida era se a preocupação era com a perda de dinheiro ou com a rastreabilidade pela RF

puternic @puternic - 1 mês atrás

Perda de dinheiro. Rastreabilidade, até nas corretores gringas podemos ter problemas (muito menos que nas nacionais, mas pode rolar).

Ps. : Infelizmente eu sempre perco a chave das minhas carteiras de btc e não vai dar para declarar, pagar impostos ou afins ... #sorryRFB ...

random @randomnet - 1 mês atrás

saquei kkkkk

seinao @seinao - 1 mês atrás

só não tem como rastrear se tiver uma mineradora em casa, fica a dica kkkk

random @randomnet - 1 mês atrás

Minerar só por hobby hoje em dia. Hardware e energia caros demais. Além do que a rede paga menos atualmente

editado em 5 de nov. de 2025 20:21
Filipe Bueno @f2eifafw - 1 mês atrás

Não precisa ter uma mineradora em casa. Só ter um nó.

cs @csteffens - 1 mês atrás

Drex é/era sobre RWA, economia tokenizada e cross-border. Discussões públicas que você pode encontrar no YouTube do BC. Pode pegar as falas do Fábio Araujo, Aristides Cavalcante, Campos Neto e outros que estavam a frente da iniciativa.
Concordo com os outros pontos.

puternic @puternic - 1 mês atrás

Brother, respeito sua opinião mas ela está errada pq os "especialistas" do BC estão errados (tanto os economistas quanto os técnicos não entenderam o que é uma blockchain e nem o que é uma criptomoeda).

Economia tokenizada e RWA são facilmente criados em um banco de dados qquer (via UUIDs, por exemplo) e isso já existe. Em relação ao cross-border, isso estaria ligado diretamente à criação de moedas por outros governos no padrão ERC-20 (futurologia). O fato é: blockchains de governo ferem princípios fundamentais desta tecnologia tais como:
1 - descentralização - por lógica;
2 - transparência - na fase 1 do projeto, por exemplo, o BC não gostou de nenhuma tecnologia de privacidade apresentada pois elas eram "privadas demais" - informação amplamente divulgada no fim da fase 1 do DREX. Ps.: trabalhei por alguns meses numa fintech q está ajudando nesse rolo de DREX. Na squad o qual eu fui alocado estava implementando o Starlight (ferramenta de privacidade para transações em blockchains EVM criada pela Ernst Young - uma das ferramentas em teste pelo BC). Resultado: deu super certo e passou por todos os requisitos de segurança. Diretiva da equipe do BC: reprovada pois não era possível ter uma rastreabilidade completa das transações.

Mais uma vez, respeito sua opinião, mas é evidente que essa turma do BC tem um único objetivo com esse projeto: monitorar cada centavo que circula no país para garantir que todo brasileiro pague seus impostos com perfeição — afinal, nada mais justo para manter nossa invejável eficiência pública, com saúde, educação e segurança que são referência mundial.

Garfield @garfield - 1 mês atrás

Você está falando a mesma coisa que a área técnica do Bacen está falando. Não faz sentido criar o próprio token se ele é 100% controlado pela própria instituição. O DREX vai seguir, sem token próprio.

puternic @puternic - 1 mês atrás

Sim brother, caíram na real.

Mucamo @mucs - 1 mês atrás

Mas por que eu teria medo de o governo rastrear meu dinheiro?

puternic @puternic - 1 mês atrás

Não se trata do que você está fazendo com seu dinheiro, mas do que eles podem fazer com essa informação.

Ps. : Vc, pessoa honesta, cidadão gatryano da melhor espécie, pode ter certeza 100% de certeza que só tem a perder.

Maiko @maikooliveira - 1 mês atrás

Tipo o que? Uma pessoa honesta com os rendimentos todos declarados, pagando impostos corretamente, qual o medo?

puternic @puternic - 1 mês atrás

Brother, pagar impostos não é o mesmo que abrir mão da privacidade. O "dever de contribuir" não implica no dever de ser vigiado. Quando o Estado passa a monitorar todas as transações, ele não apenas observa, mas adquire poder — e poder sem limites tende a ser usado além da sua justificativa inicial. Hoje pode ser “controle econômico”; amanhã, pode ser restrição política, social ou até de consumo.
Em uma sociedade livre, transparência deve ser dever do Estado, não do cidadão...

Mucamo @mucs - 1 mês atrás

Ainda não entendi qual a questão. Falando sério. Não vejo problema. Não faço nada desonesto.

Pelo o que li, não é o fim do Drex, é o fim da segunda fase. Ano que vem a terceira.

Encerram a segunda por conta dos custos da segunda

Ignorem esse final desastroso kkkkkk

Byzkwy @byzkwy - 1 mês atrás

Mas ficou bem entendido

Rocketman® @EltonJohn - 1 mês atrás

“Realmente, trata-se do fim do Drex”, afirmou a fonte.

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/bc-suspender...

Aqui diz que continuará ano que vem na fase 3.

Essa comoção toda veio porque aquela Zanatta estaria levando a fama por ter derrubado, mas... Mais 72h aí.

Mandei o link, mas derrubaram.

Banco Central decidiu desligar a plataforma DREX, infraestrutura baseada na tecnologia Hyperledger Besu, onde foram construídos os pilotos do Real Digital, o DREX na fase 2.

A informação foi divulgada pela primeira vez por dois portais especializados, Block News e Finsiders. O InfoMoney ouviu fontes que acompanham o processo, que confirmaram a informação.

Segundo uma das fontes, na próxima semana o BC irá desligar a plataforma usada nas fases 1 e 2 do projeto DREX. “A terceira fase começará no início de 2026. Quando isso acontecer, será definida qual tecnologia será usada”, afirmou.

Uma outra fonte explicou que “haviam problemas de privacidade a serem resolvidos” na infraestrutura onde os pilotos do Real Digital foram desenvolvidos.

A decisão foi anunciada em uma reunião entre os consórcios participantes de pilotos do Drex, que ocorreu nesta terça-feira, 4.

“O projeto DREX segue de pé”
Segundo uma das fontes, o projeto de desenvolvimento do DREX segue ativo e o BC dará início a sua terceira fase no ano que vem.

Continua depois da publicidade

Na primeira fase do DREX, empresas enviaram propostas ao Banco Central para participar do projeto, abordando um protocolo específico: a entrega contra pagamento, ou DvP, de título público federal – uma espécie de liquidação que só permite a liberação dos títulos após a transferência de fundos – entre clientes de instituições diferentes. As propostas dos ofertantes deveriam entregar satisfatoriamente funcionalidades de privacidade e programabilidade. Ao final dessa fase foram selecionadas 16 propostas.

Depois, na fase 2, de 42 temas recebidos, o Banco Central selecionou 13 para serem desenvolvidos pelas instituições e consórcios selecionados na fase 1. Nessa etapa, que ocorreu usando a infraestrutura de blockchain Hyperledger Besu, os objetivos relacionados à privacidade não teriam sido atingidos satisfatoriamente, segundo as fontes.

O BC ainda não entregou o relatório da fase 2, e, para a frase 3, espera-se a escolha de uma nova tecnologia no lugar da infraestrutura e uma sequência nos estudos sobre temas para uso do Real Digital.

O especialista André Carneiro, CEO da provedora de blockchain BBChain, comentou o desligamento. Segundo ele, a fase 2 do piloto DREX cumpriu seu papel. “As tecnologias foram avaliadas pela perspectiva do regulador e, segundos seus critérios, dentro de um escopo bastante amplo e ambicioso, demostraram necessidades de evoluções para atendimento completo”.

Infomoney

puternic @puternic - 1 mês atrás

Então essa trozoba não acabou =/. Anotem aí: A tal fase 3 será tirar a blockchain em ERC20 e, no lugar clicar um ORACLEzão da massa. Será mais barato de manter, acha MO para tocar até na padaria do seu Zé e poderá fazer as mesmas coisinhas lindas e cheirosas que eles estão propondo para deixar a vida do brasileirinho médio muito melhor!

veHagah @veHagah - 1 mês atrás

Que essas pragas morram tudo antes de ir para a última fase rs

Gosto demais dos cara que não faz nem noção de como funciona o sistema financeiro brasileiro.

O governo ja tem monitoramento a anos, não foi pix não fez isso, toda e qualquer transação feita no sistema financeiro é informada ao bacen, existe diversos informes/arquivos que são regulamentados e devem ser informados de forma diária, semanal ou mensal por todas as instituições.

Único jeito possível ainda é dinheiro em especie e ele nunca vai poder entrar no sistema sem ser lavado em alguma operação.
Por isso é usado rede de serviços para isso, mas a ideia é acabar com as notas para fechar o ciclo. O Pix ja deu um gigantesco passo nesse rumo, poucas pessoas não o utilizam e so fazem uso de papel moeda.

Na outra ponta tem o controle da receita via notas, que com uma analise ate básica da pra derrubar muita falcatrua. O que falta é agente para cumprir as ordens e ir la fechar os sonegadores.

Em nem um momento eu estou falando que pagar imposto é justo ou não, mas é assim que o sistema funciona.

editado em 5 de nov. de 2025 16:24
Garfield @garfield - 1 mês atrás

É uma inocência de dar pena. 10 anos atrás eu estava implementando os relatórios do e-Financeira em um grande banco. Mas são o pix e o drex que vão acabar com a privacidade.

Anderson @4ez8ujsh - 1 mês atrás

Uma dúvida, por que seria uma boa notícia?

random @randomnet - 1 mês atrás

Pergunta não sô.... Vai ler cada crença de cair o *

Anderson @4ez8ujsh - 1 mês atrás

Eu acho importante ler e entender o pensamento das pessoas com opiniões diferentes da minha. O Rocket e o Madruga por exemplo, tem ideias diferentes e várias vezes contribuem no debate, trazendo outros pontos.

random @randomnet - 1 mês atrás

Era só uma piada. Fica à vontade. A thread é sua

Garfield @garfield - 1 mês atrás

Se a dúvida é legítima, o ponto é que mais um avanço tecnológico programado pela área técnica do Bacen ha muitos anos virou a nova mamadeira de p*roca política da direita. Outro dia meu tio compartilhou um vídeo no grupo da família falando sobre o drex e a “marca da besta”(que já foi usada pra falar do dinheiro, do cartão, do pix e agora do drex).

Deputados da ala amalucada da direita seguem no firme propósito de convencer pobres de que o governo quer o dinheiro deles pra que grandes criminosos sigam impunes nos esquemas modernos de doleiros que incluem fintechs e criptomoedas.

Além disso o lobby privado quer manter as transações na mão dos grandes players do mercado, para que sigamos dependentes de empresas que não fazem nada e cobram taxas altíssimas como Visa, Master e Western Union. Como o lobby não pode ser vendido assim, a receita a gente já sabe: transforme numa pauta religiosa e provoque medo na população.

Assim como o pix, o uso do drex será facultativo. Mas só um pateta vai deixar de usar um smart contract pra vender um bem de alto valor num país que tem tanto golpe na venda de carros e imóveis por exemplo.

Anderson @4ez8ujsh - 1 mês atrás

Obrigado pela resposta, bem completa. É verdade, já vi essas postagens _nonsense_ religiosas alienantes.

seinao @seinao - 1 mês atrás

acho que não vai acabar por ai, sei que o Itaú estava com um forte desenvolvimento sobre o drex, devem só repensar em parte da estrutura

Filipe Bueno @f2eifafw - 1 mês atrás

Cara, achei meio estranho isso aí. Estão usando a desculpa da privacidade para tirar do governo e jogar pro mercado. Pq dependendo da forma que fosse implementado, diminuiria imensamente os custos para o usuário e tiraria receita dos grandes bancos.